The Aleph and Other Stories

The Aleph and Other Stories Jorge Luis Borges

Resenhas - O Aleph

Sudan 10/05/2009

O Aleph
Coletânea de contos do mais radical transformador da literatura em língua espanhola do século XX, que aqui reformula todo um gênero literário (o fantástico) e dilui as fronteiras entre crítica e criação, filosofia e literatura, história e ficção. Nova edição, revista.

Nádia C. 12/12/2011minha estante
Não o acho o mais radical, prefiro Cortázar, muito mais.

musa 29/04/2009

excelente leitura em matéria de contos.!!!!!!
li os dois livros de Borges enão consigo imagina-lós separados. o nível de excelência atingido são bons de mais .são os melhores livros de contos escritos .sem comentários.

Vânia 02/04/2009

Sobrenatural
A sensação que tive era que estava dançando tango com um parceiro não conhecido. Os passos estavam certos mas não existia harmonia. Me senti meio que perdida ao ler, principalmente, a história que dá nome ao livro.Diria que é intrigante.Será que consigo encontrar um aleph na minha casa? Ah, esqueci! Ele é que encontra a pessoa, qdo quer...

zaca 04/03/2009

Junto com Ficções, é considerado pelo próprio autor um resumo de sua obra. Destaco dois contos: A Escrita do Deus, no qual um sacerdote preso encontra nas listras de um jaguar a união com a divindade e com o universo; e o conto que dá nome ao livro, no qual um homem encontra, no porão de uma casa, o Aleph,um ponto de onde se observam todos os pontos do universo, nas palavras do narrador: " vi a circulação do meu sangue escuro, vi a engrenagem do amor e a transformação da morte, vi o Aleph de todos os pontos, vi no Aleph a Terra, e na Terra outra vez o Aleph e no Aleph a Terra, vi meu rosto e minhas vísceras, vi teu rosto e senti vertigem e chorei, porque meus olhos tinham visto aquele objeto secreto e conjectural cujo nome os homens usurpam mas que nenhum homem contemplou: o inconcebível universo."

wjdemelo 24/02/2009

O princípio
Todo livro que pede um leitor. No caso dos livros de Borges, é preciso um leitor iniciado.
O livro O Aleph, junto com Ficções, é um dois melhores livros de Borges. Naturalmente a leitura de Borges não é para qualquer um, já que pressupõe um leitor com um nível cultural que permita perceber as ironias e os jogos labirínticos do autor, que ora assume o papel de personagem de seus próprios contos neste joguete ficcional-fictício, ora lança teorias tão estapafúrdias como inexistentes, ora dá piscadelas para o leitor para que entenda do que trata.
figuinho 15/04/2012minha estante
Não vou dizer que é um livro para iniciados, mas com toda certeza é um livro eterno e infinito, pois cada vez que se lê um conto do Borges é uma experiência única e quando terminamos de ler, nos damos conta de que ainda há muito mais a se descobrir. Todos os contos de Borges são contos de areia, basta uma leve brisa para que se tenha uma nova teia de histórias e significados.

Abraços!

Janus 22/02/2009

Não é um dos melhores dele, mais nessa obra, você encontra muito misticismo e digo que terás de ter um raciocionio lógico centrado para entender alguns contos.
É um livro rico, tanto em misticismo, como geografico. Podendo ser contemplado lugares maravilhosos do Brasil nele, como Os Pampas.

Leila P. Torres 17/02/2009

Não sei pq não gostei do estilo de Borges... adorei sua biografia, mas quando fui atrás de um livro dele, O Aleph... não gostei... quem sabe um dia eu volte atrás e dê mais uma chance a mim mesma de conhecer este escritor.

haroeira 26/01/2009

Borges é 11 com louvor!
O Aleph, em especial, é um conto sublime. Eu não diria que Borges é realismo fantástico, mas fantástico realismo. Ao contrário de Garcia Marquez, que leva o realismo para a fantástica Macondo, Borges traz o fantástico para Buenos Aires, para os pampas, para a vida "comum" do mundo. Borges é o must! Borges + Marquez + Cortázar formam uma linha de ataque fantástica.