Angústia

Angústia Graciliano Ramos

Resenhas - Angústia

Roberto 02/02/2024

Todo homem já conheceu uma Marina
Nossos sofrimentos ?por amor? são mais velhos do que andar pra frente, embora tenha sido escrito a quase um século, se você colocar um celular e uma televisão no meio vai notar que quase nada mudou, que livro bom, pena que a escola e o vestibular nos afastam de obras como essa, e como mencionado no título, muitas Marinas estão por ai, no mesmo modus operandi, curtindo com a cara de um Luis da Silva enquanto um Julião não aparece :)

Danielli Jesus 30/01/2024

Uma histórica visceral
Angústia foi meu primeiro contato com Graciliano Ramos, o homem escrevia tão bem que chega a dar raiva. O mundo interno de Luis Silva é muito bem explorado. Angústia tem uma das escritas mais lindas que já vi e é um dos livros mais tristes que já li.

nother_lolo 23/01/2024

Quero beijar o cérebro do Graciliano
Eu acho que poderia passar HORAS falando sobre a genialidade desse livro, foi uma experiencia ler e meudeus O QUE FOI TUDO AQUILO - graci como vc não gosta desse livro 😭

off q tive q ler por causa dos vestibulares e não tava dando nem um pastel com caldo de cana pra esse livro, mas me enganei cai do cavalo viu não julguem o livro pela capa porque olha... passada chocada

tudo bem q o inicio é meio xexelento a escrita difícil o personagem um pobre coitado fudido e que com certeza tem tdah. MAS DEPOIS QUE ENGAJA MEUS AMIGOS, fiquei obcecada passava 80% do meu tempo falando sobre angústia e os outros 20% esperando alguém falar sobre

sério nunca tinha lido nada igual (justo eu que sou dos romancezinhos água com açúcar e fanfics do Justin Bieber mafioso) e foi um enxurrada de informações pensamentos loucuras reflexoes que MEUDEUS - amei

juro o homem é um doido mas as vezes eu tinha dó, pobre só toma no furico
muito bom com certeza leria de novo

críticas: réis, que ódio não achava ref de valores pra converter em reais e ficava super confusa com as dívidas do homem 😭
Dan 28/01/2024minha estante
Amei a resenha!!!!!!

jpephilippe 23/01/2024

Descida aos infernos
É possível ao longo do livro sentir a angústia que a personagem vai sentindo ao longo de sua descida aos infernos da sociedade

DidioAzul 23/01/2024

Cansativo
Eu sei que o livro é um clássico da literatura original. Como li há vários anos Vidas Secas do mesmo autor (e adorei!), iniciei a obra com grandes expectativas. No entanto, confesso que não gostei do livro. Achei a escrita maçante, cansativa e até enfadonha. Já li obras no mesmo estilo que gostei muito, mas, no caso de Angústia, confesso que fui lendo torcendo para acabar logo. Não gostei.

MarciaCannecchia 19/01/2024

Acho que não foi o momento...
...Certo para ter lido esse livro. Me senti angustiada, não consegui prestar atenção em nada. Me fez lembrar de crime e castigo ...talvez um dia, lerei novamente.

Phen0 19/01/2024

Eu diria que esse livro engana quem lê. Se eu fosse avaliar a história em si, ela não é nada de demais, e é exatamente por isso que engana. É uma história aparentemente despretensiosa, que mostra o dia-a-dia do protagonista, nada mais, nada menos. Esse tipo de narrativa, por mais simples que seja, sempre me agradou (seja lá por qual razão) mas quem achou entediante deve ter odiado o livro ou largado ele na metade.

Entretanto, conforme as páginas vão avançando, você vai começando a entender o ponto do livro, que não é em torno da história, mas sim da psiquê do protagonista. Desde as primeiras páginas do livro, a narração é feita por uma pessoa extremamente ansiosa, e eu me sentia ansiosa junto enquanto lia, pois as informações pulavam rápido de uma coisa a outra, sem conclusão, com diversas emoções envolvidas nesses vários pensamentos. A início, o livro aparenta mostrar realmente uma angústia da parte dele, já que a narrativa parece começar meio triste ou depressivo, mas conforme vão se passando as páginas, o foco parece mudar de angústia a uma vida apática, do apática ao ódio e do ódio ao desespero. Sinceramente, eu diria mais que eu sentia agonia vindo do personagem, do que mesmo angústia. Mas enxergo que a agonia e todas as demais emoções devem ter sido originadas da angústia, então entendo o título do livro (porém eu o mudaria para "agonia").

Além disso, o protagonista é complexo. Extremamente problemático, especialmente com seus problemas de raiva exacerbada, que beiram ao doentio, com sua perseguição, possessividade e obsessão. Você vai lendo acreditando que ele só é um sujeito decepcionado com tudo devido a vida normal que leva, já que a irritabilidade dele é normal no início, mas ela vai piorando e ele vai mostrando cada vez mais um lado sombrio, que parece demonstrar traços de sociopatia.

Nandinh4 17/01/2024

Não podem dizer que esse livro é mentiroso.
Esse livro traz a Angústia das mais variadas formas.
Aqui presenciamos uma das mais profunda submersões psicológicas, um grande labirinto que acompanha o desenvolvimento da paranoia, da obsessão, delírios e confusões através de uma memória gasta.
Uma obra de leitura difícil, densa mas não me arrependo de ter lido.

Rippe 15/01/2024

Graciliano Ramos arrasa
O começo de uma leitura confusa de uma história que realmente não deixa ponta sem nó.
Angústia realmente fixa a atenção do leitor, um livro que te faz querer saber cada vez mais o que se passa na cabeça do personagem principal e seu desenrolar na história.
Por ser um fluxo mental, organizar os acontecimentos em ordem cronológica é um pouco complicado, mas tudo se torna fluido se você realmente ter empatia com os pensamento de Luís da Silva (personagem principal).
Em resumo um ótimo livro, que consegue transportar o leitor e seus sentimentos para a história.

PS: se vc está lendo o livro, e no fim ficou bem perdido como eu, assim que termina-ló volte ao começo e leia novamente os primeiros capítulos.?

Didi 04/01/2024

Minha professora simplesmente falou sobre este livro, de como ele era pesado e que implorava para nenhum aluno ler, mas no final acabou me dando uma baita vontade de ler. Quando li, terminei em menos de uma semana, PRENDE MUITO A ATENÇÃO, não é atoa que escrevi em quase todas as páginas cada reação que tinha das atitudes do protagonista.
É um livro que eu leria de novo sem problemas.

Ana Lu 03/01/2024

Que livro maravilhoso. eu o li em 2022, mas é um dos livros da literatura brasileira que eu mais gosto, e exprime justamente o que o próprio título nos traz: angústia. a angústia de uma vida triste que o personagem levou, as expectativas que foram por água abaixo, os hábitos e pensamentos insalubres? é uma leitura fluida que te mantém preso à história e faz você sentir na pele as coisas relatadas.

Igaço 29/12/2023

Angustiante
Graciliano consegue fazer o leitor sentir a angústia do personagem. Seus períodos descritivos conseguem levar quem lê para dentro da cabeça de um homem perturbado. Me senti totalmente sufocado lendo o livro. Do começo ao final, livro perfeito.