A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Reynaldo15 10/04/2024

Do começo ao fim: a Nordestina, a Perfeição
"Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos ? sou eu que escrevo o que estou escrevendo [...] A minha vida a mais verdadeira é irreconhecível, extremamente interior e não tem uma só palavra que a signifique."

Apmmota 10/04/2024

Clarice era genial
A hora da estrela é o primeiro livro de Clarice Lispector que eu leio. Sempre achei a linguagem da autora um pouco complexa, mas nada como o tempo (e muitas leituras) para abrir nossa mente e expandir nossas habilidades.

A obra basicamente tem dois personagens: o narrador, Rodrigo e Macabéa. Ambos com realidades totalmente diferentes. O que achei genial é que parece que Clarice criou o narrador Rodrigo como ironia, já que em certa parte próprio critica a escrita ?sentimentalista? das mulheres.

Clarice se veste nesse personagem para mostrar que escreve tão bem quanto um homem.

A linguagem é, sim, complexa. Aliás, não complexa, mas muito bem escrita, mas claramente foi escolhida propositalmente como crítica aos autores egocêntricos da época.

Janyswiftie 09/04/2024

4,5??
Confesso que no começo fiquei bastante confusa, pois não sou acostumada com esse tipo de linguagem. Foi meu primeiro livro que li da Clarice Lispector e gostei bastante. O livro é algo bem reflexivo, pensei bastante sobre a vida e meio que tem um choque de realidade. No meu ver, o livro melhora bastante no meio, no começo pra que não tem costume de ler esse tipo de linguagem, é meio paia a leitura. Porém valeu muito a pena a leitura. Creio que depende do momento em que o leitor está lendo?

aninha 09/04/2024

?porque há o direito ao grito. então eu grito.?
Que experiência incrível! escolhi ?a hora da estrela? pra ser meu primeiro contato com a escrita de clarice e não poderia estar mais satisfeita. a história de macabéia me fisgou do começo ao fim, com o narrador explicando e deixando explícito o que estava acontecendo (e até mesmo o que deixava de acontecer). tudo em tempo real. é como se eu estivesse realmente assistindo clarice criar o narrador enquanto ele criava macabéia de seu âmago.

ok, me sinto melancólica e só quero falar com palavras difíceis. creio ser este o efeito lispector. ?

ratdebibliotheque 09/04/2024

Rapaz...
Eu odiei a estrutura narrativa. toda vez que o narrador parava pra falar dele ou pra ficar de devaneio bobo, eu tinha vontade de morrer. já a história de macabéa, eu amei! ela é uma personagem como a gente. todo mundo em algum momento já se sentiu feliz e realizado dentro da sua vida medíocre. quando o narrador ficava na história dela, a leitura fluía pra mim.
foi difícil de avaliar, mas pra mim é um livro bom apesar dos pesares.

Juliana.Pegoraro 09/04/2024

A hora da estrela
O fluxo do pensamento nem sempre acompanha o fluxo da história. Isso torna o livro uma obra de arte, livre das correntes da narrativa linear.
Ideias livres que surgem aparentemente do nada e logo se relacionam com o que estava sendo dito.
Um final bem delineado para uma história um pouco difusa.
Foi o segundo livro da Clarice que li, e já consigo identificar as nuances da sua escrita. Só ela consegue dar voz àquelas frases que surgem em algum lugar da nossa cabeça e mais rápido do que aparecem, se vão.

Sobre o livro: história de Macabea, descrita como sem graça pelo próprio narrador que se diz apaixonado por ela. Contudo, ele não descreve a relação, nem faz qualquer movimento para se aproximar da amada.

alessam 09/04/2024

A Hora da Estrela
"E agora — agora só me resta acender um cigarro e ir para casa.
Meu Deus, só agora me lembrei que a gente morre.
Mas — mas eu também?!
Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos.
Sim."

Bianca1771 09/04/2024

A hora da... mediocridade
Neste livro da Clarice ela consegue criar impacto com mais uma das brilhantes personagens dela, Macabéa. Uma personagem que dá pena de tão ingênua e medíocre. Mas... temos um ponto, por mais medíocre que a vida dela se encontre, o coração dela é puro como o de uma criança. Você olha pra ela e pensa "Que droga de vida", mas duvido que ela pensa assim de si mesma, uma pessoa que encontra o prazer em coisas pequenas sempre vai se encontrar em um estado de simplicidade, já que não é preciso de muito. Para Macebéa, a felicidade é encontrada até em beber coca cola, seu ponto de escape, ou ser usada por um pilantra, que pelo menos lhe dá o mínimo de atenção. Macabéa tinha uma vida miserável antes de se mudar para o RJ, e encontrando pelo menos um emprego para lhe permitir comprar coca cola e pagar uma pousada é o suficiente pra lhe tornar feliz.

Anna lu 09/04/2024

A hora da estrela
é o primeiro livro da clarice que leio, não achei de todo ruim apenas um pouco cansativo talvez?! a personagem principal é realmente sofrida e alguns sentimentos dela por serem normais no dia dia fazem que vc se identifique com ela e sinta tristeza, pena e principalmente compreensão

Juliana 09/04/2024

A hora da estrela ?
?Que vivamos exclusivamente no presente pois sempre e eternamente é o dia de hoje e o dia de amanhã será um hoje, a eternidade é o estado das coisas neste momento. Eu, que simbolicamente morro várias vezes só para experimentar a ressurreição?a vida é um soco no estômago e a morte um encontro consigo.?

Gabi.Pissante 09/04/2024

Fim
Um livro que, em menos de 100 páginas, me fez sentir tristeza extrema. Não há palavras mais a serem ditas. Fim

Giu Amorim 08/04/2024

Genial.
Espetacular.

A vida é triste e injusta. Inodora ? não demonstra ? todavia nociva. E para aqueles como Macabea, é desdenhosa.

Isa 08/04/2024

?Viver é luxo?
Apesar de (obviamente) o livro ser muito bem escrito e o tema ser extremamente relevante, eu, infelizmente, não consegui amar esse livro.

Muito bom mas a leitura não me envolveu o suficiente.

Talvez no futuro eu releia e tenha uma opinião diferente.