Dom Casmurro (eBook)

Dom Casmurro (eBook) Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


5546 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Nana 20/06/2024

Livro nr 74 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Brasil"

Dando continuidade ao meu projeto de ler um livro de cada país, cheguei ao Brasil e para representar nosso país escolhi Machado de Assis, que apesar de ser um dos maiores nomes da nossa literatura, eu ainda não tinha lido.

Na adolescência iniciei a leitura (século passado rsrs), mas não concluí por não ser uma linguagem fácil para a idade.

Acredito que cada livro tem seu momento certo e desta vez li, gostei e fiquei com vontade de ler outras obras do autor, com certeza lerei.
comentários(0)comente



Agatha467 20/06/2024

A obra "Dom Casmurro" de 1899 escrito por Machado de Assis, retrata a história de Bentinho narrado pelo o mesmo.

Mesmo sendo uma obra de anos atrás, ainda levanta um debate se Capitu traiu ou não, e confesso que esse foi um dos pontos mais interessantes que achei no livro. Quando olhamos pela época e a escola literária, o Realismo que vinha em oposição ao período anterior, a qual foi escrita surge a hipótese da possível traição.

Contudo quando a história se segue percebe se o quanto o Bentinho enfatiza Capitu ser dissimulada e seu ciúme possessivo, mostrando que os fatos narradas não são verdades absolutas mas opiniões e percepções dele.

E por isso se torna incrível, é um livro que você tem que ler para tirar suas próprias conclusões. Além de ser um livro interessante, clássico e bem escrito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruna3810 18/06/2024

Um bom clássico
Li na época da escola mas não me lembrava dessa reviravolta final. Pra quem gosta dos clássicos da nossa literatura, esse é obrigatório.
comentários(0)comente



carolanton 18/06/2024

Através da voz de Bentinho, um advogado e protagonista-narrador, somos conduzidos por um labirinto de dúvidas e incertezas sobre a fidelidade de Capitu, sua amada infância.
A trama foi habilmente tecido, desafiando constantemente as percepções do leitor, questionando a natureza da verdade e da memória.
A prosa magistral do autor revela-se tanto na profundidade psicológica dos personagens quanto na ironia sutil que permeia cada página. "Dom Casmurro" não apenas cativa pela sua trama intrigante, mas também pela sua reflexão penetrante sobre os mistérios do coração humano e as consequências de nossas próprias interpretações.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



desi 17/06/2024

.
Apesar de clássicos não serem meu tipo de livro, achei interessante explorar novos gêneros esse ano, e eu só queria dizer que: bentinho vc é LOUCO
comentários(0)comente

olivversion 17/06/2024minha estante
Mds duas estrelas?


liiizzz 17/06/2024minha estante
diva fora do assunto mas seu nome é lindo!!


desi 17/06/2024minha estante
aaa obrigadaa


Isabelly.Teline 17/06/2024minha estante
Gente abaixei o aplicativo agora,alguém pode me dizer aonde eu clico para começa a ler fazendo favor


liiizzz 17/06/2024minha estante
te mandei mensagem isa


Mila Campos 17/06/2024minha estante
@isabelly, não dá pra ler nesse app amg, aqui é pra registrar a leitura, resenha e tals


Isabelly.Teline 17/06/2024minha estante
Ata entendi amg obrigada


Isabelly.Teline 17/06/2024minha estante
N tem mensagem aq liiizzz




Isaque 17/06/2024

Pra além do traiu ou não traiu
Depois de uma pausa longuíssima (quase 2 anos) de minhas leituras, como foi bom poder retomar esse antigo hábito com um bom livro e, sobretudos, NACIONAL! Essa é uma obra pra se sentir orgulhoso de ter nascido brasileiro e cuspir no complexo de vira-lata que acompanha a gente desde que nascemos. Sobre a história, não há o que se falar. Ainda tou tentando digerir. Mas que história! Que escrita! Que personagens! Isso já em 1899. É extraordinário como pode um livro de quase 150 anos manter-se tão atual e cativante. O final definitivamente não resume-se ao debate ? que foi levantado apenas recentemente, inclusive ? do traiu ou não traiu. Se Bentinho é um narrador confiável ou não (que eu acho que era). Machado está nos contando uma história cinza, sobre pessoais "reais". A história possui nuances mais pertinentes para as quais você, leitor, precisa atentar e aproveitar durante a leitura.

