Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Thanks a Million 23/10/2023

Ah meu mano Heitor domador de cavalos, por que você só não voltou pra Ílion?

Tirando as constantes repetições, este é um ótimo livro, que te envolve em um nível absurdo, nunca mais vou esquecer de Hera de alvos braços, do Crônida que rege céu e terra, de Aquiles de pés velozes ou de Atena de olhos esverdeados.
Considerando que foi meu primeiro contato com literatura Grega antiga, eu diria que foi muito positivo e espero ler mais epopéias em breve.

Flavia409 12/10/2023

?Um amigo sensato é um bem precioso.?
Ilíada gira em torno da guerra entre troianos e gregos e tem as importantes figuras: Páris, Helena e Aquiles

Gostei muito do livro, tem uma trama boa, um ritmo coerente aos momentos do livro e tem uma escrita poética

Sou apaixonada por mitologia grega e esse livro alimentou minhas paixões ainda mais, amei muito as lutas e como os deuses reagiram à elas

Regis 05/10/2023

A tragicidade da existência humana
Os gregos acreditavam que a Ilíada e a Odisseia haviam sido escritas por um único poeta, a quem chamavam de Homero, oriundo da região da Jônia, no Egeu oriental. A Ilíada é a primeira obra da literatura ocidental, um poema épico de 15 mil versos composto por volta de 700 a.C., assim intitulado por relatar um incidente ocorrido durante o cerco dos gregos a Ílion, uma cidadezinha na região de Troia (no noroeste da atual Turquia).

Nos primeiros cantos o poema se concentra na desavença entre Agamêmnon e Aquiles, no duelo entre Menelau e Paris e no motivo do cerco grego, para depois o épico se concentrar cada vez mais em Aquiles, à medida que sua tragédia pessoal se desdobra.
A ira desordenada e a cólera de herói são as grandes causadoras do desfecho trágico dos eventos em torno dele durante a Guerra de Tróia.

A Ilíada é uma obra belíssima que trata de uma batalha de vida e morte em nome do orgulho de homens e deuses, com uma guerra que ceifou a vida de grandes guerreiros muito amados pelos seus, e isso torna impossível fazer a leitura sem verter lágrimas abundantes diante do sofrimento de Aquiles durante as exéquias de Pátroclo e ao ouvir as palavras que o fantasma desse dirige ao seu amado companheiro enlutado... mais impossível ainda é, novamente, não chorar com as palavras de Príamo ao implorar para Aquiles que lhe restitua o corpo de seu amado filho, Heitor.

Esse grande poema de Homero mostra a loucura dos desejos humanos, a infelicidade e insatisfação que atingem até mesmo os deuses do Olimpo... fala de uma felicidade buscada sem que nunca seja alcançada em meio a irracionalidade das paixões humanas.
Durante a Guerra de Tróia vemos os homens colocando o inatingível como único objetivo capaz de lhes proporcionar a felicidade, e em meio a tudo isso vidas são ceifadas, enquanto outras são vividas até o limite mostrando a tragicidade da existência humana e deixando claro que os autores dessa grande tragédia são eles mesmos.

Esse foi um livro emocionante do início ao fim, cheio de demonstrações de companheirismo, orgulho desmedido, vaidade, dor e morte. Em momento nenhum as intrigas dos deuses e a guerra dos homens se tornam maçantes, muito pelo contrário, toda a narrativa é estimulante da primeira até à última palavra.

Fiz essa leitura durante o ensino médio e voltar a ela agora com mais maturidade para absolver todas as nuances desse épico foi primoroso. Adorei reler esse clássico e o indico para todos.
Fabio 06/10/2023minha estante
Nossa!!! Que resenha!!!
impecável!???

Léo 06/10/2023minha estante
A resenha está perfeita, Régis. ??

Regis 06/10/2023minha estante
Agradeço muito, Fábio! ?

Regis 06/10/2023minha estante
Obrigada, Léo! ?

Fabio.Nunes 09/10/2023minha estante
Agora me deu vontade de ler!

mpettrus 09/10/2023minha estante
Resenha magnífica!!! ?Ilíada? é um marco da literatura ocidental e da história da humanidade.

Assim que nem você, também li-o nos tempos do Ensino Médio, numa ?oficina de literatura greco-romana?. Porém, de lá para cá, nunca mais reli. Mas tenho guardado na memória algumas cenas inesquecíveis desse épico.

Apesar de ser escrito em poemas, é uma leitura que todo mundo deveria fazê-lo. Parabéns pela resenha!!!

?? ?????????

Regis 09/10/2023minha estante
Obrigada, mpettrus.
Também foram os momentos inesquecíveis desse épico que me fizeram reler e apreciar ainda mais essa história maravilhosa. ?

Regis 09/10/2023minha estante
Leia, Fábio Nunes, é uma leitura ótima e não vai se arrepender. ?

HenryClerval 11/10/2023minha estante
Sua resenha está realmente perfeita, Régis. Parabéns! ????

Regis 11/10/2023minha estante
Ah, Leandro, obrigada! ??

mqstermindz 04/10/2023

Um ótimo livro!!
Recomendaria horrores pra quem gosta de mitologia grega ou pra pessoas que curtem livros clássico, pois é um livro bem detalhado de um acontecimento bastante importante pra mitologia grega e pra os " personagens".

ioko 27/09/2023

A herença da cultura ocidental
Agrade ou não os leitores de hoje em dia, Homero é a base de toda a nossa literatura. Assim como as opiniões sobre o mesmo crescerão, se aperfeiçoaram e melhoraram com o tempo assim acredito que se conduzirá daqui para a frente. A estória fica cada vez melhor ao passo que mais e mais dados sobre sua origem chegam a nós. A estória da Ilíada sempre me fascinou, em sua, como pode erroneamente parecer, simplicidade ela abrange uma mitologia inteira, descreve uma guerra melhor e mais cruamente que qualquer outra obra existente e comenta sobre o amor, a honra e o luto de formas não mais conhecidas atualmente. Esse livro é um presente para a humanidade e é um prazer pensar que é visto como tal por milhões de pessoas antes de mim.

Feliky 21/09/2023

Uma surpresa (muito positiva!)
Parte dos motivos que pelo quais alguns livros são considerados clássicos é que eles são atemporais. Disso eu sabia, mas eu não tinha realmente sentido isso em outros clássicos que já cheguei a ler. Esse aqui não, esse aqui me fez perceber isso. É um livro de antes de Cristo, mas ainda assim é tão cativante e envolvente e certos temas me parecem tão atuais.

Admito que me surpreendeu quando eu li. Embora eu sempre tenha gostado de mitologia grega e os personagens da Guerra de Troia tenham parecido interessante, tudo isso foi por meio de outras fontes (ver vídeos sobre, ler por aí na net). Por se tratar um poema épico com uma escrita diferente da que estou habituada, pensei que seria um daqueles casos em que eu não me apegaria muito a ninguém, o que atrapalharia a leitura. Engano meu! Os personagens ainda são interessantes e, na realidade, é mais fácil me importar com eles lendo A Ilíada que ouvindo alguém falar o que aconteceu nela. Na realidade, ler me permitiu tirar minhas próprias interpretações sobre cada personagem. Claro, provavelmente no meio acadêmico deve haver características deles que são mais consensos que outras (embora ainda não algo batido o martelo, já que A Ilíada é mesmo um texto muito antigo para ficar inferindo absolutamente tudo e toda intenção com certeza), mas tive minhas próprias visões lendo e fazia um tempo que eu não lia algo que me desse tão claramente essa sensação. Me fez pensar em quão mais interessante deve ser em grego então, já que infelizmente é inevitável que certas características sejam perdidas quando passadas para outras línguas (por ex, a primeira palavra no texto grego ser justamente o "raiva"/"cólera"/"fúria" e isso na realidade fazer muito sentido, mas se perder frequentemente em traduções de outras línguas em que às vezes a colocação dessa palavra como a primeira pode deixar o texto com um aspecto meio estranho. Se não me engano, ainda tem uma edição em português que manteve isso, mas não vou lembrar de cabeça)

Peguei a edição da Companhia Penguin que vem na Caixa Homero porque, nas pesquisas que fiz, a maioria recomendava ela para uma primeira leitura (quem sabe futuramente eu vá em outra edição menos "facilitada", mas até então sem planos). E de fato, eu particulamente considerei a tradução do Frederico Lourenço de fácil compreensão e fluida (tem alguns cantos ainda lentos, mas acredito que esses em específico devem naturalmente ser mais lentos que o resto em praticamente qualquer tradução que se pegue). Umas palavras desconhecidas aqui e acolá, mas nada de OH MEU DEUS TEREI QUE LER COM UM DICIONÁRIO NA MÃO, coisa simples. Cerca das 100 páginas iniciais são mais explicações, contextualizações, apresentação de personagens, mapas, etc e eu gostei bastante disso! Eu diria que uma das vantagens de ser um livro clássico é o estudo que geralmente se tem por trás dele. Ler a respeito das teorias de Homero ser vários escritores ou um, em que ano A Ilíada surgiu, a tradição oral, os tipos de comparações usadas, etc foi tudo muito interessante. No final também há um pequeno glossário explicando algumas práticas (por ex, o preço do morto) e páginas mostrando temas de cada personagem com pontos de referência (por ex, em tal página é dito fulano e cicrano têm bom relacionamento e isso importa pro personagem. Lá vai ter fulano e cicrano tem bom relacionamento canto tal, página tal, etc), o que eu achei muito bom também. A parte triste é que a capa é mole e a lombada inevitavelmente fica amassada enquanto você vai lendo porque são simplesmente muitas páginas.

Diferente do que se pode pensar, A Ilíada está longe de abordar a Guerra de Troia por inteiro. Ela não mostra nem o começo (na realidade, começa no último ano do conflito, que é o décimo) nem o final (por ex, sabemos que Aquiles morreu na Guerra de Troia e sabemos do Cavalo de Troia, mas não chegamos nessa parte aqui. Mas ainda há algumas alusões ao que acontecerá), o que pode deixar alguns frustrados. Eu particulamente não achei isso tão ruim. Claro, se Homero lá atrás tivesse decidido contar do primeiro ano até o final e essa história tivesse conseguido chegar até nós e estivesse disponível para eu ler, eu com certeza não ia reclamar! É realmente interessante pensar o que aconteceu nos próximos anos e o final da história também. No entanto, não é nada que prejudique a experiência de leitura em si ao ponto de parecer, por exemplo, um texto muito aberto. A Ilíada não me pareceu se propor a contar a Guerra de Troia em si, e sim uma faceta dela e essa faceta contou bem, então por que me frustrar?

Só não dou cinco estrelas porque tem uns Cantos que são disparados mais maçantes que outros (o que torna a leitura uma tarefa meio chata por vezes), mas ainda não acho que, no total, foi o suficiente para tirar uma estrela inteira. Claro, há MUITA repetição, mas o próprio livro esclarece isso nas citadas 100 páginas iniciais (tem a ver com ser de tradição oral), então também não é por si só ponto negativo e, em dados momentos, ficou mais engraçado do que irritante. Então a nota é 4.5.

Asleep 19/09/2023

Cadê o cavalo de Tróia cadeeee
Minha experiência lendo Ilíada foi estranha. Quando o li o primeiro Canto eu achei genial, incrível, impecável aí veio o segundo canto e me deu uma broxada monstra, me esforcei muito pra ler 20 páginas nada interessantes. E assim, seguiu minha leitura: por vezes os cantos eram ótimos envolventes e muito emocionantes, outros eram beeemm chatos; mas,de modo geral a obra é incrível, mesmo que a leitura não possa ser.

Uma das coisas que mais gostei foi o fato de que o narrador se limita a apenas relatar: os personagens falam e agem por se mesmo deixando a interpretação para o leitor; como coloca Peter Jones em sua introdução
" Sua recusa a interpretar cenas para nós, preferindo permanecer à distância e simplesmente relatar o que aconteceu e quem disse o que a quem, nos concede espaço para respirar, interpretar o que acontece. Se por exemplo, perguntarmos qual é a moral de Ilíada ou o que Homero quer que pensemos de Aquiles ou da da vida, será difícil dar uma resposta definitiva."

Outra coisa que vale comentar é a humanidade dos personagens (até os deuses são humanizados), as mortes são acompanhadas de pequenas descrições ou características do morto, o que compaixão por qualquer figurante; a tristeza no encontro entre Heitor, sua esposa e filho chega ser quase palpável, há um sentimento de eminente tragédia (mesmo que a obra já seja uma tragédia). A humanidade é principalmente vista no final do livro: o que entendimento entre o Príamo e Aquiles no final, a devolução do corpo de Heitor, a culpa em Aquiles.

É impressionante como o velho do Homero conseguiu fazer uma obra que é, desde sua criação aos dias de hoje, um exemplo de literatura palmas pra ele Clap clap.

Enfim, recomendo a leitura, se tiver medo de achar chato ou difícil você é um otário que tá perdendo um livro foda.

Lucas 16/09/2023

Muito encurtado.
Essa, realmente, não é a edição mais apropriada pra uma boa leitura. O ritmo é acelerado, pela redução. O núcleo foi mantido, mas se perde muito, ainda. Importante dizer que não falo de toda Ilíada, mas dessa edição.
Ótimo livro; a mitologia, com as atuações dos deuses a todo momento; os relatos de violência; a fidelidade insana à pátria; as relações entre bravura e covardia; os valores e costumes. Um grande relato sobre crenças e valores, sem dúvida.

Braguinha 01/09/2023

Game of Thrones de antigamente
Uma grande história com grandes personagens, onde deuses do Olimpo se juntam a meros mortais (porém, grandes guerreiros, como Aquiles). Uma história atemporal, com menções à mítica Troia. Fica ainda mais interessante ao saber que realmente Troia existiu e que muito provavelmente a guerra descrita neste também. Ao ler “Ilíada”, fica claro de onde surgiram grandes estórias contemporâneas, como “O Senhor Dos Anéis” ou a saga “Game Of Thrones”.

Bianca 29/08/2023

Foi dificil mas valeu a pena
Confesso que teve momentos que achei a leitura massante mas a reta final compensou, muitos momentos eletrizantes, emocionantes e muito tristes.

Eliza.Obryen 29/08/2023

Neste livro temos a história do herói Aquiles que lutou na guerra de troia. O livro se trata da ira desordenada e as consequências de sua cólera, inclusive para ele próprio.

Mari M. 27/08/2023

Início de quase tudo
Adorei a experiência de ler/ouvir esse que é pai dos clássicos (rs). Foi uma história que naote deixa entediado de forma nenhuma pelo contrário. Como é sonora, ler a peça te faz imaginar a ação, ouví-la ainda mais. Gostaria de ver encenada um dia. Amei muito.

Balbino.Farias 21/08/2023

Clássico indiscutível da literatura ocidental.

Por mais que conheçamos o relato, acompanhar a história nas palavras de Homero soa a princípio um pouco estranho por conta da linguagem, mas assume dimensões homéricas (daí o uso do termo) quando se acostuma com a narrativa e a forma oral como esta é feita.

Vale comentar também que a tradução ajudou muito no processo de descobrimento e deslumbramento do qual o leitor se apropria durante a leitura.