Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


5517 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



user1305 01/06/2024

Machado exagerou um pouco no ciúme
É muito bem elaborado mas essa visão centralizada no bentinho e suas próprias conclusões são difíceis de lidar. No fim eu gostei, lendo pela óptica cômica é bem legal.

Capitu não traiu
Fabiana873 01/06/2024minha estante
É o que concluí, ela não traiu.


NatAlia1965 01/06/2024minha estante
Eu concordo? acho que pesou a mão na elaboração dessa possível traição. O livro poderia ter uma trama mais desenvolvida se o tema principal não fosse a relação deles.




ingridddd 01/06/2024

Dom Casmurro
Tive q ler para a escola,em um projeto , e adorei muitoo.
Dom Casmurro , é uma história contada do ponto de vista do protagonista , q sinceramente não tem a melhor memória do mundo!
Além de todo os desfechos q o livro traz temos personagens cativantes q enriquecem a história e nos levam a refletir se Capitu traiu ou não Bentinho( obviamente ela não traiu)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Isa Coll 01/06/2024minha estante
Mas algo que eu não posso deixar de dizer é que o meio do livro, na minha visão, foi bem "chatinho". Demorei tempos para encerrar a leitura?.
Digo "chatinho", porque ele fica confuso.




Giovanna2319 31/05/2024

Dom Casmurro
Confesso que tinha receio de não conseguir me engajar na história, devido a linguagem e repertório que os clássicos normalmente possuem.
Mas a forma como Machado de Assis aborda a narrativa do livro, trazendo dúvidas, policiamento e curiosidade no leitor sobre a veracidade da história contada no ponto de vista do personagem, é extremamente instigante. Me fez perder o medo de ler outros clássicos como esse.

Ps: Apesar de algumas ressalvas, acho que houve traição sim!!
comentários(0)comente



Let42 31/05/2024

Eu enrolei muito pra terminar esse livro pq fiquei com dó de ler tudo de uma vez só ?
MUITO BOM NOSSA SÉRIO QUE HOMEM MACHADO DE ASSIS ERA VIU NOSSA QUE HOMEM
comentários(0)comente



LuizaLuize 31/05/2024

Não traiu!
Desde o início do relacionamento Bentinho se prova um homem ciumento e obsessivo. Desconfiando até de olhares que Capitu direciona as pessoas que transitam pela estrada.
Com o falecimento de seu "amigo" de longa data, ele conclui que houve um caso entre sua esposa e o defunto, pois ao presenciar as lágrimas de Capitu ele vislumbra um sentimento obsceno, que o leva à conclusões infundadas. Analisando tudo de forma imparcial, é notável os sentimentos de Bentinho por Escobar. Acredito fielmente que, o que ele vislumbra entre as lágrimas de Capitu seja um reflexo de seus próprios sentimentos. As similaridades notadas em Ezequiel, o seu filho, tratam-se de uma manifestação de seu luto, no qual ele persiste em personificar o falecido no seu descendente para lhe suprir a dor da perda.
Diante disso, concluo que sua persistência em acreditar que foi traído seja uma forma de justificar tanto o seu amor por Escobar, quanto sua rejeição por Capitu, mulher que até o final provou-se fiél à um homem que dúvida de sua fidelidade.

Minha experiência com a leitura: foi o meu primeiro contato com Machado de Assis, e admito que a narração não me cativou. Acredito que o livro cumpriu o seu objetivo como obra, e reconheço sua singularidade. Mas não é algo que me fascinou. Provavelmente eu sou simplória demais para compreender a genialidade, mas isso é algo que apenas releituras futuras poderão confirmar.
comentários(0)comente



eudigoreviews 31/05/2024

Imoral, escandaloso, questionador
Acho que a invenção de que a história está sob a perspectiva de capitu ter traído ou não é muito tosca perto dessa grandiosa obra. a questão é que bentinho volta no tempo pra rever seus passos na sua vida, tentar descobrir por que ficou tão carrancudo. a começar que o narrador (Bentinho) não é nada confiável, então o que seria a própria realidade nua crua é, na verdade, alterada pela psique do Bentinho. e como é sua psique? paranoico, preso à época, ciumento, hostil. e como é a psique de Capitu? bom, essa bentinho parece reforçar constantemente: ?oblíqua, dissimulada e olhos de ressaca?. é no mínimo curioso o fato de que, num livro meio autobiográfico, ele omita fatos sobre si para corroborar com os outros fatos QUE NÃO SÃO SOBRE ELE. se capitu traiu? é bem provável que não. porque não sabemos se ezequiel lembrava escobar realmente (visto que ele omite descrevê-lo, comprovando meu ponto anterior).
no fim, bentinho, conta a história, induzindo suas suspeitas sobre os personagens e hostilizando as pessoas (escobar e capitu). talvez bentinho, que se recalcou a vida inteira, fosse o verdadeiro infiel ali. talvez bentinho fosse aquele que desejava escobar (revelando traços homoeróticos) e não pôde, afinal, ele é um dom (fidalgo/poder) e um casmurro (sujeito sorumbático/carrancudo).
comentários(0)comente



