Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke

Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke Rainer Maria Rilke




Resenhas - Cartas a um jovem poeta


640 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


lacklusterstarchild 03/05/2024

Rilke: o primeiro poeta são de cabeça?
Atendendo a um simples pedido de conselhos, Rainer Maria Rilke compõem essas cartas com evidente candor e apreço pelo destinatário que deseja seguir seus passos - o jovem poeta Franz Kappus. Rilke não comanda leituras obrigatórias ou uma rigoroza rotina de estudos, mas traz questionamentos emblemáticos - como " Tenho necessidade de escrever?" - que moldam sua filosofia, não somente profissional como de vida.

"Se o cotidiano lhe parece pobre, não reclame dele; reclame de si mesmo, diga que não é poeta o suficiente para acessar as suas riquezas, pois para o criador não existe pobreza ou algum lugar pobre e indiferente."

Dentre os seus valores mais preciosos está sua reverência à solidão, já que "no fundo, e justamente nas coisas mais profundas e mais importantes, estamos absolutamente sozinhos". Sua paixão pelos outros, porém, emerge quando o poeta discorre sobre a beleza e amor inerte à natureza, por lhe permitir pertencer a um conjunto de "criadores", daqueles que dão à luz. Além da solidão, o artista clama paciência de seu aprendiz:

"Não procure agora pelas respostas que não podem ser dadas, porque ainda não poderia vivê-las. E trata-se aqui de viver tudo. Viva agora as dúvidas."

Minha carta favorita é a sobre o amor - em que o autor tece uma crítica ao apressamente desse que considera um processo de aprendizagem e amadurecimento individual -, e o feminismo (inesperado), na qual ele conclui:

"Esse amor mais humano (que se realizará de modo infinitamente atencioso e suave, bom e claro, na união e na dissolução) vai se assemelhar àquele que preparamos lutando com esforço, ao amor que consiste em duas solidões se protegendo, se delimitando e se congraçando."

Ao final, os questionamentos de Rilke revelam-se a estrada de pedrinhas brilhantes que movem o poeta ao encontro da solidão, melancolia, alteridade estranha e, ainda, ao florecimento de seu contentamento, coragem e esperança.
comentários(0)comente



Dani - Amando Leitura 03/05/2024

Meu favorito
Graças à uma indicação no YouTube, li essa obra incrível. Cada carta de Rilke e seus conselhos ou simplesmente palavras/pensamentos gentis me fizeram amar esse livro. Ele não ensina a se tornar um escritor, mas a conviver com o solidão, com pessoas e com suas memórias. Depois desse livro quero ser poeta como uma filosofia de vida. Vou encarar a solidão e o autoconhecimento de bom grado. Indico a leitura da obra pra quem tem interesse em se perder em pensamentos, assim como eu me perdi.
comentários(0)comente



Tutu1301 02/05/2024

Tinha tudo pra ser melhor
O livro tem um início brilhante, belas lições sobre o papel do poeta e sobre o que é boa poesia. Porém, ao decorrer do livro as cartas perdem de vista a poesia em si, e passam a falar sobre a vida do jovem poeta. Vira um emaranhado de conselhos para superar momentos difíceis, fazendo com que meu interesse se esgote.
comentários(0)comente



larastephanys 01/05/2024

Rilke é saber
O que eu li aqui é de um cuidado, uma sabedoria, uma reflexão existencial que eu não sei explicar o quão maravilhosa é. eu amo este livro e o que ele fez comigo, hoje eu precisava ler o que ele ainda tinha para me dizer nas páginas finais abandonadas na estante há alguns meses? lindo! um primor ?
comentários(0)comente



LucAlio.CAmara 01/05/2024

Carta a um jovem poeta
Início: 01/05/2024
Livro áudiobook: Carta a um jovem poeta
Autor: Rilke
Origem: República Théquia
Páginas 96

Não-ficção

Sobre o que achei:

Carta a um Jovem Poeta é uma obra de Rainer Maria Rilke que oferece conselhos e reflexões sobre a vida, a arte e a criatividade. Nesta carta, Rilke compartilha sua sabedoria com um jovem poeta que busca orientação em sua jornada artística. Ele discute temas como solidão, amor, autodescoberta e a importância de buscar a verdade interior. A obra é uma fonte de inspiração para artistas e para qualquer pessoa que esteja em busca de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Vcs precisam ler este livro!
E vcs já leram?
comentários(0)comente



Francine122 30/04/2024

Obrigada, Rilke
"O futuro permanece firme, caro senhor Kappus, mas nós nos movemos no espaço infinito."

Demorei para terminar de propósito (mentira, estava sem concentração para ler). O livro é obrigatório para todos os poetas e poetisas iniciantes e receosos. Eu o li no momento certo. Talvez algumas coisas eu absorva com 40 anos, mas o que tive que sentir agora, senti. E doeu ler e reler os trechos. Tudo eu sentia que era para mim. Rilke me compreende como ninguém e eu nunca vi o cara na vida. Essa coisa de voltar a si mesmo, sozinho, e saber se preferiria morrer ou deixar de escrever foi de arrepiar. Tudo que senti lendo é mais do que posso manifestar. Largar o tradicional, o convencional e aceitar o indizível, o inexplicável, sem medo, pobreza, indolência e monotonia. Meu DEUS! É o tipo de livro que traz uma tranquilidade duvidosa, restituindo a saúde da gente. Que o livro não se torne apenas ressonâncias da lembrança! Preciso viver as perguntas que ele me traz, sem pressa para colher as respostas! A visão do autor sobre o amor, a solidão, a tristeza, a sexualidade, a arte e a espiritualidade é arrebatadora!!!!!! LEIAM!!!

