Angústia

Angústia Graciliano Ramos

Resenhas - Angústia

Elaine Messias 25/09/2023

Intenso
A leitura de Graciliano sempre exige tempo, atenção e capacidade de suportar a intensidade de seu realismo e a intensidade de suas descrições psicológicas.

Sayonara 23/09/2023

Angústia - Graciliano Ramos
Muito interessante. Em "Angústia" temos a narração em 1° pessoa da vida de Luis da Silva, um sertanejo que conseguiu com dificuldade se estabelecer na capital alagoana, mas se ressente ainda da vida que leva ali, ciente que é da sua condição de micro funcionário de um jornal, que para ser mantida demanda dele obediência alienada aos seus superiores.
Paralelo a isso, ele encontra na possibilidade de casamento com a jovem Marina uma forma de ser mais respeitado socialmente, enquanto em Julião Tavares projeta um inimigo, símbolo da classe dominante e opressora.
Realmente é uma boa leitura.

juju 20/09/2023

Clássico por clássico
Estar finalmente fazendo a resenha desse livro para mim já é uma grande vitória esse ano porque eu realmente achei que iria demorar pelo menos mais um mês para terminá-lo!!! Infelizmente a leitura não fluiu para mim e não consegui me sentir a vontade com a escrita do Graciliano. O começo e o final foram muito interessantes, mas o meio da história me deixou bem desanimada, pois sentia que estava indo a ligar nenhum. No fim gostei da experiência de terminar mais um clássico da literatura, mesmo não tendo gostado muito. Ainda assim, clássico é clássico e é válida a leitura para todos!!!

andrielle 20/09/2023

A angústia em ser pobre.
Angústia é um livro confuso e difícil de se ler, sua narrativa inteiramente intimista se forma baseando-se na mente do próprio personagem, confuso, louco e alucinante. Acontecimentos da infância de Luís da Silva se misturam ao presente como flashbacks a todo momento, seus sentimentos intensificam todas as sensações da história, os sons, a sujeira, a personalidade dos personagens, tudo contado pelo próprio Luis da Silva, tudo baseado em sua visão, mostrando a enorme agonia que o personagem sente em relação a tudo em sua volta.
Luís da Silva representa o proletariado brasileiro ainda em sua atualidade, um emprego medíocre, com salário medíocre, fazendo coisas medíocres, Luís escreve o que o governo lhe pede, elogia quem lhe pede, sua escrita não é incrível, não é um famoso escritor nem há chances de se tornar um, é um intelectual mas não debate, não discursa, não tem artigo de relevância. Sua carreira continua estagnada, jamais fez algo de brilhante na vida, tem casa e prato de comida mas jamais terá relevância social. Além de tudo Luís é um fracasso na vida amorosa, o tornando também faminto pela vida sexual que posteriormente o traria grandes problemas.
Historicamente falando, angústia se passa em um momento de urbanização, onde o Brasil começa a largar suas raízes oligarquicas dando lugar a uma república industrializada não mais centrada no nordeste ou no interior. Tais acontecimentos se mostram na própria fragmentação de Luís, onde sua infância mostra a antiga vida no interior, mais abastada para ele, neto de coronel, e suas raízes escravocratas, conservadoras. Já no presente, a imundície da cidade grande toma conta, os vagundos, descritos inúmeras vezes, aparecem junto das prostitutas, uma representação perfeita da revolução industrial.
Em meio a tudo isso a imagem de Julião Tavares aparece, Julião representa todo o fracasso de Luís, representa a burguesia, os beneficiados com a urbanização. Ele mais que ninguém é o motivo de toda a angústia de Luís, nenhum pode viver enquanto o outro não morrer. Os desejos de matar Julião se tornam cada vez mais fortes e reais, o ranço, raiva, vão dando lugar a um odio animalesco, um desejo insaciável que preenche todos os sentidos de Luís, Julião parece roer a vida de Luís como os ratos que não o deixa dormir a noite. Ao decorrer do livro a insanidade e a própria angústia passam a se intensificar cada vez mais na mente de Luís da Silva, não se sabe mais o que é real ou não, a dissociação se faz presente em todos os momentos. Ele precisa matar Julião Tavares. Precisa matar o câncer que se espalha no Brasil.

Bruna.Toledo 20/09/2023

Apesar de ter amado Vidas Secas, achei Angústia extremamente desafiador. A narração é um fluxo quase ininterrupto dos pensamentos intrusivos e desconexos do protagonista.
O enredo é muito interessante e não posso negar a genialidade por trás dessa obra, mas não foi uma leitura que eu consegui curtir.

Raul.Maschieto 17/09/2023

O homem do subsolo alagoano
Obra marcante do mestre Graciliano Ramos. O que me chamou a atenção logo de cara foi a semelhança do narrador, Luís da Silva, com os famosos personagens-tipo russos, os homens supérfluos, ou do subsolo, como no caso de Dostoiévski. A narrativa é tortuosa, acompanhamos em primeiro plano as experiências de um personagem completamento perturbado, até psicótico as vezes, que se encerram em uma ação inesperada. Recomendo a leitura.
Ivy Dos Reis 29/09/2023minha estante
Também me chamou atenção essa semelhança com os romances psicológicos russos. Nossa literatura é muito rica!

Eric 11/09/2023

Um espetáculo
Realmente, que livro incrível. Adoro livros em que o protagonista é uma figura totalmente não carismática e muitas vezes até um pouco desprezível, acredito que mostram a realidade de como é a vida das pessoas, e não um conto de fadas.
A forma gradativa com que acompanhamos o enlouquecimento do personagem é perfeita, totalmente compreensível e acompanhável. A narração em primeira pessoa fez com que eu mergulhasse nas experiencias vividas por Luis, com misturas de pensamentos do passado, imaginação e realidade, e conforme o livro avança, mais o último se torna escasso, tornando o enredo em uma real experiência digna de um filme dirigido por Kubrick (a todo momento enquanto lia, imaginava esse livro adaptado pelo diretor).
Adorei, não esperava que fosse gostar tanto de um livro que só li por conta da FUVEST, sem dúvida valeu muito a pena a experiência.

Laura2184 10/09/2023

Leitura escolar
Horrível! Não dou estrela negativa porque não existe. Odiei cada segundo dessa leitura. O livro não faz sentido, a história é sem nexo, muita informação em um parágrafo só, passado, presente e futuro sem marcação de tempo e no mesmo parágrafo e "visão do Graciliano Ramos" consegue ser tão ruim quando, falando apenas abobrinhas.

isa_nity 05/09/2023

"A princípio a gente lê por gosto. Mas quando aquilo se torna obrigação e é preciso o sujeito dizer se a coisa é boa ou não é e porque, não há livro que não seja um estrupício."
aqui graciliano hablou

Marievizz 04/09/2023

Interessante
De primeira pensei que não gostaria, mas depois só queria terminar. Tem muito pra se refletir, é uma experiência bem única.

Isakibe 01/09/2023

Angústia
Li por conta do vestibular e foi uma experiência única!! realmente angustiante e poético. Não esperava muito, mas me surpreendeu demais! O nome realmente traz o que vc sente o livro todo: ANGÚSTIA

Duda 30/08/2023

O título faz sentido, você só sente angústia lendo isso.
Acho que eu levei cerca de 1 ano para ler esse todo. Eu abandonava e voltava, foi um verdadeiro desafio. Só li porque era obrigatório para vestibular(nada novo sob o sol), a partir de algum momento a narrativa começa a ficar interessante, mas demora. O Luís é um azarado, obcecado, doido e um coitado então torna muito angustiante continuar a narrativa, literalmente. A curiosidade sobre o que fez ele ficar tão lelé vai se apertando ate você saber o que foi, e para falar a verdade eu tenho minhas dúvidas se realmente aconteceu. Ele realmente é muito fanfiqueiro e muito lelé. Tenho muita dó da Marina, a pobre era interesseira mas ao redor dela só aparecia homem chato, no lugar dela eu não teria ficado com nenhum, os dois são insuportáveis. Além disso, o Luís fica se remoendo pelo fora, mas em nenhum momento ele foi romântico com a pobre da Marina, ele era um chatão de galocha.

vampirsmos 29/08/2023

Angustiante
Não é meu tipo de leitura obviamente, acho muito cansativo e confuso a narrativa seguindo o mais próximo da realidade de como funcionam os pensamentos, entendo o conceito do livro mas realmente n eh pra mim, ainda assim achei mais fácil de ler que muitos outros de vestibular.

danixxsant 28/08/2023

Angustiante demais
Definitivamente não é o tipo de livro que eu gosto, e jamais leria novamente. Adentrar os pensamentos de Luís da Silva, isto é, ler sobre todos os seus devaneios, alucinações e ideias pessimistas é algo que me cansou bastante, inclusive quase pensei que fosse desistir no meio do caminho. Sem falar que, apesar de não ser tão perturbado quanto o protagonista, ler esse livro não me ajudou em nada a melhorar mentalmente.

Alex215 25/08/2023

Os delírios de Luís.
O livro é um clássico, inclusive cobrado em vestibular, e acredito que realmente seja uma leitura necessária, ainda mais pelas críticas implícitas sobre o governo de Getúlio Vargas.
Demorei para acabar a leitura porque ela é densa, muitos detalhes agonizantes (tal como o nome do livro já diz) e melancolia exarcebada, fazia tempo que não lia um livro desse tom.
Recomendo!