Memorial do Convento

Memorial do Convento José Saramago

Resenhas - Memorial do Convento

MariaEduarda6 27/05/2024

Sobre tristezas da vida
Esse livro é sofrimento do inicio ao fim. Hipocrisia de gente rica, pobres morrendo para construir grandes coisas para quem tem poder. Mortes injustificadas pela Inquisição. Ótimas reflexões do autor. É sobre o povo invisivel morrendo e sofrendo para construir o que pelo qual os poderosos serão lembrados.

inês 25/04/2024

Leitura obrigatória com razão
Uma obra prima da literatura portuguesa. A história é envolvente e cheia de significado, alegorias e um bom sentido de humor. A história de amor de Baltasar e Blimunda é linda!

Ines 20/04/2024

Li o livro por causa da escola e supreendeu-me. Há momentos aborrecidos mas acabei por gostar. Fiquei tão ligada às personagens que chorei no final ??

Neilson.Medeiros 07/04/2024

Uma obra profunda e repleta de significados para mim. O trágico contraste entre os monarcas e o povo. O capricho da igreja executado às custas de muito suor e sangue. Personagens inesquecíveis: Blimunda e sua visão crua, Baltazar e suas vontades, Pe. Bartolomeu, o Voador. Deixo a seguir duas citações marcantes, dentre tantas:

?Talvez à esquerda de Deus esteja outro deus, talvez Deus esteja sentado à direita doutro deus, talvez Deus seja só um eleito doutro deus, talvez sejamos todos deuses sentados, donde é que estas coisas me vêm à cabeça?

?e o ermitão respondeu, ninguém pode ser não sendo, homem e mulher não existem, só existe o que forem e a rebelião contra o que são, e a rainha declarou, eu rebelo-me contra o que sou, diz-me agora tu se te rebelas contra o que és?

Diego Piu 07/04/2024

Blimunda Sete-Luas e Baltasar são Sete-Sóis formam um casal inesquecível e os melhores momentos do livro são os que eles estão presentes. A experiência só não foi melhor pq bateu aquela sensação de que o "início não começava" no primeiro terço do livro.

mariaonacross 28/03/2024

é uma obra complexa de José Saramago. confesso que foi um desafio ler devido à sua escrita densa. a personagem Blimunda foi a que mais me chamou atenção na trama, e o final do livro é marcante, convidando à reflexão sobre as questões abordadas. Saramago mais uma vez demonstra sua maestria como contador de histórias neste romance, que, apesar de exigir um esforço maior na leitura, permanece envolvente e provocativo.

Larissa Alves 17/03/2024

"O mundo de cada um é o que os olhos tem"
Em Portugal do século XVIII, onde o rei D. João V esbanja dinheiro para a construção de um convento colossal, acompanhamos toda a exploração, desigualdade e hipocrisia da realeza e da religião. Saramago não minimiza sua crítica ao luxo e a opulência exagerada, enquanto costura a isso tudo a história de amor de Blimunda e Baltasar, uma mulher com o poder de ver por dentro das pessoas e um ex soldado que perdeu uma mão na guerra. Para completar o lado profano da história, esse casal se une a um padre herético que sonha em construir uma máquina de voar.

swettie.bittch 21/02/2024

Memorial do Convento
It is so bad i wanna give you a zero, but that?s not possible, so i give you a 0.5.
a única parte boa daqui é a blimunda e a morte do padre.

xzysw_ 04/02/2024

Livro que dividiu as minhas opiniões do início ao fim, comecei odiando e terminei gostando um pouco. Essa história fictícia se enquadra em um contexto histórico muito interessante, em que nos é apresentado uma crítica social ao rei e seu desejo de construir um convento, pois foi obrigando as pessoas a irem trabalhar na obra do local que muita gente morreu. Além disso, temos Baltasar e Blimunda com o seu relacionamento simples porém curioso, e o padre Bartolomeu Lourenço com a sua maluca vontade de voar. O final me surpreendeu e fiquei presa em uma confusão.
?Era uma vez um rei que fez promessa de levantar um convento em Mafra. Era uma vez a gente que construiu esse convento. Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes. Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido. Era uma vez.?.

Alexandra153 17/01/2024

A história casal autêntico, simples e extraordinário que se encontra e não mais se larga. Vivem um período da história de Portugal em que um rei faz uma promessa e um país inteiro se obriga a cumprir, resultando no Convento de Mafra.
É um livro extraordinário, numa escrita descritiva na qual não falta ritmo.
Recomendo!

felipefrancica 31/12/2023

Sóis e Luas, marcantes.
Mais um livro fantástico de Saramago, não esperava por menos. É surpreendente a inteligência do autor ao detalhar a história que se passa no livro e retrata a verdadeira sociedade portuguesa do século XVIII.

As personagens são complexas, peculiares e marcantes. Baltasar e Blimunda ficarão registrados em minha memória.

Recomendo muito a leitura, que apesar de transitar por momentos difíceis é recompensada pela genialidade da escrita de Saramago.

Georgia 30/12/2023

Sem palavras.
De longe, o mais complexo livro de Saramago, entre todos que já li. A leitura exige não só a compreensão das estruturas gramaticas e lexicais difíceis (típicas do autor), mas a sutileza de perceber que os detalhes da vida cotidiana de cada um dos personagens são a narrativa principal do livro. Aqui, as metáforas estão incríveis, as ironias afiadíssimas e a comparação entre a riqueza dos reis e a pobreza do povo é cruel. Entretanto, acredito que poderia ser um pouco menos arrastado, sem que perdesse a qualidade e a essência da história.
Vitor 16/01/2024minha estante
Percebi kkkk, fui pegar ele agora pra ler, o meu primeiro do Saramago tô ainda nas primeiras páginas dele