Casamento de Conveniência

Casamento de Conveniência Georgette Heyer

Resenhas - Casamento de Conveniência

Lala Clement 08/05/2021

Acho que esse é um daqueles livros que você ama ou você odeia, eu não gostei. Insisti com a leitura pois vi algumas pessoas falando que é bom e engraçado, então leiam e tirem suas próprias conclusões.

Jess 08/05/2021

Horatia é a mais nova de quatro irmãos. Aos 17 anos ela se oferece para trocar de lugar com uma das irmãs mais velhas quando esta recebe uma proposta para se casar com o conde de Rule. O motivo: a irmã está apaixonada por outro homem.

Decidida e sem avisar a mais ninguém, ela vai até a casa do Conde e propõe a troca. Ele, embora muito surpreso, aceita o acordo e os dois se casam.

É um casamento de conveniência. Horatia se compromete a não interferir nos assuntos do marido (incluindo relacionamentos fora do casamento) e ele também não interfere na vida dela.

O problema é que a jovem fica deslumbrada com a fortuna do marido e o status recém-adquirido na sociedade, com isso, Horatia se envolve com pessoas de índole questionável e coloca a sua reputação em risco.

A princípio a proposta deste livro até me interessou. Horatia é apresentada como uma mocinha determinada, dona de si, e completamente fora dos padrões, no entanto, não gostei do desenvolvimento da personagem nem da trama que achei lenta e enrolada.

A escrita também não me conquistou e por vezes fiquei perdida com a troca súbita de cenário, personagens e cena, de um parágrafo para o outro sem nenhuma indicação.

Resumindo: infelizmente, esta obra não funcionou bem para mim.

Ariane.Nayara 05/05/2021

O livro está mais para comédia do que para romance. Apesar de não atender às minhas expectativas de um romance, o livro me trouxe boas risadas com seus personagens divertidos e com suas trapalhadas. Um livro muito bem ambientado a época a que faz referência, mas com um vocabulário rebuscado e nomes, sobrenomes e títulos de personagens difíceis de decorar.

Ju 05/05/2021

Amo romances de época, mas esse ficou a desejar! Não gostei. Narrativa lenta, muito descritiva, pouco romance, nenhuma cena picante. Muito cansativo pra ler. Vi só um ponto positivo foi a mocinha, Horry, gaga, muito divertida e decidida. Rule, o conde, também muito interessante. Tinha tudo para ser um romance em tanto, mas não foi. Começou a ficar bom na última página. Demorou muito e aja paciência pra chegar ao fim.
Conceicao.Araujo 07/06/2021minha estante
A proposta dessa autora não é apresentar cenas picantes. Seria um chik-lit do século XVIII, como disse alguém. De fato, o início é arrastado e a mocinha, sinceramente, me cansou um pouco.

Mia Fernandes 04/05/2021

Casamento de Conveniência -
Casamento de Conveniência, da autora Georgette Heyer, foi uma leitura enfadonha em vários momentos na minha experiência literária com a obra.

Falei complicado? Caro leitor, eu tive que fazer uma lista com mais de 10 palavras muito complicadas, para entender no contexto das frases. (Alguns exemplos: equanimidade, bonomia, arguto, postilhões, digressões, hermético, laivo, cerúleos, estupidificado...)

"Sabem, eu não entendo nada do que ele diz."

Temos a história de Horatia Windwood, uma jovem com sombrancelhas espessas e fora dos padrões londrinos de beleza, dentre as meninas da família. Com a sua natureza impulsiva, ela propõe casamento ao Conde de Rule, no lugar de sua irmã mais velha, Lizzie, já que esta se encontra apaixonada por outro homem.

Essa impulsividade e a sua jovialidade, tendo apenas 17 anos, sendo tratada como uma criança por todos, chama a atenção de Marcus Rule, nos seus bem vividos 35 anos. A proposta feita pela jovem lhe cativa e aceita o acordo.

"Sua mãe e irmãs ficaram sem fala. Até mesmo Lady Winwood considerou que, evidentemente, a situação tinha superado o poder de seus sais, pois deixou o frasco escorregat de sua mão para o chão enquanto olhava apalermada para a filha caçula."

"Nós  que conhecemos e estimamos a quwrida Horry não reparamos em seus defeitos, mas que cavalheiro se comprometeria a se casar com ela, em vez de com a beldade da família?"

Ninguém entende porque Rule preferiu a feia e pirralha, Horry, do que a beldade Lizzie.

Mas o enlace acontece e como todo casamento francês,  vida dos recen casados não sofre alterações.  Horry agora frequente os eventos sociais, as salas de carteados, baile. Sendo uma verdadeira Windwood: sem nenhuma sorte nos jogos, acumulando várias contas tanto na jogatina quanto nas compras. Ja Rule mantém sua vida de solteiro.

"Não pode culpar  Pe-Pel. Está no sangue".

"Uma vez livre de sua mulher tempestuosa, com suas fugas atrevidas e seus excessos no jogo, ele se voltaria com alívio para alguém que não criasse cenas e soubesse exatamente como agradar um homem."

Casamento de convenciencia - um típico casamento francês - um acordo entre os dois personagens. Rule um homem de uma paciência infinita. Em vários momentos, sua apatia me enervava. E Horry, uma jovem impulsiva e cabeça oca, seduzida pelas mesas de jogos e a moda vigente.

Os personagens não me despertaram empatia. O modo como a história foi contada muitas vezes me deixava confusa, mudando de cenários abruptamente. Os termos franceses e as palavras não muito conhecidas, precisavam de uma explicação no rodapé  das páginas, para não perder o incentivo a leitura.

Um romance de época, onde faltou o romance em si. Personagens abobados que vivem para a vida de jogatina. Protagonista que não se preocupa com os gastos da sua esposa, parecia que o dinheiro dele dá em árvore.

"Gosto de Horry. Sim, gosto realmente dela, e gostei desde o começo, mas se tem um pingo de juízo, Marcus, pegue uma vara e lhe dê uma surra!"

Alguns capítulos foram totalmente desnecessário. A descrição do duelo entre dois personagens e os capítulos finais poderiam ter sido mais enxugados. E dado um final mais decente ao casal. Os vilões foram descartados tão facilmente.

Existe dois pontos positivos, para mim, em Casamento de Convenciencia. Foi a franqueza de Horry com Rule, em nunca esconder nada dele. E a capacidade de mostrar como era os costumes e a moda da sociedade londrina da época.

XOXO
Mia Fernandes.

Elisabete Bastos @betebooks 03/05/2021

Romance de época
O conde Rule tem 35 anos e pretende se casar com um acordo vantajoso e ele tem a sua escolhida uma jovem Elizabeth Winwood. A família Winwood está endividada, portanto, o casamento seria uma bênção. Mas, a moça está apaixonada por um pobre tenente. A irmâ mais nova de Elizabeth, tem 17 anos, e resolve acabar com o imbróglio. Horatia se oferece para se casar com Lorde Rule e ele aceita. O casamento será pano de fundo para muitas confusões produzidas por Horatia. Mas, o romance é cansativo.

Lela 03/05/2021

A premissa é boa e aborda algumas temáticas de um ponto de vista diferente que eu até então não tinha visto nos romances de época antes. A protagonista, embora muito jovem, demonstra muita maturidade em algumas situações. Tem um leve toque de humor, mas dá metade pro final achei que a autora enrolou demais em certa situação que não tinha necessidade. Acabou ficando um pouco enfadonho ler e o final mesmo foi super corrido.

Erin 02/05/2021

Brilhante e divertido
Até o momento é um dos melhores que recebi por assinatura. A história é muito bem ambientada e possui personagens muito bem desenvolvidos. Inúmeros alívios cômicos que promovem muita diversão enquanto se lê. Embora Rule e Horry sejam os principais e tão presentes com suas personalidades e artimanhas, quem rouba a cena é a dupla Pel e Pom que se metem em todo tipo de aventura (ou problema).
Eu senti uma semelhança a Jane Austen e não vejo a hora de ler outros livros da autora.

