Memorial do Convento

Memorial do Convento José Saramago

Resenhas - Memorial do Convento

Peter.Molina 28/02/2023

Realismo fantástico e a obra
Esse foi meu primeiro contato com Saramago e posso adiantar que a leitura é bem complexa. Os parágrafos são extensos , não há travessões de diálogos, estes são inseridos dentro do texto em fluxo contínuo. A história relata a gigantesca construção do Convento de Mafra, com toques de realismo fantástico envolvendo Baltazar Sete Sois e Blimunda, sua esposa, a mulher que vê por dentro. São várias aventuras ao longo do livro, relatando tanto as dificuldades da obra monumental, como também a construção de uma máquina voadora pelo padre Bartolomeu, que armazena as vontades como nuvens fechadas. O final é muito triste e desolador, pensei , pra que tanto sacrifício... Enfim, um livro grandioso mas difícil.

Biblioteca da Pry 04/03/2023

Enfim, terminei essa leitura. Não por prazer, mas para tentar entender como um escritor tão famoso consegue estragar uma bela história.
O problema do livro já começa com a divisão dos capítulos que parecem sem fim, juntando ainda a falta de pontuação. O autor tem a característica de usar apenas pontos e vírgulas, então, se você não souber disso antes de começar a leitura, simplesmente não vai entender absolutamente nada, e sabendo, é preciso muita atenção e às vezes reler novamente para entender, o que torna tudo cansativo e sem graça.
A ideia do livro até que é boa, mas já começa confusa e só vai piorando, porque do nada, ele muda o assunto, o narrador, alguns personagens simplesmente somem da história, outros são esquecidos e retomados do nada, assim como alguns aparecem sem a gente nem entender pra quê.

A literatura portuguesa é tão rica, a forma como eles usam o português é bem interessante e diferente da nossa, assim como descrevem os ambientes e as pessoas tem uma peculiaridade que me agrada.
Mas, essa obra de Saramago me desagradou bastante.

Gabie 05/04/2023

Interessante mas chato de ler
História interessante mas o estilo de escrita me leva a loucura por não saber quem está falando,e achei o final sem graça,e que em certas partes o livro deixa a desejar por falta de alguns detalhes enquanto a outros momentos descreve muito mais que o necessário.

13marcioricardo 08/04/2023

Sete Luas, Sete Sóis, um Rei e muitos Cristãos..
É a terceira obra do autor que leio, sendo que esta é uma das principais, se não mesmo a principal. A conclusão que chego é que Saramago continua sendo Saramago.

Momentos brilhantes, muitos, e momentos chatos, também. Mas percebe-se bem o por quê de ter ganho o nobel. Vale a pena ler.

Veri 29/04/2023

História, amor e surrealismo
Pegue um fato histórico real e peculiar: D. João V, rei de Portugal no século XVIII prometeu construir um convento em Mafra caso a rainha conseguisse ter um filho. Ela teve e ele então manda construir o convento sequestrando e explorando trabalhadores.

Misture com uma linda estória de amor: Blimunda e Baltazar, são simples e complementares, e perdidamente apaixonados um pelo outro.

Adicione um toque de surrealismo: Blimunda conseguia ver as coisas e pessoas por dentro (hello Superman) quando estava em jejum (!), ou a construção de uma máquina de voar movida a vontade retirada de pessoas morrendo.

Termine com a estrutura escrita de Saramago: frases intermináveis de diálogos pontuados apenas com vírgulas e letras maiúsculas.

Está pronto o Memorial do Convento!

Caroline 15/05/2023

Finalmente terminei. Gostei do livro, mas do meio pro fim achei chato, sem nada envolvente que me desse vontade de continuar. Demorei horrores pra ler ele.

Joana.Rebelo 23/05/2023

Memorial do convento
Gostei mas.....
Gostei mas vou ser sincera houve varias coisas que não prercebia a primeira , tipo de escrita unica mas de difícil percepção, mas a historia a linda , adoro o facto de juntar factos históricos com ficção e amooo as criticas feitas ao clero, ao rei e adoro a representação do amor ideal atreaves de Baltasar e Blimunda e o seu contraste com o amor entre o rei e a rainha

Mafalda 25/05/2023

Não é o tipo de livro que eu gosto, como todos já devem saber Saramago tem uma escrita muito característica e só se tem duas opções ou se gosta ou não se gosta, e eu relamente não gosto.
O início até achei interessante porque não conheciamos os personagens e estavamos a começar algo novo, mas a partir do meio tornou se uma leitura cansativa.
Foi uma leitura realizada em sala de aula por isso pode ser um dos motivos do cansaço, por ser algo que o meu cérebro associava a obrigatório e não conseguia usufruir.
Mas apesar de não ter gostado, houve sempre concordâncias com certas críticas que ele fazia que poderiam ser aplicadas ainda hoje na nossa sociedade e não posso discordar que ele era realmente um escritor fenomenal.

