Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Déh 08/05/2024

CAPITU NÃO TRAÍ
Machado de Assis foi extremamente perspicaz ao criar um dos maiores enigmas da Literatura brasileira quanto a integridade de Capitu, mas devemos nos lembra de que Dom Casmurro é o narrador principal, todos os fatos são na perspectiva de Bento. O que garante que os fatos são desse modo realmente? O que Bento narra? A História dele ou de Capitu? Ou o que ele quer que vejamos da história? A história "Dom Casmurro" mostra que ele (Dom) é amargurado sem um bom convívio com as pessoas como se fosse o excluído, mas na verdade, ele que não se deixa ter uma boa relação com as pessoas e se faz de vítima.

O pobre Bentinho nos faz enxergar suas "desconfianças" quanto ao comportamento das pessoas ao seu redor e principalmente, Capitu. Sendo que o próprio é habilidoso em esconder suas emoções até da própria mãe, então o que garante que não faz isso com o leitor?
Bentinho narra os comportamentos e a personalidade de Capitu que calcula seus objetivos com intuito de atingi-los, mas acaba narrando a própria personalidade, o próprio perfil. Mas principalmente, sempre ressalta a veracidade e a imparcialidade de sua narração. Mentira absoluta dele! Como poderia ser imparcial narrando a história da qual é personagem principal?

Bentinho é completamente obcecado pela Capitu desde a infância, sem contar que ele é totalmente inseguro e ciumento: "Cheguei a ter ciúmes de tudo e de todos. Um vizinho, um par de valsa, qualquer homem, moço ou maduro, me enchia de terror ou desconfiança" (80%) Pode-se ver isso também, quando ele teve um surto porque Capitu estava muito feliz (42%) achando que ela tinha outro homem para explicar tal felicidade (assumindo que estava com ciúmes), ou quando ele enlouqueceu porque um cavaleiro (que ia casar) estava olhando para Capitu .

Sobre Ezequiel, Bentinho dia que ele era a própria cópia de Escobar na juventude, mas quem garante isso? O ciúme e a desconfiança sempre o cegou. Capitu disse que o filho lembrava vagamente Escobar, mas se ela realmente tivesse traído porque iria atiçar a percepção do marido?
Devemos nos lembrar que antes de Escobar morrer Bentinho estava se engraçando para para o lado de Sancha (mulher de Escobar) ainda descreveu que sentiu desejo! No final das contas ele tinha medo de ser traído porque o próprio caráter era duvidoso. O próprio Bentinho narra que se lembra do capítulo do Filho de Sirach, "Não tenha ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti." (Em 100%) Toda a desconfiança infundada não era sobre Capitu, mas sim sobre o próprio Bentinho!

Esse é o maior mistério, entender que Bentinho não é confiável, nos mostrando o mundo de aparências, onde as pessoas se escondem atrás de máscaras. A verdade é frágil e volátil assim como a natureza do ser humano.

Na minha opinião, quem salva este livro é Capitu, uma personagem que sofreu e merecia ser mostrada como a mulher inteligente e perspicaz que é, mas que sofre até hoje sendo fruto de acusações e desconfiança.

Mari 08/05/2024

Um livro bem cansativo,chato,a história é boa ,o livro é pequeno,só que a leitura é chata eu recomendaria a série

gi 07/05/2024

Ciúmes do Mar?..
Antes de qualquer coisa, tenho de confessar que talvez eu não seja a melhor pessoa para falar-lhe deste livro, caro leitor (rsrsrs). Aqui vai minha experiência.
Tudo começou em junho de 2022 quando eu, uma jovem (bem jovem, diga-se de passagem) leitora, decidi pegar este romance para ler. Bom, vendo a data de publicação dessa resenha você já deve imaginar que minha tentativa foi falha. Acontece que tudo no livro ia bem, de vento em popa, pelo menos até eu conhecer melhor o Bentinho, vulgo o personagem principal da história, aí meus queridos amigos, tudo desandou, minha nossa que menino chato, exagerado, dramático, inseguro, paranoico, mimado?. enfim acho que você entendeu onde quero chegar.
Resumindo, eu acabei por abandonar a leitura em apenas 35% do livro, tentei eu juro por mais 3 vezes retomar, não aguentava ler 10 míseras páginas e toda vez largava a mão, até que mês passado, indo para dois anos que havia iniciado, resolvi por um fim ao peso que estava no fundo da minha consciência. Como que eu, sendo uma pessoa que se considera, modéstia a parte, uma boa leitora, não ter lido Dom casmurro, a -obra prima- da literatura brasileira?? Fato é que voltei de onde parei, pois não teria paciência de passar por tudo de novo, e vejam só, eu havia largado o livro logo antes de chegar na parte em que ficaria bom, uma lástima.
Agora vem a parte em que falo bem do livro, finalmente a parte em que Bentinho cresce, casa, muda-se, trabalha, em tese, que amadurece, que constrói família, tem filho e etc.
Machado tem todo o direito de ter o reconhecimento que possui, essa narrativa é incrível, absurda!!! Posso com certeza afirmar que cada parte, por mais chata e aparentemente inútil desses muitos capítulos, são tão importantes para a história num todo, quanto mais minúcias você pegar, melhor e mais interessante a história fica! O narrador, a casa, o bairro, as pessoas, o vocabulário, tudo tudo tudo faz parte dessa trama tão intrigante, os detalhes colocados em cada ponto, em cada nível da história fazem toda a diferença.
No final, me encontrei rendida ao time dos que amam Dom Casmurro, dos que só tecem elogios e que panfletam esse livro como todo mundo já o faz, e não me pergunte se eu mudei e se agora amo o bentinho, pois não amo!

ca ;) 07/05/2024

Reli o livro para uma olimpíada e um trabalho da escola (vamos julgar capitu) e me encantei ainda mais pela escrita de machado de assis. eu fico maravilhada em como ele conseguiu ter um estilo de escrita e obras tão peculiares e brilhantes. o maior da história brasileira!

jbswiftela 07/05/2024

Dom casmurro
Muita gente quando vai falar desse livro fica comentando se capitu traiu ou não bentinho, mas cara, o livro consegue ir muito além disso e aí me surpreendeu. vou ser bem sincera, é devagar e os acontecimentos são normais e bem pensados. foi a minha primeira leitura do machado de assis e confesso que vou querer tentar ler outros dele.

mas traiu ou nao???

ella 07/05/2024minha estante
Já passei mais da metade do livro e ainda está mostrando eles na adolescência ? super chato, me venderam uma ideia e me entregaram outra

Stella201 07/05/2024minha estante
Sim, não entendi porque o autor focou tanto na adolescência deles sendo que o ?tal? acontecimento ?foi? na fase adulta.

elliot's tornados 06/05/2024

Afinal, traiu ou não?
Na minha opinião, a traição não foi feita por Capitu, mas sim por Bentinho, que é tão paranóico que leva a enganar até nós leitores a acreditar em algo que possa nunca ter acontecido. Ele é um homem imaturo, que criou tanta coisa na cabeça que era um choque ler sobre os ciúmes, os pensamentos intrusivos. Machado de Assis é tão brilhante, só basta realmente ele que escreveu este livro dar a resposta para cessar nossas dúvidas.

Cris 06/05/2024minha estante
Parabéns pela resenha! ?
E eu acho que vamos morrer sem de fato ter 100% de certeza se ela traiu ou não... saco rs!

Mah 06/05/2024minha estante
Nem me fale! Dúvida eterna kk

Cris 06/05/2024minha estante
E tudo piora quando se tem apenas um narrador! ???

Mah 06/05/2024minha estante
Exatamente ?

arilopes 06/05/2024minha estante
o meu grande desgosto com essa obra é o fato que não me é possível escapatória sem não acreditar que Capitu traiu Bentinho. eu esperava que a todo momento Machado fosse me apontar suspeitas para uma possível traição e não traição, mas não é o que vemos! com certeza é uma leitura que eu não voltaria a realizar novamente em um futuro breve, sinto que ela foi vendida por muito tempo por essa dicotomia e omitindo que boa parte do livro se passa na infância de Bentinho e sobre a promessa da mãe

Mah 07/05/2024minha estante
Realmente, boa parte do livro foi dedicada a narrar a infância do Bentinho. Depois disso os fatos vieram rapidamente, o que pode ter facilitado nesse dilema que a obra planta nos leitores.

nini.francini 05/05/2024

épico
Nenhuma palavra é suficiente pra descrever esse livro, é muito bem construído e toda a narrativa é envolvente, tem características bem marcantes do realismo que dá pra fazer associações diretas. é um livro muito bom e o questionamento que está em aberto até a atualidade o torna melhor ainda

Bru_bbs 04/05/2024

Traiu ou não traiu?
Não posso responder essa pergunta, já que não fui eu que escrevi o livro, mas no meu ponto de visão, na minha opinião, ela não traiu! Mas deveria!
O Bentinho é paranoico de mais, só Jesus na causa.

@wallace.rdias 04/05/2024

O livro
Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis, publicado em 1899 pela Livraria Garnier. Escrito para publicação em livro, o que ocorreu em 1900 ?
Bebelll 04/05/2024minha estante
Este livro é bom?

Tatianaa0 04/05/2024minha estante
Eu não entendi nada desse livro. Arebaba

davicezarborges 04/05/2024

Me surpreendeu
Me surpreendeu, tinha preconceito pois normalmente são obrigatórios a escola, normalmente não se passam livros bons, mas me surpreendi.
Boa história, personagens interessantes.

Pedro.Inocente 03/05/2024

A alma é cheia de mistérios
Sempre tive um certo ?preconceito? com esse livro, por conta da ?obrigatoriedade? que toda escola cobra naquela fase de vestibular e tudo mais!
Mas depois de uns bons anos, finalmente decidi ler essa obra do Machado de Assis por vontade própria e no meu tempo, e foi uma das melhores decisões, não a toa foi um dos maiores autores do seu tempo e o maior da literatura brasileira!
Dom Casmurro é um livro com muitas camadas e muitas reflexões, recomendo demais!!!

Miah.Kan-Po 02/05/2024

Maravilhoso!!
A primeira vez que li esse livro foi no Ensino Médio, eu devia ter uns 15 anos, e ainda tenho a edição que ganhei da professora de Literatura da época, à qual guardo com muito carinho. Lembro-me que não foi uma leitura muito agradável, talvez porque eu li com a ideia de que precisava estudar a obra para prestar vestibular e também eu não tinha uma proficiência leitora muito aguçada...

A segunda leitura foi feita alguns anos depois e a experiência foi a mesma, tanto que avaliei o livro com três estrelas, o que não é ruim, mas, considerando a grandeza da obra, grandeza esta que só vim descobrir na faculdade, foi mediano.

A terceira leitura, que foi realizada em março, nessa edição linda do Clube de Literatura Clássica, foi uma experiência ímpar. Eu apliquei tudo que aprendi nas aulas de Literatura Brasileira durante a faculdade, lembrei-me das análises feitas pela professora Marília... No fim da leitura me autoquestionei sobre vários pontos da obra que terei o prazer de citar aqui.

? Dom Casmurro é uma obra-prima da literatura brasileira, sem dúvidas... É um romance frequentemente citado como um dos maiores exemplos do realismo literário no Brasil e é conhecido por sua narrativa psicológica profunda e complexa.

A história é contada em primeira pessoa por Bentinho, o personagem titular, que é apelidado de "Dom Casmurro" por sua natureza reclusa e taciturna. O romance explora temas como ciúme, a passagem do tempo e a natureza subjetiva da verdade.

Bento narra retrospectivamente a história de sua vida, focando-se em seu relacionamento com Capitu, sua vizinha e amor de infância.

A trama gira em torno do casamento deles e da suspeita obsessiva de Bento de que Capitu o traiu com seu melhor amigo, Escobar, e que o filho do casal, Ezequiel, na verdade, é filho de Escobar.

Bentinho é, frequentemente, considerado um narrador não confiável.
Ele molda a história de acordo com suas próprias percepções e emoções, deixando espaço para interpretações divergentes.
A dúvida sobre a veracidade de suas memórias e a possibilidade de ciúmes distorcendo sua visão são temas centrais.

O que torna Dom Casmurro particularmente fascinante é a ambiguidade da narrativa. Machado de Assis constroi a história de tal maneira que nunca sabemos se Capitu realmente traiu Bento ou se as suspeitas dele são fruto de sua própria insegurança e ciúme. O leitor é deixado para interpretar os eventos e decidir por si mesmo a verdade dos personagens e suas ações.

Machado de Assis utiliza a história de Bentinho para explorar questões sociais e psicológicas, como o casamento como instituição, a hipocrisia da sociedade carioca do século XIX e a fragilidade das relações humanas. O ciúme e a obsessão de Bentinho também refletem aspectos universais da natureza humana.

A linguagem de Machado é rica e irônica, com um estilo que mistura o coloquial com o formal, refletindo a sociedade carioca do final do século XIX. Machado é conhecido por sua habilidade em usar a metalinguagem e a ironia. Dom Casmurro não é apenas uma história, mas também uma reflexão sobre a própria arte da escrita.
A famosa frase ?Olhos de ressaca? é um exemplo da sutileza e profundidade da prosa machadiana.

Essa é uma obra que desafia o leitor a questionar a confiabilidade do narrador e a própria natureza da realidade, tornando-a uma leitura intrigante e atemporal.

Eu poderia escrever um artigo sobre essa obra, mas vou ficando por aqui rsrs