Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Priscilla Santiago 05/03/2023

Esperava A, recebi B e gostei mesmo assim
Quando inicie esse projeto pessoal de ler clássicos estava bastante ansiosa para conhecer a história da Guerra de Tróia, eu já havia lido a Odisseia a quase 10 anos atrás para a faculdade e naquela época sempre tive a sensação que estava perdendo informação por não ter lido a Ilíada, mas quando finalmente leio percebo que estava enganada.
O maior choque com este livro é entender que ele conta apenas uma pequena parte da guerra, principalmente focada no Aquiles, que aliais se tornou o meu personagem favorito desse livro. Amei as descrições de batalhas, havia momentos que eu ficava completamente imersa na leitura e só percebia isso quando a batalha acabava. Falando em batalhas, Aquiles x Heitor me tirou completamente o folego, como Heitor foi personagem que me causava raiva quando ele morreu cheguei a comemorar, mas logo em seguida fiquei triste quando mostrou o ponto de vista da família do falecido.
Um dos maiores prazeres da literatura é em como uma obra pode emocionar a gente mesmo escrita em um tempo tão distante e diferente do nosso e definitivamente a Ilíada me emocionou assim como a Odisseia fez comigo a 10 anos atrás. Já tirou uma estrela por causa de alguns momentos que foram arrastados.

Soukokinho 05/03/2023

Clássico
Li por causa da faculdade. Esse tipo de livro clássico sempre acaba sendo muito cansativo de se ler, mas de extrema importância para se compreender o pensamento de um povo de uma certa época do mundo.

Apesar de não ser um livro que eu voltarei a ler algum dia, guardarei a bagagem histórica que ele me entregou.

Mas confesso que foi engraçado em muitos aspectos.

Leen 01/03/2023

Já tinha tentado ler esse livro, em sua escrita original, mas infelizmente não consegui, devido a forma da escrita ? o que me deixou muito chateada, pois foi ela uma das razões para o meu desejo de ler o livro. Essa adaptação me serviu muito, pois consegui entender a história sem nenhuma dificuldade.

A Ilíada é um livro que eu recomendaria por qualquer amante da cultura grega. Nela vemos costumes, formas de culto, a ação dos deuses, entre outras coisas muito interessantes para quem deseja se aprofundar nesse mundo.

Esta obra me fez refletir profundamente sobre a postura dos seres humanos diante de certas coisas, sobretudo como ele tende a se colocar acima dos deuses devido a ter altos títulos terrenos, quase que se comparando a eles simplesmente por ter um grande nome entre os homens; e como o ego e teimosia humana pode levar nações ? famílias, vidas ? à destruição. Foram dez anos em batalha, acredito que tanto tempo deva ter até mesmo alterado a razão para tudo aquilo, perdido o sentido talvez. Não mudamos tanto assim desde o século VIII a.e.c.

cibelle.canto 26/02/2023

Ilíada
Comecei a ler por pura curiosidade, eu não esperava que uma obra de 3 mil anos fosse me prender tanto.

O formato do texto, no início me pareceu estranho, porém enquanto a leitura foi avançando fui me adaptando e a leitura foi fluindo mais fácil.

Sobre a história, o que mais faz sentido dizer é que me surpreendeu. Os personagens, inclusive os deuses, são muito humanos, com acertos e erros. Ninguém é vilão, ou mocinho ou só vilão ou só mocinho. As cenas de ação nas lutas são brutais e mt duras, mas há espaço para cenas de fraternidade e até de amor. Há representação de sentimentos bons e ruins e é incrivel como mesmo que hoje tenhamos valores bem diferentes, a essência da consciência e dos sentimentos humanos transcende o tempo e é super possível se conectar com personagens de uma história que data aproximadamente 3 mil anos.

Eu gostei muito do livro e amei conhecer essa história a partir da minha própria leitura.

Jose 24/02/2023

A Ilíada de Homero é considerada como o começo da literatura ocidental e renderia muito mais do que uma única resenha, mas vou me limitar a ser o mais conciso possível.
A edição que li é da Penguin, um selo de livros clássicos da Companhia das Letras, cuja tradução muito bem feita do grego clássico ficou por conta de Frederico Lourenço.

A obra se inicia já no nono ano da Guerra de Tróia, iniciada após o rapto de Helena, esposa de Menelau, um rei espartano, por Páris, filho do rei de Tróia. No entanto, a Ilíada não dá tanto foco a causa da guerra e nem vemos o seu desfecho.
A história começa com Aquiles, o semideus que conhecemos dos mitos, tendo seu despojo de batalha, a escrava Briseida, tomado por Agamenon, irmão de Menelau. Considerando isso um ultraje, Aquiles se recusa a batalhar na guerra contra Tróia e é neste momento que o curso da guerra muda.

