O Monge e o Executivo

O Monge e o Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

LuzmarinaFG 28/08/2023

"Se 10 concordarem com tudo, nove provavelmente são desnecessários."

Leitura finalizada: O monge e o executivo
Autor: James C.Hunter
Nota: 5 de 5

Manuela222 22/08/2023

Adorei esse livro, a gente busca conhecimento sobre a liderança e sai com vários ensinamentos sobre o que realmente é o amor.

Gabriel Vilela 15/08/2023

O monge e o executivo. Uma história sobre Amor e Liderança.
Esse livro nos ensina o real significado de;

- Paciência
- Bondade
- Humildade
- Respeito
- Abnegação
- Perdão
- Honestidade
- Compromisso

Um ótimo livro para o conhecimento no trabalho e na vida, Nao é sobre sentir e sim sobre como agir.
Suas ações sempre falarão mais alto e serão muito mais importantes do que suas palavras.
Afinal, o amor é o que o amor faz.

Um tesouro de 144 páginas.
Recomendo a todos.

Henry59 14/08/2023

Leitura muito boa, não tenho muito o que comentar, apenas que esse livro nos ensina a colocar a cabeça no lugar certo, pensar com calma e dar prioridade as coisas certas, nos momentos certos.

thais.costa0027 06/08/2023

É um livro essencial para a liderança em qualquer lugar
O Monge e o Executivo", escrito por James C. Hunter, é um livro que transcende as barreiras entre a liderança empresarial e a busca por significado na vida. Publicado em 1998, esta obra se mantém atual e relevante ao explorar temas de liderança, ética e autoconhecimento de maneira envolvente e profunda.

A narrativa central gira em torno de John Daily, um executivo bem-sucedido que, após passar por problemas no casamento e vivenciar uma crise em sua carreira, decide buscar respostas em um retiro espiritual. Lá, ele conhece o monge Simeão, cujas lições e sabedoria tornam-se o cerne da jornada de transformação de John. Ao longo do livro, o autor apresenta os ensinamentos do monge de forma agradável e acessível, entrelaçando-os com a história de John e suas interações com outros participantes do retiro.

Uma das principais mensagens do livro é a importância da liderança servidora. Hunter explora a ideia de que um líder verdadeiramente eficaz é aquele que se preocupa genuinamente com o bem-estar de sua equipe, que está disposto a ouvir, aprender e auxiliar, ao invés de apenas comandar e impor autoridade. Através das conversas de John com Simeão e outros personagens, o leitor é convidado a refletir sobre seu próprio estilo de liderança e a considerar formas de se tornar mais compassivo e responsável perante aqueles que estão sob sua tutela.

Além disso, o livro também explora conceitos como humildade, empatia, responsabilidade pessoal e a importância de se viver de acordo com princípios éticos sólidos. Hunter utiliza situações e diálogos do cotidiano para ilustrar como esses conceitos podem ser aplicados em diferentes contextos, tanto profissionais quanto pessoais.

No entanto, "O Monge e o Executivo" não está isento de críticas. Algumas vezes, os diálogos podem soar um tanto didáticos ou simplistas, o que pode parecer um pouco artificial. Além disso, a história pode ser considerada um tanto idealizada, com soluções para os problemas dos personagens muitas vezes sendo entregues de forma conveniente.

Em resumo, "O Monge e o Executivo" é uma leitura cativante que oferece reflexões valiosas sobre liderança, ética e autodesenvolvimento. Embora apresente algumas limitações em sua abordagem, o livro oferece uma oportunidade para que líderes e indivíduos em busca de crescimento pessoal ponderem sobre suas próprias escolhas e ações. Ao explorar a jornada de John Daily e as lições do monge Simeão, James C. Hunter nos convida a questionar nossa visão de liderança e a buscar um equilíbrio entre sucesso profissional e significado pessoal.

Lua 05/08/2023

O amor é o que o amor faz
O amor é ação e não o sentimento. Esse foi o maior ensinamento que tirei desse livro. Me trouxe uma perspectiva muito diferente sobre o trecho da Bíblia ?Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a ti mesmo?

Pris_cina 04/08/2023

Decepcionante
Pelo alto número de vendas ao longo dos anos, imaginei que fosse de boa qualidade, não é. O livro já é pequeno, mas deveria ser menor ainda. Os ensinamentos são, de fato, relevantes, mas foram expostos da maneira mais entediante possível, com personagens de papelão e diálogos totalmente desconexos com a realidade. Preferiria extrair os poucos apredizados de maneira direta, do que ter que ler uma história rasa e desinteressante.

Adamastor Portucaldo 01/08/2023

O servidor ou The Servant
The Servant. O nome descreve melhor o livro e a proposta do autor.
Uma fábula corporativa.
Do músico, médico e filantropo Albert Schweitzer "realmente felizes são os que buscaram e encontraram o que é servir."
Um personagem: "as qualidades que mais me irritavam nos outros eram as que eu não gostava em mim mesmo."
E ... você começa com uma escolha!

Albuquerque.Junior 01/08/2023

Decepcionado
Um livro que foi considerado um guia para a gestão de pessoas, deixa muito a desejar no real sentido de liderança. A fuga da realidade acaba confundindo a cabeça de gestores de primeira viagem e isso pode trazer consequências severas para a carreira de muita gente. Servir não é ser submisso. Isso não funciona.

Welky 26/07/2023

Então...
Um livro didático e pra falar a verdade bem clichê,ensina o mais do mesmo.
Mas me deixou uma visão de algo necessário pra nossa vida.
É pequeno e prático, então vale sim a leitura.

1 26/07/2023

Livro chato
Livro chato pra caramba. Dava pra ter escrito um conto de 7 páginas escrevendo a mesma história. A mensagem até é interessante, mas é lento e chato demais.

LucasThiago 23/07/2023

Ótimo para entrar no mundo da auto-ajuda
Um livro curtinho, de fácil leitura e com uma enredo interessante. traz pontos importantes não só para o mundo corporativo, mas para a vida no geral. vale a pena ler e indicar.

Jandira.Antunes 22/07/2023

Clássico da liderança
O monge e o executivo é um super clássico.

James C. Hunter faz uso do storytelling para ensinar conceitos sólidos sobre liderança.

Na obra, John Daily é um homem que vive uma crise no trabalho e na família.

Desesperado, ele aceita participar de um retiro em um mosteiro cristão, onde descobre que o renomado ex-empresário Len Hoffman está isolado.

Ao longo da obrw, Hoffman ensina a John e outros retirantes todo o seu conhecimento em liderança, que fizeram dele um bem sucedido empresário.

O livro é uma obra prima. É imprescindível para quem lidera em casa, no trabalho, na igreja ou em alguém outro ciclo social.

"A liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum"