Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Aline.Rodrigues 25/06/2022

Brutal
Épico, sangrento, emocionante, brutal. Estas palavras descrevem a viagem que é esta leitura. Apesar de ser um dos épicos europeus mais antigos, a história flui e a estrutura e a linguagem são de fácil entendimento.

Experiência maravilhosa! Pronta para a Odisseia.
Joao 26/06/2022minha estante
Nossa, fiquei interessado. Sempre o que me afastou dessa leitura foi o receio da dificuldade heheh.

Raul.Coutinho 07/09/2022minha estante
Este ano eu enfrento essa leitura kk

Vinícius 15/01/2022

Um clássico da Mitologia
Atribuída ao poeta épico, Homero, A Ilíada, narra o 9°ano da grerra de Tróia com passagens fantásticas, remonta a civilização Grega narrando o rapto de Helena por Páris, príncipe de Tróia, desencadeando uma guerra entre Gregos e Troianos com participação de vários Deuses da mitologia. É uma narrativa bastante envolvente. A forma muitas vezes rebuscada e longa da escrita às vezes afasta alguns leitores, mas recomendo. Quem já assistiu o filme: Tróia, vai recordar diversas passagens durante a narrativa.

Andre.Crespo 24/04/2009

Uma maravilha da antiguidade
Talvez esse tenha sido o primeiro livro épico que eu tenha lido, mas não me arrpendo até hoje. Foi um dos melhores que já vi, com certeza.
Homero conta detalhadamente como foi a guerra de tróia, os motivos, a guerra particular entre os deuses, a força de Aquiles, etc. O livro pode ser bem antigo, mas é muito superior a certos best-sellers que vendem aos milhões hoje e não chegam a unha do pé desse livro.
Sua adaptação para o cinema foi até feliz, mas no filme se idolatrou muito a figura de Aquiles, deixando de lado a guerra em si e a vontade dos deuses!

Artemis 23/04/2023

"Que enfim termine a lide entre imortais e homens"
Pelos deuses,essa leitura foi quase um parto kkkkk,deixando a piada de lado,Ilíada é sensacional,de uma densidade ímpar e pouco encontrada até nos dias atuais
,o lirismo da escrita permeia seu caráter épico e onipresente,os personagens apresentam uma complexidade palpável e a poesia é de extrema beleza,Ilíada é uma daquelas grandes histórias que deram origem as outras grandes histórias que conhecemos e amamos hoje,um clássico primoroso pra se ter na lista de leitura.

sofsversion 13/01/2023

um foi chifrado e o outro é amante
me perdi bastante no livro td pq é mt personagem e nomes mt difíceis, mas ajudou saber o básico de mitologia

Marcos.Detanico 24/12/2020

Épico
Antes de iniciar a leitura, pensei que ia ser maçante, mas que obra prima da literatura mundial é esta, não sei por que demorei tanto tempo para ler, pois é uma história épica, cativante e sagaz.
Alguns cantos são arrastados, monótonos e de linguem confusa, mas no todo é uma belíssima leitura, que é muito bem construída e desenvolvida.

alntbr 06/02/2023

Ilíada
Homero foi uma surpresa agradável para mim, pensava que a Ilíada seria uma leitura tediosa. Felizmente, estava errado na minha previsão.
A primeira coisa que eu elogio é a tradução feita pelo Frederico Lourenço, é bem fluída e fácil de compreender.
A segunda foi a maneira como Homero narra, achava que se traria de uma coisa primitiva e simples pois o épico surgiu em tempos imemoriais.
Me enganei, a narração é rica e cheia de complexidades.
Os personagens tanto mortais quanto imortais são um show à parte.
Recomendo esta edição da Penguin Companhia.

ciliane.ogg 29/09/2022

O livro escreve sobre a Guerra de Tróia, o que levou a ela.
Vemos como a busca pela honra e o que eles entendiam por ela nos leva a brigas, Deuses escolhendo seus preferidos e atuando em conjunto com os humanos na guerra.
Quem assistiu ao filme, pode ler despreocupado, pois o filme mudou muito a história ao ponto de diversas passagens serem irreconhecíveis.

