Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Nanda 22/12/2022

"Embora ausente, Aquiles estava sempre presente".

?Canta, ó deusa, a ira funesta de Aquiles Pelida, ira que tantas desgraças trouxe aos Aqueus e fez baixar ao Hades muitas almas de destemidos heróis?.

Golbery 18/12/2022

Fundamental para compreender a cultura grega
Eu escolhi essa edição da Penguim e Companhia das Letras e não me arrependo. Esta tradução foca na fluidez da leitura.

No entanto, eu entendo que no original em grego tudo está como poesia. Ao ler o livro, eu imaginava tudo recitado em um anfiteatro grego, com direito a máscaras e tudo.

Um outro ponto é a compreensão da divindade na cultura grega. É bem diferente da forma como se compreende Deus nos tempos atuais. Os deuses são bem mais próximos dos humanos, com raivas, mágoas, ressentimentos. Some-se ao fato que há diferenças entre a compreensão grega e a romana.

(Eu nunca vi o filme e me pergunto se vale a pena. Eu acho difícil alguém reproduzir essa tragédia no cinema com toda mágica que esse livro tem.)

Vinicius 13/12/2022

Uma ótima introdução para leitores iniciantes ou primeiro livro de mitologia grega.
O livro é uma versão bem simples e ilustrada da guerra de troia, não peça um pouco por falta de detalhes mas é aceitável pela proposta do livro.

Edoarda 09/12/2022

Foi um pouco difícil encontrar uma tradução da Ilíada que não tivesse com os nomes dos deuses em latim (usar Ulisses ao invés de Odisseu é perdoável), e que estivesse num linguajar de melhor compreensão. Essa tradução de Frederico Lourenço atende os dois pré-requisitos.
Apesar se estruturada em cantos, a leitura da Ilíada não é difícil ou enfadonha, exceto nos momentos em que são listadas uma sequência de pessoas que morreram pelas lanças umas das outras num combate sem fim. Dá vontade de ler além, de seguir a guerra até o seu desfecho, mas não quis Homero narrar algo além do embate de Aquiles e Heitor.

Dani Scheibler 07/12/2022

Ilíada
Livro super pequeno e rápido de ler.
Gostei da leitura, adoro mitologia grega, e esse livro é um clássico. Essa edição é bem bonita, tem algumas figuras pra ilustrar os acontecimentos.

Resumo da história sem muito spoiler: acontece uma guerra porque um homem rouba a mulher do outro, os deuses entram no meio da briga, uns interferindo de um lado, outros de outro, meio que só atrapalham, no fim dá meio ruim, porque um monte de gente morre, um covarde tenta fugir da luta e não consegue, e no fim um dos lados vence. Fim kkkk

Vou ler a Odisséia agora, espero que seja legal.

Fran 30/11/2022

Ilíada
Um pouco frustada. A obra inicia já após o rapto de Helena e termina no funeral de Heitor.
Está edição tem uma extensa introdução e prefácio. No prefácio é citado os principais personagens o que ajuda um pouco na fluidez da leitura. Prefiro o filma, mas claro, o livro se destaca por ser supostamente escrito por volta do século VIII a.C/VII a.C.
Além dos personagens "mortais", os deuses como Apolo, Zeus, Afrodite e outros são bem atuantes na obra.
Para quem gosta dos deuses gregos e da cultura Greca da antiguidade, é uma boa leitura.

Izzy 29/11/2022

Burrice
Uma guerra de 10 anos por conta de mulher, e só ganharam por conta de um cavalo de madeira, mas a narrativa é ótima, é muito bem escrita, verdadeiramente me prendeu na leitura

Izabella.Gimenez 26/11/2022

Leitura gostosa
Vale a pena cada verso. Poema longo, muitos, muitos personagens, muitos belos diálogos. Livro para se ler de coração, para saborear essa história incrível. De olho na Odisséia, comecei a leitura da Ilíada com certa ansiedade por terminar. Pobre de mim. Me peguei relendo as primeiras páginas para absorver todos os detalhes. Uma leitura desafiadora para os cérebros em piloto automático. Achei ótimo ter de desacelerar. Assim, pude entrar na narrativa de cabeça e apenas curtir a jornada. Quando acabou fiquei órfã. E agora terei que me consolar com a Odisséia. Fico triste com uma notícia dessa (meme da Joelma).

