O Monge e O Executivo

O Monge e O Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

Thaty Ferreira 28/12/2011

O Monge e o Executivo!
Tenho que admitir que achei um livro excelente! Espero que possa aplicar bem os conceitos trabalhados no livro na minha carreira como professora! O que eu posso dizer é que o seu ponto de vista sobre a vida (e especialmente sobre o amor) se modificam durante a leitura desse livro! Realmente recomendo!

Mileide Nonatta 14/02/2012

GOSTEI...É IMPORTANTE PARA QUEM QUER SER UM BOM LIDER, TEM ALGUMAS TECNICAS PARA LIDERANÇA.

mariannBR 07/09/2011

Livro Ruim, Conteúdo Bom
"O Monge e o Executivo", de James C. Hunter conta a história de um executivo, chamado John Daily, que está enfrentando problemas com os empregados da fábrica em que trabalha, com sua mulher, com seus filhos e com o time de futebol que ele treina voluntariamente. Em outras palavras, está falhando em todas as lideranças que assumiu em sua vida.
Após anos e anos de sonhos e estranhas coincidências, apresentados de maneira bastante superficial e desnecessários ao desenvolvimento do enredo, somados a uma indicação e uma curiosidade em conhecer um famoso e admirado executivo que está “desaparecido” há alguns anos, John acaba concordando em ir passar sete dias em um mosteiro.
Lá, John, junto de mais cinco companheiros – um pregador, uma diretora, uma técnica, uma enfermeira e um sargento – aprende lições importantes para qualquer um que deseja algum dia ser um bom líder e, vou mais além, para qualquer um que queira ter bons relacionamentos de qualquer tipo. E quem ensina é o famoso executivo que John desejava conhecer, que resolveu virar monge após a morte de sua esposa, Leonard Hoffman.
O livro possui um conteúdo bem interessante, com idéias e valores essenciais para qualquer pessoa que viva em sociedade, mas que são deixadas de lado a cada dia. Fala sobre a importância de respeito, bondade, generosidade, compromisso, entre outros, para que se possa alcançar a verdadeira liderança, aquela em que as pessoas escolhem servir ao invés de serem obrigadas a isso.
O grande, problema do livro, no entanto, é a pobreza da escrita. Ao mesmo tempo em que Hunter sabia muito bem sobre o que queria falar, ele aparenta não ter a menor idéia de como colocar isso num livro. E pouco ou nenhum talento para escrever.
Os diálogos são forçados, muitas vezes parecendo roteiro de uma peça para crianças de até sete anos, cheios de repetições e reafirmações óbvias. Forçados também são os personagens. Eles sempre falam exatamente o que se é esperado que fale para dar continuidade ao assunto, como se fosse pré-ensaiado, seja de maneira positiva, como a diretora, a enfermeira e o pregador costumavam fazer, seja de maneira contrária, como o sargento.
O sargento, Greg, é o personagem mais estereotipado do livro e fica óbvio que foi colocado ali apenas para ter alguém que discordasse de tudo e gerasse debate. O problema é que, se houvessem dez bons argumentos que Greg poderia ter utilizado, ele usava um décimo primeiro fraco e que poderia facilmente ser derrubado. Dessa forma, os debates, importantes para pessoas que a princípio não concordasse com o conteúdo do livro, eram fracos, vazios e com pouco poder de convencimento.
Outro problema, que mostra a pouca habilidade de James C. Hunter é que até a metade do livro, ele vai colocando suas idéias e prendendo a atenção ao livro. Depois disso, ele começa a se repetir, querendo reforçar, e fica extremamente cansativo. Apenas pro final é que ele volta acrescentar conteúdo à sua obra.
De um modo geral, "O Monge e o Executivo" é muito útil para quem quer aprender sobre lideranças. Desde que o leitor se atenha ao que é dito no livro e ignore a forma como é dito, é um livro que realmente irá mudar o leitor, a maneira como ele vê o mundo e suas prioridades. Há livros mais interessantes no mercado que se referem aos mesmos valores e comportamentos, mas provavelmente esse é o mais direto, por isso, mais indicado para quem prioriza evolução, deixando o entretenimento para segundo plano.

Felipe Sampaio 03/10/2011

Resenha: O Monge e O Executivo, James C. Hunter.
Este livro é uma ótima oportunidade de nos tornarmos profissionais e pessoas melhores. Não vivemos num mundo vazio nem com pessoas que nunca acrescentarão em nada, vivemos sim, num mundo de pessoas importantes e que merecem nosso respeito e atenção. Espero me tornar uma pessoa melhor e um profissional dedicado, alcançar meus objetivos e poder dizer que muitas pessoas influênciaram na minha formação. Seguir como um Executivo, cultivando a essência de um Monge.

rafa moreno 02/10/2011

Auto-ajuda útil
O livro é muito famoso, tem muitas citações de teóricos, filósofos e pessoas importantes e realmente traz uma doutrina interessante, baseada no amor ágape e muitos outros critérios para ser um bom líder.

