Poemas e Cartas a um Jovem Poeta

Poemas e Cartas a um Jovem Poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

carolayne.p 23/05/2023

O que seria uma solidão sem grandeza?
"Cartas para um jovem poeta" é amplamente apreciado por sua sinceridade e sabedoria atemporais. Suas reflexões sobre a criatividade e a busca interior têm um apelo universal e continuam a inspirar escritores e artistas até os dias de hoje. É um livro que encoraja os leitores a abraçarem sua própria jornada artística, a encontrarem autenticidade em sua expressão e a perseverarem em seu caminho, independentemente dos desafios que possam surgir.

Uma das principais mensagens transmitidas nas cartas é a importância da solidão e do autoconhecimento no processo de criação artística. Enfatizando a necessidade de se afastar das distrações do mundo exterior e buscar a interioridade, mergulhando nas profundezas de si mesmo para encontrar a inspiração e a verdadeira essência da arte. Rilke explora temas como o amor, a solidão, a natureza e a espiritualidade. Ele compartilha suas próprias reflexões sobre esses assuntos e como eles podem influenciar a criação artística. Suas palavras são profundas e poéticas, oferecendo uma visão única sobre a vida e a arte.u

Urso 22/05/2023

Cartas a um jovem poeta
Esse livro me marcou muito, não é o tipo de livro que estou acostumada a ler, não leio muito livros desse gênero, mas foi incrível no final. Leria novamente, muitas partes ficaram marcadas em mim, é realmente um ótimo livro sem dúvidas.

izzy 22/05/2023

A arte do conselho.
Li em uma manhã e simplesmente amei, eu sabia sobre esse poeta somente de nome mas foi um prazer ler algo dele e provavelmente acabarei comprando outros livros dele.

Giovanna383 16/05/2023

Conselhos bem vindos a todas as idades
Esse livro é aquele tipo de livro que quando você estiver se sentindo perdido ele com certeza te dirá algo que poderá te fazer achar o caminho.

daniela!! 16/05/2023

"Tenho esta mecha de cabelos
humanos (sempre iguais);
outrora alguém soube querê-los...
alguém que hoje nada quer mais."

"Caímos todos nós. Cai esta mão.
Olha em redor: cair é a lei geral."

"Nesse reino dúbio e vago,
toda voz se torna
imortal e nobre."

Victor.Drude 15/05/2023

Rilke conseguiu colocar em palavras algo que sinto em meu corpo a tempos. É preciso viver a solidão com intensidade. É preciso que este sentimento se instale em algum lugar de meu ser. Só a partir dela é possível diferenciar-se. É na solidão que um espaço intimo é expandido, e essa profundeza faz crescer também para fora. Nas palavras do poeta: Tenhamos paciência para suportar, e coragem para acreditar.

Mariana 07/05/2023

Não mudou minha vida como eu achei que fosse mudar, mas foi interessante! Pior que eu comprei pra faculdade e nunca li?..

mirroredmind 05/05/2023

?Viver é escrever no cio?
Confesso que não esperava que esse livro tão curto, fosse me marcar tão profundamente. Cada carta tem uma reflexão tão bem dosada, e tão bem articulada, que não há o que reclamar da prosa, ou ao menos, exigir algo mais poético do que já foi servido ao decorrer do texto.

A forma melancólica que as emoções são expressas, a poesia que é sutil e afiada, faz desse livro uma doce explosão de sentimentos.

maria 02/05/2023

Surpresa inesperada
Não imaginei que fosse me identificar tanto com a escrita de Rilke, nem me emocionar com suas despedidas e seu carinho ao dar aconselhamento a Kappus. realmente senti como se ele estivesse conversando comigo em alguns trechos, muito por conta de suas reflexões que ainda são atuais.
sinceramente, demorei pra vir fazer uma resenha porque não consigo explicar, apenas sentir. incrível.

Maria Bia 02/05/2023

Livro certo no momento certo
As cartas me atingiram em cheio. A sabedoria exposta nas palavras me fizeram refletir e eu espero verdadeiramente absorver os ensinamentos.
Quero refazer a leitura e absorver o que eu deixei passar. De fato, é uma leitura pra quando você se sente perdido na vida ou precisa renovar a sua fé, seja em Deus ou em si mesmo.

juciele.dutra 02/05/2023

Gostei
É um livro mais poético então não sei o que comentar direito, mas traz umas reflexões legais sobre alguns assuntos e é bem legal de ler
Recomendo ??

natashass 27/04/2023

Um livro para reler
Acho que todo escritor (e não escritor - como eu) deveria ler esse livro. É profundo, sentimental e toca em aspectos que todos nós podemos nos relacionar. Também é um livro curto, mas recomendo uma leitura devagar e atenta.

"É sempre o que eu já disse, sempre o desejo de que o senhor descubra em si mesmo paciência o bastante para suportar e simplicidade o bastante para acreditar. Que o senhor ganhe mais e mais confiança para aquilo que é difícil, para a sua solidão em meio aos outros. De resto, deixe a vida acontecer. Acredite em mim: a vida tem razão, em todos os casos."

Maria20991 27/04/2023

Cartas e um jovem poeta
É uma sequência de tapas na cara, seguidos de abraços reconfortantes. É uma visão racional de pensamentos e problemas que (pelo menos pra mim) acompanharam e acompanham o nosso crescimento.
É uma leitura rápida e muito boa. Vale a pena!