Dom Casmurro - O Alienista

Dom Casmurro - O Alienista Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Ny09 17/05/2024

Resenha Machadão
O livro mais bem escrito que já vi e um dos melhores livros que já li.
Agora entendo pq as pessoas amam clássicos.??

Como machado escreve sobre a natureza humana e as situações da vida e do dia-a-dia, como ele lê a alma das pessoas, estou em choque e apaixonada pela escrita dele.

Senti tantas coisas ao ler chorei, apaixonei, fiquei com raiva,enjoei, não aceitei o que li (tantas coisas...) Estou desacreditada desse final como pode alguém fazer isso?!

moon.morales 17/05/2024

Amo literatura brasileira
Devo dizer que o início desse livro foi bem devagar pra mim, a apresentação de todos os personagens no início me dava sono, mas depois dos 20% peguei o embalo e fluiu rapidamente
eu gostei muito da história, gostei muito dos personagens, amei como tudo foi retratado, gostei e ver a história crescendo, gostei de absolutamente tudo nesse livro
amo o português antigo, me sinto muito chique lendo
dito isso, capitu não traiu. fim.

mahsalles 16/05/2024

é um livro bom realmente mas a leitura é ruim, cansativa e arrastada ainda mais por um ser um clássico

Ana Bê 16/05/2024

Envolvente
No começo eu tava meio meh, depois foi melhorando e eu realmente fiquei interessada. No final eu só conseguia acompanhar com um audiolivro, já que ficou bem massante.
Capitu NÃO TRAIU, estou aberta à discussões.

Lucas 16/05/2024

Começando a entender porque clássicos são clássicos. Para o meu primeiro livro do Machado de Assis, sai simplesmente maravilhado, apesar de ser um paradidático engatei na leitura e não poderia agradecer mais por ter sido apresentado a essa obra
Ny09 17/05/2024minha estante
Sim mil vezes sim.

Rose Ellen Laise 16/05/2024minha estante
A melhor resenha que já li na vida

Ny09 17/05/2024minha estante
Resumiu perfeitamente

Fellziix 15/05/2024

Traiu ou não traiu?
O livro é bom, o desenvolvimento é muito lento, a tudo realmente acontece nos últimos capítulos.
E na minha opinião, não traiu não.

Milena 15/05/2024

Foi uma leitura para a escola, mas resumindo a minha opinião:
Capitu não traiu apesar de eu admitir que tem sinais que possam dizer o contrário. Bentinho é um doido de pedra, super ciumento e possessivo e digo tbm que (acredito eu) os indícios de traição por parte de Capitu são tirados da própria imaginação dele, já que ele que narra não temos certeza de nada mas é claro que ele vai culpar a mulher pra se sentir menos culpado por tudo.

anaagdiass 15/05/2024

Não sou capaz de opinar
Viajei muito durante a leitura porque não é o tipo que me atrai, só depois da metade que me prendeu bastante.
Mas mesmo assim, posso ter perdido detalhes importantes, então não consigo dizer se traiu ou não ?

jackzxxx 15/05/2024

obra prima atemporal que trata de assuntos mt necessários como, por exemplo, a visão masculina e burguesa para com mulheres a frente do tempo que é Capitu, além de outros como ascensão social, escravidão, etc.
Capitu é a mlhr personagem sim! e resumir ela a ter traído ou não é um erro. Nossa véi, ela era uma mulher que refletia e tomava suas próprias escolhas as atingindo aos poucos, mas o Bentinho nos manipula para acreditar que esse aspecto dela é dissimulado só pq ele não sabia fazer isso por si.
Para mim o Bento Santiago é aquele típico cara que não tem teve contato social (até pq estudava em casa) e por causa disso não sabia lidar cm as próprias emoções. Com isso, veio toda a situação de ciúmes e, não sabendo lidar com isso, ele tenta se convencer e nos convencer que ele é a vítima (rei da coitadolândia) e culpa terceiros como nossa diva Capitu. Oq resulta, é claro, em um homem amargo ou, como seu apelido, um Dom Casmurro.
Não é atoa que os seus relacionamentos futuros não deram em nd, qm q qr namorar ou casar cm um coitadinho desses, que tenta te manipular a todo custo para ele se sentir bem consigo além de ficar roubando o brilho de Capitu a privando de sua autonomia para ficar presa nesse casamento sem futuro. Simplesmente ninguém escolheria e temo dizer q este foi o único erro de Capitu, mas tb n culpo ela devido a época e toda questão religiosa e patriarcal que a obrigava a ser submissa a Bento.
Enfim, mlhr obra nacional que já li e poderia falar mal do Bentinho por horas a fio!
Jeandela 15/05/2024minha estante
Bentinho quer mto é pica e n sabe pedir

Leonara.Tamires 15/05/2024

Interessante..
Pra mim foi uma leitura bem arrastada por ser livro de época, terminei ele porque sempre digo "já que comecei tenho que terminar", porém, no meio da leitura passei a me interessar melhor e vi que o livro é muito bom, só tem que ter cabeça pra entender rs

anna 14/05/2024

Pois bem eu esperava mto mais e achar que a capitu traiu eh loucura dito isso concluo mais uma vez o errado é o homem !

sah 14/05/2024

A forma como ele consegue criar uma conexão com o leitor é surreal, parecia realmente que eu estava ali conversando com o bentinho e vendo tudo acontecer na minha frente.

É uma história cativante demais, estava sempre curiosa para descobrir o desenrolar da narrativa e é claro, analisando tudo para saber se traiu ou não traiu.

E sobre a divisão dos capítulos, perfeita!! fiquei mal acostumada e agora é até mais difícil ler capítulos maiores kkkkkk