A Ilíada é muito mais complexa do que apenas isso e eu poderia passar horas falando sobre o pouco que sei. O livro tem mais de 700 páginas, sendo quase 200 de material extra, contextualização e textos sobre os pormenores relacionados a Homero e o livro.
Por ter um bom número de páginas e uma leitura diferente do habitual, talvez Ilíada desanime algumas pessoas, ainda mais leitores não muito frequentes. Porém, recomendo que ao menos deem uma olhadinha. Pode valer a pena, assim como valeu para mim.

Ilíada é um clássico da literatura ocidental justamente por ser o início dela, e mesmo tem mais de milênios de idade, ainda rende discussões e adaptações para todo tipo de mídia que você possa imaginar.

Vivianne19 24/02/2023

Uma leitura desafiante, porém um pouco frustrante
Eu já tinha muita vontade de ler Ilíada por ter lido uma adaptação de Odisseia na minha infância, só que o que eu conheço de mitologia foi muito por conta de outros livros como O Livro de Ouro da Mitologia e outros do tipo, então eu acreditava que Ilíada iria contar sobre a guerra de Tróia e não apenas uma parte dela. Por ser um épico, a leitura foi um pouco cansativa, as vezes eu me confundia por conta das quebras de linhas e palavras complicadas, mas persisti. Ao final, veio uma certa decepção de como acabou, pois pensei que haveria continuação até pra ver o tão famoso desfecho de Aquiles, mas não tive isso e por conta disso fiquei um pouco frustrada. É um bom livro, mas com esses pormenores.

bquintans 23/02/2023

Que livro!
Que livro belo, meus caros! as cenas de batalha mais repugnantes, as traições, as mortes, tudo é descrito de uma forma tão bela, tão verdadeiramente linda! até as partes mais arrastadas, onde Homero descreve cada detalhe, você não consegue deixar de reparar na escrita, na forma poética como a guerra é descrita. não se fazem mais livros como esse.

vi uma resenha de uma querida que dizia que é um livro sobre amor, e é verdade. há amor por todo lado. o amor de Páris por Helena que começou toda essa guerra. o amor de Aquiles por Briseida que o impediu de lutar e causou a destruição dos gregos e amor de Aquiles por Pátroclo ? romântico ou não, isso não importa de verdade ? que o fez voltar. o amor de Pátroclo ? o mais bondoso herói! ? por seus companheiros que moveu seu coração. o amor de Heitor por Andrômaca e por Tróia. o amor de Príamo por seu filho que o fez beijar as mãos de Aquiles, seu assassino. que bela história de amor!

é demorado, claro, são 700 páginas com palavras e expressões complicadas, mas é uma leitura que vale muito a pena. meu livro está todo marcado e cheio de post-its! a edição da Penguin é perfeita pois te dá um resumo da obra, glossário, lista de personagens, até mesmo os versos de acordo com o texto original. se forem ler ? leiam! ? comprem a versão da Penguin.

enfim, poderia escrever um livro igualmente grande de razões pelas quais eu amei a Ilíada, mas me faltam as palavras! agora minhas expectativas seguem altas para ler a Odisséia e acompanhar a história de Ulisses
ghost cookies 27/02/2023minha estante
linda resenha!! iliada é tudo isso e mais um pouco; só lendo pra entender o quão grande ela é! mas li essa obra só pra ter o prazer de ver essa referência, adorei !!!

Ricardo de Andrade 21/02/2023

Dos primeiros épicos
Como parte de meus estudos em literatura, decidi eu me arriscar na Ilíada, épico talvez mais conhecido de Homero.

Confesso que meu entendimento pleno da história foi bastante afetado pela linguagem primitiva da obra. Por se tratar de um poema épico, as interpretações acabam por se abrir mais ainda também. Em termos narrativos, me guiei mais pelo resumo de cada "livro" (ou capítulo, como preferir) do que pela história.

Mas é um clássico. Vale a pena tentar conhecer.

ghost cookies 21/02/2023

O amor e Ilíada, a canção sobre a cólera funesta de Aquiles
"Sobre nós fez Zeus abater um destino doloroso, para que no futuro sejamos tema de canto para homens ainda por nascer." p. 245

Dentre os diversos temas que poderia abordar sobre essa grande obra, Ilíada, o que mais me chama atenção é o amor. Na minha tese, ele é o principal, o que guia cada acontecimento, de maior a menor escala.

A guerra, por exemplo, tem seu início com Menelau, apaixonado, tentando recuperar sua esposa, Helena, há anos raptada por Páris. Por um certo amor próprio Aquiles não aceita que Agamêmnon fira seu orgulho roubando sua mulher, e se afasta da guerra. Heitor e Andrômaca demonstram seu amor -- fadado a destruição -- um pelo outro, assim como pelo seu filho. Os deuses tentam ajudar seus mortais preferidos e Zeus auxilia Tétis, que nutre grande amor pelo seu filho querido Aquiles. Pátroclo se compadece de seus amigos e após observar tantas mortes de aliados, volta à guerra, para também ser morto. Aquiles, irado, retorna à guerra por causa de seu "companheiro amado", para vingá-lo. Por dias todos os aqueus são tomados por angústia devido a morte de Pátroclo, sempre adorado por sua infindável bondade. Foi também o amor que fez o velho rei Príamo ir sozinho suplicar pelo corpo do filho a Aquiles, beijando as mãos assassinas do homem que matou grande parte de sua família e pátria. E foi também em parte por amor ao seu velho pai Peleu e por enxergá-lo em Príamo, que Aquiles restitui o cadáver de Heitor ao rei e, em respeito, para a guerra para o funeral.

Parece enfadonho mas, ao meu ver, tudo volta para o amor de diversos modos em Ilíada. Essa leitura, que mesmo tão antiga, envolvendo drama, guerra, romance, comédia etc, nos revela como, intrinsecamente, somos os mesmos, apesar de tantos anos nos separando dessa história incrível. Os mesmos sofrimentos que nos afligem e os mesmos sentimentos, tão humanos, que compartilhamos, nos conectam.

Zeus uma vez disse em um dos versos que a guerra não era lugar para deusa do amor Afrodite e que ela não devia ter parte nesse conflito, e mesmo assim, creio eu, foi ela a deusa que mais agiu, mesmo silenciosamente.
Clay 21/02/2023minha estante
Achei a sua resenha encantadora, e reforçou o meu desejo em ler essa obra épica.

Regis 21/02/2023minha estante
Maravilhosa sua resenha, Bruna. ????

isabel_fmelo 19/02/2023

A Ilíada.
Um clássico que só tive o interesse e a oportunidade de ler agora. Não lembro do nome de todos, mas amei a escrita, não me deixou com tédio. Nota 5.

alntbr 06/02/2023

Ilíada
Homero foi uma surpresa agradável para mim, pensava que a Ilíada seria uma leitura tediosa. Felizmente, estava errado na minha previsão.
A primeira coisa que eu elogio é a tradução feita pelo Frederico Lourenço, é bem fluída e fácil de compreender.
A segunda foi a maneira como Homero narra, achava que se traria de uma coisa primitiva e simples pois o épico surgiu em tempos imemoriais.
Me enganei, a narração é rica e cheia de complexidades.
Os personagens tanto mortais quanto imortais são um show à parte.
Recomendo esta edição da Penguin Companhia.

Edkarl 06/02/2023

Que jornada é essa obra
Simplesmente não imaginei que ler um livro em um ritmo tão lento e pausado pudesse ser tão prazeroso, estou em um ritmo cada vez mais acelerado, mas esse livro em especifico seria improvável de ser lido assim, muitas coisas passariam na leitura despercebido, por isso também a leitura coletiva ajudou tanto, dar tempo, mastigar, é preciso entre um canto e outro. A trama gira em torno da "colera" de Aquiles, que após perder sua escrava (ganha por merecimento de outro guerreiro em uma batalha '-') para Agamennon, outro comantante que está sendo obrigado a entregar sua escrava "ganha" da mesma maneira, se deixa levar pelo ódio e orgulho e se retira do cenario da guerra, sim ele faz uma birra que dura quase todo o momento destrinchado no livro. Acontece que Aquiles, de pés veloses, é o melhor guerreiro desse lado da guerra, do lado oposto aos troianos, o lado dos Aqueus, a partir daí muito sangue é narrado, mas, para além das lutas em campo, as relações, os vinculos, os dialogos são muito importantes na construção desse poema, como a amizade de Patroco e Aquiles, a tristeza que toma conta quando um dos guerreiros mais importantes morre, as relações familiares na guerra, enfim, é uma história de muita ação e muito drama. Recomendo!

Dani 05/02/2023

O maior do cânone literário antigo
Eu simplesmente AMEI a experiência de ler Ilíada e ainda mais tendo lido junto com um professor fez tudo ficar melhor, por ter as explicações e curiosidades sobre a obra. Entao eu indico mt ler o canto épico, principalmente junto de outras pessoas ou de especialistas na área.
Achei essa tradução mt boa e mais fácil de entender, além da edição da penguin ser mais acessível. O livro em si é difícil de ser lido, por ser antigo, pelas barreiras linguísticas do tempo e da língua, mas após alguns cantos a gente pode se acostumar a escrita e fica mais fácil de entender e vai realmente entrando na história que é INCRÍVEL e tem tantas nuances, detalhes e conexões (ver e entender melhor sobre a cultura e costumes antigos, além do modo de canto de Homero). Eu fiquei completamente apaixonada, é uma experiência sem igual, principalmente para quem ama literatura.
Depois de ler é fácil de entender como sobreviveu por tantos séculos!

Arthur 03/02/2023

Ilíada
O que falar desse épico que já não foi dito outras mil vezes, só no resta dizer que é uma leitura que sempre me traz prazer e vontade em ler e ler e ler até que uma hora acaba e sobra apenas um certo descontentamento por ter acabado tão rápido.