Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

regbIack 04/06/2024

Te entendo kafka se eu começo a pensar demais no meu pai eu também fico com vontade de escrever uma carta de quase 100 páginas que no final nunca vai ser nem entregue

não é a mitsu 04/06/2024

Gostei.
Não tenho o que falar muito, é uma carta direcionada ao pai do Franz Kafka, e nela ele narra o "porquê" de sua relação com o pai ser uma merd*, no final temos a "suposta resposta do pai", que nada mais é do que as vozes da cabeça dele imaginado como seu pai responderia, já que a carta nunca chegou nas mãos dele.
Embora seja uma carta, a narrativa não é chata nem maçante, teve umas partes que se você tiver daddy issues vai se identificar (eu por exemplo), mas nada muito complexo.

Mar Fernandez 04/06/2024

Senti o sofrimento do autor, me encontrei em alguns momentos porém a leitura é cansativa, me senti fadigada ao ler esse livro e mesmo que eu tenha o conhecimento de que ele é bom eu não consegui gostar. Simplesmente não funcionou pra mim
Anna3565 05/06/2024minha estante
Simmm eu acho que alguém nunca descreveu tão bem o que eu sinto quando eu leio um livro que eu sei que é bom mas eu não gosto

slowexos 03/06/2024

Mas se ele foge, não pode fazer essa transformação, e se a faz, não pode fugir. Se eu quiser me tornar independente, na relação especial de infelicidade em que me encontro com você, preciso fazer alguma coisa que não tenha a menor ligação possível com a sua pessoa;

lahmot 03/06/2024

É espantoso como problemas com os pais é um tópico tão ressoante; as palavras de Kafka para seu pai ecoavam fortemente sobre mim, e mesmo tendo vivências completamente diferentes, eu lia e pensava no quanto eu compreendia exatamente do que ele estava falando.

Ele conseguiu ser tão sincero. Fiquei assombrada pela forma dele de colocar em palavras concisas tudo o que sentia, os seus medos, inseguranças, situações que o perturbavam, tudo tão claro e direto em uma carta só. Penso nisso, de certa maneira, como um ato de coragem. E ele fez tudo isso ao mesmo tempo em que tentava entender o pai, a resposta imaginada no final da carta mostra isso muito bem.

(Em um universo perfeito e irreal, essa carta foi lida pelo pai e eles se conciliaram.)

fearofthedark 02/06/2024

"A tua mera presença bastava para me paralisar."
"Mas justo como pai você era forte demais para mim"

Kafka descreve a relação com o pai de maneira que corta o coração. ele fala do medo, do respeito misturado com ressentimento, e da constante sensação de nunca ser bom o suficiente. Eu acho que é impossível não se identificar em algum momento com suas inseguranças. Ler sobre como Kafka se sentia pequeno diante das expectativas do pai é realmente doloroso. E ele queria ser aceito e amado, mas frequentemente se sentia rejeitado.

O que torna essa leitura ainda mais tocante é a tentativa de Kafka de entender o pai. Mesmo com toda a dor, ele busca razões para o comportamento paterno, mostrando que, no fundo, desejava uma reconciliação. Essa mistura de raiva e busca por compreensão faz com que a carta seja incrivelmente real e humana.

"Carta ao pai" é mais do que uma carta; é um desabafo sincero de alguém que quer ser entendido e amado. Não tem como não se emocionar com a vulnerabilidade de Kafka.

E como a moça da resenha disse, é uma carta EXTREMAMENTE íntima que não deveria ter virado livro, e sim ficado no âmbito familiar.

(minha primeira resenha, tô até emocionada ?)

thebigstepprs 29/05/2024

Cópia da minha resenha no goodreads
I may have daddy issues, but at least i never wrote several villainous characters to represent my father

Adnerbnob 29/05/2024

A demonstração extremamente íntima de como um mau relacionamento com os pais pode influenciar toda a vida de uma pessoa. A parte que mais mostra fortemente isso é a justificativa que o Kafka fala sobre não ter se casado.

O final, com o que o Kafka acha que o pai responderia a ele é bem forte e mostra exatamente como o Kafka se vê, como ele se julga e se cobra em demasia.

Apesar de não ser uma leitura convencional, vale muito a pena ler pra quem quer entender melhor as obras do Kafka.

Pedro3370 28/05/2024

Uma declaração de amor
Com certeza não é o melhor livro do Kafka, mas é ótimo pra entrar um pouco na vida do escritor. Em toda a carta o que ele tenta fazer é mostrar ao seu pai suas opiniões acerca da relação dos dois e das relações que o pai estabelecia na família, no trabalho, etc

Pra mim, a carta é uma forma declaração de amor, apesar de seu pai ter uma personalidade que anulava qualquer um ao seu lado. O pai de Kafka, da forma como apresentado, não é uma pessoa que sabe se relacionar, que sabe demonstrar amor e compreender seus sentimentos. Imagina alguém com nenhuma inteligência emocional? é ele.

O texto mostra pai e filho que nunca souberam amar um ao outro. É triste, mas muito bonito

eueduardalima 27/05/2024

Querido pai
A dor que esse livro me causou, do início ao fim me doeu. O trecho que mais me marcou foi o que kafka diz que poderia ter o pai como amigo, chefe, tio, avô ou até mesmo como sogro. Mas era fraco demais para tê-lo como pai.
Triste demais saber que o a carta não foi enviada ao pai e que o autor viveu se sentindo um fracassado.

nicolly 27/05/2024

"Mas uma vez que eu não estava seguro de coisa alguma, como precisava obter de cada instante uma nova confirmação da minha existên- cia e não possuía nada de um modo próprio, indubitável, exclusivo, decidido apenas por mim um filho deserdado, na verdade -, era natural que até a coisa mais próxima, o próprio corpo, se tornasse incerto para mim;"

Matheus.Correa 26/05/2024

O que fazer com o que fizeram da gente
Franz Kafka escreveu a Carta ao pai ( Brief an den Vater ) em novembro de 1919, aos 36 anos de idade. Próximo a sua morte e já consagrado e tendo seu projeto de terceiro casamento em mente. Kafka traz em seu relato, não apenas um escrito para estudos, de maneira inconsciente, pois não acredito que o autor gostaria que essa carta fosse pública, mas que traz luz a toda ideia de obra Kafkiana.
?Meus escritos tratavam de você, neles eu expunha as queixas que não podia fazer no seu peito? - Ao ler isso, me vi em Samsa, em a metamorfose e a sua ausência pré concebida ao se ver como um inseto na cama, e os traços da melancolia em estar deitado, só, não sendo produtivo, tornando aquilo que chamamos de tempo, menos precioso.
E assim como dizia Adorno: "(...) quando alguém mergulha em si mesmo, não encontra uma personalidade autônoma, desvinculada de momentos sociais, mas sim as marcas de sofrimento do mundo alienado."
Todas essas marcas estão nesse relato, relato doloroso que explora a percepção do autor sobre tiranias, soberba e desvio de conduta. Sobre quem rege o mundo e como aquilo que nos foi dado pode servir como inspiração e trauma para o que está por vir.
Kafka em sua obra de genialidade nos ensina sobre o quanto um pai pode motivar ou ser fonte recorrente da tristeza de um filho.

"Eu teria sido feliz por tê-lo como amigo, chefe, tio, avô, até mesmo (embora mais hesitante) como sogro. Mas justo como pai você era forte demais para mim."

iamatilda 26/05/2024

Já tava querendo ler esse aqui faz tempo, ele ta de graça no kindle e não me arrependo também

além de curto, é profundo e íntimo. o final é genial porque, apesar de confuso, dá a entender que é a resposta do pai ao kafka, mas a realidade é que ele nunca chegou a enviar a carta pra ele (pelo que eu pesquisei), então seria uma resposta que o próprio kafka gostaria de ter recebido

genial, profundo, íntimo e clássico. amei demais

ilyaspace 26/05/2024

íntimo demais
Mancada a mãe não ter jogado fora quando ele pediu pra o fazer. algo tão profundamente íntimo e próprio não deveria ser compartilhado dessa forma (principalmente com pessoas fora do âmbito familiar e que ele sequer conheceria!).
me senti mó errada lendo, senti que tava invadindo a privacidade dele de uma forma que até eu estava ficando mal e constrangida.