Julie 01/05/2021

Confuso
Enredo e muito interessante, mas faltou romance! Conde e perfeito, mas falta calor, pegada, provocações! Autor peca na ligação dos diálogos e dos personagens. Difícil se conectar com todos.

Pricilla.Silas 26/04/2021

Perfeito
Desde o começo achei o livro muito envolvente e engraçado, porém em um determinado momento passei a achar um pouco chato e descritivo demais, a Horatia é fantástica e muito cheia de atitude pra época na qual vive, e o conde é fascinante, com bom senso e mordaz, a história é linda, depois desse pequeno pedaço que achei um pouco fadingante, tudo voltou a ficar perfeito e muito melhor e mais envolvente do que começo, o Pelham passa a aparecer mais e meu ponto de vista com relação a ele muda bastante, e Heron e Pom tambem ganha uma certa ênfase também, sem falar no vilão dos infernos que é o Robert, tive vontade de matar ele mais de uma vez, amei a certeza de Rule com relação a conduta de Horry, foi muito lindo o final ri muito e também me emocionei bastante...

_bbrcam 19/04/2021

No geral, um livro bem escrito e bem estruturado
As personalidades de todos correspondem à época e é um bom retrato das convenções sociais. Eu gostei bastante. Sentimos diversas coisas por todos os personagens, sejam secundários ou não, e torcemos para a resolução feliz das tramas.

Janaracy 14/04/2021

Recebi esse livro na caixa 2 da temporada 2021 do Clube da Carina, e de cara me apaixonei pela sua capa. Esperei muito do livro e, confesso, me decepcionei um pouco. Não que a narrativa seja ruim. É um livro divertido, porém não foca muito no romance em si, entre o conde de Rule e Horatia. O visconde, irmão de Horatia, Pelham, me rendeu altas risadas. Não senti muita conexão do casal, e em algumas poucas vezes pensei em abandonar a leitura.
Em resumo: o livro é bom e divertido, mas eu esperava um pouco mais.

Shé 04/04/2021

Heroína atrapalhada
É a primeira vez que leio algo da Georgette e confesso que demorei a me acostumar com a escrita dela. Sendo sincera nem sei se acostumei.

Horatia toma o lugar da irmã mais velha em um casamento arranjado. Rule não é bem o mocinho de livro e nem o casamento deles. Eles mantêm vidas separadas mesmo morando na mesma casa. São amigos e se dão bem.

Chega o momento em que nos perguntamos ?quando eles vão se apaixonar e ficar juntos??. Pois é, esse momento demora, demora e demora, principalmente por conta da imaturidade de Horatia, que como uma mulher casada aproveita seus momentos em festas, jogando e sendo excêntrica.

Ela não é má, só um pouco chata de vez em quando. Rule, não faz muito para segurá-la e a deixa livre para fazer o que quiser. E nisso ela vai se metendo em diversas trapalhadas ao longo do livro.

Achei o começo interessante. Me perdi no meio e me achei novamente no final.

Fiquei na expectativa de ser algo parecido com Orgulho e Preconceito, ou outro livro da Jane Austen. O foco aqui não é o romance, mas achei tudo um pouco raso.

Colheita Literária 30/03/2021

Casamento de conveniência- Georgette Heyer
Recebi o livro no Clube de romances da Carina, e confesso que pensei em abandonar diversas vezes durante a leitura. Realmente não curti nada, a história, os personagens, a escrita, nada mesmo.
Ana Carolina 30/06/2023minha estante
Eu tbm não kkk

Aninha 27/03/2021

Divertido e engraçado
O livro se enquadra mais a uma comédia do que um romance. Dei muitas gargalhadas durante a leitura (inclusive em público, rs). Longe de ser um romance melodramático, este livro traz um toque de humor em diferentes personagens, e suas diversas situações atrapalhadas me fizeram apaixonar pelo livro. Adorei a edição de 2021 da editora Record com a tradução feita pela Ana Luiza Dantas Borges.