Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

lacklusterstarchild 03/05/2024

Rilke: o primeiro poeta são de cabeça?
Atendendo a um simples pedido de conselhos, Rainer Maria Rilke compõem essas cartas com evidente candor e apreço pelo destinatário que deseja seguir seus passos - o jovem poeta Franz Kappus. Rilke não comanda leituras obrigatórias ou uma rigoroza rotina de estudos, mas traz questionamentos emblemáticos - como " Tenho necessidade de escrever?" - que moldam sua filosofia, não somente profissional como de vida.

"Se o cotidiano lhe parece pobre, não reclame dele; reclame de si mesmo, diga que não é poeta o suficiente para acessar as suas riquezas, pois para o criador não existe pobreza ou algum lugar pobre e indiferente."

Dentre os seus valores mais preciosos está sua reverência à solidão, já que "no fundo, e justamente nas coisas mais profundas e mais importantes, estamos absolutamente sozinhos". Sua paixão pelos outros, porém, emerge quando o poeta discorre sobre a beleza e amor inerte à natureza, por lhe permitir pertencer a um conjunto de "criadores", daqueles que dão à luz. Além da solidão, o artista clama paciência de seu aprendiz:

"Não procure agora pelas respostas que não podem ser dadas, porque ainda não poderia vivê-las. E trata-se aqui de viver tudo. Viva agora as dúvidas."

Minha carta favorita é a sobre o amor - em que o autor tece uma crítica ao apressamente desse que considera um processo de aprendizagem e amadurecimento individual -, e o feminismo (inesperado), na qual ele conclui:

"Esse amor mais humano (que se realizará de modo infinitamente atencioso e suave, bom e claro, na união e na dissolução) vai se assemelhar àquele que preparamos lutando com esforço, ao amor que consiste em duas solidões se protegendo, se delimitando e se congraçando."

Ao final, os questionamentos de Rilke revelam-se a estrada de pedrinhas brilhantes que movem o poeta ao encontro da solidão, melancolia, alteridade estranha e, ainda, ao florecimento de seu contentamento, coragem e esperança.

Dani - Amando Leitura 03/05/2024

Meu favorito
Graças à uma indicação no YouTube, li essa obra incrível. Cada carta de Rilke e seus conselhos ou simplesmente palavras/pensamentos gentis me fizeram amar esse livro. Ele não ensina a se tornar um escritor, mas a conviver com o solidão, com pessoas e com suas memórias. Depois desse livro quero ser poeta como uma filosofia de vida. Vou encarar a solidão e o autoconhecimento de bom grado. Indico a leitura da obra pra quem tem interesse em se perder em pensamentos, assim como eu me perdi.

Tutu1301 02/05/2024

Tinha tudo pra ser melhor
O livro tem um início brilhante, belas lições sobre o papel do poeta e sobre o que é boa poesia. Porém, ao decorrer do livro as cartas perdem de vista a poesia em si, e passam a falar sobre a vida do jovem poeta. Vira um emaranhado de conselhos para superar momentos difíceis, fazendo com que meu interesse se esgote.

larastephanys 01/05/2024

Rilke é saber
O que eu li aqui é de um cuidado, uma sabedoria, uma reflexão existencial que eu não sei explicar o quão maravilhosa é. eu amo este livro e o que ele fez comigo, hoje eu precisava ler o que ele ainda tinha para me dizer nas páginas finais abandonadas na estante há alguns meses? lindo! um primor ?

LucAlio.CAmara 01/05/2024

Carta a um jovem poeta
Início: 01/05/2024
Livro áudiobook: Carta a um jovem poeta
Autor: Rilke
Origem: República Théquia
Páginas 96

Não-ficção

Sobre o que achei:

Carta a um Jovem Poeta é uma obra de Rainer Maria Rilke que oferece conselhos e reflexões sobre a vida, a arte e a criatividade. Nesta carta, Rilke compartilha sua sabedoria com um jovem poeta que busca orientação em sua jornada artística. Ele discute temas como solidão, amor, autodescoberta e a importância de buscar a verdade interior. A obra é uma fonte de inspiração para artistas e para qualquer pessoa que esteja em busca de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Vcs precisam ler este livro!
E vcs já leram?

Francine122 30/04/2024

"O futuro permanece firme, caro senhor Kappus, mas nós nos movemos no espaço infinito."

Demorei para terminar de propósito (mentira, estava sem concentração para ler). O livro é obrigatório para todos os poetas e poetisas iniciantes e receosos. Eu o li no momento certo. Talvez algumas coisas eu absorva com 40 anos, mas o que tive que sentir agora, senti. E doeu ler e reler os trechos. Tudo eu sentia que era para mim. Rilke me compreende como ninguém e eu nunca vi o cara na vida. Essa coisa de voltar a si mesmo, sozinho, e saber se preferiria morrer ou deixar de escrever foi de arrepiar. Tudo que senti lendo é mais do que posso manifestar. Largar o tradicional, o convencional e aceitar o indizível, o inexplicável, sem medo, pobreza, indolência e monotonia. Meu DEUS! É o tipo de livro que traz uma tranquilidade duvidosa, restituindo a saúde da gente. Que o livro não se torne apenas ressonâncias da lembrança! Preciso viver as perguntas que ele me traz, sem pressa para colher as respostas! A visão do autor sobre o amor, a solidão, a tristeza, a sexualidade, a arte e a espiritualidade é arrebatadora!!!!!! LEIAM!!!

Obs.: quase tive um treco quando apareceu uma poesia do Kappus!
jAlia372 01/05/2024minha estante
sou doida p ler esse

Francine122 01/05/2024minha estante
LEIA!!!! bem sua cara (papo profundo com poucas palavras viajando pelo mundão)

Jaciclea 26/04/2024minha estante
É um livro tão curto e tão grande.

Giulia Benício 26/04/2024minha estante
Siiim

heynathsantos 25/04/2024

Gostei mais desse livro do que achei que gostaria. A forma como o autor fala sobre o processo de escrita como um modo de lidar consigo, com nossas incertezas, solidão e com a vida é reflexivo, acolhedor e de uma simplicidade que tornam os textos muito atuais mesmo escritos há décadas atrás.

oxyagrion 24/04/2024

Necessidade
"as coisas não são todas possíveis de apreender e de exprimir, como quase sempre gostaríamos de acreditar; a maioria dos acontecimentos é inexprimível."

sócrates acreditava que os seres humanos são essencialmente criaturas destinadas à interação social, tendo a sociedade como um elemento fundamental na realização plena da humanidade, argumentando que é através das relações interpessoais e do diálogo que a verdadeira sabedoria e o autoconhecimento emergem.

rilke retrata a solidão não como um vácuo vazio, mas como um vasto oceano de possibilidades, onde a mente e o coração encontram espaço para dançar no ritmo da própria existência.

nessa imersão na solidão, nosso jovem poeta é confrontado com a essência crua de sua própria humanidade, sem máscaras sociais. rilke revela que é na solidão que a alma floresce, nutrindo-se das próprias profundezas para dar à luz à verdadeira expressão artística.

é na interseção desses dois reinos que encontramos o equilíbrio, a harmonia que permite a alma voar livremente, enquanto ainda está enraizada na rica tapeçaria da humanidade. é através desse equilíbrio delicado que nos tornamos verdadeiramente completos, transcendendo a solidão para nos tornarmos parte de algo maior do que nós mesmos.

emerge então uma dança delicada entre a solidão e a sociedade, onde cada uma tem papel na sinfonia da vida.

Julia 24/04/2024

"Cartas a um Jovem Poeta" é uma coleção de correspondências entre Rainer Maria Rilke e um jovem poeta iniciante. O livro aborda questões profundas sobre criatividade, solidão, amor, e a jornada interior do artista. Rilke encoraja o jovem poeta a buscar respostas dentro de si mesmo, a desenvolver sua arte de forma autêntica e a abraçar os desafios como oportunidades de crescimento. A obra reflete uma análise psíquica profunda sobre a natureza da criação, da busca de sentido e da jornada espiritual do ser humano. O livro é muito bom.

solim 20/04/2024

Nao sou da poesia mas esquecido disso lendo rilke
Acho que é o tipo de livro que vc só vai absover de fato, lendo mais de uma vez, mas em diferentes fases da vida

hugomedina 18/04/2024

Esse é o tipo de livro que muda totalmente sua percepção sobre a vida, e isso é o que eu mais amei nele. A simplicidade de Rilke em responder a carta de um desconhecido e iniciar uma relação, com desabafos e diversos conselhos acerca de como encarar a vida de uma forma mais solitária e poética me encantou. Embora ainda diga que para ser poeta é necessário amar a solidão. Achei esse livro tão pessoal e mexeu tanto comigo de uma maneira íntima que confesso estar escrevendo com um certo reboliço no peito.

. J e n n i . 18/04/2024

Uma carta a você?
?Construir uma relação com a poesia é estar de coração aberto a experimentar tudo?.
Esse livro é um obra de muitas surpresas e confidências, que aos mais sábios podem se tornar conselhos. Muito bom!

Eliza.Beth 18/04/2024

Releitura para toda uma vida
Eu já tinha lido esse livro e gostei. Logo quando acabei minha primeira leitura, senti q esse seria um livro para ser relido muitas vezes.
Com essa edição linda da Antofagica, achei q serei a oportunidade perfeita para reler a obra.

Mais do que cartas entre amigos, o conteúdo é universal. São coisas que faziam sentido lá em mil, novecentos e bolinha, fez sentido agr e com certeza fará sentido daqui a alguns bons anos.
São temas sobre o ser humano, sobre ser solitário e lidar com isso, sobre trabalho, sobre amor, sobre amizade, sobre família.

Na releitura, gostei mais ainda do livro.

_Jorgeft 18/04/2024

Um livro FENOMENAL
"Amar também é bom, pois o amor é difícil." - e cada vez mais impossível de encontrar hoje em dia. Nossa bizarro como Rainer consegue ser atual ao falar sobre solidão, amor, vivência e o simples fato de existir.