Ilíada

Resenhas - Ilíada

Sara 03/02/2023

Sofri, mas valeu a pena
FINALMENTE ACABEI!!

Antes de falar do livro em si, só queria ressaltar que essa provavelmente foi uma das minhas leituras mais difíceis. Claro que o fato de eu já saber a história ajudou, mas eu ainda sofri bastante pra acabar.

Sendo bem sincera, eu só decidi começar a Ilíada porque minha obsessão por mitologia grega voltou com força total depois de ler A Canção de Aquiles. E o fato de os dois livros relatarem basicamente o mesmo acontecimento (a guerra de Troia) influenciou bastante.

Sobre a história em si, tudo se desenrolou como esperado. Quer dizer, quase tudo. Eu não imaginei que iria entender o lado de Troia e realmente sofrer por causa do Heitor (o último livro quebrou meu coração, de verdade). Fui pega de surpresa, de um jeito bom, pelo fato de Homero ter mostrado ambos os lados da batalha, nem glorificando nem criticando nenhum deles abertamente.

Assim como todos os clássicos, foi uma experiência única. A escrita é meio complicada de entender, mas a quantidade de detalhes e explicações da mitologia grega durante todo o livro enriquecem muito a história, ainda mais considerando o contexto em que ela foi escrita. A Ilíada é, sem dúvida nenhuma, mais do que um livro, é uma fonte histórica.

Patti Vieira 02/02/2023

Acho que o mais incrível desse poema épico é saber que foi lido por tantas pessoas ao longo de séculos.

Não só lido, mas inspirou tantos outros autores a produzirem obras incríveis.

A leitura não é fácil. Em alguns momentos, confesso que fiquei entediada pela extensa descrição dos personagens, mas a história é tão envolvente que não me fez desistir.

Daiane574 24/01/2023

O cara só faz besteira, aí quando tem que assumir a responsabilidade pela coisas que fez, foge.. e outro que acaba morrendo ?

Heloyne 23/01/2023

Aaaaaaaaa de fato foi uma aventura histórica, como foi emocionante acompanhar esta jornada épica de Homero , me sinto muito orgulhosa de mim, por ter lido um livro tão bom como é iliada .

Lucas 21/01/2023

A cólera de Aquiles
"Canta o deusa, a Cólera de Aquiles... "
Assim começa a Ilíada, epopeia homérica de grade importância para entender o pensamento da antiguidade. Muito se sabe que a narrativa demonstra um pequeno pedaço da Guerra de Troia, de 10 anos, a epopeia retrata o vigésimo ano, como falado pela própria Helena, uma personagem principal da guerra, mas não da narrativa.
O poema homérico vai ter por personagem principal, Aquiles que por orgulho e irá, decide não lutar ao lado dos Aqueus. O herói grego filho da deusa Tétis com o mortal Peleu, tem um desentendimento com o Atrida Agamenon, comandante dos Aqueus, tal fato faz com que Aquiles não participe da história por um bom pedaço por causa de sua raiva. O Pelida, só vai aparecer lá pro final da narrativa por causa de seu 'amado' companheiro de guerra, Pátroclo, filho de Menécio; A muitas interpretações do que seria a relação de Aquiles e Pátroclo que Homero descreve com sentimentos, afeto, segurança e confiança. Algumas interpretações ainda na própria Grécia antiga por poéticos, dramaturgos e Platão, interpreta como amantes, algo normal para a época, viajando para um ocidente pós surgimento do cristianismo, interpreta a relação como uma fiel amizade. O fato é que eram grandes companheiros (amantes).
Pátroclo faz com que Aquiles vá para a guerra, mas antes que ele vá, Pátroclo morre pelas mãos de Heitor (troiano) que faz Aquiles sentir mais ódio, não como outrora por Agamenon, mas contra os troianos e especialmente, Heitor causador da perda de seu grande amor.
A mistura de orgulho por Aquiles ser um dos "grandes heróis " e a cólera carregada em seu peito, faz com que ele mate Heitor e não somente isso, como também sinta um certo prazer de ver o causador da sua grande dor, morto.
Não vejo os gregos como crianças, mas o fato dos deuses interferirem nas suas vidas faz com que de alguma maneira os acomode como Heitor fez, por trazer em mente sempre a ajuda externa em favor daquilo que anseio, dando poder aos mortais, assim culmina sentimentos um tanto que infantis como o de Aquiles que mata Heitor para pagar a morte de Pátroclo e assim de alguma maneira, desaparecer o sentimento melancólico e florecer o de satisfação. A paixão por Pátroclo é evidente, e paixão com toda certeza, faz com que o homem saia de si.
A paixão, o ódio e o terrível destino traçado pelos deuses, mexem na mente humana de Aquiles, que por natureza, não suporta.

