Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Mazinos 16/08/2022

De um tempo pra cá comecei a me interessar muito por mitologia grega, até que decidi me aventurar a ler os clássicos que englobam toda essa mitologia que eu acho fantástica.

O início da Ilíada foi pesaroso, tive muita dificuldade em entender o que estava acontecendo nos primeiros cantos, depois de algum tempo a leitura começou a se tornar mais leve e eu comecei a me acostumar com a escrita de Homero.

Término esse livro muito satisfeito e feliz, com uma sensação de dever cumprido.

Não tem nada mais triste do que a morte de Patroclo e de Heitor, não tem nada mais belo do que a forma como Homero demonstra como a guerra é ruim em ambos os lados, não tem nada mais interessante do que perceber como não existem heróis na guerra de Tróia.

Cintia295 16/08/2022

Comecei a ler por ver uma amiga comentar e falar que estava gostando e tal, estava na minha lista mas tinha medo de ser muito difícil e qual foi a minha surpresa? Não é difícil, chocadaaa.
Foge total dos livros que estou acostumada mas amo mitologia grega então já foi um ponto positivo, a escrita li pela Penguin Companhia e a tradução está tranquila, teve umas palavras que não sabia o significado mas nada que um Google rápido não resolvesse.

Falando sobre a história do livro agora.
O que eram as "ajuda" dos Deuses dava vontade de rir ou chorar, Zeus que era o neutro logo mais não era, Apolo de um lado Afrodite de outro, Hera, Poseidon, Ares esses foram os mais comentados cada um estava de um lado entre gregos e troianos.
E essa guerra era por causa de uma mulher a mais bela, Helena.
Vi algumas pessoas comentando que Heitor era o herói e Aquiles o bobo massss os dois tem seus motivos para ser assim, e não vi NADA de bobo em Aquiles viu só lendo para saber.
Estou muito ansiosa para começar Odisseia e ver mais dessa guerra.
Jamile.Almeida 17/08/2022minha estante
É mara!!!!
Tb nao acho Aquiles bobo! Mas sem dúvidas é mimado! Hahahaha

Cintia295 17/08/2022minha estante
Mimado sim kkkkkk

mirella267 10/08/2022

Ilíada
Eu li esse livro quando tinha uns 10 anos e resolvi reler no início dm ano para fazer um trabalho, e foi incrível relembrar de toda a história.

Emanuel 08/08/2022

Ilíada
Livro muito bom amei a história, fala um pouco sobre os Deuses e Deusas gregos tbm que era o que eu estava procurando mais falou vagamente, mais eu amei a história, indico muito

Cris.Aguiar 01/08/2022

Experiência ótima
Não há muito mais o que falar dessa obra, então falarei que minha experiência foi ótima.

Achei essa edição da Penguim muito boa, e foi indicada pelo professor Vitor do INEF (@isto não é filosofia) para o clube do livro desse ano.

A leitura não é dificil, a introdução ajuda bastante no entendimento da obra e no que prestar atenção, mas confesso que ter tido aula pelo clube do livro INEF tornou a experiência muito mais completa.

Recomendo

Ale 27/07/2022

Homero é terra natal de todos os homens
"Ouvi um homem hábil a explicar o sentido dos poetas; falava que toda a poesia de Homero é um elogio à virtude, que tudo aquilo que não é pura fantasia conduz a este fim." Desde que li esse trecho, num dos textos de São Basílio, Homero fez morada permanente nos meus pensamentos.
Idealizei, porém, uma obra muito difícil de ser alcançada; pensei que o conhecimento requerido para compreender os poemas homéricos, por mim, não seria tão brevemente atingido.
Porém, uma sequência de citações de autores que admiro, atrelados a um imediatismo atroz de minha parte, fizeram com que eu começasse a leitura da Ilíada muito antes do planejado.
Logo no primeiro canto, pude constatar que Homero é terra natal de todos os homens!
Ver Aquiles, semideus e melhor combatente dentre os aqueus, vertido em lágrimas após sofrer injúrias por parte de Agamennon, fez com que eu me sentisse em casa.
Pra mim, foi incrível constatar que os conflitos dos heróis homéricos são similares aos de qualquer homem contemporâneo.
Não imaginei que numa narrativa que se passa num cenário de guerra, eu fosse me deparar com condutas tão virtuosas. Mesmo diante todo o "gore" e de toda mortandade (Ilíada certamente constitui a maior prática de memento mori que já realizei na vida .-. ), que naturalmente acontece na guerra, o bem parece prevalecer sobre o mal:
Diz E. V. Rieu, citando Homero, na sua introdução: " E eu acrescentaria que ele vê o bem como mais real que o mal. É como se tivesse antecipado a Teoria das Formas de Platão, segundo a qual todas as coisas terrenas são cópias imperfeitas e transitórias das formas ideais que têm existência permanente no Céu.".
Homero tem esta capacidade : consegue te espantar ao descrever, pormenorizadamente, a forma como um guerreiro aniquila o outro, e, ao mesmo tempo, descrevendo o cuidado com que os camaradas do guerreiro aniquilado fazem de tudo para resgatar o corpo, já sem vida, evitando a todo custa que esse seja profanado e desrespeitado, leva o leitor a se comover com exemplos tão virtuosos.
A leitura da Ilíada me fez sentir grandes esperanças em relação aos homens.

