Angústia

Angústia Graciliano Ramos

Resenhas - Angústia

hxlxnwzy 31/10/2023

Foi o diabo quem fez isso, marina...
- eu sou feio e burro
- QUE NOJO
- casada? prazer, espanca útero?
- 🤬 #$%!&
- a mina embuchou na primeira vez afogando o ganso?
- o chá de canela entrou em cena
- eu sou esquizofrênico
Julia.Pedon 31/10/2023minha estante
Eu lendo o comentário: ah, deve ser um dark romance
Vendo o livro: num creio
KKKKKKKKK

hxlxnwzy 31/10/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKK quem dera fosse dark, infelizmente é livro de vestibular

Bia 25/10/2023

Me fez desistir de querer ler vidas secas
Que livro pedante, são tantas camadas de chatice que me perco por onde começo a falar mal
Angústia deveria ter esse nome porque realmente é angustiante ler isso, o personagem principal é a definição exata do que é ser um homem babaca, o jeito que ele trata a Marina da primeira vez, na minha opinião dá para considerar sim como assédio, metade do livro é ele criticando ela porque na visão torpe dele, ela é fútil sendo que ele mesmo chega a conclusão que a vingança dele foi fútil e na minha conclusão o fútil é ele e além de tudo hipócrita, crítica coisas na Marina que ele também é e coisas no Julião Tavares que no fundo ele admira
A escrita é bem demorada, do tipo que você conta os minutos para acabar logo e quando vai ver leu só 1 parágrafo
Os outros personagens são apagados, não tem um contexto ou plano de fundo interessante, para mim a única personagem que salva é a Marina que representa as mulheres que tem que aturar homens que são um porre e babacas e depois lidam bravamente com as consequências sozinhas queria que ela tivesse um final feliz
O livro tem lá suas lições mas para mim não vale a pena ser lido só por isso e se essa escrita do Graciliano for padrão eu realmente não quero ler Vidas Secas
emelz 25/10/2023minha estante
"conclusão que a vingança dele foi fútil, e na minha conclusão fútil é ele" KKKKKKKKKKKJJKKKKKKKKKKKKKKKKK gsotei

emelz 25/10/2023minha estante
da uma chance p vidas secas bea só p dizer q leu um clássico """""

Bia 28/10/2023minha estante
Em minha legítima defesa eu tinha acabado de ler essa chatice tava p da vida, mas acho que vou ler vidas secas sim só por causa do cachorrinho

Alana ð 23/10/2023

Achei bem bom, é bem massudo em todos os sentidos, eu gosto desse fluxo temporal de ficar indo e voltando mas nesse livro eu gostei mais pq tem um significado psicológico tipo tudo q ele fez da vida q levou ele pra quela situação, e o cara é doidinho mesmo, stalker, e tbm a auto punição dele
na parte final eu fiquei meio lelé tbm

Lucas1429 23/10/2023

A barganha da comiseração
Não se trata de um entretenimento exato, nem para o leitor, menos ainda para o protagonista, sofrido andarilho social. Luís da Silva é partícula dos temas caros ao autor: a opressão política e o sofrimento do sertanejo, mas menos que em seus demais romances. Troca se a sujeição da secura geográfica pela afetiva.

Obcecado por um amor corruptível e fracassado (a Marina de seus sonhos; a falsa esperança de vida), Luís demanda da pena excessiva de Graciliano, perscruta, perscruta seus tormentos e violenta as páginas de justaposições, consequentemente, cansativas. Com rememorações passadas, vão-se em conta seus 30 anos em vida até o presente, do desenlace familiar à mudança rural para a cidade, num modelo civilizatório da República Velha - ele lança a obra já subsequente a este período, às margens do primeiro governo vargas, em 1936 -, como um vivente do coronelismo na literatura. Tem-se medo do poder anti-miseráveis.

É na regressão da infância e juventude que incorrem passagens menos
repetitivas e redundantes dos valores agridoces que Luís carrega: seu sonho se desfaz na aridez da prosa graciliânica e no vexame do amor platônico malogrado ao sistema psicológico da rejeição. Também enjeitados são os filhos do escritor, criações nascidas à fatalidade. Aqui, a obsessão desata a credulidade humana.

giu 21/10/2023

O livro é o sentimento aqui são únicos
Luís Pereira da Silva é, em nome e alma, verdadeiramente brasileiro. Movido pelo amor e, depois, pelo ódio até o intenso fim.

Terminei Vidas Secas e prometi que leria outra obra de Graciliano Ramos, diferente da história da Baleia, Angústia foi uma leitura bem desafiadora mas, assim como a primeira, admirei a maestria de escrita do autor. O fluxo de consciência foi complicado no primeiro momento, mas a confusão compensa com o enredo da obra.

A história não é inovadora e o final é esperado mas o livro passa longe de ser monótono. Longe disso, a história em flashback deixa o final esplêndido e a escrita passa uma angústia do início ao fim. Acho incrível como uma pessoa consegue descrever tão bem um sentimento tão complexo e, ainda, consegue transmitir até na composição do texto esse sofrimento!

Gênio, Graciliano Ramos.

Leh 19/10/2023

Interessante
Li este livro para fazer uma prova na escola, ele é realmente angustiante.
O protagonista não teve um segundo de felicidade, a infância foi difícil e a fase adulta só ficou pior depois que ele decidiu casar com a vizinha e ela ter largado ele para ficar com outros homem.
Achei muito interessante a história ser circular, em que o começo do livro é o final dele.

juh 18/10/2023

??????
Como uma pessoa que não gosta de livros clássicos, eu gostei bastante desse. Em algumas horas eu me perdia na narrativa, mas era tão interessante o que estava acontecendo que eu recuperava o foco rapidinho.

Jessy R. 11/10/2023

Essa foi minha segunda leitura e novamente esse vídeo me pegou de um jeito quase inexplicável.

A narrativa é quase labiríntica e tão angustiante quanto o próprio protagonista, Luz da Silva. Um fluxo de consciência misturada com memórias, imaginação, pensamentos aleatórios, desejos e raiva.

Ora, esse livro tem tanta coisa que se pode discutir que não cabe em uma resenha aqui, é um livro que cresce a cada leitura e cada reflexão, não é atoa que é parte da segunda fase da escola modernista. Enfim, eu simplesmente amei do começo ao fim esse livro!!

Camila 09/10/2023

Entendi muito bem o conceito de livro circular, onde o livro se conecta por completo, principalmente o final que tem continuação no primeiro capitulo do livro, o livro faz diversas citações internas do começo ao fim, é o tipo de livro que você termina achando que perdeu alguma coisa, um livro que te instiga em ler mais de uma vez

Lilaa 07/10/2023

Angústia
Gente do céu, que livro mais doido. Ao mesmo tempo que Graciliano Ramos nos confunde fazendo essa transição de pensamentos do personagem entre o presente, o passado e só futuro, ele cria uma linha de pensamento incrível. Graciliano Ramos é tão gênio que montou todo um mistério no livro para só descobrirmos o que de fato acontece no final. Os temas abordados no livro também são de extrema importância. Não vou mentir que achei uma leitura fácil e legal, pq não achei. Mas o final vale toda a pena.

patrick_emmerick 03/10/2023

O que é real?
Luís Pereira da Silva é um homem que vem de uma família decadente. Trabalha em um jornal e ganha muito pouco! Tão pouco que mal tem dinheiro pra pagar o aluguel.. Sua vida é tão miserável que ratos passeiam por sua casa. Luís Pereira da silva passa o livro contando dinheiro para pagar suas dívidas... No entanto, no meio de toda essa bagunça, ele conhece Marina! O grande amor da sua vida. Porém, Marina é uma mulher fútil que só pensa em ganhos materiais. E em paralelo ao relacionamento dos dois, Julião Tavares começa a cobiçar Marina... Com isso, Luís Pereira da Silva começa a nutrir um ódio tão profundo de Julião Tavares, que até pensa em o matar. O livro é delirante! Nós ficamos imersos nos pensamentos do Luís Pereira da Silva ao ponto que as vezes nos perdemos entre o passado e o presente. O Personagem faz muitas alusões ao passado durante o livro, o que faz com que grande parte da história se passe justamente dentro de sua mente. É uma história trágica! Definitivamente triste.

Andreas.Caycedo 02/10/2023

Sim, li só por causa do vestibular. Como adivinhou?
Enfim, dos livros nacionais que eu já li, não é o que mais me marcou, mas foi interessante. De certa forma, me lembra uma obra do Dostoievski.

maluiza 01/10/2023

Realmente angustiante
Luís da Silva, você é um bobão; a Marina, uma quenga; o Julião Tavares, um grande de um safado que teve o que merecia.

Rafaela1550 01/10/2023

Livro muito poético e reflexivo sobre como nossos pensamentos podem nos levar ao ápice da loucura.