Luccrazy 21/01/2023

Inspiração Divina
Olha, eu demorei décadas a criar coragem para me aventurar em Homero e foi cativante, intrigante, avassalador em conhecimento.
E o melhor?!? Prazeroso. A leitura fluiu e engrenou a ponto de ficar triste com o final. É um compêndio de cultura e mitologia universal. Somente hoje entendo o porque de tal obra atravessar milênios sendo tão presente.
Super Recomendo!
Kytto 21/01/2023minha estante
Inda vou conseguir esse feito. Tou a décadas querendo ler esse livro.

Eduarda.HArlle 19/01/2023

adorei
eu nunca fui muito chegada em deuses gregos e essas coisas, achava que tinha que entender a árvore genealógica primeiro e depois partir para as histórias, mas não! lendo essa obra descobri que as coisas podem ser mais simples do que parece e que zeus é um cuzao
ghost cookies 21/02/2023minha estante
esse final me pegouKKKK falou apenas verdades !!

Raissa 19/01/2023

Q livro foi esse??
Dps de bastante tempo nessa leitura (por conta de uma ressaca anterior), finalmente terminei essa obra. Confesso q de início achei a escrita bem complicada e a quantidade de detalhes na explicação sobre as famílias/conflitos "menores" acaba sendo meio chatinha; mas ainda vale à pena!!! Da metade p final o livro fica absurdo de bom, é mta coisa acontecendo e vários personagens importantes lutando entre si. Sem a enrolação do início seria 5 estrelas, com certeza!

Jaque 16/01/2023

Muito maneiroooo!
Caraca, eu amei! Muito maneiro mesmo.
Eu adorei que os deuses se metem em tudo kkkkk eles definem tudo, mexem em tudo, e depois ficam caindo fora kkkkk

Não entendi como confiar em um deus que está sempre mentindo, ou arquitetando coisas contra quem ele quer... Sem nenhuma regra.

Mas eu gosto de conhecer as mitologias, e amei esse livro.

Clara.Rocha 13/01/2023

A história é muito, muitoooo boa. Mas essa tradução da Penguin só pelos deuses, não consegui ler por ele e apelei para um áudio book.

sofsversion 13/01/2023

um foi chifrado e o outro é amante
me perdi bastante no livro td pq é mt personagem e nomes mt difíceis, mas ajudou saber o básico de mitologia

Luna<3 08/01/2023

Ilíada
Infelizmente dei apenas 1 esrltrela para Ilíada pq li o livro no momento errado.
Como assim no momento errado?
Eu estava na aula de história quando o professor comentou sobre o livro. Eu achei que seria legal lar porém o vocabulário era muito extenso oq fez com que eu demorasse a ler e fez com que a leitura ficasse pesada e monótona.
Então uma dica é, sempre procure saber sobre o vocabulário de um livro(principalmente clássicos) antes de ler.

Julio.Cesar 31/12/2022

Surpreendentemente, foi melhor do que eu esperava!
Antes de começar a ler A Ilíada, me perguntei se eu iria me acostumar à linguagem de Homero e se conseguiria entender a história que estava sendo contada.

Para minha surpresa e agrado, eu fui capaz de fazer ambos.

Não demorou muito tempo para que toda a linguagem deixasse de ser estranha pra mim, assim como, fora algumas partes, eu realmente entendi o que estava acontecendo, tanto na história quanto nos personagens.

No geral, foi uma ótima experiência.

vivia.medeiros 31/12/2022

Clássico... como um clássico deve ser!
Tinha vontade de ler Ilíada desde os tempos de colégio, quando foi citada algumas vezes nas aulas de História. Por caprichos da vida, nunca havia lido. E quanto perdi por isso! Todos sabemos que a Ilíada trata do rapto de Helena, tendo como pano de fundo a Guerra de Troia. E que não se trata de texto em prosa, além de ser um dos primeiros textos escritos da humanidade. Por isso, a leitura da versão original deve ser muito rebuscada. Essa tradução ajuda muito a quem não é familiarizado a essa linguagem. O autor mantém notas de rodapé que ajudam a esclarecer alguns termos que não venham a ser reconhecidos na leitura do poema, sem prejudicar a tradução original. Recomendo com certeza.

Sophia 25/12/2022

O grande épico grego
Tanto a ilíada quanto a odisseia são clássicos da literarura ocidental e nos mostram um pouco dos mitos e histórias da sociedade grega. Nessa edição a narrativa é bem simplificada, boa para um leitor iniciante, cumpre bem ao que se propõe.