Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Eloíza 27/04/2024

Livro marcante
Dom Casmurro é uma leitura envolente, "traiu ou não traiu?", uma trama que te prende e personagens interessantes, um clássico, Machado de Assis caprichou em seus livros.
Não é exatamente meu tipo de leitura, mas li para ajudar no meu conhecimento, assumo que para mim a pior parte foi ter que aguentar o Bentinho.
Adrienne 27/04/2024minha estante
traiu sim

patlove7 27/04/2024minha estante
Amo de paixão! ?
Ah, ela não traiu. Ok!?

Vanessa.Koeler 26/04/2024

Não é uma história sobre traição
Se você for ler pensando no hype do "traiu ou não traiu" vou economizar seus neurônios: não é sobre isso.

Bentinho é um cara insatisfeito com a vida desde o início do livro. Ele está constantemente buscando formas de mudar a situação atual. E o questionamento sobre a fidelidade de Capitu é apenas mais um capítulo da constante necessidade de mudança e insatisfação. No momento em que ele consegue tudo o que sempre sonhou, fica paranóico.
É uma história sobre autossabotagem.

Talvez com isso eu estrague a experiência de leitura de alguém, mas pra mim fez diferença começar a compreender isso ao longo da leitura. Só fui me dar conta disso lá pela metade do livro.
Enfim, é uma boa leitura, mas não é o melhor livro do Machado.

xzsatur.no 26/04/2024

?A vida é uma ópera e uma grande ópera.?
?A vida é tão bela que a mesma ideia da morte precisa de vir primeiro a ela, antes de se ver cumprida.?

Comumente recomendado nas escolas e, provavelmente, ignorado pela maioria dos alunos pelo simples fato de terem sido obrigados a ler, mas caro leitor, acredite, não é a mesma coisa do que ler por vontade própria. O livro é maravilhoso.

?Dom Casmurro? é um romance clássico da literatura brasileira escrito por Machado de Assis. Publicado originalmente em 1899, o livro conta a história de Bento Santiago, um homem atormentado pelas dúvidas sobre a fidelidade de sua esposa Capitu.

O livro é narrado em primeira pessoa por Bentinho, que relembra sua infância, adolescência e vida adulta, especialmente o conturbado relacionamento com sua esposa. Uma narrativa é cheia de ironia e sarcasmo.

?Amai, rapazes! e, principalmente, amai moças lindas e graciosas; elas dão remédio ao mal, aroma ao infecto, trocam a morte pela vida? Amai, rapazes!?

A trama gira em torno da suspeita de traição de Capitu, que Bentinho acredita ter acontecido com seu melhor amigo Escobar. A dúvida persiste ao longo da narrativa, envolvendo o leitor em um jogo de verdades e mentiras, memórias e devaneios.

Capitu não traiu, mas deveria. Essa coitada ainda aguentou muito. Deveria ter largado.

?Dom Casmurro? é uma obra atemporal que aborda temas universais como o amor, a ?traição?, a solidão, a memória e a passagem do tempo. O livro também oferece uma análise crítica da sociedade brasileira do século XIX, expondo as convenções sociais, as aparências e os preconceitos da época.

Leitura enriquecedora pela qual fiquei encantada, livro verdadeiramente excelente! Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira que merece ser lido e relido. Escrita excepcional, com profundidade psicológica e riqueza de reflexões sobre o amor e a condição humana.

Além de amar o fato de os capítulos serem muito curtos, amo ainda mais por ter as conversas com o leitor.

?Não é claro isto, mas nem tudo é claro na vida ou nos livros.?

Andressa.Magalhaes 26/04/2024

Não traiu, mas gostaria que tivesse
De longe um dos meus livros favoritos, torço fervorosamente para que Capitú tenha traído o Bentinho com força!
O começo do livro é belíssimo, e acompanhar o enrijecimento de Bentinho ao longo das páginas é desolador.

Yngridy 26/04/2024

Dom Casmurro é uma obra ímpar. Merece o título de clássico. Li ainda adolescente e posso considerar que foi a obra que me inseriu no universo da literatura, é um livro fluído e envolvente. O questionamento da traição de Capitu é de fato curioso, Bentinho é um personagem que lhe envolve do início ao fim. A narrativa é espetacular, de fato é um livro que eu recomendaria a todos, e quem ainda não leu não sabe o que está perdendo. Machado de Assis, um gênio.

oerickaguiar 25/04/2024

Resenha
Talvez a maior fofoca de todos os tempos: traiu ou não traiu?
Machado partiu há mais de 100 anos e essa discussão ainda continua. Eu só penso que o Bentinho era um cara extremamente chato e muito pouco confiável...

Gabi 25/04/2024

Segredo ?revelado? ?
Comecei a Leitura de Dom Casmurro impulsionada pelo meu namorado que me deu o livro de presente, já sabia alguns detalhes da história pelo livro ser grandemente conhecido, pelo período escolar que me apresentou o Autor e pela minissérie que assisti algumas poucas cenas, contudo nunca me senti verdadeiramente interessada pela trama.
O que foi muito bom porque comecei a leitura querendo saber o principal segredo da Literatura Brasileira ? Capitu traiu ou não traiu bentinho?? Confesso que foi uma leitura bem arrastada nas primeiras páginas principalmente por ser um daqueles livros que precisa ler com um dicionário ao lado, mas eu me encantei pelos personagens Capitu e Bentinho tinham minha atenção devido ao seu amor Juvenil e eu como uma boa romântica adorei conhecer os dois mas como uma entusiasta de finais felizes e como eu nunca sequer pensei, li ou vi nada sobre o final dessa obra fiquei um tanto quanto decepcionada. Entendi a necessidade do autor sobre o final devido à época e ao próprio personagem principal nosso ?querido? Dom Casmurro mas me apeguei a Capitu na mesma altura que me apeguei a Bentinho e ao amor de criança e adolescente deles.
Acredito que o final ser descrito como foi é o que tornou esse livro um patrimônio da nossa Literatura, a dúvida, o apego aos personagens principais, a realidade da época que foi escrito faz com que a resolução da trama vá de encontro ao apelido que Bentinho recebeu ? Dom
Casmurro?.
Bebê linda 25/04/2024minha estante
Não sei como faz pra ler ele

Godochinha 24/04/2024

DOÍDO
ELE É DOÍDO, MALUCO, CIUMENTO E VÊ COISA ONDE NÃO TEM. ELE NÃO TEM OQ FAZER E FICA VENDO COISAS ONDE NÃO TEM NEM SENTIDO. VAI SE TRATAR DOÍDO

suziey 24/04/2024

Capitu não traiu, mas deveria.
Bentinho era um insuportável, ciumento, possessivo, INSEGURO e paranóico.

E, depois de ler 400 páginas, cheguei à conclusão de que o Bentinho era xonado pelo Escobar ?.
jenni 24/04/2024minha estante
Falou pouco e falou tudo. Lenda Capitu tinha que ter traído mesmo.

Bianca 24/04/2024

Clássicos são realmente atemporais
Eu nunca tinha ?lido? um livro no formato de audiobook, mas posso garantir que agora se tornará algo comum em minha vida. Apesar da dificuldade que certos clássicos podem demonstrar com uma linguagem robusta e complicada, a obra de Machado de Assis não tem esse problema. Mesmo com algumas palavras ou expressões mais difíceis que eu não conhecia, nada foi capaz de atrapalhar minha compreensão do livro, ou prejudicar minha maravilhosa experiência. Esta, que eu jamais pensei que teria, até aprender da melhor forma, que clássicos, não são valorizados ou classificados assim por nada, e sim por motivos explícitos na qualidade impressionante da obra.
Particularmente, nenhuma das qualidades supera o quão especial o livro se torna ao termos Dom Casmurro narrando sua escrita, decisões de capítulos, seus pensamentos sinceros, e e seu olhar imparcial a obra, que apesar de ser onisciente, age como se não fosse para não estragar a experiência do leitor.

Duda | @livrosvorazes 24/04/2024

Reli esse livro depois de uns 10 anos e fiquei impressionada com o quanto Machado de Assis foi genial nessa história. Diferente do que nós esperamos, a trama não gira em torno da traição, e sim de todo o contexto de vida do Bentinho, desde sua infância.
Ele é completamente DOIDO então assim, para mim fica bem claro que não traiu hahahahahah

milly111 24/04/2024

Traiu e saiu como it girl
Falem bem ou falem mal, mas falem de Capitu. a bixa foi diva, mas traiu sim KAKAAKAKAKAKAK
ai indico d++ leiam e riam bastante bjs

Carolina1178 23/04/2024

Achei o livro muito bom e bem escrito
porém tem algo que o diferencial muito dos outros dois livros , memórias póstumas e Quincas Borba ; talvez a história seja mais sentimental do que uma crítica
acredito sim que houve adultério da parte de capitu , pois a personagem é construída nos seus anos joviais de uma forma muito implícita, porém como o próprio narrador viveu aquilo , é impossível saber se o adultério ocorreu de fato