Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

dranilo 23/04/2021

absurdo de tao verdadeiro, íntimo, profundo. como alguem destrincha sentimentos, os examina e ainda é capaz de descreve-los? é ate ridículo avaliar um livro tao pessoal.

vick 25/04/2021

"Você me pergunta porquê tenho medo de você..."
Assim, meio voyeurístico ler uma carta particular que Kafka escreveu para o pai dele (e que o pai nunca recebeu), mas se alguém já sofreu por dilemas éticos por isso o mínimo que eu posso fazer é ler, honrar o sofrimento. Aqui Franz examina a relação com o pai controlador e zombeteiro, uma figura dominante à qual ele não teve outra alternativa senão se curvar. Um bom livro pra quem quer compreender melhor a psique de um dos maiores escritores do século XX.

Deghety 28/04/2021

Carta ao Pai
Carta ao Pai é uma carta/relato/desabafo que Kafka escreveu à seu pai, mas que nunca foi entregue.
O texto é bastante pesado, sobretudo nos relatos sobre a tirania do pai durante a infância.
O leitor chega a se encolher durante a leitura diante do terror psicológico à qual Kafka-criança é submetido.
Obviamente que toda essa tirania e opressão deixaram cicatrizes que o autor levou pra vida toda. Tanto é que tal carta fora escrita aos 36 anos, 5 anos antes de sua morte.
O estrago deixado no psicológico do autor talvez teria sido amenizado se suas obras literárias não tivessem suas publicações feitas postumamente, dando tempo a ele de perceber que não era o fracasso que supusera devido à influência maléfica e desdenhosa do pai.

Gustavo Ferreira 29/04/2021

"No fundo és, pois, um homem bom e brando, mas nem toda criança tem a resistência e o destemor de procurar tanto quanto for necessário para encontrar a bondade."
A obra mais íntima que já li. A tentativa de um filho de explicar o porquê do medo que sente pelo pai, acaba se transformando em um resumo da vida e da relação dos dois.
Iniciar essa leitura já tendo lido outros livros do Kafka acrescenta muito na experiência, pois é possível notar nas personagens de suas obras fictícias, vários traços reais mencionados na carta, como por exemplo, a percepção de que o pai estava prestes a o "esmagar sob os pés como um inseto", ou ainda, o próprio sentimento de inferioridade que demonstra ao longo de toda a carta, duas características representadas de forma literal na obra "A metamorfose", onde a personagem se transforma em um inseto.
A carta começa bem intensa, com uma avalanche de acusações ao pai. Depois, aos poucos, vai se tornando cada vez mais profunda e cadenciada, apontando eventos isolados e momentos muito específicos da vida do autor, o que torna a leitura um pouco mais cansativa. Apesar disso, ao perceber as correlações que Kafka faz das atitudes do pai com a personalidade que o filho desenvolveu, o livro pode ser muito interessante para estudantes de psicologia, ou então para interessados na vida alheia como eu haha.
Enfim, recomento a leitura, é um livro bem curto e com linguagem razoavelmente acessível. Recomento a edição comentada por Marcelo Backes, da editora L&PM, várias passagens são muito específicas sobre a vida do autor e só é possível entender com a explicação do Marcelo.

Leonardo.Broinizi 18/05/2021

Relação opressiva.
Kafka passa a limpo sua visão da relação com seu pai em carta direcionada a ele (embora nunca enviada). Aqui ele relata suas mágoas de um pai que exerceu muita influência sobre si, mas com ela acabou neutralizando a personalidade do garoto Kafta desde a mais tenta idade. Um pai bom, aos olhos dos outros, mas que destruiu a autoconfiança do filho ao exercer sua autoridade com um olhar extremamente crítico, ácido, pronto a condenar e pressionar.

Esse livro pode conter gatilhos desagradáveis a quem teve alguma experiência com algum familiar que lhe tenha oprimido o espírito apesar de lhe cuidar do corpo.

@fran_rodrigues_92 21/05/2021

Perfeito para entender melhor o mundo de Kafka
4/2021
Carta ao pai foi escrita em novembro 1919, quando Franz Kafka tinha 36 anos, como um acerto de contas com seu pai tirano diante da desaprovação ao seu terceiro projeto de casamento.
Hermann Kafka pergunta ao filho porque este afirma ter medo dele... É assim que o autor inicia a carta, com objetivo de enviar quando ainda estivesse em Schelesen em sua licença de saúde, porém ele não terminou a carta, e ao terminá-la em Praga nunca enviou ao pai.
A obra mostra a relação conflituosa que Kafka tinha com seu pai desde a infância e como era dominado pela opinião dele.

"...aí eu me tornava de novo, diante de você, a criatura que teme a luz, que engana, que está consciente da própria culpa, alguém que por causa da própria nulidade só pode chegar por caminhos tortuosos àquilo que considera o seu direito. Isso representava outra vez aumento da consciência de culpa."

🌟🌟🌟🌟🌟
Lido na edição da @companhiadasletras 1997
Tradução de Modesto Carone
88p.

#livros #cartas #franzkafka #cartaaopai #companhiadasletras #leiaclassicos

site: https://www.instagram.com/p/CNKm_QSlMDE/

Sapere Aude 24/05/2021

Uma peça singular...
A Carta ao pai é uma peça fascinante da obra de Franz Kafka. Dificilmente algum filho pôde escrever ao pai carta mais pungente do que esta. Nela o grande escritor realiza um ajuste de contas memorável com o tirano familiar Hermann Kafka. O móvel do confronto é uma tentativa de casamento do filho que o pai desaprova, mas o texto abrange toda a relação entre ambos, num ritmo dolorosamente ágil. Como sempre, a capacidade de análise e argumentação do escritor surpreende. Aqui ela transforma uma carta em documento perene da literatura universal.

Ãnimo Total 27/05/2021

Ajuste de contas
Livro curto., porém intenso!!
Ajuste de contas entre pai e filho...muitas questões envolvidas.
Vale a pena conhecer.

@Marverosa 05/06/2021

Li de uma tacada só
Mais do que uma carta, uma autobiografia, quase um psicanálise da vida e obra Kafkaniana. A relação com o pai é descrita e explorada a partir da visão do autor, e muito de seus pensamentos e sentimentos são revelados.
Para quem gosta de Kafka (a até para quem não conhece), entrar no mundo do autor ajuda a entender melhor a sua obra.

Rafa 07/06/2021

Para conhecer Kafka
Essa obra autobiográfica nos ajuda a entender quem foi Kafka e o peso que seu pai teve na formação de sua personalidade e as influências que se deram em suas obras. É um bom livro para começar a ler Kafka. Nessa edição as notas de rodapé trazem informações interessantes e no final tem também uma cronologia biográfica dele.
Para psicanálise é ótimo livro pois nessa carta Kafka revela em suas memórias de infância como ele absorveu as ações do pai, e se "autoanalisa" quanto as consequências que as mesmas tiveram para si.

Andre.Neves 17/06/2021

Livros que falam com a gente
Ainda sou novo na literatura kafkiana, tendo lido apenas a metamorfose e o processo, agora terminando carta ao pai que certamente é a sua obra q mais conversou cmg, me remetendo ao presente e ao passado em sua explicação de convívio com os pais, em particular o pai dele.

Rafaela.Leite 19/06/2021

Muito interessante
A carta feita para seu pai, mostra vários aspectos da relação de ambos a fundo. Demonstrando o quanto as relações que temos com nosso familiares influenciam em características e formas de se situar no mundo depois de adulto?

Mr. Brownstone 04/07/2021

É um livro muito curto e intenso. Mas é essencial para entender alguns pontos da obra de Kafka. Vale a pena.