Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

ella 07/05/2024minha estante
Já passei mais da metade do livro e ainda está mostrando eles na adolescência ? super chato, me venderam uma ideia e me entregaram outra

elliot's tornados 06/05/2024

Afinal, traiu ou não?
Na minha opinião, a traição não foi feita por Capitu, mas sim por Bentinho, que é tão paranóico que leva a enganar até nós leitores a acreditar em algo que possa nunca ter acontecido. Ele é um homem imaturo, que criou tanta coisa na cabeça que era um choque ler sobre os ciúmes, os pensamentos intrusivos. Machado de Assis é tão brilhante, só basta realmente ele que escreveu este livro dar a resposta para cessar nossas dúvidas.

Cris 06/05/2024minha estante
Parabéns pela resenha! ?
E eu acho que vamos morrer sem de fato ter 100% de certeza se ela traiu ou não... saco rs!

Mah 06/05/2024minha estante
Nem me fale! Dúvida eterna kk

Cris 06/05/2024minha estante
E tudo piora quando se tem apenas um narrador! ???

Mah 06/05/2024minha estante
Exatamente ?

arilopes 06/05/2024minha estante
o meu grande desgosto com essa obra é o fato que não me é possível escapatória sem não acreditar que Capitu traiu Bentinho. eu esperava que a todo momento Machado fosse me apontar suspeitas para uma possível traição e não traição, mas não é o que vemos! com certeza é uma leitura que eu não voltaria a realizar novamente em um futuro breve, sinto que ela foi vendida por muito tempo por essa dicotomia e omitindo que boa parte do livro se passa na infância de Bentinho e sobre a promessa da mãe

Mah 07/05/2024minha estante
Realmente, boa parte do livro foi dedicada a narrar a infância do Bentinho. Depois disso os fatos vieram rapidamente, o que pode ter facilitado nesse dilema que a obra planta nos leitores.

nini.francini 05/05/2024

épico
Nenhuma palavra é suficiente pra descrever esse livro, é muito bem construído e toda a narrativa é envolvente, tem características bem marcantes do realismo que dá pra fazer associações diretas. é um livro muito bom e o questionamento que está em aberto até a atualidade o torna melhor ainda

Bru_bbs 04/05/2024

Traiu ou não traiu?
Não posso responder essa pergunta, já que não fui eu que escrevi o livro, mas no meu ponto de visão, na minha opinião, ela não traiu! Mas deveria!
O Bentinho é paranoico de mais, só Jesus na causa.

@wallace.rdias 04/05/2024

O livro
Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis, publicado em 1899 pela Livraria Garnier. Escrito para publicação em livro, o que ocorreu em 1900 ?
Bebelll 04/05/2024minha estante
Este livro é bom?

Tatianaa0 04/05/2024minha estante
Eu não entendi nada desse livro. Arebaba

davicezarborges 04/05/2024

Me surpreendeu
Me surpreendeu, tinha preconceito pois normalmente são obrigatórios a escola, normalmente não se passam livros bons, mas me surpreendi.
Boa história, personagens interessantes.

Pedro.Inocente 03/05/2024

A alma é cheia de mistérios
Sempre tive um certo ?preconceito? com esse livro, por conta da ?obrigatoriedade? que toda escola cobra naquela fase de vestibular e tudo mais!
Mas depois de uns bons anos, finalmente decidi ler essa obra do Machado de Assis por vontade própria e no meu tempo, e foi uma das melhores decisões, não a toa foi um dos maiores autores do seu tempo e o maior da literatura brasileira!
Dom Casmurro é um livro com muitas camadas e muitas reflexões, recomendo demais!!!

Miah.Kan-Po 02/05/2024

Maravilhoso!!
A primeira vez que li esse livro foi no Ensino Médio, eu devia ter uns 15 anos, e ainda tenho a edição que ganhei da professora de Literatura da época, à qual guardo com muito carinho. Lembro-me que não foi uma leitura muito agradável, talvez porque eu li com a ideia de que precisava estudar a obra para prestar vestibular e também eu não tinha uma proficiência leitora muito aguçada...

A segunda leitura foi feita alguns anos depois e a experiência foi a mesma, tanto que avaliei o livro com três estrelas, o que não é ruim, mas, considerando a grandeza da obra, grandeza esta que só vim descobrir na faculdade, foi mediano.

A terceira leitura, que foi realizada em março, nessa edição linda do Clube de Literatura Clássica, foi uma experiência ímpar. Eu apliquei tudo que aprendi nas aulas de Literatura Brasileira durante a faculdade, lembrei-me das análises feitas pela professora Marília... No fim da leitura me autoquestionei sobre vários pontos da obra que terei o prazer de citar aqui.

? Dom Casmurro é uma obra-prima da literatura brasileira, sem dúvidas... É um romance frequentemente citado como um dos maiores exemplos do realismo literário no Brasil e é conhecido por sua narrativa psicológica profunda e complexa.

A história é contada em primeira pessoa por Bentinho, o personagem titular, que é apelidado de "Dom Casmurro" por sua natureza reclusa e taciturna. O romance explora temas como ciúme, a passagem do tempo e a natureza subjetiva da verdade.

Bento narra retrospectivamente a história de sua vida, focando-se em seu relacionamento com Capitu, sua vizinha e amor de infância.

A trama gira em torno do casamento deles e da suspeita obsessiva de Bento de que Capitu o traiu com seu melhor amigo, Escobar, e que o filho do casal, Ezequiel, na verdade, é filho de Escobar.

Bentinho é, frequentemente, considerado um narrador não confiável.
Ele molda a história de acordo com suas próprias percepções e emoções, deixando espaço para interpretações divergentes.
A dúvida sobre a veracidade de suas memórias e a possibilidade de ciúmes distorcendo sua visão são temas centrais.

O que torna Dom Casmurro particularmente fascinante é a ambiguidade da narrativa. Machado de Assis constroi a história de tal maneira que nunca sabemos se Capitu realmente traiu Bento ou se as suspeitas dele são fruto de sua própria insegurança e ciúme. O leitor é deixado para interpretar os eventos e decidir por si mesmo a verdade dos personagens e suas ações.

Machado de Assis utiliza a história de Bentinho para explorar questões sociais e psicológicas, como o casamento como instituição, a hipocrisia da sociedade carioca do século XIX e a fragilidade das relações humanas. O ciúme e a obsessão de Bentinho também refletem aspectos universais da natureza humana.

A linguagem de Machado é rica e irônica, com um estilo que mistura o coloquial com o formal, refletindo a sociedade carioca do final do século XIX. Machado é conhecido por sua habilidade em usar a metalinguagem e a ironia. Dom Casmurro não é apenas uma história, mas também uma reflexão sobre a própria arte da escrita.
A famosa frase ?Olhos de ressaca? é um exemplo da sutileza e profundidade da prosa machadiana.

Essa é uma obra que desafia o leitor a questionar a confiabilidade do narrador e a própria natureza da realidade, tornando-a uma leitura intrigante e atemporal.

Eu poderia escrever um artigo sobre essa obra, mas vou ficando por aqui rsrs

Maria19527 02/05/2024

???
Traiu ou não ???????????????????????????????????????????????????????????????? ???????????????

dallazem.m 01/05/2024

Muito além do "traiu ou não traiu"
Que livro divertido de ler! a história te prende do início ao fim, com uma edição ótima e linguagem realmente simples.
achei bentinho um chato dissimulado e capitu uma burra apaixonada, no fim acho que foi tudo maluquice da cabeça dele