O Monge e O Executivo

O Monge e O Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

Daniel 27/01/2022

Muito esclarecido e direto
Muito bom, gostei muito do livro e do tema.
O autor é bem direto, objetivo e bem didático.
Recomendo a todos!!!!

Dudu 02/09/2021

?? A essência da Liderança
????? O Monge e o Executivo é um livro que literalmente muda o caráter de uma pessoa. Assim como a Bíblia, e este não é um livro evangélico, nos mostra como superar e vencer a nós mesmos, servindo uns aos outros e alcançando um novo patamar do que verdadeiramente é o amor.

? O livro conta a história de John Daily, um executivo bem sucedido numa fábrica de vidro plano, que vê sua vida aos poucos se esvair de suas mãos apesar de ter uma vida financeiramente estável. John passa a ter problemas na vida pessoal e profissional, ao mesmo tempo que situações da vida o conduzem a se encontrar com Leonard Hoffman, um ex-executivo magnata dos EUA, em um monastério. E é nesse ponto da história que "nossa vida começa a mudar."

? O livro é cheio de personagens marcantes, e cada leitor acaba emergindo na história através de cada um deles. A narrativa é bem fluída, cheia de ensinamentos para a vida, e faz você querer ter esse livro na cabeceira para sempre. Particularmente, já mantenho a Bíblia, e "O Peregrino" bem próximos de mim, e parece que "O Monge e o Executivo" acaba de completar minha trindade de cabeceira literária.

? Não quero falar muito com medo de comprometer a sua leitura dessa grande obra que merecer ser lida, e relida, quantas vezes for necessário. E como diz Joe Weller, ex-presidente da Nestlé americana: "Um livro fascinante que você não vai conseguir largar. O Monge e o Executivo contém tesouros que irão transformar a sua vida." ?

Lara 17/09/2021

leve
esse livro é muito bom de ler! Além de ser leve e gostoso, você aprende lições muito importantes sobre liderança que todos (independente da área de atuação profissional) deveriam ler. São lições que podem ser aplicadas em vários quesitos da vida! Adorei!

fl.gil 01/04/2020

O MONGE E O EXECUTIVO
Uma História Sobre a Essência da Liderança.
É um livro curto, rápido de ler, mas que precisa ser lido com a intenção de reflexão para a mudança. Como diz uma parte do livro: Intenção – ações = Nada; intenção + ações = vontade. Livros de liderança e empreendedorismo precisam ser lidos com vontade. A vontade é o primeiro passo para o crescimento.

Carol 19/11/2021

A leitura é leve e traz um pouco das soft skills necessárias para um bom líder servidor. Um grupo distinto de pessoas decidem fazer uma imersão de uma semana em um mosteiro, no qual um famoso líder corporativo após a morte de sua esposa decidiu se tornar um monge. Ao longo dessa imersão eles são levados a questionar o quais são as habilidades de um bom líder e contextualizar essas ações com a vivencia que já possuíam.
Pode ser lido em poucas horas, mas recomendo fazer pausas para observar um pouco diante do que vivemos no dia-a-dia tanto no ambiente corporativo quanto nas nossas vidas pessoais e observar onde podemos melhorar. Os diálogos são consistentes e bem construídos, devido a diversidade do grupo é fácil se colocar no mesmo ponto de partida.

Bell 24/10/2021

Leitura muito válida!
Tive conhecimento deste livro através de um curso de liderança que fiz recentemente.
Amei a leitura fluída que o livro propõem e a forma interessante que aborda o tema.
Muda nossa visão sobre liderança.
"Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter e caráter torna-se nosso destino."

AnaLu 29/08/2021

Top
Esse livro traz um aprendizado enorme, pra quem gosta de liderança vai amar, faz com que fiquemos vidrados sem conseguir parar de ler

Samuel.Frizzo 07/06/2024

O amor é o que o amor faz
O livro fala sobre liderança, principalmente liderança servidor, e trás muitos pontos extremamente importantes para se tornar um gestor competente.

Rose 27/08/2010

PODER E AUTORIDADE
Aprendi que para ser um bom lider devemos nos doar,servir e amar.A pessoa que usa de poder para que outras façam seus deveres muitas das vezes trazem transtornos e falta de vontade para cumprir o dever que foi colocado a fazer.Já a pessoa que usa da autoridade ela faz com que a pessoa faça porque quer fazer,porque gosta de fazer e porque ela está pedindo pra fazer e faz com gosto e respeito.Fala muito do amor ao proximo o respeito pela pessoa e valorizar e ver o que ela precisa.
O primeiro passo para um bom lider é fazer escolha sendo boa ou ruim mas se começa com a escolha a de querer mudar.
Rose 27/08/2010minha estante
não sou muito boa em português espero que possam entender a mensagem

Déborah 24/08/2021

O Monge e o Executivo
O livro fala sobre liderança, como ser um bom líder praticando o amor, a confiança e a sabedoria. Fala sobre tratar o outro com respeito e amor (no sentido de ação e não de sentimento), e que, para ser um bom líder e uma referência, você precisa ser uma boa pessoa acima de tudo.

