Nahema

J. W. Rochester

Resenhas - Naema, a Bruxa

Val 01/03/2023

Naema, a Bruxa
Lendo pela 3 vez, NAEMA, A BRUXA, ou a lenda da estátua de cera sobrevive aos séculos transcorridos e transmite-se de geração a geração a história de mestre Leonardo, de sua vítima Leonor, e da grande vitória ganha pelo bem contras as forças do abismo.
Muito boa este livro do Rochester!

Marcelo 10/02/2021

Uma lenda sobre a caça às bruxas e vitória do cristianismo
Rochester busca um capi?tulo terri?vel da Histo?ria para criar esta narrativa: a e?poca em que as sombras da Idade Me?dia ainda acobertavam os horrores da Inquisic?a?o. Este e?, portanto, um depoimento vivo e intenso sobre o poder sem limites de uma instituic?a?o implaca?vel e os tremendos efeitos ca?rmicos que desencadeou.
As vidas de Lori, a bela Leonor de cabelos dourados, e Walter, o fidalgo que a pretendia desposar, sa?o despedac?adas pelo despotismo da ma?e dele, que pretendia ve?-lo casado com outra. Ela busca a nefanda sai?da de denunciar a inocente jovem ao tribunal da Inquisic?a?o, como adepta de bruxaria. Nessa e?poca, o brac?o de ferro da Igreja esmagava quem queria, e inocentes se tornavam culpados da noite para o dia.
E? enta?o que a sombra desencadeada atrai mais sombra. As forc?as negras, na figura de Leonard, pri?ncipe das Trevas, interve?m para arrastar a alma condenada pelos homens a uma condenac?a?o ainda pior. Leonor fraqueja, e sua vida se perde por atalhos sombrios ? os mesmos em que se desgarraram almas sem conta, no caminho da luz. E acaba arrastando Walter. Mas, ao final de toda treva, a luz divina vai buscar, como a madrugada, os perdidos na escurida?o.
Esta e? uma histo?ria da eterna luta do bem contra o mal, e
dos abismos a que a alma humana pode levar a si e aos outros, mas tambe?m do equili?brio que a Lei Divina impo?e fatalmente na transformac?a?o de toda sombra em luz.

Nath Vares 11/02/2020

Podia ser melhor
Eu ouvi algumas pessoas falandi bem desse livro e resolvi ler. Mas confesso que só teeminei pela força do ódio.

A história é vagamente interessante. Eu gosto de histórias sobre bruxaria, a caça as bruxas e tal. Mas esse livro é bem morno. Chegando ao ponto de ser entediante e me dar sono em algumas partes. Não prendeu minha atenção.

O primeiro capítulo é bom, quando conta como a personagem foi acusada de bruxaria. A parte do castelo é tediosa. Depois o foco muda totalmente de personagem e você fica "ué??".

Além do mais todo aquele arco da peregrinação e redenção foram chatos. Além que achei injusto a mãe do rapaz ter ficado de boa depois de acabar com a vida dos outros.

Enfim. Só não foi uma perda de tempo poque foi emprestado.

jumorgensten 27/08/2019

O livro é um romance antigo e conta a história de Walter e Leonor. Ela é de uma família humilde e bem nova. Ele é um fidalgo, onde a mãe tenta a todo custo forçar um casamento socialmente aceitável.

Os dois se apaixonam e tudo estava bem, até que armam para Leonor a fazendo passar por bruxa por causar feitiços em Walter e por isso ele estar apaixonado por ela.

Naquela época feitiçarias, magias e derivados eram considerados crimes e a pena era a morte. Por isso Leonor foi presa junto com outras realmente bruxas e feiticeiras, até ser "solta" por Leonardo / Leonard e levada para um lugar misterioso.

Considerada morta, Leonor passa a ser presa de Leonard e Walter segue sua vida, entrando na ideia da mãe e casando-se por conivência social.

Por vingança, Leonard cria uma estátua denominada Naema, onde a mesma possui "a energia", o "perispírito" de Leonor. A obra é enviada no dia do casamento de Walter e ele fica perdidamente apaixonado pela estátua.

Aos poucos vai largando a sua fé, seus amuletos, a sua vida para somente ficar em voltas de Naema. Sutilmente ele vai sendo obsediado e todos em sua volta vão reparando.

Tudo começa a dar errado e por causa de Naema ele vira culpado e a população o considera bruxo / feiticeiro. Ele foge e se torna presa de Leonardo também. Ao contrário da inocente Leonor, ele não aceita tudo que se passa no castelo e consegue ser resgatado por Lázaro.

A partir de então, Walter começa a sua jornada espiritual e de arrependimentos pela vida mundana, vaidosa e egoísta. Obviamente muitas obsessões e tormentos aconteceram para ele mudar de ideia. Com firmeza de propósito, ele vira monge e começa a ajudar as pessoas ao seu redor.

Um ponto importante a ser comentado é: Conhecemos o passe de forma benéfica. Nesse livro é mostrado como esse dom também pode ser utilizado negativamente.

No começo eu estava entendendo vários nadas da história e depois fui compreendendo. Tudo parece ser tão fantasioso, mas ao meu ver, foram metáforas de pessoas obsediadas e obsessores. Assim como as ajudas do bem e essas lutas e sabotagens acontecem mesmo quando nos propormos a evoluirmos e melhorarmos.

O texto é de fácil entendimento, mesmo sendo de antigo. E a leitura é um pouco truncada até você começar a compreender o enredo.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/08/27/nahema-lendas-de-feiticaria-wera-krizhanovskaia/

Luciana 23/04/2018

Poderia ter sido melhor
O livro poderia ter sido muito melhor, foi inclusive o título dessa "resenha", que na verdade não é uma resenha. De um modo geral, gostei do livro, só achei que o início começa muito bem, temos uma personagem principal e toda a história se desenrola ao redor dela, porém, em determinado momento, a história muda um pouco o rumo que estava levando, e o foco passa a ser outro personagem, e o autor deixa um pouco de lado a nossa querida Eleonor. Gostaria de ler mais a respeito de Eleonor, mas fiquei na vontade.
Acho que a leitura vale muito a pena, principalmente se você gosta de histórias que falem à respeito de bruxas, demônios e a inquisição.

Tamila.Cruz 08/11/2016

Regular
No começo é envolvente.... Depois fica cansativo e eu só terminei porque não gosto de deixar livro pela metade ...parece que estava lendo a mesma página toda hora ..... Cansativa a leitura e o final de Leonor foi muito pobre, por ser a personagem principal .....

Kappa 31/08/2016

Faz tanto tempo que li, que ainda lembro o medo que sentia ao iniciar a leitura. Com o passar das páginas, capítulos, o medo se intensificou mas acabei me prendendo e gostando. É uma leitura pesada, exigindo um preparo. Recomendo pra quem se interessa pelo assunto.
nina 28/03/2017minha estante
gosto de livros que fala sobre magia . este é um .pena qua eu emprestei e não me devolverm.

Gle 08/11/2014

Tédio Resume
Esperava muito mais pelos comentários que ouvi, mas me decepcionei. A história é bem fantasiosa, a tal ponto que o espírito se manifesta através de um boneco de cera... fora que o final da Naema foi tão rápido e desprovido de emoção que só terminei por puro capricho. Sinceramente, apenas as primeiras páginas são interessantes, depois torna-se tudo muito repetitivo. Parecia que eu estava lendo o mesmo trecho o livro inteiro.

Jean Thallis 14/11/2013

Lamentável
Muito caricato (Alquimistas com caldeirões de bruxos, rituais repleto de poções mágicas, bem feminino o livro, linguagem simplista... U.U

Sam Wood 02/11/2011

Sobre "Naema, a Bruxa"
Mais um livro do Conde J. W. Rochester que sou simplesmente apaixonado. Ele tem esse "Q" com bruxaria que adoro. O livro narra a história de um grande amor entre Naema, uma bruxa que fará de tudo para estar ao lado de seu amor.

cadanimiranda 11/02/2010

Li e nem sabia que se tratava de um romance espirita, adorei o começo do livro, depois começou a forçar com história de exorcismo, diabo e etc, esse tipo de coisa não me agrada pelo menos não da forma mostrada, talvez por eu não acreditar em coisas assim.
Porém espero ler outros livros de Rochester, pois achei a história envolvente, interessante e os personagens ótimos.

Th3Berg 30/01/2010

Ótimo livro
É um ótimo livro... ele poderia ser publicado sem descriminar se é um livro espirita...acho que o povo leria bem mais!
muito bom o romance!

Mayra . 30/07/2009

Sonho em ver esse livro adaptado para o cinema (sendo Johnny Depp o mestre Leonardo ^-^)

Já li esse livros umas 3 vezes. Em cada vez eu não me cansava.
Mostra exatamente a visão da Igraja Católica sobre os rituais de culto a natureza (que diziam ser demoníacos).

Ótima narrativa. Você se envolve na trama dos personagens.
Ah, e só consegui sentir pena da Leonor, no final!

Cristal 28/01/2010minha estante
adorei o comentario