A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Priscila700 03/05/2024

(Explosão)
A história me deixou bastante reflexiva! A escrita da autora é impactante? a história em si não é algo surpreendente, mas a mensagem por trás é grandiosa.

targaryen1 03/05/2024

"Mas o vazio tem o valor e a semelhança do pleno. Um meio de obter é não procurar, um meio de ter é o de não pedir e somente acreditar que o silêncio que eu creio em mim é a resposta a meu a meu mistério."

Natanny 03/05/2024

"Não se esquecer que por enquanto é tempo de morangos."
(Está leitura foi feita para um trabalho da faculdade; a resenha está completa aqui, mas sem o conteúdo da analise crítica literária e um certo conteúdo acadêmico. Caso queira ler a análise por completo, me segue lá no instagram que está disponível no drive: @autora.nath)

"E como nada na vida é planejado, de acordo com a própria autora em seus escritos; "A Hora da Estrela" transcende a mera narrativa de Macabéa para se tornar uma reflexão profunda sobre a natureza da escrita e da condição humana. Clarice Lispector, ao assumir o papel de narrador-personagem, desafia as fronteiras entre autora e personagem, realidade e ficção, convidando-nos a examinar a própria essência da narrativa.

O constante entrelaçamento entre a voz do narrador e a da autora cria uma atmosfera de intimidade e autoconsciência, onde a arte de contar histórias se torna o cerne da discussão. Lemos a narrativa e nos perguntamos como tal complexidade pode ter sido escrita; "Lispector" — ou "Rodrigo S.M", quem dirá? — nos revela os bastidores da criação literária, confrontando-nos com as ambiguidades e os dilemas inerentes ao processo de escrita, ressaltando a complexa relação entre autor, personagem e leitor.

Macabéa, a figura central da trama, transcende sua condição de personagem para representar a humanidade em sua essência. Sua existência marginalizada e sua busca por um significado em um mundo desesperançoso ecoam as experiências de muitos marginalizados pela sociedade. A jornada de Macabéa nos confronta com as injustiças sociais e as desigualdades que permeiam nossa realidade, principalmente em território brasileiro.

A prosa fragmentada e não linear nos convida a explorar os recônditos mais profundos da psique humana. Macabéa era mesmo daquele jeito? Robson — ou Clarice — escreveu a personagem pensando em alguém, ou em milhões? Milhões de brasileiros nordestinos que vivem em condições semelhantes. Ao mergulhar nas profundezas da alma de seus personagens, Clarice vai nos desafiar a confrontar nossos próprios medos, desejos e angústias, revelando as complexidades que definem nossa humanidade.

"A Hora da Estrela" não é apenas uma obra de ficção; é um espelho da condição humana. Um espelho refletindo e exibindo para o mundo todos os pensamentos de um escritor e sua obra; seu amor e seu ódio por seus personagens, suas criações. Ao nos confrontar com as realidades cruas e dolorosas da vida, Clarice nos incita a refletir sobre nossas próprias existências e a buscar significado em meio à turbulência. É uma obra que vai nos desafiar, é emocionante e transforma, deixando-nos cativados pela profundidade e beleza da experiência literária.

site: https://msha.ke/natannysouza

ana 03/05/2024

Até tu brutus?
Quero apenas registrar os trechos que me marcaram

hoje, pensou ela, hoje é o primeiro dia de minha vida.

quanto ao futuro

estrela de mil pontas

saudade do que poderia ter sido e não foi

o silêncio que eu creio em mim é resposta ao meu mistério

acreditar chorando.

grgusta 03/05/2024

A hora em que se torna brilhante estrela
Clarice narra a história de Macabéa, uma datilógrafa alagoana no rio de janeiro que vive uma vida miserável. A protagonista, em meio as angústias do cotidiano, parece não existir e nem sequer dá conta disso.
A jornada da personagens desperta as sensações mais abrangentes no leitor, culminando em um clímax e um desfecho avassalador.
Um livro curto, mas que definitivamente é grandioso pelo seu conteúdo e merece ser apreciado.

Renata Barreto 02/05/2024

Reli esse livro hoje e me surpreendi positivamente. Ele foi um dos livros da Clarice que não tinha gostado muito e hoje amei!! Muito bom acompanhar um pouco da vida de Macabea e pensar sobre a vida, as relações, o lugar no mundo e outras tantas questões. Meninas e que loucura a linguagem. Ela que nós humaniza mesmo!

erodachaos 02/05/2024

Imersão
Clarice me faz entrar em depressão com um estalar de dedos? A melancolia que entramos ao ler uma obra da Lispector é fascinante, ela é a deusa de seus universos, se quer te deixar triste, ela deixa, feliz? ela também deixa (embora o forte dela seja com reflexões profundas que geram tristeza). Ao abrir qualquer um de seus livros estamos em suas mãos e ela não será gentil com ninguém.
A hora da estrela me fez sentar por horas na cadeira enquanto eu era dominada por um Rio De Janeiro ensolarado e triste dos anos 70 (?). Sentimos empatia, raiva e eu particularmente uma certa identificação pela Macabea. Afinal, há um pouco de Macabea em todas as mulheres do interior vivendo em cidade grande, faz você se sentir menor do que um dia já foi.

Grande Lispector!

Lua 02/05/2024

"quanto a mim, só sou verdadeiro quando estou sozinho."
Minha primeira experiência lendo Clarice Lispector e sinto que não poderia ter sido melhor. Diferente do que eu vi muitas pessoas falarem não achei a linguagem do livro difícil, lógico, se você não tem o hábito da leitura e saí de, por exemplo, "diario de um banana" pra um livro da Clarice Lispector você com certeza vai achar muito diferente. A Clarice tem um jeito único de escrever, ela não cria seus personagens, seus personagens se criam sozinhos e ela apenas acha um jeito de dar vida a eles no papel, ela mescla seus sentimentos e seus pensamentos juntos da história de seus personagens, ela brinca com a ordem das palavras nas frases. A hora da estrela foi um livro deslumbrante de se ler, não vejo a hora de poder me deslumbrar cada vez mais com a genialidade de Clarice, porquê, Clarice é - o que? Eu não sei, ela simplesmente é.

Arthur1494 02/05/2024

Incrível
Esse livro aqui me pegou de jeito.
Eu já sabia que queria ler ele a anos, mas sempre soube q ia esperar o momento certo, e ontem eu senti que era hora dele, e realmente me atingiu de todas as formas.
Fiquei em êxtase com os devaneios que a Clarice fez nesse livro, comecei chorando e terminei com os olhos vermelhos... não sei o pq mas mt dos pensamentos ali q ela fez, me peguei pensando nesses últimos tempo, são tantos trechos que a gente pode levar pra vida.
Enfim, perfeito.

lilisjoonie 02/05/2024

Que livro sensacional!
Claro! Que livro sensacional! A escrita é incrível, mesmo eu tendo um pouco de dificuldade no começo por não estar acostumada. Foi um pouco complicado o processo de leitura por conta da escrita, mas tirando isso, o livro se tornou um dos meus favoritos. Super recomendo!

Sofia136 02/05/2024

O fim?
Caramba, que livro bom!
Assim, o começo pode parecer meio ?aleatório?, pois tem um fluxo muito de grande pensamentos do autor da história, se você não prestar atenção vai parecer que não faz sentido, mas eu vi sentido.
A história em si da Macabeá é bem triste, vazia, mas ao mesmo tempo com significados que ficam da escolha e interpretação do leitor.
E o final?
Eu não vou comentar muito sobre ele, pois não quero dar spoiler, mas é bem significativo e se encaixa perfeitamente com Clarice.
Como eu disse, não achei que iria me afundar tanto na leitura dessa autora, tinha medo de sua escrita, mas por incrível que pareça não teve uma parte que não gostei ou não aproveitei da leitura.
Uma super indicação ??

Bê. 02/05/2024

Desamparo
Finalizando essa releitura após mais de 15 anos do meu contato inicial com esse livro, me recordo perfeitamente da sensação de desamparo e revolta que senti ao finalizar a obra pela primeira vez?
Dessa vez, a sensação de desamparo permaneceu mas a revolta se transfigurou em uma compreensão maior dos dilemas de propósito e valores de vida que só a vida adulta consegue nos fazer questionar?
Triste e profundo.
Não recomendo a leitura pra quem estiver com a saúde mental fragilizada?

taynaraaa 02/05/2024

Indiferença
Uma leitura linda e triste com a mesma intensidade. Acostumada a ler protagonistas, ler esse onde Macabéa, uma personagem que mal era a coadjuvante de sua própria vida, me deixou desnorteada. E o que me deixou assim foi que onde o esperado seria uma tristeza diante a situação que se encontrava não havia nada, Macabéa era incapaz de compreender o que vivia.

A solidão de Macabéa é, sem dúvida, o aspecto que mais me comoveu. Não pude deixar de pensar nas inúmeras mulheres que, assim como ela, deixam seus lares em busca de uma vida melhor, mas acabam condenadas a uma existência solitária, mesmo cercadas por outras pessoas.

A melancolia presente nas reflexões do narrador sobre a vida de Macabéa intensifica a angústia durante a leitura.

Essa foi minha primeira leitura da Clarice e estou encantada. É impressionante como um livro escrito há quase 50 anos continua tão atual.