Giovana.Turcatti 18/07/2022

Iliada
Não entendi nada, sei que a escrita é antiga mas sinceramente não consigo. li só pela escola e mesmo assim foi horrível. Não estou criticando clássicos mas para mim não dá.

tortajulia 17/07/2022

"Pois pouco tempo há para respirar na guerra."
Que livro! A Ilíada de Homero é uma jornada e uma experiência única de leitura. O livro, essa edição ao menos, tem cerca de 700 páginas, mas uma vez que você se acostuma com a escrita a história começa a fluir muito bem. Quando eu terminei não parecia que o livro tinha essa quantidade de páginas. Em alguns momentos foi meio cansativo de ler, principalmente nas partes que eram muito mais focadas no combate, e por serem muitas acredito que esse seja o maior motivo que me faz não favoritar (ao menos não agora) esse livro. Entretanto, eu achei ele extremamente interessante por mais que ao ler a introdução dessa edição eu já soubesse mais ou menos o rumo da história. É sim um livro complexo, porém a tradução pode ajudar com os obstáculos que se referem à linguagem homérica. Aqui destaco a tradução do Frederico Lourenço que ao fazer esse trabalho buscou uma tradução livre.
Acredito, também, que por ser um livro complexo, nem inúmeras leituras seriam suficientes para captar a mensagem completa do mesmo.
Um fato que me chamou muito a atenção foi como os deuses sempre, de alguma forma ou outra, interagem na vida das demais personagens. Eles que acabam por ditar o rumo dos acontecimentos, principalmente Zeus. Um livro para a vida. Recomendo demais!

Quero muito ler "A Canção de Aquiles"! Parece ser muito interessante também.

Aliás, eu adorei os mapas e os textos de apoios dessa edição!!

FreeKT 27/06/2022

Um Livro No Mínimo Misterioso
Um ótimo livro pra quem busca histórias mitológicas. No geral o livro é bom. pra quem nunca teve contado com a mitologia grega esse livro muito provavelmente será de difícil entendimento. sem dúvida é extremamente misterioso, pois ninguém se sabe ao certo sua autoria, a existência de homero não é confirmada, mas partindo do ponto em que vc considere Romero real, e que ele que escreveu esse livro, temos simplesmente um livro escrito por um grego que descreve acontecimentos de famosa guerra de Tróia, isso torna esse livro simplesmente indispensável para qualquer fã de mitologia, ou para quem simplesmente busca entender as crenças daquela época.
É bom deixar claro, que apesar desse livro ser extremamente antigo e escrito por alguém que viveu na época dos grego, ainda sim o livro é apenas baseado em crenças e em boatos, vários personagens que aparecem no livro teem sua existência realmente confirmada na história, mas nem mesmo a própria guerra de Tróia tem sua existência confirmada por historiadores, por isso digo que é nescessário uma certa compreenssão por parte do leitor, para entender que, o livro foi escrito sob a visão de um grego e por isso foi feito sob suas crenças e ideais, esse livro não é uma fonte histórica, mas serve de forte entendimento de como naquela época as coisas eram vistas por parte dos gregos.

Fabricia98 27/06/2022

A Guerra de Homero
Homero narra a famosa de Guerra de Tróia em Ilíada. Esta guerra entre gregos e troianos teve início com o rapto da bela Helena pelo príncipe Páris de Tróia. Helena era casada com Menelau e por causa de um pacto entre os chefes gregos (anterior ao casamento), todos se comprometeram a defender Helena e seu futuro esposo. Na leitura, além da ação dos heróis, vemos a participação ativa dos deuses do Olimpo interferindo no conflito. E assim como acontece em qualquer guerra, não creio que o resultado vale o que a motivou. É muita dor e sofrimento de ambos os lados.

Aline.Rodrigues 25/06/2022

Brutal
Épico, sangrento, emocionante, brutal. Estas palavras descrevem a viagem que é esta leitura. Apesar de ser um dos épicos europeus mais antigos, a história flui e a estrutura e a linguagem são de fácil entendimento.

Experiência maravilhosa! Pronta para a Odisseia.
Joao 26/06/2022minha estante
Nossa, fiquei interessado. Sempre o que me afastou dessa leitura foi o receio da dificuldade heheh.

Raul.Coutinho 07/09/2022minha estante
Este ano eu enfrento essa leitura kk

Julião 23/06/2022

Um livro e tanto!
Iliada é complexo. Principalmente se formos analisar que os poemas foram cantados em tom de propagar uma ideia de civilidade e construir a nossa visão de moralidade.

Leitura difícil, mas necessária