holyyap 22/11/2022

Épico
Comecei a ler essa obra com o desafio ?clássicos da literatura grega?. Confesso que não esperava me deparar com conflitos tão modernos. O homem é igual, não importa a época em que foi escrito. Um clássico com letra maiúscula, um livro essencial.

samucacn 20/11/2022

Ilíada é um poema épico que foi escrito no século IX a.C., pelo poeta grego Homero. O poema desenvolve-se em torno da Guerra de Troia, que provavelmente se deu no século XIII a.C. Homero descreve com detalhes o mundo grego da época apesar de não ter sido testemunha dos fatos, pois viveu quatro séculos depois.

Jade 09/11/2022

"Por fim, na noite, o vento uiva sobre a
planície. Dizem que são os espíritos
daqueles que morreram e deixaram seu sangue na terra de Tróia."

Clássico essencial, mas por vezes, cansativo.

jumoncks 08/11/2022

Ilíada
que livro legal? eu amo ler esse tipo de livro! é curtinho e fala da mitologia grega que eu acho muuuito interessante
é linguagem moderna, não é a mesma la de séculos antes de cristo KKKK teve algumas modificações, mas nao deixa de ser maravilhoso!
nao sei mto oq falar, to pessima pra fazer resenha

Felipe 05/11/2022

Uma leitura obrigatória para os amantes dos clássicos.
A Ilíada, de Homero, é um dos textos mais importantes na literatura ocidental, sendo quase o berço da contação de história, da construção e idealização de heróis, deuses e da guerra. Escrita a quase 1 milênio a.C. e transmite de forma oral ao longo dos séculos, a obra Ilíada constrói o arquétipo do herói antigo: forte, corajoso, que não foge da batalha e que possui grande honra e orgulho. Vários personagens na própria obra apresentam essas caracteristica, principalmente Aquiles, o protagonista.

Mas o que Ilíada conta é o clímax do fim de uma guerra. A Guerra de troia narrada na obra está no seu décimo ano, com os Aqueus e Argivos em cerco da cidade de Troia há anos. Aquiles, sabendo de sua profecia, evitou um combate direto com Heitor ao longo dos anos e isso levou a guerra a estagnação. Até que as ondas da guerra se volta contra o lado dos Aqueus, pois Agamêmnon, Rei de Argos e de Micenas, decide testar a paciência de Aquiles desonrando-o na frente de todos os aliados e guerreiros. Humilhado, o herói Aquiles decide se abster da guerra, deixando seus compatriotas a mercê dos portões de Hades. Ele não lutaria por Agamêmnon, mesmo que seu povo morresse. Em fúria assim ficou Aquiles, ao longo de quase toda a obra. No entanto, quando sua cólera chega ao fim, os troianos conhecem o porquê de Aquiles ser o maior dos heróis.

O mais interessante de Ilíada é que a obra é um poema épico, com milhares de versos, compostos em 24 Cantos. Apesar de ser um pouco difícil em um primeiro contato, ao longo da leitura flui bastante o texto, tanto lendo de forma silenciosa como também lendo em voz alta, já que a obra era transmitida de forma oral para o povo. Algumas palavras são difíceis, há muitas menções aos deuses gregos e também a pessoas da época (reis e heróis), então em alguns momentos dá para se perder um pouco. Mas no geral, quando se conhece os principais personagens que Homero utiliza para contar a história, se torna uma leitura bem agradável.

Outro ponto positivo já mencionado, é a participação dos deuses gregos. Cada um vai se posicionar a favor de um dos dois lados: ou está do lado dos Aqueus e Argivos, ou está do lado dos Troianos e Dânaos. Portanto, há uma grande influência dos próprios deuses na direção em que a guerra toma, levando a vitória para os Aqueus ou para os Troianos.

Por fim, é uma obra digna de um clássico pois representa a cultura daquela época em que a história se passa, você se sente envolvido em uma viagem ao passado, aos pensamentos e costumes do passado. A guerra é explicita, a morte é iminente e presente na batalha. A troca de golpes das espadas e lanças se encontrando é quase uma dança poética que Homero conta.

caio.lobo. 29/11/2022minha estante
O calcanhar de Aquiles e nem o Cavalo de Tróia fazem parte deste livro, até porque a Ilíada não conta nem o começo e nem o fim da Guerra de Tróia, mas fala de um período de 10 dias no meio dessa guerra que durou anos, ou seja, a morte de Aquiles e nem o desfecho da guerra com a derrota dos troianos não irá aparecer neste livro e nem de longe citados

Lara266 29/11/2022minha estante
Oxi. E o epílogo não conta?

caio.lobo. 29/11/2022minha estante
Não, a obra de Homero conta com XIV cantos com métrica bem definida. Epílogo é coisa moderna e está inserida nesta sua edição por algum comentador ou tradutor, se outra pessoa ler outra edição que não a sua irá estranhar que essas duas informações que deu não aparecem.
Mas é normal as pessoas se confundirem e ficarem na expectativa do cavalo que não aparece e nem com o Aquiles que não morre, isso por causa de Hollywood. O Cavalo é só citado sem detalhes na Odisseia, quem fala mais sobre isso é o romano Virgílio na Eneida. Sabemos do calcanhar de Aquiles por conta da tradição oral dos mitos. Outra coisa que as pessoas esperam neste livro é o rapto de Helena e o pomo da Discórdia, mas não encontrarão nada disso, pois também fazem parte da tradição oral e de outros escritos. No fim das contas o tema central da Ilíada e a fúria de Aquiles.

Lara266 29/11/2022minha estante
Obrigada. Eu não sabia, mas agora entendi.

caio.lobo. 29/11/2022minha estante
Por nada, precisando é só chamar

Gabriel 19/10/2022

A Ilíada - Homero
"A Ilíada", é um poema épico grego de grande importância para a tradição literária ocidental e cuja autoria atribui-se ao ardo grego Homero, ainda que muitos digam tratar-se de uma obra de autoria difusa. O poema possui mais de 15.000 versos organizados em hexâmeros datílicos e vários elementos linguísticos e narrativos como oralidade, repetições e digressões, sendo que aborda o 10? ano da guerra de Troia.
Antes que se possa realizar a leitura, é essencial remeter-se a um antecedente não referenciado. Nesse sentido, havia a professora de que o filho de Tétis, cobiçada por Zeus e Poseidon, seria maior que o pai e, para evitar isso, os deuses casam-na com Peleu. No casamento estavam presentes todos os seus com exceção da deusa da discórdia, Éris, que, em resposta, manda um ponto de ouro com a inscrição "a mais bela", que passa a ser disputado por Era, Atena e Afrodite. A decisão é, então dada, a Páris, príncipe troiano, que escolhe Afrodite, uma vez que havia-lhe prometido, em troca, a mulher mais bela do mundo, Helena. Helena, esposa de Menelau, é posteriormente rapatada por Páris, levada para Troia e dá-se início à guerra.
Dados os antecedentes, a Ilíada, cujo nome faz referência ã cidade de Troia, narra o décimo ano da guerra entre gregos e troianos, pano de fundo para o conflito ente Agamenon e Aquiles uma vez que Agamenon toma para si Briseida, escrava que era espólio de guerra de Aquiles, que, revoltado, retira-se do conflito com seu exército de mirmidões. O que se segue é uma série de conflitos entre humanos e deuses que termina com o retorno de Aquiles dado pela morte de Pátroclo e a consequente vitória dos gregos.
A Ilíada é uma obra essencial e cuja leitura deve see estimulada, haja vista sua grande importância para a tradição literária e cultural ocidental.