Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Thiaguinho 14/07/2023

Incrível
Não vou fazer um resumo porque a história já é conhecida. Mas eu adorei os personagens, gostei muito de Aquiles e Heitor neste livro.

Lorenna Lara 12/07/2023

Não leria de novo
Li o livro pra escola e achei um livro bem confuso, cheio de mortes o tempo todo, mas a aparência é que ele é pequeno e as páginas são um pouco diferentes do convencional, além das ilustrações nas páginas que me animaram um pouco na leitura, mas o livro em si é mio chato. Eu não recomendaria lerem e não leria de novo..

hobbitusille 11/07/2023

Canta, ó deusa
Nem sei direito como fazer uma resenha de um livro tão gigante como esse aqui.

eu já tinha lido uma versão resumida para a escola, mas fazia tanto tempo que eu não lembrava de muita coisa, então resolvi ler na íntegra e foi a melhor coisa que eu fiz

obrigado musas por darem inspiração pra homero quando ele pediu

Fernanda 07/07/2023

É uma boa história, no sentido de ser um registro histórico dos costumes, armas, instrumentos, contos e modo de guerrear dos povos antigos. Sinto que muitas partes de capítulos são desnecessárias, e que a história pode ir mais ao ponto, mas entendo também que isso é em razão de ser uma história oral passada para a forma escrita.
O que eu mais gostei foram os conflitos humanos e entre os deuses. Essas cenas sempre deixavam com vontade de ler mais, principalmente as cenas com o deuses. Em relação às cenas de guerra, apesar de bem descritas, não são minhas preferidas, e eu só torcia pra que acabassem logo (e olha que são muitas!). É uma história pró-gregos, mas, pra mim, Heitor e outros troianos, como Príamo e Andrômaca, saíram como os melhores personagens, ao contrário do lado grego, principalmente Aquiles, por quem nutri profunda antipatia pelos atos e descrição.

Gabriella440 06/07/2023

Homero dispensa apresentações.
Iliada narra a história da ira de Aquiles, durante alguns dias da guerra de Tróia, portanto não espere ver o famoso Cavalo de Tróia, pois o fim da guerra não é retratado no poema épico.

m.dalri 01/07/2023

É incrível. Prende logo no começo, é super legal de ir acompanhando o desenrolar da história.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Gustavo.Neves 01/07/2023

Clássico atemporal
É difícil falar sobre a Ilíada. É a epopeia definitiva da literatura ocidental, o maior poema épico já escrito e foi a maior base da nossa literatura.
Então, o que dizer sobre essa obra?
Bem, posso começar alegando que já sinto que preciso reler tudo novamente, pois a Ilíada é, claramente, uma obra onde sempre poderemos encontrar novos detalhes, especialmente quando se expande o estudo acerca dos mitos gregos e até mesmo da sociedade e cultura heleníca como um todo.
Ou seja, ler e conhecer os gregos é conhecer nossas bases culturais. E a Ilíada encontra-se no centro de tudo isso.
É lindamemte escrita, riquíssima em detalhes, poderosa e, acima de tudo, atemporal. Leituta imersiva, marcante e, outrossim, imprescindível para amantes da literatura.
Uma experiência incrível que pretendo reviver quantas vezes puder, aprofundando-me mais em tanta riqueza de palavras que Homero deixou para a posteridade.

KadidjaK 30/06/2023

Incrível, você sente a tristeza e raiva dos personagens.
Não sabia que eu era tão rancorosa, tenho raiva do Paris desde criancinha. Só não sabia que eu também teria raiva do Zeus e Afrodite. Tanta gente morrendo por causa desse talarico safado, e os deuses fazendo rinha de ego.

paloma519 26/06/2023

Estigma
Achei que levaria meses pra ler Ilíada; que seria uma leitura difícil; truncada. Eu não fazia ideia do quão fluida seria essa epopeia, de quão gostoso seria ler esse poema.

Me apeguei a Heitor, chorei sua morte, chorei o luto de seus parentes, chorei seu enterro!

Que último canto triste!

Eu amei demais ler essa epopeia!!!
Leiam Ilíada.

é um patrimônio cultural

Duda 26/06/2023

Li ano passado pra fazer um roteiro de um trabalho da escola. Devido às circunstâncias, o processo me traumatizou um pouco, mas é um bom livro de qualquer forma.

Quincas Borba 25/06/2023

"Canta, ó deusa,...
A cólera de Aquiles, o Pelida
(mortífera!, que tantas dores trouxe aos Aqueus
e tantas almas valentes de heróis lançou no Hades,
ficando seus corpos como presa para cães e aves
de rapina, enquanto se cumpria a vontade de Zeus),
desde o momento em que primeiro se desentenderam
o Atrida, soberano dos homens, e o divino Aquiles."

Essas são os primeiros versos da, talvez, maior obra da literatura ocidental, a Ilíada. Portanto, por conta de sua grandeza, estas míseras palavras não farão justiça a obra. Mas, o que custa tentar?

(Talvez) escrita por Homero, possivelmente em 800 a.c, a Ilíada conta a história de Aquiles e seu desentendimento com o Atrida, Agamemnon. Não, não conta a história da Guerra de Tróia em si, apenas um episódio específico, perto do final da guerra.

Coisas que eu gostei:
Os personagens são incríveis, eu consegui gostar de quase todos, o destaque sendo os deuses, que são retratados como quase mortais, tendo sentimentos e fraquezas, mas ainda assim retendo sua divindade;
Os temas, como a religião da Grécia Antiga, honra e guerra são bem explorados e interessantes;
As cenas de batalhas, claro, são incríveis, e até às vezes gráficas;
Tem partes muito engraçadas, mesmo que não seja de propósito, mas eu ri razoavelmente, o que é algo que eu não esperava num épico tão antigo.

Eu com certeza falaria de mais coisas que eu gostei, mas vou parar aí. Se tivesse de reclamar de algo, seria de algumas partes desnecessárias; claro, não é culpa do Homero (afinal, ele pode nem ter existido!), Por ser uma compilação de histórias antigas juntas em uma só, acaba por criar incongruências, mas nada que atrapalhe muito.

Recomendo demais; a não ser que você seja sensível a cenas de batalha que descreva graficamente a morte dos combatentes, ou não curta um épico; mas leia apenas para conhecer.

Vamos a Odisséia!

Ãngelo 11/06/2023

HELENA VC SEMPRE SERÁ FAMOSA
MEU DEUS QUE BANDO DE HOMEM INSUPORTÁVEL!

O livro inteiro é uma cena de batalha onde parece que os homens estão competindo pra vê quem tem o pau maior. Os deuses são a melhor parte da história e mesmo assim eu já tava ficando super irritado com o fogo 🤬 #$%!& incontrolável que eles tem em interferir na vida dos humanos.

Geovana584 10/06/2023

Clássico
Não tem erro, livros como esse e Odisseia não devem passar despercebidos e deveriam ser leituras obrigatórias!

Whos.ana 08/06/2023

Enfim, nao é um dos pioooores livros que ja li mas nao ta nem perto dos melhores também,
realmente foi uma leitura bem arrastada e na base da pressão pq eu tive que ler pra escola, não é meu tipo de livro e a historia muitas vezes fica bem sem sentido e vc nao sabe mto bem oq ta acontecendo, mas se vc gosta desse tipo de livro de grécia antiga/coisas nesse gênero, vc provavelmente vai gostar, enfim eu só particularmente não leria por conta própria?