Dom Casmurro (eBook)

Dom Casmurro (eBook) Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

julibsf0 07/08/2024

caramba! minha primeira experiência com Machado de Assis e que livro bem feito, viu!

acho importante pontuar que:
aqueles que tacharam esse livro como apenas um relato de Bentinho expondo suas desconfianças, incertezas e ciúmes extremo em relação à sua mulher, estavam errados. li com esse pensamento e creio que teria aproveitado mais a leitura se tivessem me contado que é, na verdade, um diário da vida dele.
outrossim, vale ressaltar que é uma obra muito bem detalhada, rica em detalhes quase imperceptíveis e que requer mais de uma leitura pra percebê-los de fato. com base nisso, é fato que Dom Casmurro manipula e molda o descrever dos acontecimentos pra que venhamos a ter a mesma opinião que ele e ele faz essa manipulação muito bem.
em suma, tudo que posso falar é que, ao meu ver, Capitu traiu sim. mas devemos enfatizar que ela é muito mais do que ?mulher de Bentinho?. ela é sagaz, perspicaz e cheia de astúcia, dona dos olhos de ressaca mais falados da literatura.

Michela Wakami 07/08/2024minha estante
Se depender de mim, leremos muitos outros lá no grupo. ??

Lohan.Valerio 09/08/2024minha estante
Vamossss

Michela Wakami 09/08/2024minha estante
????

Vanessa.Castilhos 30/08/2024minha estante
????

Guilherme2709 06/08/2024

Clássico da literatura brasileira. Dom Casmurro foi uma leitura incrível para mim.

O livro tem uma linguagem simples e a história é bem envolvente, além de toda a trama ser bem desenvolvida.

toninhaaa 06/08/2024minha estante
não traiu!

Vanessa.Castilhos 06/08/2024minha estante
Não traiu, tbm????

Dani 06/08/2024minha estante
Uma releitura que pretendo fazer logo logo! E vamos ver qual vai ser minha impressão dessa vez.

Michela Wakami 06/08/2024minha estante
Qual foi a sua impressão na primeira leitura, Dani?

Lari ... 06/08/2024minha estante
Na primeira vez que li, tinha 15 anos e pensei que tinha traído. Depois, com mais maturidade, acredito que não traiu!

Cris 07/08/2024minha estante
Reli há pouco tempo e acho que não traiu. kkk...

Dani 08/08/2024minha estante
Minha primeira impressão foi ?Capitu, inocente?. Vamos ver se vou mudar de opinião na próxima vez! ?

Dobooks 06/08/2024

Clássico
É o clássico né, traiu ou não traiu, sempre foi o clássico da literatura. Fato que eu passei mais da metade do livro com raiva desse bendito Bentinho, e não não acho que traiu, acredito que era tudo coisa da mente dele, e vamos combinar que ele já não batia muito bem da cabeça né, inclusive foi ele mesmo que disse isso. Palavras dele não minha.
Sabrynna.Almeida 06/08/2024minha estante
Kkkk penso a mesma coisa

Alberto Pilati 05/08/2024

Traiu ou não traiu?
A pergunta mais clássica da literatura brasileira e que divide opiniões até hoje. A narrativa do autor é muito boa em despertar essa ambiguidade, e é por isso que a dúvida perdura. Uma ótima obra que deveria ser quase uma leitura obrigatória para todo Brasileiro.

Jessy 05/08/2024

Dê uma chance ao livro!
Ao saber que era uma leitura clássica brasileira da antiguidade, me bateu um desânimo, mas é claro, que li o livro inteiro por causa da escola. Sabe aqueles livros que a escola te obriga a ler? Então, foi o meu caso, porém, agradeço terem me empurrado o livro, pois ele nunca teria me chamado a atenção e estaria perdendo uma GRANDE leitura.

Machado de Assis faz você mergulhar no livro, você fica tão imersa nele que começa a pensar como o tal Bentinho, simplesmente, você não pensa mais pelo outro lado, não analisa a situação, tu acaba indo pela opinião do Dom Casmurro e acaba acreditando naquilo que ele quer que você acredite.

Apenas no final da leitura vi pelo ponto de vista dos outros personagens, me deixei levar totalmente pela visão do Bentinho, o livro te engana e te manipula em todas as situações da forma mais natural possível, pois isso, passa despercebido.

É incrível como Machado de Assis escreveu uma trama dessas no século correspondente, poderia facilmente ser uma novela da Globo feita nos dias de hoje.

Em um romance realista e trágico, você acompanha todas as reminiscências de Dom Casmurro, desde de quando era jovem. Ele conta a sua relação com as outras pessoas, principalmente com a sua amada, Capitu. Como eram as suas escolhas e sua vivência, sendo o foco sabermos sobre o seu ponto de vista e como pensava, e sendo o motivo de você ser facilmente enganada.

Acredito que é necessário você o ler o livro umas 2 à 3 vezes para não deixar um detalhe passar, por ser um livro bem elaborado e pensado, tem muita coisa entre as entrelinhas e tenho certeza que deixei passar ideias, que não estavam explícitas, despercebida.

Talvez me enrolei demais, mas, espero ter mudado o seu ponto de vista sobre o livro e ter feito você dar uma chance a ele. Leia, você não vai se arrepender e boa leitura!

Vivian24 04/08/2024

É aquela história: mente vazia?
Bentinho deixou uma paranóia se tornar doença e quem sofreu com isso foi Capitu e o filho. Realmente cabeça vazia é oficina do capiroto.

Gillyard0 04/08/2024

Não traiu!
Confesso que de início foi bem difícil engatar na leitura, mas conforme o tempo passa Bentinho deixa de ser apenas mais um personagem e se torna tão complexo sem que ele mesmo ou o leitor perceba! A dúvida e a grande questão quanto a suposta traição é plausível, mas Bentinho sempre procurava um motivo para uma traição, e o seu grande gatilho foi quando a própria Capitu mencionou um mero detalhe, e foi isso que fez com que ele levasse a fala dela como uma confissão, mas não acho que ela tenha traído, na verdade, nos capítulos finais fica claro que nem mesmo Bentinho tinha certeza, mas seu orgulho era grande demais para admitir o erro, dito isso, obra prima!

siathy 04/08/2024

Incrível
Dom Casmurro é uma experiência incrível. Todo mundo deveria ter a chance de ler esse livro simplesmente espetacular. Escrito há séculos atrás, mas que ainda consegue ser contemporâneo. Amei demais acompanhar essa história. E ela não traiu!

Gabriel.Juca 03/08/2024

Não lembro quantas vezes reli Dom Casmurro, mas essa obra continua espetacular. Sem dúvidas, uma das melhores obras literárias brasileiras, quiçá do mundo.

Wyara.Fontes 03/08/2024

Leitura obrigatória!
Pra mim não tem nenhuma dúvida de que Capitu NÃO traiu Bentinho.
Acho que a pergunta deveria ser "Bentinho era homossexual ou não?" OU "Bentinho era louco ou não?"
E acho que ele era os dois ?