Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Rosa Santana 25/05/2011

Não é Capitu que trai. É Bentinho!!!

Só mesmo um escritor com toda a genialidade de Machado de Assis poderia ter criado esse que é um dos maiores enigmas da nossa literatura. Por traz do narrador casmurro ele manipula o leitor. O que Bentinho conta? A história de Capitu? É o que ele quer dar a parecer: a história de Capitu e sua traição. Mas o livro se chama "Dom Casmurro", referindo-se a ele próprio como sendo o desprezado e excluído da boa convivência, quando, na verdade, ele é que despreza as pessoas e delas se isola. Aí o perfeito jogo: ele, o fidalgo (Dom), é que se afasta das pessoas; que se dá a conhecer apenas superficialmente, pois não se aprofunda nas relações; o que se desliga de tudo; o que quer se fazer de coitado para ganhar a piedade dos leitor. Aí a traição de Bentinho. Ele trai o leitor.

Mas essa traição - como todas, é lógico - é escamoteada por seu jogo retórico: o reprimido, o recalcado Bentinho dá-nos a ver suas "desconfianças" (aparência) - que nem precisam de provas - acerca do comportamento de Capitu. Ora, o romântico e imaturo personagem, de índole sonhadora que é hábil em encobrir seus próprios sentimentos até mesmo da própria figura respeitada da mãe, inventa ardilosamente... E só lendo nas entrelinhas para descobrir os ardis do narrador (a essência).

Assim é Bentinho: um personagem romântico que contempla as estrelas (cap. CVI); um narrador "realista" que nos engana mostrando-nos uma Capitu habilidosa, sutil e prática, que calcula os objetivos a atingir, mas esconde essas características - que tb são as dele - ao traçar o próprio perfil. E mais: ele enfatiza a veracidade e objetividade do que está narrando. Mentira dele! Ele não pode ser imparcial, visto situar-se como protagonista do que conta, sendo subjetivo, claro; e parcial, evidente!

Mas há um outro leitor - aquele que o desmascara. Desse o narrador não obtém a solidariedade e ele fica cada vez mais solitário, mais casmurro, mais desprezado!

Esse o enigma maior! Penso que, armando-o, para implantar a dúvida no leitor, Machado, com toda a sua habilidade narrativa, mostra-nos que o mundo das aparências é uma máscara que encobre o da essência: o ser humano é frágil e contraditório. É esse o drama da condição humana: as verdades (?) são frágeis; a natureza humana, também.

Luiza Machado 17/12/2009minha estante
Adorei sua resenha. :)

SrtaPlens 09/03/2011minha estante
Bem elaborada, ainda bem que li sua resenha antes de ler o livro. Ele é mesmo um CHATO o Bentinho. Merece ser desprezado ò.ó

Rosa Santana 25/05/2011minha estante
SrtaPlens, mas o livro vale a leitura. É muito bem construído e muito interessante. Não deixe de ler, por causa da resenha. Depois que terminar, me diz o que achou. Talvez vc nem concorde com o meu pensamento...

Taiana 29/05/2011minha estante
Que pensamento mais profundo! Já me deixo influenciar por estes conceitos antes mesmo de ler a obra.(=

Mari 25/07/2011minha estante
Essa obra mostra como Machado de Assis foi um gênio da literatura. Muito bem construído mesmo!

Matt 11/02/2012minha estante
Esse livro é ótimo! Os personagens tem muito carisma.

Katia 21/02/2012minha estante
Muita boa sua resenha!!! O livro é incrivel.

Júlia Emília 12/03/2012minha estante
livro incrível e perfeito! otima resenha

Eliana 31/03/2012minha estante
Rosa,amei sua resenha! Quão profunda e sensível sua análise a cerca desses personagens dessa história ao mewsmo tempo incrivel e tão real. São duas faces da mesma moeda. Todos nós temos nossos segredos escondidos n'alma e no palco da vida criamos vários personagens de acordo com as nossas necessidades momentâneas.
Só um gênio como Machado de Assis para nos levar nessa viagem da essência humana!

Karla 12/06/2012minha estante
Muito boa essa sua resenha,excelente analise a sua.Assim como o livro é de delirar,prende-nos a atenção.Enfim,o ser humano é frágil.Bela resenha!

Vittiez 30/06/2012minha estante
MUITO LEGAL VOCE COLOCAR NA PRIMEIRA LINHA O MAIOR SPOILER DO LIVRO.

AÍ O CARA QUE ENTRA SÓ PRA FALAR QUE TÁ LENDO O LIVRO JÁ BATE O OLHO E PERDE TODA A GRAÇA.

Lara 26/08/2012minha estante
verdade, eu estava lendo o livro, mas foi olhar a resenha pra tudo perder a graça '-'

Rosa Santana 26/08/2012minha estante
Lara, e porque alguém que está lendo um livro interrompe a leitura para ficar lendo resenha sobre ele? No mínimo esse comportamento me parece estranho...
Agora, se vocês, Lara e Vittiez, leram bem a resenha, a traição de que falo nela não se refere ao triângulo amoroso(?), de que desconfia o narrador, Bentinho. Ela se refere, sim, a uma traição em uma outra esfera: no plano da narrativa, não no da história, como vocês lamentam...
Pode ser que isso lhes tenha escapado.

Karina 28/08/2012minha estante
Sua resenha está perfeita. Concordo totalmente com o que escreveu acima. Esse livro é fascinante devido a genialidade do Machado de Assis, que foi e sempre será, na minha humilde opinião, o melhor escrito que já nasceu em terras brasileiras

Lari 02/10/2012minha estante
Concordo plenamnte!
Fica evidente no livro que Capitu traiu Bentinho, mas se o leitor prestar bem atenção em alguns detalhes perceberá que não houve traição.

Marcelo 22/11/2012minha estante
Concordo que a traição ou não de Capitu é a parte menos importante do livro. O que Machado busca realmente caracterizar (pelo próprio título da obra) é uma personalidade infeliz, ranheta, voltada para si mesmo e que, por ser incapaz de amar, torna-se acabrunhado. A dúvida do personagem em relação à traição de Capitu (questão sem resposta) busca pintar com cores lúgubres uma mente doentia.

Vismael 19/04/2013minha estante
Só uma pergunta:
"Ah, os leitores do Coelho".

Qual o problema? Porquê as pessoas "intelectuais" e os "entendedores" fazem questão de demonstrar ódio gratuito ao Paulo Coelho? Já li dois livros dele e são sim mais simples e diretos, mas e daí? Todo livro tem que ser difícil, cheios de metáforas e mensagens subentendidas?

Acho muito bom q leiam também "o Coelho" como você diz ironicamente. Dom Casmurro é legal, e tem a coisa da traição ou não (e é uma tremenda bobagem ficar discutindo isso, pq claramente não há uma resposta final) e só.
Sejamos realistas, NADA acontece em 85% do livro, só bla bla bla. Mas a maneira que o Machado conversa com o leitor é bem legal e diferente.

Rosa Santana 19/04/2013minha estante
Vismael, eu disse "os leitores do Coelho" ou seja, aqueles leitores que pararam nele. Como professora de literatura, sei que tem muitos e muitos que ficaram por aí, não amadureceram como leitores, entendeu? Eu me referi a esses, aos que, segundo pesquisa da UNB, não são capazes de ler uma página e entender o que leem. Não se sinta ofendido, não foi essa a minha intenção.
Você alude ao trecho: "Assim é que Bento (a ironia do nome!) trai o leitor desavisado, aquele que se fia nele, que fica no raso (ah! os leitores do Coelho!) através do perfeito jogo retórico em que o engendra." Veja bem, o verbo FICAR denota um estado de quem não o tinha, o atingiu e ali permaneceu. É desses leitores que eu falo!!!