Maia de Souza 29/05/2023

3.5/4 ??
O que posso dizer sobre?
Gostei da escrita, apesar dos parágrafos serem imensos e o autor só utilizar pontos e vírgulas (literalmente).

Foi uma leitura obrigatória então li por ter que ler, e acabei por não desfrutar tanto como gostaria. Sobretudo, a história de Baltasar e Blimunda é extremamente linda.

Pra mim o livro foi bem chatinho até certo ponto, mas depois que começaram a desenvolver com o padre Bartolomeu, o Sete-Sóis e a Sete-Luas ficou super interessante e divertida.

Apesar de não ter tido uma boa impressão logo de cara eu recomendo o livro para quem tenha paciência de ler, porque inicialmente pode ser meio secante.

Erica 03/06/2023

O português de Portugal não seria problema se Saramago não tivesse apostado nas inversões pra levar o texto pro século XVII. Ficou difícil de acompanhar!
Mas à parte a forma, dá pra sentir a dificuldade que foi construir o convento. Muito boa história!
Apesar de todo mundo falar da história de amor de Blimunda e Baltasar, foi o que menos me interessou.

Mapa de personagens:
Baltasar
Blimunda
Pe. Bartolomeu Lourenço de Gusmão
Obras do convento de Mafra

Myrian 18/06/2023

Incrível
Saramago tem um estilo de narrativa muito interessante. A forma como ele escreve e aproveita como fundo a história real é incrível. Coloca um pouco de sobrenatural para não focar apenas na realidade. O ponto de vista dos eventos que aconteceram, tudo. Muito bom!

Carol749 18/07/2023

A partir de uma promessa a ser paga por D. João V, o rei de Portugal, conhecemos a história de Blimunda, Baltasar, milhares de operários e um padre com sonho de alcance as nuvens.
Com sua habilidade de contar causos e entrelaçar historias, Saramago coloca em evidência indivíduos que não não são enxergados pela história oficial, mas que deram seu sangue, vida para a sua construção.
Com o seu imaginário único e simples somos enredado pela história que tem um final muito tocante.

Nathália 18/07/2023

Preciso reler
Já li Saramago antes, mas esse achei bem difícil. A linguagem é desafiadora e os detalhes, quantidade de personagens e desenrolar dos fatos me deixaram confusa. Gostei do fim. Foi bem bonito. Mas, preciso reler com outros olhos e com maior tranquilidade, pois sinto que perdi muita coisa no decorrer da história justamente pelo vocabulário.
O bom de ler é que estamos sendo sempre desafiados, mesmo quando a gente já se acha em nível ?avançado?. Rsrs

Thaís 08/09/2023

Saramago dá uma ressaca literária danada. Estou aqui ainda tentando me recompor dessa história, tão real, tão inocente, tão verdadeira.

Já fazia algum tempo que não lia nenhuma obra dele, então o começo foi difícil, até encontrar o ritmo certo. Depois foi uma mistura de querer ir ao final a qualquer custo e uma dor de pensar que uma hora a história ia acabar. Pois ela acaba, e deixa aquela sensação de que podia ter durado mais. Ao mesmo tempo se fecha, nada fica solto.

Se o tema religioso não me agrada, a contextualização, mistura de ciência e religião, um pouco de obscurantismo, num período em que a Inquisição era mais ativa, provoca uma tensão de arrepiar. Amplia-se minha curiosidade pelo fato de apresentar d. João V, um rei que pouco estudamos no Brasil por não ter sido tão relevante na nossa história, pois apenas mantinha os negócios da família como já eram. Dos negócios, construções, casamentos, vamos nos remetendo ao período pre-independência, e entendendo fatores que culminaram na história que conhecemos (não a de Blimunda e Baltazar e Bartolomeu, porque essa é inédita).

Mais um que vai para a minha lista dos top tops.

Luana.Chuq 15/09/2023

Eu sempre fico com receio de dar nota baixa para um livro, não sei se é por questões só de gosto. Esse livro em específico demorou a me prender. Não consegui construir bem os protagonistas na minha cabeça. E foi um alívio terminar essa leitura, não queria desisti.
Espero muito que o Ensaio sobre a Cegueira seja, p mim, um livro melhor de ser liso.