Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

sscorpiuskingg 12/10/2022

A edição é péssima mas a história é incrível, e por serem clássicos conhecidos e representados em várias outras mídias, parecia que eu tava relendo algo, apesar de nunca ter tido contato com essas duas narrativas.

romulorocha 06/10/2022

Ilíada, de Homero - 9,5/10
Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Neste clássico da literatura grega, Ilíada, somos apresentados às vicissitudes da épica guerra de Tróia. Iniciada pelo conflito amoroso entre Alexandre Páris, príncipe de Tróia, e Menelau, líder dos Aqueus, após Helena, a esposa deste último, ter sido raptada pelo príncipe troiano, Ilíada retrata muito mais do que uma narrativa trágica ou romântica desta guerra, ela nos coloca na zona de batalha, nos acampamentos e ademais, nos átrios dos deuses do Olimpo. Aquiles e Heitor são de fato dois guerreiros que merecem destaque, mas o leitor que envereda nesta trama certamente se surpreenderá, como eu, com a diversidade e qualidade de muitos outros épicos guerreiros que surgirão desta batalha.

Eu terminei Ilíada com a sensação de entender o porquê, de fato, esta obra merece ser lida. Desde a forma da narrativa, através de versos, até o cuidado do autor em nos apresentar os cenários das batalhas em diversos núcleos de personagens, inclusive o núcleo dos deuses neste âmbito também. Com certeza, Ilíada é uma obra de arte da literatura que merece ser apreciada.

#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaGrega
#Iliada
#Homero

Mateus 02/10/2022

Culpa
Uma história que carrega nos ombros milhares de anos. E que peso, muita coisa tirei deste livro, e muitas coisas eu esperava tirar, culpa da expectativa, mas ela foi sanada de outras formas.
Pretendo re-ler este livro algum dia, com mais calma, acredito que não tenha faltado todas as idéias, um canto por dia, creio, talvez seja a melhor maneira.

Beatriz 02/10/2022

Iliada
Demorei muito para me adaptar a escrita, não sei se há ocilação por versão de tradução (não li outras), mas é bem complexa. Tive de acompanhar vídeos de resumo em determinados cantos. O que me fez não aproveitar tanto a leitura, onde apenas no meio do livro começei a imaginar a história.
O tipo de obra que se demora para terminar, exige muita concentraçao e jamais consegui lê-la com barulhos.

Inspirou outros, o livro mais antigo do ocidente.

Gostei dos combates estes muito presentes, é uma coisa que gosto e espero em livros que narram guerras e conflitos. Me aborreci com a batalha que durou apenas alguns versos de Aquiles contra Heitor, bom, acho que fui com muita expectativa nesta parte e acabei quebrando a cara e claramente Homero exalta os gregos na obra.

Espero que ao ler esse livro novamente em próximo futuro, seja mais proveitoso à mim.

ciliane.ogg 29/09/2022

O livro escreve sobre a Guerra de Tróia, o que levou a ela.
Vemos como a busca pela honra e o que eles entendiam por ela nos leva a brigas, Deuses escolhendo seus preferidos e atuando em conjunto com os humanos na guerra.
Quem assistiu ao filme, pode ler despreocupado, pois o filme mudou muito a história ao ponto de diversas passagens serem irreconhecíveis.

Kako 14/09/2022

Livro bem curtinho e rápido de terminar porém eu tinha preguiça e não li rápido, o início é cansativo e tem um excesso de informações, pelo menos nessa versão, mas recomendo pra quem nunca leu a iliada, é cativante o meio pro final, aquela expectativa de quem vai ganhar a batalha e tudo mais

Joao.Gabriel 08/09/2022

Não tô afim de fazer uma resenha elaborada agora, então vou encher linguiça com coisa que todo mundo sabe

Perfeito, Homero é foda, 🤬 #$%!& tudo o resto simplesmente um dos textos fundadores da civilização ocidental e me mama se não gostou

Paulo 26/08/2022

"Canta-me a cólera?"
A Ilíada é um texto que não necessita de introduções, então vou simplesmente comentar a minha experiência. É algo que muitos esquecem, mas Homero não cantava sobre os heróis de sua época, e sim de uma passada. Então o efeito do poema é o mesmo para nós e para os gregos antigos. A Ilíada desenha um mundo e não só conta uma história, e é na forja de Hefesto que isso fica mais aparente. E é nesse mundo de heróis e de deuses que vemos sentimentos demasiado humanos, e é isso que faz dessa história tão efetiva até hoje.
Ps.: Eu li pela tradução do Carlos Alberto Nunes, já que essa daqui não me dei muito bem

Mazinos 16/08/2022

De um tempo pra cá comecei a me interessar muito por mitologia grega, até que decidi me aventurar a ler os clássicos que englobam toda essa mitologia que eu acho fantástica.

O início da Ilíada foi pesaroso, tive muita dificuldade em entender o que estava acontecendo nos primeiros cantos, depois de algum tempo a leitura começou a se tornar mais leve e eu comecei a me acostumar com a escrita de Homero.

Término esse livro muito satisfeito e feliz, com uma sensação de dever cumprido.

Não tem nada mais triste do que a morte de Patroclo e de Heitor, não tem nada mais belo do que a forma como Homero demonstra como a guerra é ruim em ambos os lados, não tem nada mais interessante do que perceber como não existem heróis na guerra de Tróia.

Cintia295 16/08/2022

Comecei a ler por ver uma amiga comentar e falar que estava gostando e tal, estava na minha lista mas tinha medo de ser muito difícil e qual foi a minha surpresa? Não é difícil, chocadaaa.
Foge total dos livros que estou acostumada mas amo mitologia grega então já foi um ponto positivo, a escrita li pela Penguin Companhia e a tradução está tranquila, teve umas palavras que não sabia o significado mas nada que um Google rápido não resolvesse.

Falando sobre a história do livro agora.
O que eram as "ajuda" dos Deuses dava vontade de rir ou chorar, Zeus que era o neutro logo mais não era, Apolo de um lado Afrodite de outro, Hera, Poseidon, Ares esses foram os mais comentados cada um estava de um lado entre gregos e troianos.
E essa guerra era por causa de uma mulher a mais bela, Helena.
Vi algumas pessoas comentando que Heitor era o herói e Aquiles o bobo massss os dois tem seus motivos para ser assim, e não vi NADA de bobo em Aquiles viu só lendo para saber.
Estou muito ansiosa para começar Odisseia e ver mais dessa guerra.
Jamile.Almeida 17/08/2022minha estante
É mara!!!!
Tb nao acho Aquiles bobo! Mas sem dúvidas é mimado! Hahahaha

Cintia295 17/08/2022minha estante
Mimado sim kkkkkk

mirella267 10/08/2022

Ilíada
Eu li esse livro quando tinha uns 10 anos e resolvi reler no início dm ano para fazer um trabalho, e foi incrível relembrar de toda a história.

Emanuel 08/08/2022

Ilíada
Livro muito bom amei a história, fala um pouco sobre os Deuses e Deusas gregos tbm que era o que eu estava procurando mais falou vagamente, mais eu amei a história, indico muito