Douglas 06/07/2013minha estante
Adorei a resenha. Só acho que sua descoberta prejudica quem não leu o livro, pra tentar descobrir sozinho quem é o traidor. Deveria ter sinalizado spoiler.

Marina 02/08/2013minha estante
Adorei sua resenha. Mas como uns disseram não se sabe ao certo o que de fato é o final. Mas mesmo assim gostei da sua hipótese sobre a traição. Parabéns! :)

Yasmine 10/08/2013minha estante
Francamente! Dom Casmurro é um livro para ser lido infinitas vezes.

Tanny 12/09/2013minha estante
esse livro realmente é uma obra prima perfeito! o melhor livro de todos os tempos!!!

Camila 09/11/2013minha estante
Excelente resenha!

Érick Ramos 20/11/2013minha estante
Estou lendo o livro e achando bastante interessante! Muito bom!

kellytchya 15/01/2014minha estante
Uau!!! garota, garota vc arrasou com essa resenha, é perfeita, parabéns!!!

Marcos Martins 12/04/2014minha estante
fantástico comentário, acho inclusive que por todo o livro compartilhei dele sem nunca tê-lo lido (o comentário). Ao amigo abaixo, Eduardo Azzolin ela não deu nenhum Spoiler, ela te deu um ponto de vista...

Maria Gabriela Villa 18/04/2014minha estante
Não sei aonde esse Eduardo Azzolin encontrou spoiler nesse texto. E não sei aonde ele encontrou o direito pra chamar ela de idiota ;)

Dana 24/04/2014minha estante
Seu ponto de vista é fantástico, eu nunca tinha pensado nisso.... Se ponto de vista é sem palavras!!! AMEI, AMEI

Dana 24/04/2014minha estante
Mais é claro... Tudo faz sentido agora, o fato do filho dele se parecer com Escobar não muda nada, pois ele mesmo diz que eram muito parecidos quando criança

Rosa Santana 24/04/2014minha estante
Eduardo Azzolin, spoiler conta parte do texto; opinião de resenhista, é OPINIÃO DO RESENHISTA, é um ponto de vista que ele/a teve, ao ler o livro.
Agora, não é nada educado da sua parte chamar os outros de idiotas, né?

Fábio 29/04/2014minha estante
SPOILER
...
"Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada. [...] Uma cousa fica, e é a suma das sumas, ou o resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me"

Pela visão de bentinho, você percebe que Capitu é sim dissimulada, e calculista sempre com segundas intenções. Escobar também não é tão amigo quanto aparenta ser.

Vamos aos fatos, Betinho é um personagem fraco, sem opinião própria, criado como filhinho da mamãe. Controlado na adolescência pelas vontades de Capitu. E já adulto, vive nas sombras de Escobar. É tão fraco de opinião que no começo do livro, ele só "percebe" que é apaixonado por Capitu quando escuta o agregado insinuar isso.

A meu ver, Capitu não traiu bentinho. Ele sim traiu ela e o amigo, eu explico. Antes da morte de Escobar, ele sente atração pela esposa do amigo, e logo em seguida vem a morto a morte do amigo, sentisse culpado pelos pensamentos impróprios. Como já disse, penso que ele vivia na sombra de Escobar, e não aguentou a perda do amigo, principalmente depois dos seus pensamentos. Acho eu, que ele surta com essa perca, e seu imaginário, projeta o amigo em seu filho (que quando pequeno gostava de imitar os jeitos dos outros). Para ele, é mais fácil pensar que os dois o traíram, do que ter a coragem de confessar sua própria traição.

Acho que Capitu não o traiu, ela é muito esperta é ardilosa (no ponto de vista do casmurro), mas também o amava. Não seria burra de trair o amor da infância (e sua melhor amiga) logo com o amigo dele.

Hoje, após terminar de ler, conversei com uma amiga sobre o livro, e escrevi minha opinião (essa acima pra ela) e agora ao entrar no skoob, deparei com essa resenha de que gostei muito.

Marcus 15/06/2014minha estante
Até que enfim alguém pra fugir dos clichês daqueles que só ouvem falar desse livro e percebe que a "traição de Capitu" não é o mistério a ser descoberto, como dizem. Muito boa a resenha!

Vanessa 29/06/2014minha estante
A melhor resenha já escrita sobre esse livro.

Limão @diasdecitacoes 14/07/2014minha estante
Gostei muito da resenha, a li duas vezes: a primeira antes de ler o livro e a segunda após ler.
Assim me pareceu ter lido duas coisas diferentes, já que após a leitura do livro passei a ter minhas próprias ideias, e vim aqui conflitá-las com a resenha já lida.
Não costumo comentar, mas precisei, pois achei hilário os comentários abaixo reclamando ser um spoiler kkkkkkkkkk Não é preciso ler o livro para saber que é uma incógnita eterna se houve traição ou não, e que sempre haverão pessoas dizendo que sim, e outras contra. Portanto não importa a opinião do outro, quando é preciso ler para se tirar as próprias conclusões. Sem contar é claro que sua resenha não trata da traição entres os personagens...
Sempre me surpreendo, e repito o que já vem se tornando um clichê aqui: é impressionante, numa comunidade de leitura, a maioria das pessoas não ler as informações.

Edu 08/08/2014minha estante
Não acho que seja primeira necessidade dizer que Capitu traiu ou que não traiu Bento. Muito menos é possível dizer, de forma não literal como está na resenha acima, que Bento traiu o leitor. Todos contam sua história a partir do seu ponto de vista.
Pode-se questionar a honestidade do narrador, mas não exigir que este tenha outro ponto de vista que não o seu.

Sobre esta questão banal, acho que a traição ou não de Capitu foi uma graça de Machado de Assis. Em meio a uma obra marcada pela caracterização de Bento, ele inclui um capricho: uma dúvida eterna.
Não passa disso. E a vida é assim, sem certezas.

Quando terminei de ler o livro pensei: "Como seria bom ler a versão de Capitu". E só isso poderia, de fato, trazer luz a esta questão.

No mais, são suposições.

Rosa Santana fez boas observações, gostei bastante de sua análise. Só achei desnecessário cair no lugar comum de criticar quem lê Paulo Coelho. Não é um escritor brilhante, mas não deixa de ser digno por ter uma linguagem um pouco mais literal, menos dada aos simbolismos e longe de ser rebuscada. Se for o casso de compararmos com Machado de Assis, 90% da literatura mundial é medíocre. Não serve.

Gabriela 13/10/2014minha estante
SPOILER!

Sobre o comentário do "Fabin":

ABSOLUTAMENTE PERFEITA a sua fala!!!

Conseguiu transmitir exatamente a ideia que ainda não tinha conseguido expressar. Obrigada!

Desde o início já trazia em mente essa possibilidade. O fato de Ezequiel ter o hábito de imitar as pessoas próximas pode ter influenciado, nem que seja um pouco, nessa reação de Bentinho. E, por isso, o menino acabou sendo vítima desse "luto".

E, tanto faz sentido essa ideia que, se afirma pelo fato de que a todo momento ele cita a semelhança do menino com Escobar mas quase não cita a suposta traição (aliás, cita sim, mas não com a ênfase característica de um homem traído. E quanto finalmente toca nesse ponto com Capitu, a separação já é certa) e, quanto ao amigo, só é lembrado que ele também o "traiu" no finalzinho do livro ("...a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me...").

