A Vida em Tons de Cinza

A Vida em Tons de Cinza Ruta Sepetys

Resenhas - A Vida em Tons de Cinza

Ivy (De repente, no último livro) 20/04/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
Esse livro me roubou lágrimas, e foram lágrimas diferentes da comoção que outros livros causam por terem estórias tocantes. Cinzas na neve é brutalmente realista. A narrativa delicada e direta de Ruta Sepetys consegue transportar o leitor para a fria Sibéria, para vivenciar ao lado de Lina toda a angústia que as pequenas nações vizinhas à Rússia tiveram que suportar quando Stalin decidiu invadir e anexar estas terras à União Soviética.
É muito duro ler sobre campos de trabalho forçados, pessoas morrendo à mingua, despojadas de seus bens e de seus direitos como seres humanos simplesmente pelo fato de serem diferentes do que os que estão no comando.

A ambientação que Ruta faz, todo o cuidado na construção histórica e geográfica da estória, permite que a gente consiga praticamente ver e sentir o que aqueles personagens passam. A Sibéria fria, solitária e melancólica que para Lina e seus compatriotas se resumia a uma sentença de morte é ricamente descrita. As dificuldades de se sobreviver naquele ambiente complicado, os conflitos de estar em um grupo de pessoas de caráter e valores diferentes, a luta em se manter a dignidade e a vida quando tudo está contra aquele grupo, tudo isso é narrado por Ruta Sepetys com uma veracidade latente, e com um toque tão singelo e cru, que como num filme as imagens foram passando pela minha mente. Fica um nó na garganta e um vazio no peito acompanhar tantas injustiças, e saber que mais uma vez a humanidade errou com essas pessoas, condenando a estória deles ao esquecimento quase que total. É um orgulho e um alívio termos autores como Ruta Sepetys, que anos depois podem usar seu talento para denunciar a dor destas gerações anteriores.

Lina é tão real. Ela é uma adolescente, e tem sentimentos contraditórios, suas emoções estão a flor da pele e ela manifesta isso com uma sinceridade extrema, uma transparência cativante. Lina tem seus momentos de fúria, de ódio e de revolta. Ela está em uma situação atípica, e reage de acordo ao que se espera. Achei incrível como Ruta pode traçar a personalidade dessa protagonista permitindo que ao mesmo tempo em que carrega dor, carrega também um traço cativante de esperança.

Outro detalhe lindo foi o romance que a autora construíu dentro da trama. Lina e Andrius são diferentes, mas de repente foram postos para encarar a mesma realidade. Cada um deles reage diferente ao que se espera, e no final a gente fica pensando se o amor deles irá sobreviver à tudo isso, se eles foram unidos apenas pelas circunstâncias do que enfrentam ou se realmente existe um sentimento ali. Eu amei a construção do romance pois não ocupa mais espaço do que deveria, mas ao mesmo tempo ocorre de forma natural e plausível.

A evolução do personagem de Lina e também de seu irmão Jonas é tocante de se acompanhar e ao mesmo tempo super dura. Jonas é só uma criança de onze anos, mas ele aos poucos deixa de ser aquele garotinho mimado para se tornar alguém franco e muito maduro, e a gente nem consegue se lembrar mais que ele é só um garotinho, porque de repente ele diz coisas acertadas demais, demonstra uma razão maior do que seria possível, mas aí a gente lembra de sua realidade desoladora, e entende que Jonas é a demonstração perfeita de quanto o ser humano se molda e muda, de acordo às situações que vivencia.

Os personagens secundários desse livro são impecáveis, como toda a trama construída por Ruta Sepetys. Temos aqueles que às vezes nos fazem torcer o nariz, por ter atitudes mais agressivas diante da realidade, outros despertam dúvidas. Mas o que mais me tocou na trama foi ver o quanto eram todos muito reais, e falíveis. Ninguém ali era perfeito, mas todos tinham seu brilho próprio, que os tornava fundamental para essa grande estória.

Tenho que falar da mãe de Lina, Elena Vilkas, meu personagem favorito. Elena é tão altruísta, positiva e corajosa que foi impossível não se sentir de certa forma cativada pela personagem. Ela passa por tantas coisas, e luta tanto por seus filhos, dá uma parte de si para que eles possam seguir adiante e é muito comovente sua luta e seu instinto de proteção e cuidado com seus filhos mesmo em meio ao caos em que estão lançados. Elena me comoveu e ganhou o meu carinho de um jeito que poucos personagens literários realmente conseguem. Eu a sentia como alguém real, e sofri por ela e os seus.

Eu estou apaixonada pela escrita de Ruta Sepetys. Ela consegue escrever um livro de fatos históricos sem tornar a leitura cansativa. O cuidado da autora em retratar aquela realidade, todo o trabalho que certamente houve por trás da construção dessa estória é de se admirar e aplaudir. Ruta tem uma escrita precisa, dura, sem rodeios. E ao mesmo tempo calorosa, fluída, e muito envolvente. São poucos autores de livros históricos que conseguem retratar com tanta precisão um período sem perder o ritmo da estória e nem exagerar nas descrições. Ruta Sepetys consegue escrever com equilíbrio, transformando sua linda estória em praticamente uma homenagem à um povo que caiu mas soube se reeguer lindamente quando enfim recebeu a oportunidade.

Cinzas na Neve é um dos melhores livros históricos que já li. Com uma trama impecável e comovente, a escrita fluída de Ruta Sepetys me ganhou. É um livro importante, porque retrata um momento sombrio da Segunda Guerra que foi esquecido (e que deve ser relembrado!). É aquele tipo de livro que deveria ser adotado nas escolas, porque retrata com exatidão, habilidade e coragem um período vergonhoso da nossa história, e nos faz relembrar o valor inigualável da liberdade.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2020/04/review-346-cinzas-na-neve.html

Verônica 19/04/2020

Maravilhoso
Com certeza entrou para meus preferidos, livro emocionante, real, triste... Não deixem de ler... Super recomendo

Carol 14/04/2020

Reflexão
Uma história comovente que nos faz refletir o quanto somos privilegiados, mesmo em tempos atuais de pandemia, por termos nosso teto, nosso pão de cada dia e, principalmente, nossa saúde com condições mínimas de higiene.

Taynara @adamadolivro 22/03/2020

Cinzas na Neve - Ruta Sepetys
Lina Vilkas tem uma vida estável, pais amorosos, um irmão mais novo e seu talento artístico para o desenho, mas sua vida é brutalmente interrompida quando soldados invadem sua casa, levando sua família para um campo de trabalho na Sibéria.
Nessa viagem, a família Vilkas tem que se unir aos outros reféns caso não queiram sucumbir a morte, a união e a lealdade dessas pessoas passam por diversas crises, onde a vida de todos correm perigo, seja por doenças, fome ou pela violência dos soldados cruéis.
O livro é ambientado em 1941, onde a Lituânia e outros países, passam por um período de regime político, onde vidas são um jogo de prazer entre Stalin e Hitler.
A obra escrita por Ruta Sepetys, é baseada em uma estória real, criticando e expondo a violência da época ao público. Um livro terrivelmente emocionante e triste.
Estamos vivendo em um período de pandemia, um vírus global (COVID-19), onde é necessário, força e união da parte das pessoas. Ler um livro assim, com tanto sofrimento e provações, além de perdas, me faz pensar em como as vidas são preciosas e necessitam de cuidados. Por isso, se cuidem, não só por vocês, mas por todos, só assim venceremos esse lapso de horror.
Eu adorei o livro, é sempre bom conhecer mais da história e das pessoas que viveram nessa época tortuosa, espero que se interessem e leiam!
Katia C. Menezes 22/03/2020minha estante
Adoro suas resenhas! Parabéns.

Taynara @adamadolivro 22/03/2020minha estante
Obrigada! Fico contente que se interesse!

Cilleni 19/03/2020

Livro conta a história da Lina e sua família ao serem deportados da Lituânia

Andreia508 11/03/2020

Uma historia comovente, baseada em fatos reais, com personagens fictícios. Conta a história de um povo que perdeu tudo, menos a dignidade, a esperança e o amor.

Mariana_ 06/03/2020

Triste e real
Uma história triste! Interessante, mas triste...

Aline.Kohler 27/02/2020

A vida em tons de cinza
Gzuis, que livro maravilhoso!
Conta a história de pessoas que foram reportadas pela "polícia" de Stalin.
Os personagens são cativantes. A esperança que emana deles é muito forte.. Amei

Tati 18/02/2020

Ganhei esse livro de presente e foi uma gratíssima surpresa.

Luskieny 15/02/2020

Tocante, amei demais
Um livro com um tema pesado porém que todos deveriam saber, uma história marcante que faz seu coração se partir em mil pedaços! Precisamos levar a verdade ao mundo, precisamos que todos saibam.

Adriana 10/02/2020

Cinza
Para mim faltou cor....cinza é uma boa palavra.
Nem muito lá, nem muito cá
Era uma historia que precisava ser contada.....

Karolayne.Dayse 08/02/2020

O que achei.
Esse livro me deixou devastada. Sempre nutri um grande interesse pela história da união soviética, mas não encontro facilmente livros que chamem atenção. Essa história nos mostra o lado de quem sofreu violentamente com o genocídio soviético, época com a qual a maioria apenas se recorda do horror do holocausto, porém, nos mesmos anos, outros povos sofriam com a brutalidade de Stalin. Apesar de até hoje negarem o fato. É realmente uma história que precisa ser lembrada e passada adiante.

Isacaeetano 05/02/2020

Necessário
Há coisas nesse mundo que nunca deixam de ser segredos. Na vida há coisas que nem pensamos que pudesse ser real, mas é...

Não tem como chegar aqui e escrever uma resenha sem algum spoiler. Bom, vou dizer superficialmente e bem claro, esse livro com toda certeza esconde segredos da segunda guerra mundial, sim o livro apesar de ser fictício com personagens fictícios é baseado em uma historia real.

Uma historia dolorosamente real. Eu gosto muito de livros que tem destaque a segunda guerra, mas a grande maioria sempre destaca Hittler, em cinzas na neve vemos Stalin como destaque.

O que muitos não sabem é que Stalin pode ter sido muito pior do que Hitler nas crueldades.

É um livro forte, forte mesmo, duro de ler, se você for daqueles leitores que se colocam no lugar do personagem principal e sofre com ele, então amigo, sinto te dizer mas você vai sofrer muito...

Rê Lima 04/02/2020

null
Livro 05/150 - Cinzas na Neve
Autor: Ruta Sepetys
Páginas: 240
Início: 08/01
Fim: 09/01
Opinião: 5 estrelas. Livro sobre o Holocausto, sob ótica de jovens e crianças, né, gente?
Não tem como não se emocionar.