Clara.Brogliato 31/03/2022

3 estrelas só pq é um clássico
Levando em consideração que o livro foi escrito na Antiguidade Clássica, Homero foi um puta escritor, fez o bagulho certinho, todo cheio de detalhes, foda demais.
Mas agora pensando com uma mentalidade do século XXI, pqp que livro CHATO! A história não anda, até chegar no clímax eu levei quase 300 páginas empurrando com a barriga, só lendo os cara se matando. O Aquiles de birra, nem aparece no livro (isso que ele é o protagonista), o Heitor é SIMPLESMENTE, o mais pica do livro, aliás eu sou #teamTroia!
O mais legal é ver os deuses não fazendo NADA vendo o circo pegar fogo, e eles lá, deixa os trouxas se matarem pra ver no que que dá KKKKKKKKK
Perdi um mês da minha vida lendo a Ilíada, quero só ver o que eu vou achar da Odisseia, espero que goste mais porque tem mais aventura.
Obrigada a todos os meus 3 fãs que sempre curtiam os meus históricos ? a minha persistência para terminar o livro, foi graças a vocês, meus fãs!
Em breve volto com atualizações ?
Giovanni. 31/03/2022minha estante
ORGULHO DA MINHA VIDA ??

Alline 31/03/2022minha estante
Hahahahahahahhahahahaha. É isso, Clara. É um clássico. Ponto. Fica como referência e pesquisa, sei lá.

MaywormIsa 26/03/2023

Leitura introdutória
Nesta edição, nós temos a história Ilíada de Homero, adaptada para jovens leitores em período escolar.

A história foi traduzida de um texto em inglês com a mesma finalidade na Inglaterra, e conta com 152 páginas, dando a introdução da guerra de Tróia e um breve resumo do final da guerra.

Para quem tem receio de não entender os acontecimentos de Ilíada na versão original, escrita por Homero, eu indico uma pesquisa, ou, uma leitura como esta, onde a história é recontada de forma mais simples.

Não sinto que li Ilíada, e sim um resumo, o que me deu mais vontade de ler o original!

Marcos 23/09/2012

Tratado sobre a natureza humana
Ao narrar um período de cerca de 20 dias da Guerra de Tróia, Homero nos blindou com imagens tão poderosas que estabeleceria para sempre os parâmetros para a mais famosa campanha da antiguidade. Impressionante como um poema possa compactar tantas emoções e ao mesmo tempo trazer tanto realismo aos combates que foram travados entre a briga de Aquiles com Agamenon e a luta final de Aquiles com Heitor.

Ao contrário do que se possa imaginar, não é Aquiles ou Heitor os protagonistas da estória. A própria guerra é o principal, com toda sua carga emocional e acima de tudo, com sua irracionalidade. Em imagens vivas, Homero conta a epopéia e morte de inúmeros heróis, que partem para Hades mostrando que na guerra o que mais acontece é o imenso desperdício de almas.

Deuses e mortais se misturam em combates sem fim e no fundo, a razão da guerra parece simplesmente injustificada para tamanho morticínio. Mas não seria assim todas as guerras? No fundo haverá realmente justificativas para que bons homens se enfrentem de maneira tão selvagem em campos de batalha? Lembrei de uma frase de Clint Eastwood no sensacional Três Homens em Conflito, presenciando uma batalha da Guerra Civil, nunca vi tamanho desperdício de bons homens.

Pois essa é a sensação de ler Ilíada, o enorme desperdício de almas. Não é à toa que ao narrar a morte de Heitor, Homero se expresse:

Pós ter falado, cobriu-o com o manto de trevas a Morte,

e a alma, dos membros saindo, para o Hades baixou, lastimando

a mocidade e o vigor que perdia nessa hora funesta.

Ilíada é mais que uma narrativa histórica sobre a Guerra de Tróia. Trata-se de um gigantesco tratado sobre a natureza humana e tudo que aflora em uma Guerra. Lembrando que os períodos de paz sempre foram para a humanidade a excessão, o épico representa também a trajetória da humanidade na Terra, uma epopéia de Guerras e morticínio inútil.
Erica.Cinara 20/06/2017minha estante
Belíssima resenha. Amo poesias, mas confesso que nunca li os clássicos épicos.
Vou colocá-los na minha lista de leituras.
Obrigada!

romulorocha 06/10/2022

Ilíada, de Homero - 9,5/10
Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Neste clássico da literatura grega, Ilíada, somos apresentados às vicissitudes da épica guerra de Tróia. Iniciada pelo conflito amoroso entre Alexandre Páris, príncipe de Tróia, e Menelau, líder dos Aqueus, após Helena, a esposa deste último, ter sido raptada pelo príncipe troiano, Ilíada retrata muito mais do que uma narrativa trágica ou romântica desta guerra, ela nos coloca na zona de batalha, nos acampamentos e ademais, nos átrios dos deuses do Olimpo. Aquiles e Heitor são de fato dois guerreiros que merecem destaque, mas o leitor que envereda nesta trama certamente se surpreenderá, como eu, com a diversidade e qualidade de muitos outros épicos guerreiros que surgirão desta batalha.

Eu terminei Ilíada com a sensação de entender o porquê, de fato, esta obra merece ser lida. Desde a forma da narrativa, através de versos, até o cuidado do autor em nos apresentar os cenários das batalhas em diversos núcleos de personagens, inclusive o núcleo dos deuses neste âmbito também. Com certeza, Ilíada é uma obra de arte da literatura que merece ser apreciada.

#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaGrega
#Iliada
#Homero

Mily_alpes 30/03/2022

No geral é uma boa história,até consegui me envolver emocionalmente com os personagens, porém as lutas me deixam confusas e as partes de combate eu li meio que no piloto automático e o pior é que grande parte do livro é só derramamento de sangue.

caio.lobo. 01/06/2021

Crepúsculo dos deuses
Aqui é o início da literatura ocidental. Não tem como ser um leitor profundo sem passar pela Ilíada em algum momento da vida. Aqui temos esquemas literários utilizados e repetidos por 2000 anos. Uma obra clássica e do tamanho da Ilíada contém todos os gêneros literários, como a tragédia, comédia, aventura, poesia, mitologia, etc. Aqui temos também o início da filosofia.

Não espere encontrar aqui o cavalo de Tróia ou o calcanhar de Aquiles, isso surge na tradição popular, mas aqui verá a erudição de Homero (talvez tenha sido um único poeta ou talvez vários). A Ilíada é tão exaltada por trazer artifícios importantes como diálogos com mudanças bruscas de humor, jogos de cena e aspectos humanos que perduram por anos, mostrando que o homem é o mesmo apesar de diferentes costumes.

Mas quero exaltar não tanto Aquiles e nem Heitor, mas Diomedes, o herói ousado. Pense na valentia e violência desse homem, que enfrenta vários ao mesmo tempo. Se este herói derrota todos os guerreiros que encontra pela frente, deixando o campo de batalha apavorado com sua figura, mais surpreendente será ao ver que ele feriu não um, mas dois deuses. Primeiro fere Afrodite que se intromete na luta; mesmo sendo uma deusa do amor Diomedes lhe fere o dedo, mesmo sendo de matéria divina. Escorre icor, os sangue divino, e ela sai apavorada do campo de batalha chorar para Zeus. Ferimento terrível faz em Ares, lhe acertando a lança no baixo ventre, e jorra icor e quase mata o deus, literalmemte. Este vai chorar para Zeus também. Como pode um deus sofrer tanto com uma ferida e perder sua compostura diante do humano? Essa é a mensagem, no meio de inúmeras, que mais me marcou: os deuses em seu conforto não suportam qualquer sofrimento, enquanto o homem suporta terríveis ferimentos sem pestanejar. Além disso vemos no enredo muitas vezes os deuses tendo atitudes pueris ou escandalosas, com tramóias indignas até de humanos. Hera e Zeus a todo momento tentando passar a perna um no outro, isso sendo o casal mais importante do universo. Sabotagem, mentiras, ameaçase humilhações um deus causa ao outro. A guerra é apenas a diversão deles, mas buscando se entreter com a guerra de Tróia e com os humanos se mutilando, acabam revelando a jóia que são estes guerreiros, e quão mesquinhos são os deuses. A Ilíada é o crepúsculo dos deuses, surgimento de uma nova humanidade.

Vale destacar também a maravilhosa tradução de Carlos Alberto Nunes, mantendo a métrica original de Homero. É delicioso ler o texto no ritmo.

Kássio Meniglim 28/01/2022

Ilíada - Homero
A famosa guerra de Tróia foi travada entre os homens, com a participação dos deuses da mitologia grega.

A complexidade das construções dos versos existe, porém, valeu cada página e cada palavra desconhecida a qual foi necessário inúmeras vezes pesquisar no dicionário.

Saboreei cada linha, sem pressa. Rabisquei, apaguei e rabisquei de novo. Foi como o difícil se tornando fácil, o ríspido fazendo-se afável, o resplendor sobrepujando a escuridão.

Logo estava inserido na história, vivendo as batalhas, questionando os pormenores dos acontecimentos, refletindo o comportamento dos deuses e dos humanos, conhecendo melhor os personagens, me identificando com uns e nem tanto com outros.

Tem muito ouro neste livro e foi incrível experienciá-lo.
Desejo relê-lo num outro momento para minerar mais preciosidades, numa outra tradução.
Carolina.Gomes 01/02/2022minha estante
Imagino essa experiência. Quero muito ler. Ai está a base de tudo. Adorei a resenha.

Kássio Meniglim 01/02/2022minha estante
É muito bom, Carolina! Eu gostei muito! Em breve será Odisseia. =)