Apesar de não ter entrado na lista de melhores ou de favoritos, é um livro curto, de leitura fácil, que vale a pena a leitura.

Nathália 21/04/2020

Para todos!
Um livro que nós faz repensar sobre vários aspectos das nossas relações, sejam pessoais ou profissionais.
Fiquei incomodada apenas com o comentário que ele faz sobre Freud e a Psicanálise. Achei de certo modo leviano, pois reduz a teoria a determinismos sem embasamentos.

Gabriel Seixas 28/02/2013

Inspirador
Com uma narrativa fielmente cronológica, Hunter consegue nos passar vários ensinamentos, filosofias e quebras de paradigmas, nos ensinando a nos comportarmos como líderes em qualquer lugar que tenhamos pessoas por perto.

Altamente recomendado.

Jean.Junior 25/04/2020

Um livro enganador
Toda a estrutura do livro baseia-se em desconstruir a palavra liderança, criando ligações que sejam visíveis para qualquer um de nós, e nos presenteia com um conteúdo incrível.

Mas, diferente da capa, o livro não fala sobre a essência da liderança. O que o livro nos oferece é que a liderança É uma essência presente em cada um de nós, porém requer trabalho duro para alcançar nossos objetivos.

Excelente leitura!! O ensinamento vale para todos, inclusive os que não querem ser líderes.

Ren@to 06/03/2013

Tortuoso e válido!
Uni minhas duas resenhas de progressão de leitura e trouxe aqui com o intuito de ajudar quem ainda não leu.

Resenha 1 (pág.1-72) : John Daily participa de um retiro num mosteiro a fim de reestabelecer o controle sobre setores de sua vida, cuja relação está desgastada. Com o passar das páginas estou me atendo um pouco mais à proposta do livro, mas me incomoda um pouco sua previsibilidade. Alguns valiosos conceitos são abordados em situações que beiram muito a artificialidade. É como se houvesse uma resposta pronta à qual é associada uma pergunta criada para lhe dar sentido. Por volta da pág. 30, Irmão Simeão passa a ser mais ativo e empenhado em mostrar o real valor daquilo que o rege ao mesmo tempo em que também aprende por relacionar-se mais com os personagens. Felizmente, a partir daí, uma luz de expectativa foi acesa e estou curioso para saber como será este desfecho.

Resenha 2 (73-144): O desenrolar da leitura ocorreu de forma mais positiva como havia desejado na primeira resenha (até a pág. 72). Esta etapa talvez merecesse uma nota 4, mas peca um pouco no excesso da intertextualdade. Cheguei a taxar estas ocorrências de spambook. Talvez seja algo comum em livros deste tipo, mas me incomodou também e ficou com cara de propaganda, parecendo até uma dissertação/tese cheia de citações. Tenho lá minhas dúvidas se na versão digital não estão como links. Além disso, a tradução escorrega um pouco e lida com termos já citados de forma diferente quando não faz muito sentido. Chega de reclamar! O livro traz diversas reflexões acerca de valores e conceitos extremamente deturpados atualmente. Evitei falar mais dos personagens e acontecimentos para não soar como spoiler, mas não espere grandes reviravoltas, apenas bons ensinamentos. Em parte, me agrada por abordar uma visão de vida bastante similar àquela que possuo, acredito e tento empregar. Ter a oportunidade de ver conceitos já formados por outro ângulo também foi bastante agradável, o que abre espaço para questionamentos e mudança de postura. Simeão é um sábio argumentador e os demais personagens estão ali para dar sentido à mensagem do livro, não sendo, portanto, tão marcantes quanto o próprio Len Hoffman (Simeão). É um conjunto que no todo agrega boas intenções e algumas falhas inconvenientes. Se você não se incomodar com os problemas que citei, aconselho-o a ler. Outro fator que reforço é o pequeno tamanho do livro que não chega a ter 150 páginas. Em resumo: Tortuoso e válido. Vá em frente!

Minha nota: 3.5

Rogerio.Fernandes 22/04/2020

Prática da liderança
Um encontro entre um gestor infeliz e um monge mostra as principais diferenças entre um chefe é um líder.
Uma bela apresentação que envolve práticas de amor, respeito e grandes lições de liderança.