Sobre a traição, eu não acho que Capitu tenha traído.
Isaque 19/06/2024minha estante
Errata: ao analisar melhor a obra (sim, dias se passaram e ela permanece na minha cabeça), eu não acho que o debate do "traiu ou não traiu" seja uma construção recente. Todos os elementos que sustentam uma ambiguidade proposital por parte do Machado estão na obra desde os primeiros capítulos.




Jaqueline907 16/06/2024

A escrita do Machado de Assis é admirável
Confesso que comecei o livro com um pouco de medo, mas me encantei com a escrita do Machado.
Tenho um carinho muito grande por essa obra, a maneira como o narrador vai se tornando cada vez menos confiável conforme a história vai se desenvolvendo é verdadeiramente instigante!
Lice75 17/06/2024minha estante
Minha experiência foi a mesma!! Fiquei com medo de não gostar de Machado de Assis, mas acabei amando




Allicia12 15/06/2024

Capitu foi vítima de um homem inseguro!!!
'Dom Casmurro', obra de Machado de Assis, um dos principais autores do realismo do Brasil, aborda temas como adultério, ciúmes e a burguesia da época. O livro é narrado pelo Dom Casmurro contando suas memórias e como supostamente foi 'traído' pela sua falecida esposa Capitu e melhor amiga de infância. Desde que era menino, Bento relata cenas onde se demonstrava ciumento e um tanto inseguro. Quando Bento vai falar sobre Capitu, suas características e jeitos sempre a colocava como uma menina esperta e que era 'dissimulada' – lembrando que ele era advogado e poderia estar muito bem manipulando o leitor.

Ao decorrer do livro, Bento consegue não se tornar padre e se casa com o amor de sua vida. Ele foi infiel e projeta essa infidelidade em Capitu, questionando se realmente é pai do seu filho Ezequiel.

Ao meu ver, ele era um homem inseguro e desejava outras mulheres, 'ah, se eu traio, minha mulher deve me trair também.' Machado consegue deixar o leitor fazer suas próprias interpretações e conclusões. Eu amei o livro, com certeza se tornou um dos meus favoritos e desejo ler outros livros machadianos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



davidionisio 15/06/2024

A experiência de ler uma obra por obrigação é totalmente diferente da de posteriormente ler por vontade própria.
Depois da obra de Machado viralizar nas redes, me senti tentado a dar uma chance aos livros que, em época de escola, eram um fardo para eu ler.
Dom Casmurro me entediou em vários momentos por conta do uso da norma culta e antiga da língua, mas me mantive firme na decisão de concluir o livro. A partir da metade da história passei a me interessar pela trama, e ao final estive completamente imerso no drama de Bentinho e sua suposta traição por parte de Capitu.
Normalmente, Machado não seria minha primeira opção na busca de um livro para ler, mas reconheço a importância e grandeza de suas obras e sua genialidade na arte de contar uma história.
comentários(0)comente



Mariana 15/06/2024

Dom Oxe
Gosto da escrita (às vezes parada), gosto da loucura e profundidade de cada personagem, para mim os "olhos de cigana oblíqua dissimulada", os "olhos de ressaca" de Capitu, são na realidade olhos profundos, que te causam arrepios, uma certa profundidade da vida, olhos perdidos.
Bentinho sendo vítima de sua loucura e criação, sendo forçado a algo que talvez nunca quisesse, porém consumido pelo fato de não conseguir tomar decisões, de não ter coragem de fazer algo, de ir contra sua mãe.
Bentinho não sabia lutar pelo que queria e às vezes era egoísta, Capitu era esperta, porém sempre distante.
comentários(0)comente



5546 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |