O Hipnotista

O Hipnotista Lars Kepler

Resenhas - O hipnotista

Gustavo.Fortes 27/07/2023

Gostei
Esse livro estava na minha estante há um tempão, mas fiquei um pouco reticente por conta de algumas avaliações negativas.
O livro é bom! Evidentemente, há algumas situações um pouco fantasiosas, mas nada fora da curva. Não achei o livro atropelado como alguns disseram e o protagonista é bem discreto...na verdade, ele passa desapercebido em muitos momentos do livro.
A história em si desperta nossa curiosidade, pois o hipnotismo é encarado por muitos como um tabu. É interessante, mas não muito profundo. Talvez por isso mesmo tenha gostado.
Esse é o primeiro de uma série de livros do detetive Joona e certamente vou continuar a lê-lo.

Livrendo 26/07/2023

ESPERAVA MAIS..
Magina o seguinte: Uma família é encontrada morta, toda dilacerada e apenas um adolescente é o sobrevivente.

Essa é a realidade do livro, aonde o pai, a irmã mais nova e a mãe, foram brutalmente assassinados. As únicas pessoas que foram encontradas com vidas foram: um adolescente que morava na mesma casa e a irmã mais velha do mesmo que mora em uma cabana mais afastada de todos.

O adolescente encontrado com vida está gravemente ferido e os médicos estão tentando ao máximo salvá-lo. Levando em conta seu estado, um gatilho desperta em Joona Linna, o detetive, e ele sabe que precisa encontrar a irmã mais velha, antes que seja tarde demais. Já que a intenção do assassino era aniquilar toda a família.

Em contra partida, temos Erik Maria Bark, um médico psiquiatra que trabalhou com hipnose há muito tempo atrás. Joona Linna pede a sua ajuda, pois só assim poderia saber o que realmente aconteceu com essa família. O único problema disso é que uma das maiores promessas que o hipnotista fez, foi nunca mais trabalhar com isso. Porém, ele acaba ficando meio que curioso para saber sobre e pega o caso junto com detetive.

Entretanto, o que ele não esperava, era que isso daria uma enorme confusão para sua família.

Seu filho Benjamim acaba desaparecendo e junto teremos dois casos para o nosso querido detetive resolver.

O livro foi bom em um geral.

O desenrolar confessor que não foi tão espetacular, para mim, pois os autores colocaram dois casos e pensamos de início que ambos estariam interligados, mas com passar das páginas, acaba que o primeiro caso fica de fora, e o segundo caso toma conta de todo livro. Quase no final, eles retornam sobre a investigação número um, mas de forma corrida e com muitas pontas soltas.

O livro tem aquela dinâmica de alternar os pontos vistas, ou seja, temos muito ponto de vista do hipnotista, do detetive, da família do hipnotista e isso acaba ficando muito cansativo e repetitivo.

Prometeram muito e entregaram muito pouco. A leitura é muito fluida, mas como disse ali em cima, ao mesmo tempo que é flui ela cansa.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Elisiário 14/07/2023

Esperava mais
A história tem sem dúvida partes interessantes e bons plot twists mas não posso dizer que quis muito saber deles, nem fiquei muito apaixonado pelas personagens.

O livro tem muita descrição, e a maior parte inútil pra mim porque fala que está a passar pelo edifico Hungerstaixen ( inventado) e pela estrada nacional 45 blah blah, na Suíça eu acho, que obviamente não consigo visualizar.

O nome do livro é O Hipnotista. É importante na história mas tmb não quis saber muito, acho que não foi bem aproveitado.

Se acabar por ler mais livros desta ?coleção?, rezar pra que goste mais.

Kari 14/07/2023

Um pouco descritivo demais, porém bem escrito e com plots legais
Apesar de ser quase um calhamaço, o hipnotista conta com capítulos curtos e uma narrativa fluída, a história em si já choca nas primeiras páginas e te convence a ficar até o final. Apesar de alguns momentos bem detalhados sem necessidade, a obra consegue desenvolver muito bem as problemáticas que surgem na vida do hipnotista e a sua relação com seus ex pacientes. A história é narrada em terceira pessoa, o que permite ter uma compreensão ampla dos acontecimentos que giram em torno de vários personagens, tornando o livro mais interessante e que alimenta a curiosidade do leitor. Além disso, em um momento determinado da história acompanhamos o passado de Erik(o hipnotista), revelando como ele atuava na sua área e por que foi impossibilitado de prosseguir.
Contém várias explicações técnicas da hipnose e alguns medicamentos que foram admnistrados, sendo assim fica o aviso se você não curte essa parte técnica. Gostaria de pontuar também que em todos os capítulos é informado o dia, mês e data que está ocorrendo determinada ação, eu particularmente amo essas informações a respeito do tempo da história. Quase todos os personagens tem algo em comum, eles não são superficiais, eles não são perfeitos (graças a Deus), dessa forma posso afirmar que se aproxima da realidade. Os plots podem ser óbvios se você for bem atento, eu acabei me passando e não havia imaginado, mesmo assim acho que deixa de serem ótimos plots twists.

José Carlos 12/06/2023

Meio prepotente!
Poxa, depois de tanto ler sobre Jonna Linna, resolvi pegar o primeiro livro da série! E ele simplesmente não faz NADA!!!! Só sabe repetir que estava certo! Certo do que??? As vítimas que resolvem tudo, e quando digo tudo, é tudo mesmo! Espero que ele melhore nos próximos livros, porque fui impulsivo e comprei mais 3 da série! Se forem como este, me lasquei!

Dimitriu 11/06/2023

Novo fã de Lars Kepler
Agora entendo todo o sucesso de Lars Kepler. Depois de um início cheio de situações que fazem o coração palpitar, à história se desenrola de uma jeito diferente do esperado e muda qualquer padrão em cerca de 60% do livro, trazendo uma narrativa dentro da história principal. Não levou nota máxima por conta de algumas pontas soltas e um fim corrido que poderia ser melhor elaborado. Gosto de histórias onde o detetive protagonista as vezes fica em segundo plano.

Paloma Matos 08/05/2023

Um dos melhores em investigação criminal
Está na lista dos meus livros favoritos do tema!
A história é muita fluida e consegue prender facilmente. Os autores descrevem bem todos os lugares e sensações e você consegue imaginar tudo, mas sem ser cansativo.
De início achei que a história seria resolvida de forma rápida e fiquei imaginando o que viria a seguir, porém possuem desdobramentos que nos deixam ansiosos para saber o que irá acontecer.
Para pessoas mais sensíveis vai o alerta, ele descreve muito perfeitamente cenas pesadas.
É o tipo de livro investigativo que te faz pensar junto e querer resolver o caso.
Acho que faltou dar desfecho a um dos personagens, mas não influenciou negativamente em nada no encerramento geral da história.
Sinceramente não entendo a nota do livro ser baixa.
Com certeza recomendo!

Erica 28/04/2023

Gostei? Não sei.
Li rápido, "o vilão" já ficou claro pra mim antes dos 70%, mas...
No começo, me irritou um pouco o que me pareceu uma demonstração desnecessária do conhecimento de substâncias químicas do autor.
Mais pro final, me irritou as descrições excessivamente detalhadas das ações (por exemplo, "Joona ouve o celular tocar, mas este escorregou por um buraco no forro de seu bolso, de modo que ele precisa parar em frente ao restaurante Hare Krishna para alcançá-lo" E depois disso ele atende e continua a viagem normalmente)
E, no meio, não gostei de terem tirado totalmente o foco do caso que estava sendo investigado.

Mapa de personagens:
detetive Joona Linna
Erik Maria Bark, o hipnotista
Simone Bark, sua esposa
Benjamin, seu filho
Aida, a namorada do filho
Josef Ek, único sobrevivente
Evelyn Ek, sua irmã
Sorab Ramadani, namorado da irmã
Daniella Richards, Maja Swartling, médicas
Jussi Persson, Marek Semiovic, Charlotte Ceder, Sibel, Lydia, Pierre, Eva Blau, pacientes de hipnose

Jenni 25/04/2023

Confesso que no início, apesar de ele se tornar um pouco parado ao longo da leitura, eu já curti. Claro, um livro tão semelhante aos livros do Harlan Coben. Não teria como eu não gostar.

O capítulo "dez anos atrás" foi a parte que mais amei, porque as coisas começaram a se encaixar.

Acho que o emaranhado de coisas absurdas pode fazer o livro parecer forçado, mas como se passa em uma ala psiquiatra com um especialista em traumas graves, eu achei que fez sentido para a história.

Amilton.Dantas 20/04/2023

Decepção
Tinha tudo pra ser legal em razão da temática, mas não entrega muita coisa.

O início da história faz você acreditar que o foco do livro será o arco dos assassinatos, mas o principal acaba virando o arco dos sequestros que, convenhamos, é bem mais sem graça.

A escrita é maçante e sem graça, além de requerer do leitor uma suspensão de descrença legal para conseguir engolir certas passagens. O livro é prolixo em alguns momentos, explicando certos fatos como para uma criança de 8 anos e já em outros deixa a desejar, não matando a curiosidade a respeito de certos acontecimentos e personagens.

Por fim, não dá pra se importar muito com ninguém na trama, o que deixa a leitura sem qualquer adrenalina.

Não recomendo.

Karina309 16/03/2023

Pesado
Achei o livro pesado, violento e inverossímil. Queria terminar para que a história tivesse um desfecho mas achei muito cansativo.

Renan 02/03/2023

Tenso..
História de crime com pitada de suspense. Nos faz ficar tensos e preocupados, aprovado, quero ler as "sequências".
Kassia Rique 02/03/2023minha estante
Li esse livro tem mais de 10 anos!! Me recordo de ter gostado.

Joaanaa 14/02/2023

É um bom livro.
No entanto, achei grande para aquilo que era suposto contar e achei certas partes desnecessárias (muita descrição de lugares e pessoas desnecessárias).

Acho que teria sido ainda melhor que tivesse menos 100/150 páginas.