Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

Lorena 01/02/2021

Nessa leitura fica evidente a relação problemática de Franz e seu próprio pai. Aparecem críticas, dúvidas, rancores e momentos de gratidão.
Em ?O Processo? do autor, esse tipo de relação pai-filho em desarmonia aparece também, e tem lampejos da infância e adolescência vividas por Franz Kafka.
Leitura OK, mais ou menos interessante, mas leva-nos a associar esse tipo de enredo com outras obras do autor.

Gustavo.Guedes 03/02/2021

A carta mostra ao leitor a relação conturbada que Kafka tinha com o pai. Apesar de ter me identificado pessoalmente e de ter gostado de entender um lado mais pessoal do autor, me sinto triste, não só pelo conteúdo angustiante da carta, mas também por saber que o autor, que queria que todas as suas obras fossem incineradas, teve sua vida pessoal exposta mundialmente, após sua morte.

ThaynA258 05/02/2021

Sentimento de Empatia
Este livro é a mais pura expressão de emoção. Kafka sofreu muito com seu pai. Cada detalhe, cada angústia e traumas que ele viveu são expressos de maneira intensa nesse texto.
Não é um livro que se assemelha as obras como ?O processo? ou ?A metamorfose? mas é um livro que nos faz entender o que motivou ele a fazê-los - O relacionamento tóxico com seu PAI. Inclusive ele cita isso.
No fim do livro tem o contexto histórico para a formulação dessa carta, e é interessante que nos envolvemos mais ainda nessa história. Acredito que para pessoas que já passaram por uma relação complicada com a figura paterna, esse livro seja um gatilho.
Vi como um desabafo, afinal, é uma carta. Conta muito sobre a história dele.
É um livro que pode servir de exemplo para estudos psicológicos porque o que ele passou com certeza deixou marcas profundas.
É um livro essencial para quem gosta de Kafka e quer entender mais sobre ele e entender partes de outras obras, ler esse torna mais claro os outros, já que a figura que ele se baseou, indiretamente, foi o pai.

Rafael.Nagao 15/02/2021

Não jugue as estrelas dadas a esse ?livro?
A verdade é que achei esse livro meio repetitivo e melodramático, mas na verdade não cabe a mim analisar tal carta que foi escrita por Kafka ao seu pai e jamais enviou tais relatos.
Li o livro em praticamente um dia e posso falar que apesar de vermos uma busca por aceitação também observamos que o próprio Kafka possuía alguns defeitos cujo o pai não podia ajudá-lo. Ele era uma pessoal mais frágil em tempos que se exigia firmeza, na verdade talvez tal firmeza seja exigindo até nos dias de hoje...
Kafka muitas vezes se magoa com a ironia do pai com seu trabalho e seus relacionamentos, porém de certo modo acaba fazendo julgamentos semelhantes da vida daquele que não o compreendia.
Enfim como eu disse esse livro/carta não cabe julgamentos literários de nota, pois foi relato extremamente pessoal. O autor precisava botar as palavras no papel, mesmo que ninguém fosse lê-las, por isso que ao meu ver a carta é um enorme grito no vazio, o qual de maneira surpreendente ecoará para eternidade.

LeomaxCOF 17/02/2021

A figura quimérica do grande pai.
Aqui encontra-se a mais nítida prova da inspiração das obras de Kafka. Quando chegam ao veredito do julgamento de Josef K(evitarei spoilers), o sentimento que ele narra naquela obra é o mesmo dessa, a inspiração foi oriunda dessa grande sombra que assolava todos os aspectos de sua pessoa.
O primeiro ponto que gostaria de tratar, é que aqui, nos deparamos com um arquétipo, para muitos, incompreensível... Sua própria natureza, julga de certo modo a aberração dicotômica. Por um lado, encontra-se o maior sentimento de admiração perante seu pai; homem forte e imponente, que sustentou todas as mazelas de seu tempo. Tornou-se uma figura respeitável e poderosa, símbolo exterior de que muitos apelidamos de sucesso. Um gigante que enfrentou todas as adversidades e com ela, de certo modo, consubstanciou pesadas convicções, imputando-as, inconscientemente aos seus familiares.
Por esse exato motivo que temos um arquétipo incomum, um homem que ergueu-se nessas circunstâncias, não é a regra e sim a exceção...
Medo e respeito; são as duas palavras que definem esse tipo de relacionamento. Quando me refiro ao ultimo, estou remetendo a alusão de suas conquistas aos olhos de seu filho, que independente das negligencias, ou da toxidade de seu relacionamento, é incapaz de não respeita-lo.
Já o medo? É um sentimento impar, nocivo e arrematador, que estrangula a confiança e o coração desse sujeito. É o pavor da sombra de tal figura quimérica, que em todas as esferas de seu ego, lhe cobre por completo. Vê-se enfraquecido, onde acredita ser insuficiente... é impossível alcançar suas expectativas, então ele próprio se auto sabota, mas essas expectativas não são necessariamente de seu pai e sim de si próprio.
Trava guerra psicológica contra seu pai, mas este nem mesmo a reconhece; O coloca como inimigo declarado, mas sua reverência e alto respeito, na mesma hora inverte os papeis o tornando seu próprio inimigo.
Deseja liberdade(principalmente através do casamento, finalmente tornando-os iguais) mas não acredita que merece.
Poderia ser amigo, colega de trabalho, até mesmo aluno de seu pai... Mas como figura paterna, sufocou-o por completo.
E acredita veementemente que é culpado, que mesmo que seu pai peça algum tipo de desculpas, não serão sinceras... são realmente acredita nisso, por que seu pai não acha-se culpado, mas ao mesmo tempo também não vê o filho como culpado... o que faz Kafka se sentir culpado. Presenciando um julgamento ele desconhece as regras, o tornando totalmente apático.
Poucas páginas, sentimentos e ideias repetidas, porém autênticos; Aqui está o sangue desse autor, não escondido através das alegorias de suas ''incompreensíveis'' histórias, mas sim nua e crua.

