Carta ao Pai

Carta ao Pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

bananamadeirachoco 15/06/2024

Daddy Issues...
Eu li por indicação da minha professora de português, e retornei simplesmente destruido, como se tivesse lido o diário de uma criança que já tinha sofrido coisas que nem adultos entenderiam.
Me tocou em pontos, e alfinetou em nervos, que nem eu mesmo sabia que possuia, recomendo muito pra quem já leu alguns livros dele.

Luiza 14/06/2024

Essa é sem dúvida, uma das obras mais pessoais do Kafka.

Uma carta nunca enviada ao seu pai, toma forma, e dá ao leitor, uma visão particular sobre o que acontecia nos bastidores familiares do autor, que revela o motivo de possuir medo e inseguranças que estão atreladas às relações que mantinha com a figura paterna.

_Anny_ 11/06/2024

Tocante...
Uma carta sincera, repleta de gatilhos para quem já vivenciou uma relação difícil com algum parente, principalmente pai ou mãe. Isso que o autor nem chegou a confessar todas as coisas por motivos bastante pessoais. Mesmo assim, foram relatos profundos. Me sinto até desconfortável em avaliar, pois, como esta carta foi escrita em um momento muito delicado na vida do autor, e sendo uma obra póstuma, creio que não foi algo feito para receber avaliações de terceiros... É isso...

Alice2095 10/06/2024

O mais íntimo de Kafka e triste
Eu já tinha lido que muitas das obras do Kafka era refletidas pela infância e a relação conturbada com o pai? mas eu não imaginei que fosse tanto.

Gostar desse livro é uma palavra forte, porque é difícil gostar de um livro que mostra o sentimentos mais triste de um pessoa e como ela foi reprimida e perdeu a si mesmo nisso. A vida dele era entorno disso, ele nem sabia quem ele era. Ele era a repressão e culpa que sentia. Particularmente, acho que essa carta não deveria ter sido publicada.

?Kafka consegue figurar na Carta tanto a falta de espaço do filho oprimido quanto a violência sem fronteiras da dominação.?

O complicado é que muitos relacionamentos paternais, até nos dias atuais, são assim. Espero muito que os pais do futuro sejam diferentes com seus filhos.

Me deu muito gatilho, dei uma lacrimejada e sinceramente não sei se indicaria. O livro causou desconforto por toda leitura e melancolia. Pensei muito sobre o autoritarismo feito pelos pais, como a gente se molda pra agradar e o sentimento de culpa continua por não ser aquilo que esperam de nós, filhos e também, seres humanos diferentes.

bebella1 10/06/2024

Carta ao pai
Completamente sem palavras, esse livro foi um dos meus favoritos desse ano, extraordinariamente perfeito. Me identifiquei com o Kafka durante várias partes, além de que vc sente que foi escrito com muito sentimento. Foi minha primeira experiência com o Kafka e simplesmente amei, recomendo super!

Teli0 10/06/2024

A daddy issues do Kafka
O Franz Kafka divou quando escreveu uma carta com 74 paginas pro seu pai dizendo q ele era um pai horrivel e um ser humano pior ainda pra no final nem entregar a carta
Yasmim 10/06/2024minha estante
Kkk o Kafka divou em 300 línguas ?

hhiinana 07/06/2024

Demorei praticamente 4 meses para terminar este livro.
o porquê? desconfortável.
me senti invadindo a vida de Kafka, espiando, e não foi muito bom, foi bem triste na verdade, e isso não me fez ficar ali, ficar focada no livro, tanto que o larguei em fevereiro e fui termina-lo só em junho.

regbIack 04/06/2024

Te entendo kafka se eu começo a pensar demais no meu pai eu também fico com vontade de escrever uma carta de quase 100 páginas que no final nunca vai ser nem entregue

mitsu. 04/06/2024

Gostei.
Não tenho o que falar muito, é uma carta direcionada ao pai do Franz Kafka, e nela ele narra o "porquê" de sua relação com o pai ser uma merd*, no final temos a "suposta resposta do pai", que nada mais é do que as vozes da cabeça dele imaginado como seu pai responderia, já que a carta nunca chegou nas mãos dele.
Embora seja uma carta, a narrativa não é chata nem maçante, teve umas partes que se você tiver daddy issues vai se identificar (eu por exemplo), mas nada muito complexo.

Mar Fernandez 04/06/2024

Senti o sofrimento do autor, me encontrei em alguns momentos porém a leitura é cansativa, me senti fadigada ao ler esse livro e mesmo que eu tenha o conhecimento de que ele é bom eu não consegui gostar. Simplesmente não funcionou pra mim
Anna3565 05/06/2024minha estante
Simmm eu acho que alguém nunca descreveu tão bem o que eu sinto quando eu leio um livro que eu sei que é bom mas eu não gosto

slowexos 03/06/2024

Mas se ele foge, não pode fazer essa transformação, e se a faz, não pode fugir. Se eu quiser me tornar independente, na relação especial de infelicidade em que me encontro com você, preciso fazer alguma coisa que não tenha a menor ligação possível com a sua pessoa;

lahmot 03/06/2024

É espantoso como problemas com os pais é um tópico tão ressoante; as palavras de Kafka para seu pai ecoavam fortemente sobre mim, e mesmo tendo vivências completamente diferentes, eu lia e pensava no quanto eu compreendia exatamente do que ele estava falando.

Ele conseguiu ser tão sincero. Fiquei assombrada pela forma dele de colocar em palavras concisas tudo o que sentia, os seus medos, inseguranças, situações que o perturbavam, tudo tão claro e direto em uma carta só. Penso nisso, de certa maneira, como um ato de coragem. E ele fez tudo isso ao mesmo tempo em que tentava entender o pai, a resposta imaginada no final da carta mostra isso muito bem.

(Em um universo perfeito e irreal, essa carta foi lida pelo pai e eles se conciliaram.)

fearofthedark 02/06/2024

"A tua mera presença bastava para me paralisar."
"Mas justo como pai você era forte demais para mim"

Kafka descreve a relação com o pai de maneira que corta o coração. ele fala do medo, do respeito misturado com ressentimento, e da constante sensação de nunca ser bom o suficiente. Eu acho que é impossível não se identificar em algum momento com suas inseguranças. Ler sobre como Kafka se sentia pequeno diante das expectativas do pai é realmente doloroso. E ele queria ser aceito e amado, mas frequentemente se sentia rejeitado.

O que torna essa leitura ainda mais tocante é a tentativa de Kafka de entender o pai. Mesmo com toda a dor, ele busca razões para o comportamento paterno, mostrando que, no fundo, desejava uma reconciliação. Essa mistura de raiva e busca por compreensão faz com que a carta seja incrivelmente real e humana.

"Carta ao pai" é mais do que uma carta; é um desabafo sincero de alguém que quer ser entendido e amado. Não tem como não se emocionar com a vulnerabilidade de Kafka.

E como a moça da resenha disse, é uma carta EXTREMAMENTE íntima que não deveria ter virado livro, e sim ficado no âmbito familiar.

(minha primeira resenha, tô até emocionada ?)

thebigstepprs 29/05/2024

Cópia da minha resenha no goodreads
I may have daddy issues, but at least i never wrote several villainous characters to represent my father