Obs.: quase tive um treco quando apareceu uma poesia do Kappus!
jAlia372 01/05/2024minha estante
sou doida p ler esse


Francine122 01/05/2024minha estante
LEIA!!!! bem sua cara (papo profundo com poucas palavras viajando pelo mundão)




spoiler visualizar
Jaciclea 26/04/2024minha estante
É um livro tão curto e tão grande.


Giulia Benício 26/04/2024minha estante
Siiim




heynathsantos 25/04/2024

Gostei mais desse livro do que achei que gostaria. A forma como o autor fala sobre o processo de escrita como um modo de lidar consigo, com nossas incertezas, solidão e com a vida é reflexivo, acolhedor e de uma simplicidade que tornam os textos muito atuais mesmo escritos há décadas atrás.
comentários(0)comente



oxyagrion 24/04/2024

Necessidade
"as coisas não são todas possíveis de apreender e de exprimir, como quase sempre gostaríamos de acreditar; a maioria dos acontecimentos é inexprimível."

sócrates acreditava que os seres humanos são essencialmente criaturas destinadas à interação social, tendo a sociedade como um elemento fundamental na realização plena da humanidade, argumentando que é através das relações interpessoais e do diálogo que a verdadeira sabedoria e o autoconhecimento emergem.

rilke retrata a solidão não como um vácuo vazio, mas como um vasto oceano de possibilidades, onde a mente e o coração encontram espaço para dançar no ritmo da própria existência.

nessa imersão na solidão, nosso jovem poeta é confrontado com a essência crua de sua própria humanidade, sem máscaras sociais. rilke revela que é na solidão que a alma floresce, nutrindo-se das próprias profundezas para dar à luz à verdadeira expressão artística.

é na interseção desses dois reinos que encontramos o equilíbrio, a harmonia que permite a alma voar livremente, enquanto ainda está enraizada na rica tapeçaria da humanidade. é através desse equilíbrio delicado que nos tornamos verdadeiramente completos, transcendendo a solidão para nos tornarmos parte de algo maior do que nós mesmos.

emerge então uma dança delicada entre a solidão e a sociedade, onde cada uma tem papel na sinfonia da vida.
comentários(0)comente



Julia 24/04/2024

Bom
"Cartas a um Jovem Poeta" é uma coleção de correspondências entre Rainer Maria Rilke e um jovem poeta iniciante. O livro aborda questões profundas sobre criatividade, solidão, amor, e a jornada interior do artista. Rilke encoraja o jovem poeta a buscar respostas dentro de si mesmo, a desenvolver sua arte de forma autêntica e a abraçar os desafios como oportunidades de crescimento. A obra reflete uma análise psíquica profunda sobre a natureza da criação, da busca de sentido e da jornada espiritual do ser humano. O livro é muito bom.
comentários(0)comente



solim 20/04/2024

Nao sou da poesia mas esquecido disso lendo rilke
Acho que é o tipo de livro que vc só vai absover de fato, lendo mais de uma vez, mas em diferentes fases da vida
comentários(0)comente



hugomedina 18/04/2024

Esse é o tipo de livro que muda totalmente sua percepção sobre a vida, e isso é o que eu mais amei nele. A simplicidade de Rilke em responder a carta de um desconhecido e iniciar uma relação, com desabafos e diversos conselhos acerca de como encarar a vida de uma forma mais solitária e poética me encantou. Embora ainda diga que para ser poeta é necessário amar a solidão. Achei esse livro tão pessoal e mexeu tanto comigo de uma maneira íntima que confesso estar escrevendo com um certo reboliço no peito.

"Não procure agora pelas respostas que não podem ser dadas, porque ainda não poderia vivê-las. E trata-se aqui de viver tudo. Viva agora as dúvidas."
comentários(0)comente



. J e n n i . 18/04/2024

Uma carta a você?
?Construir uma relação com a poesia é estar de coração aberto a experimentar tudo?.
Esse livro é um obra de muitas surpresas e confidências, que aos mais sábios podem se tornar conselhos. Muito bom!
comentários(0)comente



Eliza.Beth 18/04/2024

Releitura para toda uma vida
Eu já tinha lido esse livro e gostei. Logo quando acabei minha primeira leitura, senti q esse seria um livro para ser relido muitas vezes.
Com essa edição linda da Antofagica, achei q serei a oportunidade perfeita para reler a obra.

Mais do que cartas entre amigos, o conteúdo é universal. São coisas que faziam sentido lá em mil, novecentos e bolinha, fez sentido agr e com certeza fará sentido daqui a alguns bons anos.
São temas sobre o ser humano, sobre ser solitário e lidar com isso, sobre trabalho, sobre amor, sobre amizade, sobre família.

Na releitura, gostei mais ainda do livro.
comentários(0)comente



_Jorgeft 18/04/2024

Um livro FENOMENAL
"Amar também é bom, pois o amor é difícil." - e cada vez mais impossível de encontrar hoje em dia. Nossa bizarro como Rainer consegue ser atual ao falar sobre solidão, amor, vivência e o simples fato de existir.
comentários(0)comente



640 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |