Ilíada

Resenhas - Ilíada

evemm 13/04/2023

Ilíada
Perfeito.
no início não peguei muito bem a escrita, depois fui me acostumando e gostando muito, recomendo muitooo pra quem gosta de mitologia, amei, amei.
considerado o primeiro livro da literatura europeia, o mais antigo dos épicos homéricos.
Thalia58 26/04/2023minha estante
Talvez ainda leia esse livro esse ano. ?

evemm 26/04/2023minha estante
incrível, leia.?

Lucas.Rocha 09/04/2023

Um Presente de grego verdadeiro.
Simplesmente uma obra que marca a vida de qualquer leitor, pois é uma das mais belas e fascinantes histórias do nosso ocidente. Este poema épico, que dizem ser o primeiro do mundo ocidental, por muitos atribuído a Homero, que até os dias de hoje, tem sua existência questionada por críticos e acadêmicos da área, é um poema que deve ser lido, contemplado e discutido, por todos, especialmente os que amam a poesia, a história antiga, mitologia e principalmente a guerra. Um verdadeiro Presente de grego, que nos foi dado, enriquecendo ainda mais nossa cultura.

A verdade é que, composta por Homero ou não, a obra é excelente, tida como um conjunto de narrativas bélicas e épicas, ilíada transcende sua época e fascina os leitores modernos, com sua beleza poética. Sua existência por muitas vezes é destinada a vários autores, que com o passar do tempo foram juntando partes, na tradição oral, o que resultou no que conhecemos hoje. Mas isso é apenas um detalhe, visto que o poema é majestoso, e pouco importa quem o fez e o documentou, o que importa é que ele sobreviveu aos séculos e está ao nosso alcance desde o período arcaico - VIII a.C., fascinando pessoas, influenciando civilizações e culturas.

A edição é riquíssima, tem uma bela e didática introdução, que imerge o leitor na cultura e história antiga. Na edição há mapas e glossários que ajudam a compreender melhor o mundo e a cultura relatada nos versos. A tradução, embora não siga uma métrica original do grego antigo, não decepciona, ela é de fácil compreensão. A edição é excelente e de fácil leitura, foi feita para os mais variados tipos de leitores, especialmente os leigos, como eu. Tradução ótima e fluida, não cansa o leitor em momento algum, visto que o testo por muitas vezes são extensos, pois se trata de um poema épico e contém inúmeros versos.

Portanto, independente se você conhece a história ou não, se já viu adaptações ou comentários sobre a obra, leia. Leia e se deleite nessa fascinante história, história que contém personagens marcantes, tramas exageradamente épicas, combates vorazes e amores aterradores. Cada letra, cada verso contidos neste livro vale a pena.
Monju 10/04/2023minha estante
Realmente é fantástica. Uma das melhores leituras da minha vida.

Lucas.Rocha 10/04/2023minha estante
Da minha também, ela é marcante.

Viviane @resenhasdaviviane 08/04/2023

Melhor Leitura do Ano
Realizei a leitura da Ilíada com os integrantes do grupo Clube Tour Literário, organizado pela Adryana Sousa e realizamos conversas todos os domingos. Confesso que quando comecei a leitura não estava conseguindo assimilar o conteúdo, precisei de alguns dias assistindo vídeos explicativos, lendo textos sobre a obra e ouvindo a narração dos primeiros cantos.

Um mês após a primeira tentativa e com uma bagagem de conhecimento consegui entender, dar continuidade a leitura e participar dos encontros. Hoje posso dizer que esse livro foi o melhor que li nos últimos anos e um dos meu favoritos da vida, usei a tradução do Carlos Alberto Nunes e cotejei alguns cantos com a tradução do Frederico Lourenço.

Em resumo Ilíada conta a história da Cólera de Aquiles, que aconteceu durante cinquenta dias da Guerra de Tróia, começando quando Aquiles - filho da deusa Tétis e melhor guerreiro dos Aqueus - se desentende com o rei Agamêmnon, principal comandante do exército Grego e decide se retirar da batalha com todo os seus guerreiros, os Mirmidões.

o principal motivo da guerra, é devolver Helena ao seu esposo Menelau, pois ela aceitou fugir com Páris, príncipe de Tróia enquanto seu marido viajava. Tróia é um reino muito próspero, governado pelo Rei Príamo e tem como melhor guerreiro seu filho Heitor. Diferente das adaptações que assistir, o Heitor do livro tem motivações mais fortes para lutar na guerra e matar Aquiles, em vários momentos foi protegido pelos deuses devido a sua imensa devoção a eles.

Eu fiquei comparando a história maravilhosa que estava lendo com as adaptações que já assisti, percebi que os personagens principais delas não aparecem com destaque no livro, como Helena e o cavalo de Tróia e que muitos acontecimentos interessantes não aparecem, afinal é um livro de quase seiscentas páginas. Os deuses tem uma participação muito importante nas atitudes dos personagens, praticamente eles não tem escolha, porque toda a narrativa foi planejada estratégicamente por eles.

zoyarlert 07/04/2023

?Perto está o homem que mais me feriu o coração?
A fúria de Aquiles, ou a dor dele. Talvez os dois.

Como esperado, é um livro um tanto quanto complicado de entender devido à época que foi escrito. Nesse quesito, é uma obra que exige certa paciência e concentração - mais do que o comum de uma literatura atual, que também não se torna livre desses aspectos.

Meu interesse em ler a Ilíada se deu por uma mistura de fatores e vontades, entre eles meu amor pela história da Antiga Grécia, em geral, e também certo agrado pelo ?mito? de Aquiles e Patroclus. Tal qual todas as ações, mitologias e árduas crenças que rondam a guerra de Tróia.

É, como igualmente previsto, um livro denso e intenso. Ainda que em uma linguagem ?arcaica?, a compreensão da dor, agonia, fúria e obsessão dos personagens é inevitável?

Gostei bastante, certamente enriquecedor!

Dyllan.Johnny 05/04/2023

A jornada do guerreiro
Talvez a leitura mais difícil que já fiz. Por se tratar do primeiro livro da literatura europeia, é um pouco complicado entender algumas partes, mas se você vai adiante e não fica tentando entender tudo, a leitura se torna bastante prazerosa e a história fica bem mais clara. O livro é de certa forma bem emocionante e melancólico. Gostei bastante!!

Raphael Milão 02/04/2023

Ótimo livro, nada como ler um clássico para aprimorar a sua leitura e saber apreciar uma boa história.

Gabriel Belo 02/04/2023

Somos a imagem e semelhança de Deus.
Li a muito tempo atrás, mas escrevo para marcar minhas recordações do título pois até hoje recordo-me dos caprichos a qual os deus nos submetem e, nós, submetemos aqueles "inferiores" a nós. A ilíada me fez perceber que Deuses e homens não cópias, mas reflexo um de outro. Fazendo "o que for necessário" para atingirem a glória que tanto desejam pouco importando os grandes desafios e pessoas em seus caminhos, a busca pela glória não há empatia, apenas aliados, inimigos e servos. Ao que me parecer, repetimos a história incessantemente.

MaywormIsa 26/03/2023

Leitura introdutória
Nesta edição, nós temos a história Ilíada de Homero, adaptada para jovens leitores em período escolar.

A história foi traduzida de um texto em inglês com a mesma finalidade na Inglaterra, e conta com 152 páginas, dando a introdução da guerra de Tróia e um breve resumo do final da guerra.

Para quem tem receio de não entender os acontecimentos de Ilíada na versão original, escrita por Homero, eu indico uma pesquisa, ou, uma leitura como esta, onde a história é recontada de forma mais simples.

Não sinto que li Ilíada, e sim um resumo, o que me deu mais vontade de ler o original!

Aderaldo.Carvalho 17/03/2023

O primeiro de todos
Quando eu assiti Game of Thrones pela primeira vez, eu fiquei fissurado pelo roteiro. Os diálogos dos personagens era algo "fora da curva" para mim. Quando terminava de assistir um episódio, repetia para mim mesmo - "Que série da p#rr@!" Era uma alegria distinta - "Como alguém é capaz de criar tais cenas?", novamente me perdia pela paixão em meus pensamentos... E daí, para responder a minha ínfima pergunta, o destino( que tanto era discutido entre os heróis e Deseus) me presentou com esta obra. Não preciso me estender. Mas quando li as primeiras páginas da Iliáda, compreendi de onde vinha tanta inspiração para a obra de fantasia da qual citei. Entendi cada expressão, entendi toda a fúria e violência das batalhas, todo o sangue derramado. Já estava lá, há mais de 2000 mil anos. Tudo detalhado de uma forma poética, na morte, no amor, na conquista e na derrota. Simplesmente Homero, o primeiro de todos!

Babi 17/03/2023

PERFEITO
Cara, o jeito que o mito foi contado foi perfeito. As ilustrações do livro, as personalidades dos personagens e o desenrolar da historia são incríveis.
Um livro que realmente vale a pena ser lido, e admito, o lado da história de Troia me encantou mais que a dos Gregos.
Enfim, recomendo.

Tiago Fachiano 17/03/2023

Heitor e Aquiles. Grandes guerreiros
Existem inúmeros motivos para esse livro ser um grande clássico. Poético e uma escrita admirável. Belíssimos textos.
E os heróis são os grandes do livro. Heitor, um humano que tem a glória e a honra em seu poder. Aquiles, um semi-deus que entre uma vida longa e medíocre, prefere escolher uma vida curta com glória. Que história fantástica. Os seres na sua completude de valores, daquela época.

Min 08/03/2023

Amei saber mais sobre a guerra de Tróia
Essa guerra começa quando está tendo uma festa e a Deusa Discórdia não foi convidada,nisso ela dá um jeito de entrar na festa e coloca uma maçã dourada dizendo que era para a mais bela,perto das Deusas Athena,Afrodite e Hera.As Deusas queriam saber quem era a mais bela então resolvem perguntar para Zeus,Zeus fala que elas são igualmente bela.Então elas resolvem perguntar para o príncipe Páris.

Basicamente por causa disso que teve a guerra de Tróia que durou cerca de 10 anos.

Priscilla Santiago 05/03/2023

Esperava A, recebi B e gostei mesmo assim
Quando inicie esse projeto pessoal de ler clássicos estava bastante ansiosa para conhecer a história da Guerra de Tróia, eu já havia lido a Odisseia a quase 10 anos atrás para a faculdade e naquela época sempre tive a sensação que estava perdendo informação por não ter lido a Ilíada, mas quando finalmente leio percebo que estava enganada.
O maior choque com este livro é entender que ele conta apenas uma pequena parte da guerra, principalmente focada no Aquiles, que aliais se tornou o meu personagem favorito desse livro. Amei as descrições de batalhas, havia momentos que eu ficava completamente imersa na leitura e só percebia isso quando a batalha acabava. Falando em batalhas, Aquiles x Heitor me tirou completamente o folego, como Heitor foi personagem que me causava raiva quando ele morreu cheguei a comemorar, mas logo em seguida fiquei triste quando mostrou o ponto de vista da família do falecido.
Um dos maiores prazeres da literatura é em como uma obra pode emocionar a gente mesmo escrita em um tempo tão distante e diferente do nosso e definitivamente a Ilíada me emocionou assim como a Odisseia fez comigo a 10 anos atrás. Já tirou uma estrela por causa de alguns momentos que foram arrastados.