Também acredito que Capitu não o traiu, até pq, em toda a narração da infância é explicitado o calculismo de Capitu, e se confrontarmos esse aspecto dela com algumas situações (em relação à semelhança entre Ezequiel e Escobar) anos depois veremos que a relação Capitu criança x Capitu adulta não se sustentaria. Se ela realmente tivesse traído Bentinho, jamais diria ao marido, em pleno jantar, que o filho lembra o outro homem (e meu lado boazinha grita dentro de mim que ela o amava).

Quanto a Escobar, acho sim que ele era um bom amigo.

(E uma pergunta: só eu tive a impressão de que, no início, Escobar tinha algum interesse na mãe de Bentinho? Rs)

Bom, é o que penso. Acho mesmo que Bentinho não conseguiu superar a morte do amigo, mas aceito opiniões opostas porque todas têm fortes argumentos para sustentá-las.

(E também pq ainda não consigo entender se a percepção de Bentinho em relação ao distanciamento que D. Glória toma de Ezequiel tem algum fundamento, ou se foi apenas um impressão equivocada, ou se a mãe realmente sabia de alguma coisa sobre Capitu e Escobar...)

De verdade, terminei o livro tem menos de 2 horas, ainda estou meio anestesiada com toda a história, mas meus primeiros pensamentos e conclusões foram compatíveis com as ideias do "Fabin" e com o que falei acima.

Thatyana 14/12/2014minha estante
Concordo em gênero,número e grau!
Parabéns pela resenha :D

Lord Cachimbus 22/12/2014minha estante
caramba, adorei sua resenha, você aprofundou em um ponto imperceptível da historia, algo que é ocultado do leitor, parabéns mesmo, talvez tenha sido esse o jogo do Machado, ele vem como um ilusionista, atrai nossa atenção para um ponto distante para não percebermos seus truques, ele nos faz voltar os olhos à Capitú e esquecermos de Bentinho.

Nat ☆ 14/01/2015minha estante
Gostaria de dizer primeiramente que amei sua resenha.
E concordo totalmente com os comentários do Fabin e da Gabriela. Eles transmitiram exatamente os meus pensamentos sobre esse livro que acabei de terminar há cerca de 20 minutos e precisei vir aqui correndo ver as opiniões alheias.

Não acho que Capitu traiu Bentinho, tendo em vista que lemos apenas o ponto de vista do próprio Bentinho que deixa bem claro algumas vezes que é ciumento, e bem, o que os olhos não vêem, a mente ciumenta inventa, certo?

Essa é a minha opinião, mas quanto a traição, o grande Machado levou essa resposta junto com ele.

Abraço amigos Xx

Dan 27/05/2015minha estante
Ótima resenha!

Iris 02/02/2016minha estante
Muito boa a resenha. Confesso que não gostei do personagem se isolar e deixar na inocência de suas suspeitas o menino, que verdadeiramente o tinha como pai. Dom Casmurro mereceu terminar sozinho e rabugento.

Leticia 16/03/2016minha estante
Muito pretenciosa essa "resenha." Você analisa Bentinho como se ele fosse um enganador, mas nas entrelinhas do texto, nota-se que vc mesmo se acha superior demais, uma pessoa inteligentíssima que conseguiu desvendar o mistério (a comparação que faz com os leitores do coelho, haha, isso era mesmo necessário?). Isso só me faz crer que esse mistério realmente não tem solução, e me faz gostar ainda mais do livro. Bentinho podia sim ser um narcisista, mas isso não o impede de estar contando a verdade. A vida raramente é tão preto no branco.

Alves.Ruthinha 22/03/2016minha estante
Este livro dá uma angústia, ele sempre está desconfiado da Capitu e com ciúme doentio pela personagem nos deixa pensar que Capitu é a vilã, esperto esse Bentinho. Adorei a sua resenha, parabéns! Eu li, adoro essa obra de Machado de Assis como outras, e vou ler de novo. Ele nunca esclarece direito quem é a vítima e quem é culpado, acho que depende da imaginação ou do ponto de vista do leitor, deixa um mistério no ar.

Rosa Santana 13/09/2016minha estante
Alves.Rutinha, a boa literatura sempre trabalha com os mistérios.
Quanto mais nos fazem pensar sobre o problema deixado, mas ela se firma como obra de arte!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 11/01/2017minha estante
Desculpe-me mas, por mais que explique..Foi arrogante e preconceituosa. Eu não aprecio Paulo Coelho (meu gosto particular) e o fato nem foi por este autor somente- que fica no raso, segundo suas palavras - mas pelo fato de achar que leitores de Paulo Coelho não poderão entender um Machado de Assis (mesmo que fale dos leitores que "param" no Paulo Coelho, o que acho bem improvável encontrar na vida uma pessoa que nasça, cresça e morra lendo apenas Paulo Coelho). Não tem desculpas. Antes alguém que leia Paulo Coelho diante de nada ler. Nada sabemos da vida, somos muito pequenos. Pena ver preconceitos entre leitores. Objetivo é refletir e não criar confusão. Att.

Rosa Santana 15/02/2017minha estante
Mei, e assim vamos indo: eu criticando os leitores do Coelho, vc me recriminando por criticá-los...
Mas, o melhor de tudo, (sic!), é vc se eximir e me taxar de preconceituosa!!
Ora, ora...

E se vc prefere que deem glória a um charlatão como paulo coelho, isso é com vc...
E, para terminar, transcrevendo do seu comentário: "Não tem desculpas"! Eu as pedi?
Ora, ora...

Bruno.Defaveri 23/03/2017minha estante
Me prendi muito no intuito de saber sobre a traição, que me perdi no sentido de "olhar" no livro o aspecto do Bentinho.
Mas, se do ponto de vista dele, ele próprio se denomina Casmurro, imagina se fosse contado por outro personagem do livro, exemplo ezequiel, o quão Bentinho seria mais carrancudo e triste.

Gabriel 09/04/2017minha estante
Não é Capitu quem trai. Não é Bentinho. É Machado. Esse sim, escreveu cada linha com o objetivo de dissimular. Assim como Bentinho, julgamos. Apontamos o dedo, ora para Capitu, ora para o casmurro. Mal percebemos que assim como ele não somos imparciais. Machado nos ganhou, mais uma vez. Somos bentinho. Apontamos, sempre.

Maria 24/05/2017minha estante
Excelente resenha!

Figueira de Meireles 09/06/2017minha estante
Cara, essa discussão é intrigante e controversa. Só o Assis poderia nos deixar com cem por cento de certeza. Mas, eu estou com você. Creio que o Bentinho é um personagem paranoico e inseguro, e se estivermos certos, a personagem Capitú passou por maus bocados. Porém, é certo que, levando-se em conta que é mencionado que o Ezequiel era cópia exata de Escobar(esse fato é no mínimo estranho), a discussão ganha vida e voltamos para a dúvida inicial. Eu não me arriscaria a afirmar com tanta certeza um ou outro ponto de vista!

Ravena 23/09/2019minha estante
Resenha espetacular! Digna de se premiada! Concordo contigo em cada pormenor apresentado. Parabéns pela leitura minuciosa e atenta. Machado se orgulharia de ti!

Schaden 16/02/2020minha estante
Bentinho é um psicopata. Precisa a tua resenha. ?

Bruna 18/03/2020minha estante
Muito intenso a forma que você interpretou.

Glauciano 01/04/2020minha estante
Concordo com você. É difícil afirmar que houve traição por parte de Capitu, pois o narrador dos fatos foi o Bentinho (o suposto traído). Ele, como todo ser humano, pode ter aumentado os fatos, destorcido a realidade do acontecimento. O cara era ciumento para a porra. Bem que poderia ter sido corno mesmo (rsrsrsrsrs).