AmandSalgado 31/05/2024

Bruxão
Difícil vai ser ler uma ficção tão boa! Machado não tem sua fama em vão. Confesso que a leitura foi mais demorada pra mim pela escrita ser de época, mas não deixa de ser super envolvente, o que me deixou fisgada pela história.
comentários(0)comente



Lizzzzzzzzzz 30/05/2024

Dom ciumento
Olha, eu li e até entendi a história, mas sou meio burra e não entendi completamente

O livro em si é bom, mas, na parte principal, não entendo o motivo de algumas pessoas teimarem muito que ela traiu

Tá, teu filho é parecido com o teu melhor amigo e tal, mas nem por isso ele é filho dele. Olha a mim, tenho padrasto e sou extremamente parecida a ele, sem contar que a tua cria imitava outros seres, o que ele ode ter pego de mania a teu amigo.

A parte em que ela traiu todo mundo fala, mas a que ele, por que a amiga dela pega a mão dele mais forte, fica martelando o momento ninguém lembra não

Em final: estou indignada com todo o livro, mas feliz que finalizei ele
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafa 30/05/2024

Enigma de Capitu
Amo como Machado de Assis divaga e "quebra a quarta parede" no livro, ao ser vidente de nossos sentimentos de leitor. O texto parece um fluxo de ideias mais simplificado, visto que a narrativa é o foco. Muito bom de ler, e essa edição é bem legal, e gratuita.
Conhecer um dos maiores mistérios da literatura nacional foi uma experiência maravilhosa. O texto em primeira pessoa apresenta evidências quanto ao ato de Capitu, mas elas são somente narradas por ele, sob seu próprio olhar. Não há terceiros que reforcem a ideia ou ações que suscitem algo. Mas se você tem confiança plena no Bentinho você vai acreditar nele.
Como sou desconfiada de tudo não nego nem afirmo nada. A dúvida também é uma opção.
comentários(0)comente



Camila.Oliveira 29/05/2024

O que falar desse livro que sempre ouvi falar e iniciei cheia de expectativa e terminei absolutamente frustrada além disso mesmo?

A linguagem da época deixa o livro maçante, mas se o enredo não fosse tão enrolado, não teria feito diferença. Eu comecei o livro imaginando que ele seria detalhista e com foco na grande questão: ela traiu ou não? E como foi decepcionante ler uma edição com 174 páginas onde a parte mais importante da história começa na página 162.
Sobre "ela traiu ou não traiu?" arrisco a dar a minha opinião: não, ela não traiu e tudo não passa do produto da paranóia de um homem que já tinha mostrado o quanto poderia ser ciumento por nada desde o início do livro.
Sei que clássicos são clássicos, mas convenhamos a quem leu que o único motivo para que não fosse um livro esquecível foi a questão da traição ou não de Capitu, que explora a imaginação do leitor que consegue criar a própria opinião sobre, sem o fato pronto.

A única coisa boa que esse livro me trouxe foi conseguir saciar a minha curiosidade e me fazer ter alguma opinião sobre.
Jack Lemos 29/05/2024minha estante
Nao, não trai mesmo. E Betinho se mostra um grande babaca, riquinho, filhinho de mamãe.




clara464 29/05/2024

Uau.
QUE EXPERIÊNCIA!

Meu segundo livro do Machado e estou pasmada! Como esse homem foi revolucionário!
Trazer esse tipo de narração totalmente não confiável, com um personagem que te engana contando a própria história... I-N-C-R-Í-V-E-L.

Dom Casmurro tem uma narrativa bem intrigante, principalmente quando o narrador vai e volta no tempo, mostra o processo de escrita do livro e etc. Achei que teria dificuldade com a linguagem da época, mas a versão que ganhei é bem explicada. Inclusive, gostei como a minha versão tem comentários sobre os personagens durante o livro, que para ser sincera, algumas vezes eles me deixaram meio confusa, mas no final da leitura eu entendi o porquê de cada um.

É um livro que trata da ambiguidade do homem, e Machado foi muito inteligente e à frente do seu tempo por usar de um personagem dessa forma!

SENSACIONAL!!!!
Super merece estar na lista de clássicos brasileiros.
comentários(0)comente



leoaokii 28/05/2024

Chato demais
Gente eu sei que é clássico e tals e que cai em vestibular mas é TÃO chato meu deus, eu lutei demais pra acabar essa bosra
comentários(0)comente



5517 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |