A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector




Resenhas - A Hora da Estrela


5560 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


kokohaha 13/04/2024

Os manuscritos são daora e despertaram minha curiosidade de várias maneiras, onde ela estava quando escreveu? o que aconteceu antes dela escrever? assim por diante?
a história de macabea em si não foi a mais interessante de se ler, principalmente a parte do namorado chato dela(pulei praticamente toda a parte que ele aparecia)
é vdd que tem muita coisa nos livros da clarice que não vou gostar e tinha escutado antes de ler, mesmo assim resolvi ler e continuo procurando os livros dela? pq sempre vai ter uma parte que vai ficar guardada em mim.
comentários(0)comente



Alice 13/04/2024

?
"A pessoa de quem eu vou falar é tão tola que às vezes sorri para os outros na rua. Ninguém lhe responde ao sorriso porque nem ao menos a olham."

Profundo.

Primeiro livro que leio da Clarisse e me surpreendi demais.
Achei o começo meio parado, mas depois fica impossível não se interessar pela história da Macabéa.

Final triste mas bem reflexivo, porque
"Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos." ;)?
comentários(0)comente



adudabraz 13/04/2024

Enigma.
Ao compreender o porquê do título ?A Hora da Estrela? somos bruscamente lançados a um lugar onde não há paz ou conformidade.

?Tudo no mundo começou com um SIM. Uma molécula disse SIM a outra molécula e nasceu a vida.?
?Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos. SIM.?

Ler Clarice Lispector é um enigma, pois é preciso estar disposto a desvendar lentamente o emaranhado construído por suas duras palavras, por seus sensíveis pensamentos.

Na narrativa, o olhar direcionado à vida de Macabéa, por parte do contraditório narrador Rodrigo, é repleto de desdém e superficialidade, como se tal mulher, pobre e nordestina, só existisse até a página dois, como se tivesse um ?viver ralo? e inútil, sem identidade.
E não seria isso? Afinal, o que há de interessante a ser dito sobre essa gente miserável?
Cruel ler isso, não? É exatamente nessa ferida que Clarice toca, ferozmente.
Qual é o olhar humano sobre ?essa gente?? Sobre ?as Macabéas? que integram a sociedade brasileira?

?Porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro - existe a quem falte o delicado essencial.?

No Nordeste não há apenas sol e fome. No Nordeste há vida.
No Nordeste há planos, há conhecimento, há arte, há pessoas que sentem e vivem.

A escrita da autora pode ser de difícil entendimento para alguns, foi pra mim, a princípio. Vale a pena, porém, persistir na leitura, que torna-se cada vez mais clara e envolvente, carregada de multifacetadas reflexões.

?Porque há o direito ao grito. Então eu grito.?

?A Hora da Estrela?, literatura profunda, cortante e gloriosa, à moda Clarice Lispector.

Por fim, aos que já leram a obra, em que momento da vida Macabéa verdadeiramente tornou-se estrela, sendo notada pelos que a cercavam? É assim para milhões de pessoas, fora da ficção. Vale a meditação.
comentários(0)comente



Lima235 13/04/2024

(Explosão)
??
Pra ser sincera, esse livro foi algo diferente do que eu esperava, o que eu esperava? não sei, mas foi diferente.
No início precisa sim ter um pouco se força pra continuar, a leitura não começa tão flúida, mas depois a história foi me prendendo de um jeito tão bom. Clarice conseguiu expor sentimentos(ou a falta deles) em palavras e parece impossível que em menos de 80 páginas possam existir tantos pontos, tantas coisas que te marcam. A verdade é que existem milhares, se não milhões, de Macabéas no mundo, tantas que a gente fica até cego, e nem percebe o quanto isso é real. Acho que o que mais me marcou no livro foi o perceber, o enxergar a realidade disso, do vazio, que tantas pessoas sentem sem nem saber que sentem. É um livro tão simples mas tão complexo e profundo ao mesmo tempo.
Pra finalizar, eu gosto do que faz pensar, do que expõe, então não existia a possibilidade de eu não amar essa obra. Leiam porque afinal, finalmente chegou a hora daquela estrela .
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isabelle333 12/04/2024

"Viver é luxo"
Que história! Fui devastada.
Macabéa não tinha graça alguma, era simples, ingênua e fraca (quase desnutrida), e que conheceu o pior lado da vida, aquele em que não conhecemos a nós mesmos.
Um livro bem construído e arrebatador apesar de curto, traz a realidade brasileira de uma forma clara e dolorosa.
Tive dificuldade para ler no começo pois era confuso entender a diferença de falas do narrador e dos personagens, mas do meio pro final me prendeu de tal forma. Recomendo muito!!
comentários(0)comente



laissa33 11/04/2024

Adorei e chorei.
Não sei se quero escrever uma resenha sobra essa obra?. portanto, só sei que recomendo.
favoritei!!
comentários(0)comente



Vitoria293 11/04/2024

"Se o leitor possui alguma riqueza e vida bem acomodada, sairá de si para ver como é as vezes o outro. Se é pobre, não estará me lendo porque ler-me é supérfluo para quem tem uma leve fome permanente."
comentários(0)comente



Jessica 11/04/2024

Sou um monstro ou isso é ser uma pessoa?
Por acaso e depois de tanto querer e, ao mesmo tempo, ter um certo receio de ler Clarice - por conta de tanta apreciação de sua famosa habilidade com a Língua Portuguesa, o que me causava um certo constrangimento e medo de não saber interpretar sua leitura - enfim li um livro seu, e amei!


?Talvez a nordestina já tivesse chegado à conclusão de que vida incomoda bastante, alma que não cabe bem no corpo, mesmo alma rala como a sua. Imaginavazinha, toda surpesticiosa, que se por acaso viesse alguma vez a sentir um gosto bem bom de viver - de desencantaria de súbito de princesa que era e se transformaria em Bicho rasteiro. Porque, por pior que fosse sua situação, não queria ser privada de si, ela queria ser ela mesma. Achava que cairia em grave castigo e até o risco de morrer se tivesse gosto. Então defendia-se da morte por intermédio de um viver de menos, gastando pouco de sua vida para esta não acabar.?
comentários(0)comente



I.Cream.Sopa 11/04/2024

Gostei bastante da narrativa, não tem como errar quando o livro é da Clarice Lispector. Porém, meu preferido continua sendo Perto do Coração Selvagem.
JAssica274 11/04/2024minha estante
Eu tô travada na página 21???




Nathy 11/04/2024

E quero aceitar minha liberdade sem pensar o que muitos acham: que existir é coisa de doido, caso de loucura. Porque parece. Existir não é lógico.

Obra de Clarice que transcende a literatura.
Livro excelente para quem quer começar a ler as obras da autora. Que por sinal A hora da estrela foi seu último livro. História sensível. Com uma linguagem de fácil entendimento, você se depara com a Macabéa uma jovem nordestina muito ingênua, sem horizontes.
Vivendo no Rio de Janeiro, cheia de tabus e superstições. Leitura rápida e comovente.
comentários(0)comente



voguemy_ 11/04/2024

Brasil de Macabéas
Não foi um livro fácil de ler, adoro a Clarice e seu jeito de enxergar as coisas, seu jeito de abordar insensibilidades, mas não é a minha escrita favorita.
Começando pelo que menos gosto, o início é demorado, é muito descritivo aos olhos de outra pessoa e talvez eu quisesse ver mais de como a Macabéa pensa do que ser um simples espectador dos seus dias.
O que eu gosto é de como a Clarice constrói a personagem com uma humanidade absoluta e com uma referência de mulheres do nosso país que estão em busca de algo, que vem de algum lugar sem saber pra onde vão, com uma ausência de si e com muita fé no mundo.
Acho que o sucesso desse livro se dá ao sentimentalismo de uma história comum. Ao impacto do que pode ser tão real.
Para fechar, neste livro que é com comentários da autora eu pude ter uma experiência gigante de como funcionava a cabeça da Clarice e de todo o seu processo criativo pra esse livro que estreou quase no anuncio de sua partida. Único e complexo.

Pra finalizar, o trecho que mais me marcou:
"Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos ? sou eu que escrevo o que estou escrevendo [...] A minha vida a mais verdadeira é irreconhecível, extremamente interior e não tem uma só palavra que a signifique."
comentários(0)comente



Viih3434 11/04/2024

Viver é luxo!
É um livro muito reflexivo e com grandes diferenciais, a forma como Clarice cria um personagem que se torna o autor participativo na história é brilhante! A linguagem não é a informal e isso dificulta um pouco na leitura, mas em mínimos detalhes. A história de Macabéa e a forma como é trazida pelo autor é incrível, trazendo uma reflexão sobre a vida e como esquecemos que a morte existe, perdendo as chances de aproveitar e viver.
comentários(0)comente



iarasiper 11/04/2024

Ah, clarice?.
Já tinha assistido o filme, mas o livro detalha tanta coisa e deixa frases na nossa cabeça que quase chorei, mas dessa vez não chorei. juro
comentários(0)comente



Duda.dellinghausen 10/04/2024

Babado
Mt boas reflexões, li num momento de vida que me deu um perspectiva boa sobre problemas. Gosto mt da frase do capim na sarjeta. Mas po esse final foi de fudê
comentários(0)comente



5560 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR