A pedagogia dos caracóis

A pedagogia dos caracóis Rubem Alves

Resenhas - A pedagogia dos caracóis

Beni 09/09/2021

Fantástico!!
Esse livro é simplesmente fantástico!! Tive que conter o sorriso várias vezes enquanto lia.

Em Pedagogia do Caracol existe realmente uma discussão bem embasada sobre os fundamentos da educação e da aprendizagem e sobre a ineficiência das escolas no modelo tradicional e suas grades curriculares.

O livro me encantou de ponta-a-ponta e com certeza levarei muitas dessas lições para a vida.

vega 03/09/2021

Artigo
Comecei esse livro do nada porque tenho um artigo pra fazer, e realmente achei citações lindas, a educação aqui é descrita como uma coisa leve e diferente do que vemos nas escolas atuais. Impossível terminar esse livro e não desejar uma educação diferente.

let 03/08/2021

BOCA DE ATRITO
nunca imaginei na minha vida que um livro lido por conta da escola poderia me impactar tanto assim: me fez pensar sobre tantos assuntos que minha cabeça terminou pesada ao mesmo que leve e pronta pra mais.
não importa se você é professore, alune, responsável de alune, diretore ou catadore de latinha, esse livro necessita de atenção especial e merece ser analisado por todos aqueles que desejam ao menos um pouco uma pedagogia que queira, realmente, abrir os olhos dos discentes e fazê-los traçar seu próprio caminho
Caio.Lobo 03/08/2021minha estante
Curiosidade: você é aluna do ensino médio? É que nunca vi um professor passar esse tipo de leitura. No meu tempo os alunos só liam os livros de literatura (quando liam rs).

12/03/2021

Amor ao ensino
"Para isso existem as escolas - para fazer sonhar e fazer pensar. Do sonho e do pensamento surge a obra." (Rubem Alves)

Iniciei a minha jornada na leitura antes mesmo de conhecer o livro. Primeiro, fui apresentada ao capítulo "Os livros e a infidelidade", e tão boa foi a leitura que logo fui procurar o lugar de onde ele saiu.
E assim me deparei com o livro "A pedagogia dos caracóis" de Rubem Alves.
E que leitura prazerosa e reflexiva eu tive.
Rubem Alves nos faz sentir seu grande amor pelo ensino e nos apresenta um olhar crítico, amoroso e cuidadoso sobre a escola, a leitura e a vivência e educação escolar. E a partir disso, somos levados a pensar sobre nosso papel como educadores, como aprendizes e como sociedade que quer uma educação escolar digna.
É uma leitura que vale muito, mesmo que não sejamos educadores ou pais, porque sua mensagem é para todos, é para a vida.

Rodrigo 09/03/2021

Uma taça de sabedoria
Sou suspeito pra falar do mestre Rubem Alves. É leitura obrigatória de todo professor que se preze, para fazer refletir sobre seu ofício e formação.

Gi 20/01/2021

pode ser que ?chegar na frente? não seja tão importante
Adorei!
Rubem Alves escreve como se tudo se tratasse de uma conversa com o leitor, contando causos que viveu, coisas que aprendeu e aconselhando...

AnaMB 19/07/2020

Este livro foi minha introdução a Rubem Alves. Achei o autor bastante claro e sucinto em suas idéias.

delicadas.leituras 25/05/2020

A beleza da lentidão.
O autor nos fala da beleza de se apreciar o trajeto que percorremos, admirarmos a vista, as pessoas, os acontecimentos, no fim é isso o que realmente importa. E ao professor, aconselha: seja lento como a lesma ao ensinar, faça essa tarefa com vagar, diálogo e amor.

Robson.Vieira 30/03/2020

Muito bom!
Adoro as crônicas, os insights...
Livro pra ser lido e relido!

Bart 04/03/2018

Livro rápido e (p/minha surpresa) gostoso de ler! Lembremos que tbm já fomos crianças ...na hora de ensinar, na hora de escutar, interagir com as crianças de hoje!
Livro massa!!

Felype 28/12/2017

MARAVILHOSOOOOO!!!!! Daqueles que a gente fica voltando e lendo de novo e de novo.

sol 06/01/2018minha estante
Já me convenceu, vou ler, rs

Sabrina Ferreira Faria 27/03/2017

A Pedagogia dos Caracóis ( todos adultos devem ler esse livro!!)
Bem, faça o que tiver ao seu alcance para colorir o seu arco íris ??
Finalizando um dos livros mais incríveis que já li, Rubem Alves com o jeito mais sensível do mundo conseguiu passar nesse livro ensinamentos que levamos a vida inteira para aprender, isso quando aprendemos.... Só amor por esse livro.
?A pedagogia dos caracóis ?
#maisUmPraConta #books #leiturasDoMês

Juliana 19/03/2017

Desaprendendo
Rubem Alves traz a grandeza da simpicidade com essa leitura levíssima! Com palavras certeiras, questiona o sistema educacional, o papel do aluno, do professor e a soberba do adulto. O autor faz perguntas maravilhosas, como o porque quando a gente cresce, as coisas perdem o colorido, e deixamos de sonhar. Explica que por mais conhecimentos que nós possamos adquirir ao longo de nossa vida , só fica retido aquilo que faz diferença. Critica a mercantilização da educação, e o fato de os adultos desprezarem o intelecto das crianças. Fora as citações maravilhosas demonstrando a humildade do autor, quando diz que não escreveria alguma coisa do seu jeito, quando outra pessoa descreveu com precisão o que gostaria de ter dito. LIvro muito importante , para compreender o processo de "deseducação" do Brasil. Maravilhoso!