Claro que não é 100% aplicável em toda instituição, mas vale tentar. A crítica é que o livro não deixa de ser uma auto-ajuda, não por seu enredo forçado, mas por trazer uma "receita de bolo" para um líder eficaz.

Assemelha-se com neurolinguística.

Mas interessante.

CGarrido 26/09/2011

Podem chamar o livro de auto-ajuda, mas o fato é que o livro traz algumas lições e que se lido sem este estigma de auto-ajuda pode trazer à tona pontos para reflexão de quem o está lendo, cabendo a cada um julgar o que é válido para si ou não. A leitura é prazeirosa.

Pris Vieira 23/05/2012

O Monge e o Executivo
Não apenas um livro sobre liderança, mas um livro que fala de amor. Não amor superficial e egoísta, mas o verdadeiro amor, conforme 1Coríntios 13. De leitura agradável e doce, este livro nos faz refletir sobre nossos atos, nossas escolhas e comportamento diante da sociedade, no trabalho e com as pessoas que amamos ou dizemos amar. "O amor não é o que sentimos, mas como nos comportamos". Isso é tudo. Melhor do que muito livro sobre cristianismo e religião, este esmiúça a verdadeira essência da vida sadia, conforme Jesus disse - "Amai-vos uns aos outros; amai ao próximo como a ti mesmo". Liderar sem amor é apenas usar de poder e manipulação. Liderar com amor é influenciar as pessoas para o bem delas mesmas e consequentemente para o bem de todo o grupo e, por fim, para o seu próprio.
Excelente leitura! #Recomendo

Vitor 09/04/2012

O monge e o executivo
O monge e o executivo é um livro que fala de um homem chamado Jhon Daily, que era bem sucedido em sua empresa e em sua família, mas começara a falhar como pai, marido e chefe. Sua mulher o recomenda ir para um mosteiro cristão, e o mesmo aceita. Passou uma semana de aprendizado e experiências fantásticas aprendendo a saber lidar com a liderança e conviver com as demais pessoas. Uma história que pode ensinar muito aos que leem.

Line 12/10/2011

Enjoadinho
O livro até é interessante, mas tenho uma certa repulsa por livros sobre lição de vida ou coisa desse tipo. Mas pra quem curte, recomendo.

Kyssiêh 15/01/2012

A Segunda Leitura é Melhor do que a Primeira
Acho que os que se deram ao direito de ler este livro pela segunda vez hão de concordar que a segunda leitura é bem mais enriquecedora do que a primeira, talvez pelo aumento do nível de maturidade individual, mas o fato é que na segunda leitura percebemos várias passagens com uma profundidade e peculiaridade mais efetiva, e isso faz toda a diferença nesta segunda leitura. Recomendo que a façam sem pensar duas vezes.

Raqueline 29/01/2012

Ansiosa para ler!!!..
A priori me permitam esclarecer que ainda não li..
Pois é.. mas tanto tenho ouvido falar deste livro ( meu namorano está lendo) que assim que possível e outras leituras me permitirem .. INICIAREEEIII!!!

Alguem já leu, e pode me dar uma opnião que não seja a do meu amado namorado?? srsr
Abraços!

Barrabás 23/04/2012

Excelente!!
Esse foi um dos primeiros livros que eu li "sem ser obrigado" e valeu muito a pena!! Ensina sobre liderança usando o maior exemplo da história da humanidade!! Fantástico!!

mfayon 09/06/2012

Líderas pessoas e gerenciamos coisas.
Ensino da nobre arte da liderança, este livro ajuda aqueles que não tem este talento nato a desenvolve-lo e aos que já foram agraciados a aperfeiçoa-lo. Trata de noções muito importante para o comportamento em sociedade, no qual todos deveriamos ter a obrigação de ler. Caso queria melhorar seu desempenho em sociedade é importante a leitura de tal obra.

cwagner 13/02/2012

Ensinamentos para líderes e liderados
O livro é bem sucedido ao expor, de forma lúdica o encontro de um executivo a beira de um ataque de nervos e em crise no casamento e outros relacionamentos com seu ídolo da Administração de empresas em um mosteiro.

Ilustra bem o que se deve fazer para se tornar um líder que serve, para melhorar todos os aspectos de sua vida profissional e pessoal.

Uma boa leitura, leve e com muitas verdades.

Saúde e Paz.