Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Chiara 03/02/2024

#todoscomcapitolina
Bentinho era ciumento, via pêlo em ovo? como não sucumbiria as suas próprias narrativas cheias de ciúmes e insegurança?

O quê Capitu poderia fazer? Se hoje as mulheres ainda tem dificuldade de se defender de injustiças , imagina como era em 1900 e ?

Pois é entrei na discussão, e como não entrar ?! Encantadora a a forma de escrita de Machado de Assis. Como ele prende a atenção do leitor, como cruza os fatos do inicio ao final. Fico pensando em como ele fez o esboço dessa história ??? fez um mapa mental, depois fez as devidas correlações ? Já dominava a ?jornada do herói??

Kkkkkkkkk ??
Hiamara.Hespanhol 04/02/2024minha estante
Sou obrigada a fazer uma releitura ???

Chiara 05/02/2024minha estante
Uhuhhh !!! ????

eu tava indignada que o homem perdeu a vida dele, fez Capitu perder a dela? porque ele não largou mão de todos as desconfianças e foi ser feliz ??

Que mundo era esse de ?1800 e pouco? ?

Será que eu, como mulher, naquela época, teria acesso a esse livro?

Fiquei bastante pensativa? lê novamente e vamos ficar reflexivas juntas !! ??

Elciane1 02/02/2024

Traiu ou nao traiu?
Muito bom o livro , mas eu achei uma leitura meio complicada por causa da linguagem meio rebuscadas e algumas parte monótonas .E Capitu não traiu Bentinho até porque ela mesma vê semelhanças entre Escobar e Ezequiel só depois disso ele começa a desconfia . E Bentinho era muito ruim e ciumento .mas amei ????

Beatriz3345 02/02/2024

Gostei demais, em alguns momentos precisei reler pra entender mas a partir da segunda metade do livro me prendi muito

folkbook 02/02/2024

Leiam literatura clássica brasileira
Difícil escrever resenha de um livro do machado de assis, mas ainda bem que eu AMEI dom casmurro. ele ser o mais famoso do machado se torna autoexplicativo depois que você lê o livro. me senti presa do início ao fim da história, as personagens são muito cativantes também. e agora eu posso finalmente opinar: capitu não traiu!!! o bentinho era desequilibrado isso sim.

Joana 02/02/2024

?Tu eras perfeito nos teus caminhos?.
? Quando me falaram que esse livro eram rápido de ler, eu quase não acreditei, porém, foi uma feliz surpresa descobrir o quanto esse livro é bom e te instiga a querer saber mais, tentando descobrir a verdade por trás da escrita dele.
? Neste livro, Machado de de Assis fez um EXCELENTE trabalho em descrever um homem completamente ciumento e doentio, fazendo isso na visão dele próprio. Acho incrível a forma como tudo foi construído e planejado.

"Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos."

"Os sonhos do acordado são como os outros sonhos, tecem-se pelo desenho das nossas inclinações e das nossas recordações."

"mas a saudade é isto mesmo; é o passar e repassar das memórias antigas."

?Por fim, acredito que todo mundo deveria dar uma chance para esse livro e ter a sua opinião formada sobre a pergunta que aflige os brasileiros. :)

Tcharles.Amarante 01/02/2024

Um livro triste, MAIS MARAVILHOSO!!!

Ao acompanhar a história de Bentinho, nós vemos o quando ele foi apaixonado por Capitu e o quando ele tentou encaminhar sua vida em nome desse amor de infância, nunca desrespeitando a vontade de sua mãe que era seu amor tambem, nós vemos o quanto o amor de um homem por uma mulher pode mudar uma vida inteira para viver esse amor genúino e sem malicia, e a sua familia sempre presente a aconselhar e tentar levar o rapaz a fazer as escolhas certas, a amizade tão avassaladora com Escobar que levou os dois a abandonarem o seminário para viver seus sonhos de vida, e Bentinho podendo realizar seu sonho se casar com o amor de sua vida Capitu e ter um filho Ezequiel.

Mais o que me deixa triste é ver que a pessoa que ele mais amava nos final das contas, a pessoa ao qual Bentinho dedicou sua vida inteira o TRAIU e ainda teve um filho fruto a infidelidade dela e pior com seu melhor amigo o que acarretou uma mágoa, alem de perder sua mãe, e seus parentes mais próximo e " seu filho" que sabemos que não era mais ele amava como se fosse, e Bentinho não conseguiu mais viver um outro amor na vida o tornando Dom Casmurro e com certeza morreu amargurado e sozinho, triste.
Illa.Mayani 02/02/2024minha estante
Tente olhar sob outra pespextiva essa obra: Temos Bentinho como narrador que não é lá muito confiável, toda a história nos é passada pelas lentes do pessimismo dele. Em nenhum momento Machado demonstra interesse em nós revelar se Capitu o traiu ou não, mesmo com a dúvida, o perfil psicológico de Bentinho não nos permite acreditar totalmente na forma que ocorreu. Mais uma vez, a história foi contada sob a perspectiva dele. Será que houve traição de Capitu ou será que as próprias crenças dele sobre a vida e as pessoas o trair.

Um romance fantástico de Machado.

Illa.Mayani 02/02/2024minha estante
Disponha, desculpa pelos erros de digitação, acostumando com o app.

Tcharles.Amarante 02/02/2024minha estante
Obrigado pelo comentário e apresentação de uma nova perspectiva dessa obra maravilhosa, certamente levarei em consideração seu ponto de vista.

Tcharles.Amarante 02/02/2024minha estante
Eu tambem errei é normal, seja bem vinda.

Nina 01/02/2024

Esse não é um livro sobre traição
A primeira pergunta que surge ao falarmos sobre a leitura de Dom Casmurro é “e aí, Capitu traiu ou não traiu Bentinho?” É quase impossível fugir dessa indagação, no entanto, gostaria de expressar que este livro vai muito além desse questionamento - ouso dizer que - a história não se limita a traição, nem a Capitu, é inteiramente sobre Bentinho.

Como mulher (é importante destacar que a traição não é uma questão de sexo, mulheres também traem) é claro que comecei a ler já desconfiada de Bentinho, mas é importante frisar que Dom Casmurro é contado a partir da perspectiva do narrador, que é Bentinho, a história é contada a partir do ponto de vista dele, assim como nossa história é, a partir do nosso ponto de vista.

Não conhecemos a história vista e sentida por Capitu, a conhecemos pelo que Bentinho nos conta, sendo assim, toda premissa parte-se da vista de Bentinho, e talvez, o ponto central da história, não seja a traição em si, mas os sentimentos e a perspicácia do narrador que a todo momento é como se dissesse “pode confiar em mim, tudo que digo é verdade”.

O ciúmes de Bentinho, suas inquietações e especulações são conhecidas por nós, quem nunca teve dúvidas a respeito de um amante e pensou em cada detalhe como uma prova da suposta traição? Às vezes estamos certos, às vezes errados, o ponto crucial é até que ponto o ciúmes é “normal” e quando ultrapassa esse limite e se torna possessivo.

Embora eu tenha dito a importância dos sentimentos de Bentinho no trecho acima, não podemos reduzi-lo a um homem amargurado pela traição, em vários trechos é perceptível sua obsessão por Capitu, seu ciúmes doentio e suas desconfianças infundadas, estes pontos nos servem de alerta.

A beleza da narrativa de Machado é justamente abrir a mente do leitor para o que poderia ser, ele não deixa claro, e como o autor mesmo disse na voz de Bentinho “nem tudo é claro na vida ou nos livros”. Essa leitura alcança seu objetivo quando nos instiga a pensar em todos os detalhes, nos desfechos possíveis e ainda sim, nos deixa no escuro. A delícia é esta, não nos dar respostas, e sim nos fazer pensar, abrir um caminho sem fim para a imaginação.

Machado é genial, nesse ponto todos concordam, e nos pontos em que discordamos a respeito da história revela ainda mais sua genialidade, cada leitor pode e deve analisar a história de acordo com a sua própria perspectiva, esse é um dos prazeres da leitura. Espero que esse clássico da literatura brasileira alcance muitas outras mentes vorazes e também iniciantes no universo dos livros.

Por fim, meu conselho é: leia degustando e não reduzindo Dom Casmurro a uma simples pergunta “traiu ou não traiu?” esse não é o ponto! Este é um livro sobre sentimentos e não sobre certezas, ler uma vez só já é bom, mas reler quantas necessárias é melhor ainda.

stcarvalho0102 31/01/2024

Olha, esse livro têm um daqueles plot-twist que deixa o leitor com uma pulga atrás da orelha. Tinha resistência com esse livro, mas é uma excelente obra!

Thi Acrisio 31/01/2024

Chato!
Bento, bentinho, casmurro, seu chato amargurado. Eu acho que traiu, assim como ele criei essa fantasia, que sabor imaginar Capítu trepando com o Escobar. Chifrando esse mimado. Ezequiel merecia um pai melhor, vai rolar outras releituras, que livro instigador. Adorei!!!

Luiza2286 30/01/2024

Bom!!!!
Livro muito bom. Maravilhoso. Li quando adolescente. Infelizmente não tenho tanta lembrança, mas sei que gostei mais do primeiro. Não sei porque não resenhei. Deve ser porque não sabia mexer com o skoob na época.

Abraços e beijos leiturescos ???

mandyyy00 30/01/2024

Traiu ou Não Traiu?? (Não Traiu)
"Dom Casmurro", é um romance brasileiro do século 19 que aborda temas como ciúmes e traição.

O livro é narrada por Bento Santiago, conhecido como Dom Casmurro, a trama explora temas como ciúmes, traição e subjetividade, ele instiga a reflexão sobre a subjetividade da memória.

Ele oferece uma reflexão profunda sobre as complexidades das relações humanas. A história cria uma trama complicada, fazendo com que a gente fique meio perdido entre o que é real e como cada pessoa interpreta as coisas.

Após ler, cheguei à conclusão de que não existem evidências que embasem essa suposta traição. Bentinho estava apenas deprimido com a perda do amigo; ele via no seu filho o semblante de um homem que ele sentia muita falta.
iCherry__ 30/01/2024minha estante
??????

Larissa 30/01/2024

Casos de família
Primeiramente, tenho que afirmar que esse é um dos livros mais interessantes que já li, pois cria muitas perspectivas (traiu ou não traiu)

Eu li este livro em uma versão em hq e, agora em uma versão "simplificada", mas afirmo que a minha opinião se manteve a mesma, neste que li este ano, tive mais informações e, quase duvidei da opinião que eu havia tomado??
Mas isso foi bem passageiro, pois me lembrei que o Bento não bate muito bem da cabeça, pois ele tentar fazer aquilo com o próprio filho, não importa se ele não achava que era ou não, quem o "criou"? (Criou???)

Senti muita pena do Ezequiel, muita mesma, porque ele não recebeu o amor paterno que deveria, "eu pagaria o triplo para não tornar a vê-lo"?. Fiquei tão triste, meu Deus como esse homem pôde?!

Apesar das atitudes de Bento, gosto muito dessa obra e com certeza lerei a versão completa e, tenho certeza que minha opinião não vai mudar.

E tenho muitas teorias sobre esse livro ?
nickyeomie 30/01/2024minha estante
Amo esta obra ????

Larissa 30/01/2024minha estante
É perfeita ?

Mylle 30/01/2024

História de Bentinho e Capitu ?
Confesso que sempre tive curiosidade em ler Dom Casmurro, mas nunca realmente vontade, muito provavelmente pela pressão que a escola sempre põe na gente de que temos que ler esse livro, assim como muitos outros clássicos da literatura, isso sempre me desanimou até que um dia eu decidi dar uma chance a esse livro tão belo e curioso.

Hoje, eu fico muito feliz por ter dado essa chance a este livro e a belíssima escrita de Machado de Assis marcada pela objetividade, ironia e crítica social em cada capítulo da história, acredito que foi muito bem construída e muito bem pensada, ele tem um jeito de escrever que ao mesmo tempo que interage, ele diverte o leitor, gostei como foi organizado o livro, MUITO, MUITO, MUITO bem escrito.

Sobre a nota não ser 5?:
Eu amei a história, foi bem pensada, meu problema mesmo é com o protagonista que é sem dúvidas necessitado de terapia, não sei se foi a falta de amor paterno na infância que o fez tão inseguro conforme ele foi envelhecendo ou se é realmente algo da cabeça dele, pq podemos ver desde o começo que ele é completamente obsessivo, paranóico, ciumento e perturbado.

Sobre Capitu: minha querida vc é maravilhosa, merecia um homem muito melhor, que te desse valor e nunca duvidasse de vc.

Traiu ou não Traiu?
NÃO TRAIU, MAS DEVERIA.