Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

anna 14/05/2024

Pois bem eu esperava mto mais e achar que a capitu traiu eh loucura dito isso concluo mais uma vez o errado é o homem !

sah 14/05/2024

A forma como ele consegue criar uma conexão com o leitor é surreal, parecia realmente que eu estava ali conversando com o bentinho e vendo tudo acontecer na minha frente.

É uma história cativante demais, estava sempre curiosa para descobrir o desenrolar da narrativa e é claro, analisando tudo para saber se traiu ou não traiu.

E sobre a divisão dos capítulos, perfeita!! fiquei mal acostumada e agora é até mais difícil ler capítulos maiores kkkkkk

lorenascimenezes 14/05/2024

Me desafiando a ler um clássico por semana! Comecei com Machado de Assis. Adorei! Ansiosa para o próximo! ???

MiriA 13/05/2024

Não tem como dar nota menor!!
Já tinha assistido uma peça na época da escola e amei, finalmente tomei coragem para ler e amei também, por ser um clássico achei que a linguagem iria ser difícil mas foi bem tranquilo de ler.
Não consigo chegar a nenhuma certeza interna se Capitu traiu ou não Bentinho mas pendo mais a acreditar que não, livro fenomenal!

Eduardo 13/05/2024

Não sei se entendi todas as nuances do livro – o que me dá a desculpa de uma segunda leitura daqui a um tempo – mas creio que consigo dar uns “dois centavos de opinião” sobre a história, mas principalmente de Bentinho.
A meu ver, desde o começo não dá para confiar na narrativa dele. Dava para notar desde o começo da história que, mesmo com seu exercício de dizer a verdade, suas afirmações não eram confiáveis – toda a questão da dissimulação da Capitu, o leitor vai descobrir lendo, é um belo exemplo disso.
Nunca há na narrativa um motivo real para desconfiar de Capitu (embora se tenha de Escobar), mas há motivos muito concretos para se questionar o juízo de Bentinho em diversas situações, onde ele demonstra não amor à Capitu, mas um ciúme doentio, uma obsessão, paranóias e delírios que dá para se suspeitar que o personagem sofre de algum grau de esquizofrenia.
E isso fica cada vez mais nítido na história, quando o personagem descreve atitudes e pensamentos seus, além de tornar a narrativa cada vez mais enviesada e pouco digna de confiança. No final, toda a questão da traição, e da suposta semelhança do seu filho com Escobar, podem muito bem serem geradas pela sua mente deturpada e paranóica.
Há muitas questões que podem ser esmiuçadas e estudadas nessa história. Mas o que eu posso dizer, e sou capaz de analisar no momento, é que ela não se trata exatamente sobre se a Capitu traiu ou não Bentinho, mas sim sobre como uma pessoa desequilibrada, que mesmo tendo tudo para ser feliz, consegue destruir a si mesmo e acabar sozinha e amargurada, depois que uma única perda faz explodir o que já havia dentro dela.

Lista de Livros 13/05/2024

Lista de Livros: Dom Casmurro, de Machado de Assis
“Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.”
“Os sonhos do acordado são como os outros sonhos, tecem-se pelo desenho das nossas inclinações e das nossas recordações.”
“José Dias pediu para ver o nosso “profetazinho” (assim chamava a Ezequiel) e fez-lhe as festas do costume. Desta vez falou ao modo bíblico (estivera na véspera a folhear o livro de Ezequiel, como soube depois), e perguntava-lhe: “Como vai isso, filho do homem?”. “Dize-me, filho do homem, onde estão os teus brinquedos?” “Queres comer doce, filho do homem?”

— Que filho do homem é esse, perguntou-lhe Capitu agastada.

— São os modos de dizer da Bíblia.

— Pois eu não gosto deles, replicou ela com aspereza.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: www.listadelivros-doney.blogspot.com/2024/04/dom-casmurro-de-machado-de-assis.html

gisel3 13/05/2024

?nem tudo é claro na vida ou nos livros?
a primeira vez em que li dom casmurro, estava no ensino médio em minhas aulas de literatura, hoje ? com uma visão mais ampla sobre tudo ? decidi reler nesta edição da nano da antofagica (que está incrivelmente linda). concluo que machado consegue ser luz em sua escrita, onde deixa os leitores indecisos com a história, pois há de se compreender e questiona-se a natureza da realidade. mas dizendo o óbvio; não traiu! :)

Mayra.Carrara 12/05/2024

Sempre estarei ao lado da Capitu.
Se ela traiu Bentinho, então errada não estava porque ele era um homem INSUPORTÁVEL.

Vou passar pano pra diva sim!

Neto62 12/05/2024

Bentinho é gay enrustido, ninguém me tira essa ideia.
Depois que eu vi essa teoria, toda vez que eu vejo o livro me parece claro sobre isso. Dúvido que machado pensou nisso,mas agora foi o que essa história se tornou: um ícone do romance gay.

Mônica 12/05/2024

Clássico Brasileiro
Bentinho nos leva para o período em que era adolescente, apaixonado por Capitu e, prometido a virar padre pela sua mãe.
Ele nos mostra como escapou da carreira de seminarista, casou com seu amor e virou pai de Ezequiel, trazendo a dúvida se o filho era realmente dele ou não.

Contando sua versão dos fatos, portanto, apenas um lado, Bentinho nos conduz por seus achismos, suas visões das coisas e suas certezas. E, apesar de dar seu ponto de vista, deixa para o leitor tirar suas conclusões (enviesadas) sobre o que de fato aconteceu.

Este livro, um marco do romance realista brasileiro, é uma leitura rápida e quase obrigatória (quase, porque ninguém é obrigado a nada nessa vida), pra entender e participar de uma das discussões mais clássicas da cultura brasileira.

Quanto a mim, acho que não traiu. Depois de tanta devoção, seria injusto acusar uma mulher puramente pelas palavras de um homem muito enciumado.

Pedro.Sillos 11/05/2024

E a pergunta roda, e a cabeça agita.
Eu fico com a pureza da resposta das crianças:

Capitu traiu Bentinho, sim.

Andressa1338 10/05/2024

Capitu aguentou muito e ainda foi simpática. Bentinho não é um narrador confiável (chato pra 🤬 #$%!& ), então, não, não acho que ela traiu. Mas o livro não é só isso, tem várias questões que valem reflexão: machismo; racismo; religiosidade; obsessão e muito mais. É uma história rica e focar só nisso de "traiu ou não traiu" é reforçar o machismo da época. E, não, ciúme não é sinônimo de amor.