Mið» 15/04/2020minha estante
Melhor resenha

Mari 05/05/2020minha estante
Adorei esta resenha!

Barc 23/05/2020minha estante
Terminei de ler o livro ontem e depois de ler sua resenha já bateu saudade e vontade de relê-lo.

Brê 26/05/2020minha estante
Eu acho que ele é Bissexual reprimido '0'

Andresa.Lima 29/05/2020minha estante
Ele é quem devaneou deleites com a amiga da Capitu e só não concretizou porque o amigo acabou morrendo e as famílias se afastaram. Na vida, como medimos os outros pelo que temos coragem de fazer, ele só projetou na esposa o que estava seu próprio inconsciente!

Ander 15/06/2020minha estante
?????

Mp28Rangel 25/06/2020minha estante
Foi minha primeira leitura de Machado de Assis. Gostei muito!!! :) Atualmente, já li quase todos os seus contos. :)

Cleyton 27/06/2020minha estante
Muito boa a sua visão. Achei bem coerente e provavelmente seja mais consistente que a possível traição de Capitu.
Gostei muito desse livro do Machado mas achei que ele ficou enfadonho no meio, com muitos capítulos não essenciais a história.

Mariah 17/08/2020minha estante
KKKKKK O POVO QUERENDO DIZER QUE A TRAIÇÃO É UM SPOILER DO LIVRO KKK GENTE O LIVRO N É DE ONTEM NÃO É DE ANOS E ANOS ATRÁS QUALQUER UM SABE DA TRAIÇÃO ATÉ MESMO QUEM NÃO SABE DO LIVRO NÃO EXISTE ISSO DE SPOILER ALÉM DE QUE SE EU FALAR QUE O TITANIC AFUNDA VAI SER SPOILER???? Mano esse livro não foi lançado no século 21 não eu ein

Ander 17/08/2020minha estante
?????

Li 26/08/2020minha estante
Pra que o spoiler amor kkkkkkk

Lary dos babados 20/10/2020minha estante
Estou lendo o livro e sinceramente essa resenha foi um divisor de águas pra mim.
Nossa to pensando de uma maneira totalmente diferente agora

xsampaiox 04/11/2020minha estante
moça, não se deve colocar informações sobre o acontece no livro em uma resenha.
As resenhas são para as pessoas que não leram o livro, verem se vale ou a pena ler ou não.
Você tem que falar sobre o livro e não o que acontece nele...

Cristini 12/11/2020minha estante
Estou triste por ver nesses comentários, leitores que pretendem ler Machado de Assis não conseguiram interpretar nem a resenha.
Li há alguns dias e tudo que eu quis ao terminar, era que meia dúzia de amigos meus TB o tivessem acabado de ler pra debatermos juntos as camadas do romance.

Rosa Santana 12/11/2020minha estante
Desiludida, Cristini. Cada vez mais a maioria dos leitores se fixam no raso.

liacnog 14/12/2020minha estante
Resenha perfeita!!

Marcia 16/12/2020minha estante
O que mais gosto é de observar as várias metáforas dos olhos. Os de Capitu são olhos de ressaca; os do jovem Escobar, olhos policiais e por aí vai. A cada releitura é como um novo livro.

Black Flower 20/01/2021minha estante
A obra machadiana mais fantástica que achei foi essa, mesmo sendo essa da 2 fase do romantismo. E só digo uma coisa: Capitu não traiu Bentinho; na infância mostra um detalhe de uma loucura de ciumes que ele tem.

Gláucia 06/12/2010

Dúvida eterna.
Li, reli e treli com o intuito de achar uma pista, um indício da traição de Capitu e conclui que talvez nem o próprio Machado de Assis tenha essa resposta.
A genialidade dessa obra reside justamente aí. O autor consegue satisfazer quem acredita e quem não acredita na traição, dando fortes argumentos e indícios para as duas conclusões. Impossível ter certeza.
Eu, particulamente, creio que Bentinho imaginou tudo. Quem pode saber?...
U.F. 24601 14/01/2011minha estante
Pensei que só eu tinha lido várias vezes tentando achar algo desapercebido, mas vejo que estamos no mesmo barco :p

Paulo Silas 12/02/2011minha estante
É verdade! Concordo plenamente:"A genialidade dessa obra reside justamente aí. O autor consegue satisfazer quem acredita e quem não acredita na traição" Tenho pra mim que este era o objetivo de Machado de Assis:provocar dúvida insanável! E até que é legal! Eufórico!

May 13/02/2011minha estante
Gláucia, era exatamente isso que M. de Assis queria. Por se tratar de uma obra pós-romancista, criticava toda aquela paixão avassaladora e todos os finais ou totalmente trágicos, ou totalmente felizes. A realidade (como é uma obra do realismo) é exatamente essa, Nada é totalmente trágico, e nada é totalmente feliz. A E com isso, continuaremos da dúvida eterna se Capitu traiu ou não Bentinho.

Alexandre 02/03/2011minha estante
Além disso, se não houvesse essa intriga, o livro terminaria com um ?felizes para sempre? antes do Capitulo ?A mão de Sancha?. Teria que acontecer alguma coisa.

Juliana 31/03/2011minha estante
Também acredito nessa hipótese do Bento ter criado tudo, pois o livro deixa bem claro como ele ciumento, mas o fato do Ezequiel, seu suposto filho, ser bem parecido com seu amigo Escobar era um fato que não era somente ele que via.

Matt 13/08/2011minha estante
Eu acho que ela traiou, por conta dos "Olhos de resaca" que ela joga em cima do defunto!! Na hora do velório, mas vai saber né?

Thaty Furtado 22/08/2011minha estante
Se traiu eu não sei, mas acho que o menino não era filho do Escobar, já que ele pensava casar a filha com o menino. Naquela época, (e hj também) não se via pecado tão grande quanto incesto; ele não falaria isso sabendo que os dois são filhos dele. A não ser q não soubesse, o que acho improvável

Karla 12/06/2012minha estante
Ah!Muito boa essa sua analise.De fato é de se deixar pensando,estou lendo e vou reler,quero tirar tudinho dele,cada detalhinho.Eis a pergunta que eu também fiquei,será que até o próprio Machado tinha a resposta?Em um dado capítulo o próprio Bentinho diz que sua imaginação é muito fértil,isso deixa a questionar.Bem,enfim,gostei do seu ponto de vista!

Gláucia 19/04/2013minha estante
Oi Vismael, tudo bem com vc?
Que tal acha sobre respeitar o espaço alheio? Em que passagem de minha resenha de Dom Casmurro vc viu me referir ao Paulo Coelho? Devo estar cega pois não achei essa passagem a qual vc se refere e vem armado de agressividade numa página que não é sua.

Dana 24/04/2014minha estante
Nossa eu amei, se for isso mesmo, acabou minha dor de cabeça!!!!!!, nossa seu ponto de vista é fantástico!

Deivi.Lucio 08/09/2019minha estante
Terminei de ler hoje e acredito que houve traição .....ele menciona que poderia ter tido outros filhos e pq não teve?(esterilidade).Capitu resolveu o problema da infertilidade dele com o amigo Escobar já que era o sonho de ambos....Com o passar dos anos ele começou a reparar em Ezequiel o jeito de comer,sorriso o jeito de virar os olhos e me parece que até a mãe dele percebeu porem nada comentou....agia de uma forma fria com a Capitu.

victor lopes 29/08/2018

Alguns pontos sobre o livro:

1 - Bentinho e Escobar não são héteros;
2 - Quero uma história entre Bentinho e Escobar no seminário;
3 - Apesar de não ser hétero, Bentinho tem atitudes de homem hétero, portanto é o famoso boy lixo;
4 - Capitu não traiu Bentinho.

Fim.
Arthur 29/08/2018minha estante
Melhor resenha que já li na minha vida

victor lopes 29/08/2018minha estante
kkkkkk Veio do fundo da minha alma

Arcan 01/09/2018minha estante
Lembrando que isso é somente sua interpretação.

victor lopes 01/09/2018minha estante
Eu escrevi a resenha, portanto é a minha interpretação, é claro.

Lílian Roberta 01/09/2018minha estante
BERROOOOO
Agora quero ler mais ainda ahsuahuahs

Lana 02/09/2018minha estante
TOTAL!!!!!!!

Ana Gabriela 03/09/2018minha estante
Hahahahah sensacional

Tamires.Isis 10/09/2018minha estante
Não traiu mesmo. Ele é que era um louco.

lee 26/09/2018minha estante
Resolvi ler pq vi essa teoria e claramente concordo com ela agora.

Derby 18/10/2018minha estante
É o melhor entendimento da história até agora kkkk

Inugami 23/07/2009

Eu levei esse daí pro lado pessoal.

ODIEI.

Li, reli, tresli, quadrili... Ouvi até o audiobook.
Vestibulando faz de tudo pra passar, né?

Machado de Assis tem o meu mérito porque esse livro é perfeitamente construido pra ninguém saber o que REALMENTE aconteceu. Por isso levou uma estrelinha a mais.

Só que pra mim, que decorei essa merda e não caiu NADA na prova de literatura, BENTINHO É UM CORNO E CAPITU É UMA PUTA
Camila 10/01/2012minha estante
Lendo comentários assim percebe-se quão bem você iria se tivesse caído a obra.

Danielle 17/06/2012minha estante
Concordo, Camila. Se isso é tudo o que você conseguiu tirar dessa obra que chega a ser um mito por sua perfeição, é porque não sabe realmente perceber a essência de palavras bem escritas, frases filosoficamente criadas e um mistério genial, o qual ninguém conseguiu decifrar depois de mais de um século.

Cinthia 17/06/2012minha estante
Por isso que eu não li na minha época de vestibulanda, só depois quando tive vontade. Não me arrependo. :)

andre 24/03/2013minha estante
O livro é monotono e superestimado pra quem nao gosta do genero, verdadeiro absurdo tentarem forçar as pessoas a lerem um livro pq é considerado um classico da literatura brasileira, tentando enfiar goela abaixo literatura como se isso fosse despertar o interesse do leitor. sou totalmente contra isso, somos obrigados a ler dom casmurro por ¨livre e espontanea pressão dos vestibulares¨ e acabamos traumatizados com literatura brasileira achando que todas sao tão monotonas quanto dom casmurro, triste isso,um verdadeiro repelente de jovens leitores que estao iniciando no mundo dos livros, se uma pessoa nao gosta do genero pode ser o melhor livro do mundo que ela nao vai gostar, sera que nao percebem isso? o mais engraçado sao os pseudointelectuais
(sem generalizar) que por gostarem do genero e por este ser um classico acham que todos tem a obrigação de gostar tbm, caso contrario é um ignorante/analfabeto/burro como citados em alguns comentarios...pra finalizar, nao quero tirar os meritos de machado de assis, mas Dom Casmurro É CHATO, MUITO CHATO!!

Natalia 02/10/2013minha estante
Mas como tem gente que não tem senso de humor mesmo kkkk
Meu caro, eu te entendo, fui forçada a engolir guela abaixo esse livro pela escola, e o povo fica tentando desvendar um "enigma" que sinceramente, aposto como nem Machado esta aí para isso, mas ok.

Yasmine 17/10/2013minha estante
kkkkkkkkkkk

kellytchya 15/01/2014minha estante
haha, pra quem leu tanto e chegou a essa conclusão, vc teve mesmo muita sorte de não ter caído nada na prova, rsrsrsrsrs

Limão @diasdecitacoes 14/07/2014minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Te entendo perfeitamente!
É muito chato quando somos forçados a ler algo!
Ninguém é obrigado a gostar do livro, eu achei monótono.
Como aluna eu entendo como é ruim ler os livros impostos, mas como futura professora eu sei da importância de se "obrigar" a leitura. Se a vida me permitir jamais iniciarei meus alunos com obras clássicas, elas são chatas e exigem experiência do leitor. Mas meus alunos terão de ler, nem que eu invente níveis de dificuldade literária rsrsrs

Dean Tarik 27/02/2015minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Eduardo Ramos 26/07/2017minha estante
Acabei de ler e acho o mesmo. Tomou uma bola nas costas linda. O moleque era a cara do Escobar! rs

Tales Martinelli 18/08/2020

Traiu ou não?!
Um clássico definitivo da literatura brasileira. Dom Casmurro é um livro narrado por seu protagonista, Bentinho, já mais velho, relembrando sua vida cotidiana e romance da adolescência e vida adulta.

É um livro muito interessante, que gera uma gama de sentimentos ao decorrer da leitura, tendo um final que fecha de maneira muito satisfatória!

Este final possui uma interpretação, que varia de cada pessoa... Mas na minha opinião (SPOILER ALERT!) não houve traição alguma!!! Hahahaha
Wilza 18/08/2020minha estante
Concordo, não traiu.

Andressa 18/08/2020minha estante
Também acho que não traiu!!!

Tales Martinelli 18/08/2020minha estante
Ainda bem que não tô sozinho nessa hahahaha Bentinho é doido! Desde o começo com esses ciúmes!

Talita.Martinelli 18/08/2020minha estante
Me recomenda pra leitura de férias?

Tales Martinelli 19/08/2020minha estante
Opaaaa! É uma leitura diferente, mas acho que você vai curtir

Ana Lu Oliveira 19/08/2020minha estante
Não traiu e ele é doido de ciúmes sim, credo!

Juvita 19/08/2020minha estante
Vale a pena mesmo, essa leitura?

Andressa 19/08/2020minha estante
Eu acho que depende muito fazer a leitura desse livro, não é atoa que é um clássico, mas minha primeira leitura foi no Ensino Médio e eu detestei ele, foi uma leitura arrastada e entediante, só depois de um "amadurecimento literário" eu soube apreciar esse livro, depois da minha releitura, digo que é um dos melhores livros que já li.

Tales Martinelli 19/08/2020minha estante
Concordo totalmente com você! Vai de cada um... também por ser uma leitura de época, é meio rebuscada a escrita, então pode ser entediante para algumas pessoas... Mas vale a pena ler sim!

Juvita 19/08/2020minha estante
Sendo assim, vou colocar ele na minha listinha! :)

Brutal 11/05/2010

Critica (ao skoob)
Para Dom Casmurro não tenho comentários.
Mas fico indignado quando olho para suas avaliações.
São quase 200 avaliações em ruim (1 estrela).
xD
Eláia... "Brazil" que não sabe prestigiar seus próprios mestres.
Aline Gomes 27/05/2010minha estante
Concordo plenamente com vc! Para esse povo só Meg Cabot e Stephenie Meyer são boas escritoras(eu adoro os livros delas, mas não são os melhores do mundo!)

Pra mim que estudo Letras isso é lamentável...Tem duas pessoas que votaram no tag "Chato"!

Dom Casmurro é a obra-prima de Machado de Assis! Nem tem palavras pra descrever

Aline R. 06/06/2010minha estante
A crítica não seria ao Skoob, e sim aos "skoobers".

camila 06/07/2010minha estante
O fato me indigna mas não me impressiona. Não é de se esperar que uma maioria nacional analfabeta funcional aprecie um livro que pode ser de entendimento mais complexo.

maevsi 11/05/2012minha estante
Não apenas aos skoobers, mas aos brasileiros em si que ignoram uma obra tão linda como Dom Casmurro. Que leiam Stephenie Meyer, J. K. Rowling, Rick Riordan, mas não esqueçam de ler as obras primas, os escritores que se tornaram lendas.

Machado de Assis é comparado a Shakespeare e Camões, e é brasileiro!! E o pior de tudo isso é q o ignoramos!! Hj muitos preferem ficar lendo resumos para o vestibular ao invés de se dignar algumas poucas horas da sua vida para ler um livro q considero muito pequeno e uma obra prima brasileira.

Somos uma sociedade de idiotas.

Concordo com todos os comentários abaixo...

Cinthia 17/06/2012minha estante
Ah gente, pelo amor de Deus, gosto é gosto. Eu leio todos esses autores que foram considerados ruins aí embaixo, e adoro Dom Casmurro do mesmo jeito. A diferença tá no gosto pela leitura, uns tem, outros não. Simplesmente leem algo só porque tá na moda ou porque são obrigados (vide vestibulandos), aí é complicado mesmo conseguir apreciar um clássico. Acho inclusive que as pessoas deviam tirar seu próprio tempo pra ler um livro desse, alcançar a maturidade necessária primeiro. A educação primária e secundária no Brasil também peca muito na iniciação de seus alunos na leitura. Enfim, fazer o quê... Pior seria se a maioria das avaliações não fosse de 5 estrelas (como de fato é).

Juliana @4livreira 28/06/2013minha estante
Brasileiro é além de hipócrita, um mal educado que não sabe e nem teve o costume de ler. Daí querer ler somente os livros de fora e mal pegar numa obra-prima brasileira.
Se soubessem as raridades que temos!
Nenhum escritor já inventou um mistério de mais de séculos que até hoje nenhum mestre conseguiu desvendar! Mais uma das genialidades de Machado. ;)

Natalia 02/10/2013minha estante
Então quer dizer, que para sermos considerados de bom gosto literário, temos todos que apreciar as mesmas obras? Ou ainda, que somos obrigados a admirar as obras brasileiras apenas pelo fato de serem brasileiras? Não concordo. Eu particularmente, gostei de Dom Casmurro, e apesar de ter gerado um "enigma" que nenhum "mestre" conseguiu desvendar, o resto é pura encheção de linguiça, o tem de genial em 90% do livro? Acho Machado de Assis um bom escritor, gostei dessa obra, o que não me faz apontar o dedo para quem não gostou e criticar. Sou contra quem lê por modinha, mas não generalize, gostos literários não se discutem.

Tamiris 19/11/2016minha estante
me poupe! não é pq o livro é um clássico que deve agradar a todos
gostos são singulares

honey mik 12/02/2020minha estante
lol

Tiago.Boaventura 10/09/2020

Um clássico tardio
Primeiro livro de literatura clássica brasileira que eu, já tardiamente, vim a ler por completo. Digo tardiamente por que já me encontro com 33 anos ao escrever essa resenha. Porém, não poderia ter vindo essa leitura em melhor hora. Comecei a ler Dom Casmurro por sugestão de uma amiga e a pergunta que me moveu através das quase 300 páginas foi: Capitu traiu ?

O livro não trata apenas de um tema, mas sim de vários temas cotidianos e diversos personagens que nos são apresentados no começo do livro com maior profundidade e depois acabam compondo toda a trama com sua maior ou menor importância.

Me chamou muito a atenção o estilo de escrita de Machado de Assis, nunca havia lido nada parecido e como é rica a sua narrativa. Há momentos em que ele mesmo conversa com o leitor, dando inclusive sugestões ou relembrando fatos que ocorreram nos capítulos pretéritos do livro. Seus versos se encaixam de uma forma a compor quase que uma melodia em determinados períodos. Creio que aí está uma das coisas que faz com que essa obra, mesmo passados mais de 100 anos de sua publicação, ainda continua ser exaltada.

Dom Casmurro conta a história de um grande amor e de uma grande amizade ao longo do tempo, vou me limitar a isso para que você que esteja lendo possa ter sua curiosidade aguçada. Nunca antes eu havia feito uma resenha, mas acredito que esta deva servir para instigar a curiosidade ou dirimir as dúvidas de quem se acha propenso a ler alguma obra.

Por último queria destacar que Dom Casmurro, mesmo tendo sido escrito há mais de cem anos, não contém um português tão rebuscado e difícil de digerir como eu supus antes de me empenhar nessa leitura. Digo que rapidamente você há de se acostumar com a forma que Dom Casmurro conta os acontecimentos que compõem esta obra que deve sim ser lida.
Ana 25/09/2020minha estante
Eu também o li esse ano. Antes tarde do que nunca

Tiago.Boaventura 25/09/2020minha estante
Antes tarde do que nunca, exatamente. Após esse clássico me animei para ler outras obras nesse mesmo estilo.

Ana 25/09/2020minha estante
Se ainda não leu, te indico O Primo Basílio, de Eça de Queiroz.

Tiago.Boaventura 25/09/2020minha estante
Opa, vou colocar na lista aqui para ler. Preciso terminar O Cortiço aqui antes de outro clássico. Obrigado.

Ana 26/09/2020minha estante
Por nada.

Vitória 27/10/2020minha estante
Ótima resenha! Fiquei mais curiosa pra ler essa tão falada obra.

Tiago.Boaventura 27/10/2020minha estante
É uma obra que você vai conseguir ler bem rápido eu acredito. Depois que terminar podemos discutir a respeito.

Danielle 28/04/2019minha estante
Lembre-se de que o narrador, se não me engano, era o próprio Bentinho, então a semelhança da criança com Escobar pode ser loucura da cabeça dele.

Maura 28/04/2019minha estante
Eu pensei nisso também, mas é impossível saber, se eu levar só em consideração o que o bentinho escreveu, na minha opinião a Capítulo traiu, mas se eu pensar fora da caixinha assim como você, é provável que ela não tenha traído, fico confusa kkk

Capitu***

Danielle 28/04/2019minha estante
Quando eu reler a gente conversa novamente ;)

Beleza ^^

Karolina 25/06/2019minha estante
Semelhança é coisa da cabeça ciumenta de bentinho, nenhuma outra pessoa do livro fala sobre isso... apenas comentam q o menino gosta de fazer imitações

Flávia 11/12/2020

Flávia 13/12/2020minha estante
Hehehe rapaz, eu acho.
Por q ru tens dúvidas?

Dem 13/12/2020minha estante
Porque o autor desenvolveu o texto justamente para gente ficar em dúvida. E pela forma como Capitu se comportava, eu acho que houve uma enrolação para pensarmos que ela traiu. E homem quando a mulher é mais "pra frente" sempre vai achar traição onde não tem... Hehehehehe

Flávia 29/12/2020minha estante
É verdade kkkkkk
Mas Eu interpretei que ela traiu pelo fato de ser dito que o menino é a cara do outro e pelo fato de ela não ter negado.
Ficou esse vazio.

Dem 30/12/2020minha estante
É... Não tinha olhado por esse lado... É aí que mora minha dúvida. Ela não negou mas também não afirmou... A não ser que no texto, passou algo que não percebi, indicando a traição dela. Vou ler de novo olhando por esse seu ponto de vista... kkkkk

Flávia 30/12/2020minha estante
O pior é q nao diz se ela traiu.. mas e o menino que diz que é a cara do amigo? Kkkkkkk
A gente vai endoidar ??

Natalie 22/05/2017

Já se falou muito acerca de Dom Casmurro mas nunca é o bastante. É sempre um debate rico sobre um livro que desperta sentimentos únicos em cada leitor. Com uma ironia fina, Machado de Assis nos leva ao Rio de Janeiro do final do século XIX para conhecermos as memórias de Bentinho, o ex-seminarista mais conhecido do país. Quem nunca ouviu falar da casa de Mata-Cavalos, do Protonotário Apostólico e do "supertlativíssimo" José Dias? São personagens que já fazem parte do imaginário popular brasileiro. A adjetivação dos "olhos de ressaca", de "cigana oblíqua e dissimulada" de Capitu é, talvez, a mais famosa da literatura nacional.

Em capítulos curtos e de constante conversa conosco, é inevitável não formar juízo de valor sobre a existência ou não do adultério e da paternidade de Ezequiel. É a quarta vez que leio Dom Casmurro e em todas elas não encontrei motivos para duvidar de sua palavra. Não vejo indícios de alucinação ou ciúme doentio. Enxergo a amargura de quem foi traído por quem mais estimava. Acredito que o argumento de que só temos acesso à sua versão dos fatos não é válido para tachá-lo de paranoico, pois se fosse assim não poderíamos crer em nenhum outro livro narrado em primeira pessoa. Já que não há outro ponto de vista escrito pelo autor, presumo que este é verdadeiro.

Especulações á parte, Dom Casmurro é esplêndido em sua estruturação: bom humor ácido, curiosidades minuciosas sobre o protagonista e suas relações interpessoais, caracterização profunda do caráter dos envolvidos no enredo com tremenda concisão e objetividade, sem falar dos comentários sobre os costumes sociais da época. Excelente em todos os aspectos.
Wagner 22/05/2017minha estante
Saudações Natlie.
Excelente resenha para um livro fantástico. Nota dez, com louvor.

Natalie 22/05/2017minha estante
Obrigada, Wagner.

Babi 22/05/2017minha estante
natalie, já que li esse ano também vou até deixar um trecho aqui rs

"Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos. Eu, quando leio algum desta outra casta, não me aflijo nunca. O que faço, em chegando ao fim, é cerrar os olhos e evocar todas as cousas que não achei nele. Quantas idéias finas me acodem então! Que de reflexões profundas! Os rios, as montanhas, as igrejas que não vi nas folhas lidas, todos me aparecem agora com as suas águas, as suas árvores, os seus altares, e os generais sacam das espadas que tinham ficado na bainha, e os clarins soltam as notas que dormiam no metal, e tudo marcha com uma alma imprevista que tudo se acha fora de um livro falho, leitor amigo. Assim preencho as lacunas alheias; assim podes também preencher as minhas."

aah, vc viu a edição dele da editora carambaia? bonito & caro :(

Craotchky 22/05/2017minha estante
Um dos livros nacionais que mais gosto. Interessante você ser bem enfática na sua posição quanto a grande questão do livro. Só o li apenas uma vez e acho difícil dizer se sim ou se não. Esse negócio de primeira pessoa não confiável é de enorme discussão; lembro imediatamente em Lolita. Eu penso: se tem penas o narrador em primeira pessoa eu vou confiar em quem além dele?

Albert 23/05/2017minha estante
Excelente. Concordo com você na questão do adultério, e acredito que o Machado quer chamar a atenção para o perdão por parte do Bentinho, pois o garoto não tinha culpa dos atos da mãe.

Andrade 09/06/2017minha estante
Que resenha! Parabéns, garota!

Fernando Lafaiete 23/01/2019

Dom Casmurro: A psicologia literária Machadiana como forma de questionamento do ser que chamamos de humano.
******************************NÃO contém spoiler******************************

É com a pena na mão, a alma no passado e o corpo no presente, que o perturbado protagonista, a versão Machadiana de Otelo de William Shakespeare, começa a narrar sua história de vida. Uma narração parcial, subjetiva e, portanto, nada confiável. A intenção? Expor os fatos que o levaram ao estado em que se encontra no presente. Atar as duas versões de si e se libertar do que lhe atormenta. Com apresentações e argumentos “racionais”, Dom Casmurro tece uma teia, como uma aranha, e te envolve em um lema que mesmo após o lançamento da obra em 1899, ainda nos perturba. Afinal de contas: Capitu traiu ou não traiu Bento Santiago?

O enigma criado pelo protagonista tem a intenção de nos levar a um estado de desconfiança extrema, onde nos vemos presos em um labirinto no qual não conseguimos sair. Ou como Borboletas em estado primitivo, presos em um casulo que se nega a rachar. Somos manipulados e mergulhamos nas palavras muito bem escolhidas pelo narrador. Um mar de loucura ou de sensatez, deixo tal escolha a sua decisão. Dom Casmurro não passa de um ser doente que caminha sobre a terra, não tendo mais condições de viver. Vive e sobrevive como uma alma penada presa ao passado. Ou seria ele um homem injustiçado, traído tanto pela esposa quanto pelo melhor amigo?

“O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi e nem o que fui. ”

O importante é sabermos que Dom Casmurro é uma obra-prima com foco no ciúme. O verdadeiro mote central que deixa a sombra até mesmo os tido protagonistas. Não se trata de uma narrativa com foco na traição. A traição é apenas uma suposição feita por Casmurro e sustentada pela maioria dos leitores. Podemos embarcar na verdade que nos é entregue ou podemos questionar sua veracidade. Tudo vai de analisarmos e decidirmos se os discursos articulados por aquele que Machado de Assis criou, são fortes o suficiente para nos persuadir. Podemos acreditar no que no que nos é entregue e assim nos tornarmos os verdadeiros Casmurros, ou podemos deixar esta adjetivação apenas a Bento Santiago, a quem verdadeiramente lhe serve este vocábulo.

São várias as interpretações e teorias aplicadas à obra. Seria Dom Casmurro um romance focado no homoerotismo? Não seria Bentinho apaixonado por Escobar (seu melhor amigo) e impossibilitado moralmente e socialmente de seguir com esta paixão, projetado tal imaginação em uma suposta relação clandestina entre sua esposa e seu melhor amigo? Esta teoria ganhou força com uma publicação detalhada publicada por Rosa de Nagasaki, uma usuária do Twitter no dia 9 de Novembro de 2018. Porém, já é uma teoria bastante antiga e já levantada por várias outras pessoas. Encontrei questionamentos do tipo que remontam desde 2007. Dom Casmurro seria na verdade gay e a injustiçada na verdade seria Capitu. O avesso do que a obra te faz querer acreditar.

“Os olhos de Escobar eram dulcíssimos (…) Realmente era interessante de rosto, a boca fina e chocarreira, o nariz fino e delgado”

“Apertei as mãos de Escobar, foi uma total ausência de palavras, assinamos o pacto. Elas vieram depois, de atropelo, afinadas pelo coração. ”

“Ia alternando casa e seminário. Os padres gostavam de mim. Os rapazes também, e Escobar mais do que os rapazes e os padres. ”

Capitu... Ah Capitu!!. A figura emblemática que possuía olhos de cigana oblíqua e dissimulada. A personificação feminina de Casmurro, venerada por muitos e criticada ainda mais pelos Casmurros, que alimentam a certeza de sua infidelidade. Seja caçando pistas de sua suposta traição através da obra original, através de sua adaptação em minissérie ou através da quadrinização de Ivan Zaf, a certeza que temos é que não temos certeza. O quebra cabeça nunca é totalmente montado independente de onde você procure peças para completá-lo. Dom Casmurro foi concebida como uma obra dúbia e permanecerá assim até o fim dos tempos. A genialidade de Machado de Assis é tanta, que o mistério criado por ele causa uma rixa entre os mais diversos tolos intelectuais que tentam desvendá-lo.

Uma obra atemporal, onde o ciúme, o pai da loucura, domina a narrativa e nos deixa pensativos. Até que ponto temos controle de nossa consciência? Até aonde conseguimos nos manter sãos, e a partir de que momento perdemos a noção de que somos seres racionais, passando a distorcer a realidade a fim de alimentar nossas incertezas? Dom Casmurro é mais uma obra que sacramenta a importância reflexiva da literatura psicológica. O tipo de literatura que nos desafia a desvendar as camadas psíquicas que nos tornam humanos.
Thaís Damasceno 23/01/2019minha estante
Fernando, essa resenha ficou ótima. Parabéns!Faz anos que eu li Dom Casmurro e não aproveitei a leitura, pelo menos não com a experiência que eu tenho hoje, quero reler ainda esse ano e sei que vai ser uma outra experiência e dessa vez vou aproveitar a leitura dignamente Hahaha...Essa sua resenha me deu uma animada a mais para ler, não só Dom Casmurro mas as outras obras de Machado.

Fernando Lafaiete 23/01/2019minha estante
Olha Thais, gosto demais da trilogia realista de Machado de Assis. Já havia lido este livro quando ainda estava no ensino médio e tive uma experiência nula, assim como você, acredito eu. Tenho certeza que em uma releitura, você de fato terá uma experiência muito mais proveitosa e significativa, principalmente no que tange o que frisei na resenha: Reflexão psicológica e acréscimo intelectual. Se gosta de outras obras de cunho psicológico como O Morro dos Ventos Uivantes, Crime e Castigo, Lolita... acho que é praticamente impossível não gostar de Dom Casmurro. E muito obrigado pelo comentário e por ter gostado da resenha. Sempre que demoro uma eternidade para escrever uma, é um verdadeiro alívio receber feedbacks como o seu. Rsrsr

Thaís Damasceno 23/01/2019minha estante
Coloquei na minha meta desse ano, borá conferir ;)

Fernando Lafaiete 23/01/2019minha estante
Ficarei de olho no seu processo de leitura. Torcendo pra você gostar.

Mirzão 15/03/2019minha estante
Parabéns pela resenha; argumentos bem pontuados!

Fernando Lafaiete 23/03/2019minha estante
Obrigado pelo comentário Mirzão. Fico feliz de saber que gostou da resenha. :)

Nathy B.W. 03/08/2009

Dom Casmurro?! Não, não dá!
Odeio abandonar livros, mas esse é simplesmente horrível demais para ser lido.
Eu juro que tentei... comecei umas 4 ou 5 vezes, mas nunca consegui passar do terceiro capítulo.
Amo ler, mas esse nem o fato de ser "super importante para o vestibular" me deu coragem suficiente.
OBS: Não foi nem um pouco necessário, passei no vestibular mesmo sem ter lido! =P
-Shadowcat- 09/08/2010minha estante
Bem, esse é o típico livro que a maioria das pessoas odeiam quando são adolescentes e amam quando adultas. Comigo não foi diferente, odiei ao 17, amei aos 25. Quem sabe algum dia você aprecie a densidade psicológica e o cinismo típico de Machado.

Larissa Pinto 18/01/2011minha estante
Esse é o tipo de livro que qualquer um abandona, não importa a idade...

May 13/02/2011minha estante
a questão não é ler somente pra vestibular. Você tem que estar na história, tenho 16 anos, li o livro pensando no vestibular do ano que vem, ams também por que pode vir a ser uma leitura interessante. A leitura é um pouco cansativa devido ao uso das palavras, e por ser uma obra realista, mas é ótima quando você continua a ler!

Débora 13/09/2012minha estante
Amei aos 18, amarei aos 50.

Jacy 08/03/2013minha estante
Amei aos 18, amarei aos 50. [2]

Andre.Castagini 14/08/2020

Livro ótimo também para aqueles que querem aumentar seu vocabulário. Permanece a dúvida Capitu traiu Bentinho?
L. Vertuan 14/08/2020minha estante
A eterna questão do "traiu ou não traiu?", Machado foi brilhante.

Jan 14/08/2020minha estante
Bentinho é louco rs.

Domi Castro 27/09/2020minha estante
Ah, esse livro...

Virgínia 28/09/2020minha estante
Acho que ela traiu.

Gerson 06/10/2020minha estante
Caraca!!! Terminei de ler a pouco... e realmente André: o que mata é essa dúvida!!!

Dani Paiva 11/05/2017

Machado de Assis sabia das coisas...
Na boa... eu lembro que no auge dos meus 14 anos eu quebrava o pau na aula de literatura defendendo a tese que era obvio que o Ezequiel era filho do Escobar, afinal o enredo do livro eh sobre todas as provas que o Bentinho reuniu dando para os leitores todos os motivos que o fizeram duvidar da fidelidade de Capitu, terminar a vida solitario e ter se tornado o Dom Casmurro...

Nao, péra.... ter se tornado? O maluco já era loko desde sempre minha gente... lá no seminário o doido já mostrava que era desequilibrado com/pela a Capitu. Dá pra confiar num narrador parcial desses?

Toda vez que dou uma espiada de novo nesse livro fica cada vez mais claro 2 coisas na minha mente:
1. MACHADO DE ASSIS ERA UM GÊNIO!
2. FELIZ NESSE LIVRO SÓ AQUELE ÓRFÃO MESMO...
Michelle 11/05/2017minha estante
Mas o argumento de que o Ezequiel é filho do Escobar pois são parecidos é fraco demais. Pelo que me lembro tem uma história simular no livro não tem? De um filho (a) q parece com outra pessoa que não é o próprio pai

Dani Paiva 11/05/2017minha estante
Mi, não era só por isso... eles demoraram pra ter filho e na época eu achava isso mais que suficiente pra concluir que a Capitu tinha feito caridade e dado um filho pro Bentinho se aproveitando do corpinho do Escobar... na época eu defendia com todas as forças tbm a Capitu era dissimulada, sonsa e se fazia de vítima (exatamente assim como o narrador advogado-esquisofrênico afirmava e nos fazia acreditar)... nuss... mas hoje? Com minha idade de la vai fumaça? Defender aquele Dom Casmurro? Aff... Parece que o jogo virou pro meu lado, não eh mesmo? E vc? O que acha?

Michelle 11/05/2017minha estante
Muito paranóico. Acredito na inocência da Capitu.

Ana 11/05/2017minha estante
Como você eu também acreditava que o Bentinho tava certo em achar que a Capitu tinha traído, porque, afinal, como o menino tem a cara do Escobar e não é dele? Mas com o passar do tempo eu fui percebendo que era tudo uma ilusão da personalidade paranóide de Bentinho.
Genial como um livro pode nos mover assim depois de tanto tempo.

Dani Paiva 03/06/2017minha estante
Pois eh meninas... muito isso! Doença eh fogo... psiquiatra nele!

Ri 15/02/2020

Paranóico!

Chris 15/02/2020minha estante
Simmm!

@estantedatah 16/02/2020minha estante
E se tivesse, era bem feito

Ri 19/02/2020minha estante
Hahahahah Apoiado!