De toda maneira, posso estar em minha interpretação... É uma leitura triste, que o mesmo nunca enviou para seu pai. Fico me perguntando, se no fim de sua vida, Kafka conseguiu quebrar as monstruosas correntes dessa relação, afugentando as sombra que o consumia. Espero que sim...

Paulo1584 18/02/2021

Para entender Kafka
Ler kafka talvez tenha sido o melhor desafio que já me propus. A literatura "kafkaesca", como diria o tradutor desta edição, é escorregadia e constrangedora. Kafka nos proporciona a possibilidade de estarmos diante do insólito.
Em "Carta ao pai", o que vemos não é uma simples "confissão", um "sincericídio" ou coisa do tipo. Na carta homérica do poeta de Praga, encontramos caminhos para compreender muitas situações às quais Kafka proporciona às personagens de sua obra, a exemplo de Georg, em "O veredicto".
A carta tem um valor literário muito grande para aquelas pessoas, que assim como eu, pretender adentrar na jornada nada fácil de compreender as questões subjacentes aos escritos de Franz Kafka.

IgorX96 24/02/2021

O motivo de Kafka ser "kafkiano"
Lendo "Carta ao pai", podemos entender todas as obras de Kafka, os temas contidos nelas e as angústias que o autor viveu em toda sua vida.
Me senti invasivo lendo algo tão "particular", mas ao mesmo tempo, percebi que lia uma obra-prima da literatura ocidental, um desabafo que supera e superará séculos.
Sinceramente acho que hoje em dia Kafka é meu autor favorito, quero muito ler tudo dele e ler também sua biografia para me aprofundar na vida desse gênio.

Angie - @livros_libras 03/03/2021

Pungente
Este livro tem um dos melhores primeiros parágrafos da história da literatura. Livro sensível, que mostra ao mesmo tempo o medo e a valentia de Kafka ao tentar externar todo o receio em falar com o seu pai.

Pablito 09/03/2021

Comecei este livro achando que se tratava de uma história. Mas é realmente uma carta de um homem muito triste e infeliz. Um homem que guarda uma aversão absurda e um rancor tremendo por seu pai, por ter sido podado como ser humano e humilhado ao extremo.

RaquelC_Torres 15/03/2021

você assumia pra mim o que há de enigmático nos tiranos
particular, ressentido e impactante, vemos o franz kafka de uma forma muito íntima. neste livro ele vai, depois de adulto, analisar todos os traumas e tormentos que passou devido à relação conturbada com o seu pai. em como a forma que ele foi tratado durante a infância interferiu em todos os âmbitos da sua vida e o tornou uma pessoa fadada ao fracasso. as primeiras páginas da carta me emocionaram muito pois é evidente a mágoa do autor.

vanessamf 18/03/2021

Muito íntimo
Realmente fiquei incomodada com a leitura dessa carta. Por um lado, saber que um escritor tão fantástico se sentia um nada, nos faz perceber como muitas vezes não reconhecemos nosso próprio valor. Por outro, fiquei triste em notar que ele não pode aproveitar do sucesso que conquistou ainda em vida.

Lívia 02/04/2021

Kafka ??
Impactante.

Carta dirigida ao pai e jamais entregue.
Recomendo que leiam após a leitura d'A metamorfose.

dranilo 23/04/2021

absurdo de tao verdadeiro, íntimo, profundo. como alguem destrincha sentimentos, os examina e ainda é capaz de descreve-los? é ate ridículo avaliar um livro tao pessoal.

vick 25/04/2021

"Você me pergunta porquê tenho medo de você..."
Assim, meio voyeurístico ler uma carta particular que Kafka escreveu para o pai dele (e que o pai nunca recebeu), mas se alguém já sofreu por dilemas éticos por isso o mínimo que eu posso fazer é ler, honrar o sofrimento. Aqui Franz examina a relação com o pai controlador e zombeteiro, uma figura dominante à qual ele não teve outra alternativa senão se curvar. Um bom livro pra quem quer compreender melhor a psique de um dos maiores escritores do século XX.