O Monge e O Executivo

O Monge e O Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

Luis449 16/01/2022

Leitura no momento errado?
"Será que realizei a leitura no momento de vida errado?"
Este foi o questionamento realizado após o término do livro, acredito que criei expectativas elevadas em relação ao mesmo, pois estou assumindo um cargo de liderança em um projeto e recebi indicações desta leitura, porém, infelizmente encontrei apenas o básico no final.
Não vou menosprezar os ensinamentos e visões que o livro aborta, uma vez que pode estar auxiliando alguém em diversas situações, contuto não foi útil para mim.
Por isso vou estar avaliando com uma nota tão baixa.

Magno45 09/01/2020

Muito abaixo do esperado
O livro, infelizmente, é bastante superficial, apesar de citar alguns conceitos básicos, que pode ajudar quem está iniciando no tema, para o restante não compensa. A narrativa em si é fácil de compreender, porém há muitas comparações forçadas e, na minha opinião, a pior parte é o capítulo 6, que faz um paralelo entre o determinismo de Freud com as responsabilidades de uma forma absurda, indo de encontro à falácia da generalização. Resumindo, somente recomendo para quem não tem noção alguma sobre o tema.

Cleiton.Duarte 31/03/2020

Bom para, saber porque os diferentes perfies dentro de uma empresa, indico!

Irlan.Moura 24/09/2021

Principios Basicos
O livro nos mostra principios básicos que as vezes passam despercebidos, mas tem extrema importância para um bom líder.

Por ser um livro breve acaba deixando um gosto de quero mais, achei que poderia ser mais bem explorado, mas de qualquer forma resume pontos importantes!

Nathália 21/04/2020

Para todos!
Um livro que nós faz repensar sobre vários aspectos das nossas relações, sejam pessoais ou profissionais.
Fiquei incomodada apenas com o comentário que ele faz sobre Freud e a Psicanálise. Achei de certo modo leviano, pois reduz a teoria a determinismos sem embasamentos.

Jean.Junior 25/04/2020

Um livro enganador
Toda a estrutura do livro baseia-se em desconstruir a palavra liderança, criando ligações que sejam visíveis para qualquer um de nós, e nos presenteia com um conteúdo incrível.

Mas, diferente da capa, o livro não fala sobre a essência da liderança. O que o livro nos oferece é que a liderança É uma essência presente em cada um de nós, porém requer trabalho duro para alcançar nossos objetivos.

Excelente leitura!! O ensinamento vale para todos, inclusive os que não querem ser líderes.

Aleandra 10/11/2012

O monge e o Executivo - Essência da liderança

John um homem bem sucedido em sua vida profissional e familiar, porem passando por enormes dificuldades em ambas as áreas, que por insistência de sua mulher decide relutantemente entrar em um mosteiro, onde muitos conhecimentos são passados para ele. Um local onde ninguém é melhor ou pior que ninguém, com cumprimento de regras, horários e atividades estipuladas que devem ser seguidas rigorosamente.

Falando sobre a essência da liderança, o verdadeiro líder é aquele que conquista as pessoas, é aquele que consegue com que todos façam o que tem que ser feito, mas o façam com muita vontade e dedicação. É extrair o que há de melhor em cada colaborador, e é isso que que as empresas precisam enxergar para poder avançar e conquistar de fato.

Entendo que para ser um bom líder respeitado e obedecido por seu liderados, é vital que o mesmo possua valores e princípios básicos como: saber respeitar o outro, saber ouvir, ter comprometimento, ser honesto onde suas ações coincidem com as palavras, conquistando assim seu lugar efetivo de liderança. Quando seus liderados executam bem suas funções mesmo que o seu chefe ou gestou não esteja presente, isso prova que eles o enxerga como líder.

Ao final John compreende que liderar é muito mais que simplesmente estar no poder, mas que é preciso servir para ser servido, sabendo que um dos responsáveis para a construção do ambiente corporativo é do próprio Líder.

Att,
Aleandra Ribeiro.

TarsilaL 11/01/2013

Sinceridade
É um bestseller babaca.

Louro 19/12/2021

Servir, um ato de liderança
O monge e o executivo utiliza o encontro de diversos líderes do dia a dia pra analisar e debater os princípios que norteiam uma boa liderança . Servir e amar como sinônimo de construir relações edificantes que projetem uma boa liderança é um dos pilares principais da obra. Um líder , segundo o autor, preocupa-se com as necessidades de seus trabalhadores (sem confundir necessidades com desejos ).

Naty 02/01/2022

Liderança
Um livro onde se faz refletir sobre a liderança , onde quer estar e como atuar se estiver na liderança , todos os líderes deveriam ler esse livro

Tenhaumaboaleitura 19/05/2020

Hoje vamos falar sobre um dos melhores livros de liderança já produzidos !!!.
Hoje vamos falar sobre um dos melhores livros de liderança já produzidos !!!.
Uma obra de James C. hunter que vai te levar a um monastério e desvendar tesouros de como se tornar uma pessoa melhor.
O livro deixa claro que ser líder é servir. Tem que dar exemplo, e é um exercício diário ,se dedicar ao outro. Mostra que as pessoas nunca estão prontas, sempre a algo novo a aprender. E que as que estão aptas a aprender com o outro, vão sempre encontrar novos caminhos.

Então, Vamos logo conhecer um pouco do livro.

Editora:@editorasextante
Autor:@jameschunter
Páginas:144
Preço livro: 23,00 á 31,90
Preço Ebook:16,00 á 21,90.

Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐⭐. A história retrata a vida de jonh, um executivo de grande prestígio ,e com a vida cheia de satisfação.Tinha um bom emprego, um bom casamento,um filho,era técnico de um time..mas como a vida tem reviravoltas , sem que jonh se desse conta tudo desmoronou (sem spoiler).
Graças a indicação de sua esposa e do pastor de sua igreja ,foi recomendado seu afastamento por uma semana em um monastério, jonh recusou a priori , mas ao descobrir sobre um ex-executivo que convivia no local ,resolveu enfim participar da esperiencia .Junto com outros lideres ele trilha uma jornada de aprendizado, o que nos leva a refletir a cada página que se passa.

Ao final do retiro, John aprende como ser um líder de sucesso, sendo servidor e respeitoso com as pessoas, e não só a vida dele muda, mas como também, a vida de todos os outros “discípulos”. .

O que eu mais achei interessante nesse livro foi a diversidade de opiniões de cada integrante do retiro, isso é muito bom, pois o tempo todo eles contam suas experiências em seus trabalhos,o que favorece uma reflexão sobre a conduta tomada por cada um, e como aprender com os erros. .
O livro é bem rápido e o tema bem dividido ,em cada capítulo que se passa .O mais proveitoso foi perceber que um dos pilares usado ,são os ensinamentos de jesus.

É uma ótima indicação para o fim de semana

site: https://www.instagram.com/tenhaumaboaleitura/

Gi 18/05/2020

Fortes lições, não só de liderança, mas de vida e caráter.
Esse livro me surpreendeu positivamente, com lições muito boas e significativas, utilizando ótimas metáforas e comparações. A leitura e prática de cada lição pode realmente mudar sua vida, para melhor.
Super indico esse livro!

Gabriel Seixas 28/02/2013

Inspirador
Com uma narrativa fielmente cronológica, Hunter consegue nos passar vários ensinamentos, filosofias e quebras de paradigmas, nos ensinando a nos comportarmos como líderes em qualquer lugar que tenhamos pessoas por perto.

Altamente recomendado.

Ren@to 06/03/2013

Tortuoso e válido!
Uni minhas duas resenhas de progressão de leitura e trouxe aqui com o intuito de ajudar quem ainda não leu.

Resenha 1 (pág.1-72) : John Daily participa de um retiro num mosteiro a fim de reestabelecer o controle sobre setores de sua vida, cuja relação está desgastada. Com o passar das páginas estou me atendo um pouco mais à proposta do livro, mas me incomoda um pouco sua previsibilidade. Alguns valiosos conceitos são abordados em situações que beiram muito a artificialidade. É como se houvesse uma resposta pronta à qual é associada uma pergunta criada para lhe dar sentido. Por volta da pág. 30, Irmão Simeão passa a ser mais ativo e empenhado em mostrar o real valor daquilo que o rege ao mesmo tempo em que também aprende por relacionar-se mais com os personagens. Felizmente, a partir daí, uma luz de expectativa foi acesa e estou curioso para saber como será este desfecho.

Resenha 2 (73-144): O desenrolar da leitura ocorreu de forma mais positiva como havia desejado na primeira resenha (até a pág. 72). Esta etapa talvez merecesse uma nota 4, mas peca um pouco no excesso da intertextualdade. Cheguei a taxar estas ocorrências de spambook. Talvez seja algo comum em livros deste tipo, mas me incomodou também e ficou com cara de propaganda, parecendo até uma dissertação/tese cheia de citações. Tenho lá minhas dúvidas se na versão digital não estão como links. Além disso, a tradução escorrega um pouco e lida com termos já citados de forma diferente quando não faz muito sentido. Chega de reclamar! O livro traz diversas reflexões acerca de valores e conceitos extremamente deturpados atualmente. Evitei falar mais dos personagens e acontecimentos para não soar como spoiler, mas não espere grandes reviravoltas, apenas bons ensinamentos. Em parte, me agrada por abordar uma visão de vida bastante similar àquela que possuo, acredito e tento empregar. Ter a oportunidade de ver conceitos já formados por outro ângulo também foi bastante agradável, o que abre espaço para questionamentos e mudança de postura. Simeão é um sábio argumentador e os demais personagens estão ali para dar sentido à mensagem do livro, não sendo, portanto, tão marcantes quanto o próprio Len Hoffman (Simeão). É um conjunto que no todo agrega boas intenções e algumas falhas inconvenientes. Se você não se incomodar com os problemas que citei, aconselho-o a ler. Outro fator que reforço é o pequeno tamanho do livro que não chega a ter 150 páginas. Em resumo: Tortuoso e válido. Vá em frente!

Minha nota: 3.5

Mariana 30/04/2013

Surpreendente.
O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longe dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”.

Após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como planejara. Diante disso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, localizado perto do lago Michigan.

(http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/resumo-do-livro-o-monge-e-o-executivo/14410/)

Um livro que me surpreendeu positivamente, já que eu esperava uma leitura monótona e sem vida. Me surpreendeu e muito!
Aline 14/02/2014minha estante
Gosto muito do livro, já o li 3 vezes.