A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

LAvia.Henrique 27/04/2024

"Saudade do que poderia ter sido e não foi"
Minha primeira leitura da Clarice, mas o último que ela escreveu. Macabéa era uma mulher nordestina, pobre, órfã e maltratada por todos que passaram em sua vida. Em meio a todo esse caos, ela continuava a sonhar. Mas, quantas Macabéa não há no mundo? Pessoas que têm tantos sonhos, porém nenhuma oportunidade de realizar.

Lady Rita 26/04/2024

De roubar risos e lágrimas
Macabéa, amava a vida e não sabia que era triste, até que lhe disseram.
Assim como a autora, Macabéa parece uma extensão, uma força que sai de dentro do livro, causa riso, estranheza, revolta e por fim, lágrimas.
A Hora da estrela é sem dúvida uma gigante crítica social, onde trocam o termo "fome" por "dieta", porque era mais confortável, sonre a personagem, era de origem tão pobre, não sabia nem o significado da segunda palavra, porém, era datilográfa.

Cavagna 26/04/2024

A hora da estrela ?
Tenho muito a dizer sobre esse livro..
Eu gostei muito dele, mas espera gostar mais sinceramente.
No livro acompanhamos a história de Macabeia um mulher nordestina, com um coração de ouro, e uma inocência pura.
O livro é muito triste, com um final mais triste ainda, vou pensar por um bom tempo sobre esse livro.
A inocência de Macabeia é de doer, sua contentação com coisas tão triste é de partir o coração mas ao mesmo tempo reconfortante, pensando que ao menos ela nem sofreu tanto com aquilo. O livro é bonito e muito, muito bem escrito. Eu demorei bastante para ler pois estava em semana de prova e não estava tendo tempo, se não fosse por isso teria lido em poucos dias.

Analuuu 26/04/2024

A hora da estrela
Sempre fui doida para ler Clarice, mas confesso que não é a minha praia
A leitura é mto complica e eu me vi perdida em boa parte dela (tá bom q li corrida pq era pra escola)
mas acho q se eu desse uma outra chance para ele, eu amaria

mii 26/04/2024

Tenho a impressão que todo livro da clarice parece uma trajetória de um grito, o início é um grito que parece um sussurro, chegando pro final é um grito absurdo que você consome por inteiro e o final é um silêncio

Beatriz 26/04/2024

E esse final, cara?!
Um livro gostoso de ler, rico em descrição, curto, fui lendo e percebendo que em muitas fases de minha vida meio fui Macabeia. Você se compadece pelo pobre Maca...
O final é confuso, irônico, engraçado, angustiante. É abrupto e desconfortável como a morte, você sabe que um dia ela chega, mas ela pega você de surpresa. Você não fica sem fôlego, fica sem reação e se não ler com atenção nem pega o que aconteceu no fim.

É uma obra brasileira super curtinha e gostosa feito café das 4 da tarde

Clara 26/04/2024

Angústia
Sentir o que a macabéa sente dói e é perceptível a melancolia da Clarice nas entrelinhas desse livro. Me encontrei muitas vezes. Acho que o que ela queria mesmo era não pensar no que era e não saber pq a ignorância por muitas vezes te dá alívio de não se preocupar com o que se é.

Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos.

Rafaella499 25/04/2024

Tantos pensamentos
Caramba. Como a Clarice conseguiu falar tanto em 88 páginas??? Esse livro é daqueles que você tem que parar no meio da leitura, fechar o livro e dar uma respirada. Foda!

laisyyy 25/04/2024

Curto mas profundo.
A Hora da Estrela, é um livro curtinho, de vc pegar e ler em um fim de semana, mas ele é tão profundo, vc consegue sentir oq a Clarice sentia, a melancólia que ela sentia no momento que estava escrevendo o livro. E a Macabéa é uma personagem tão boa, mesmo sendo insossa, sem sal, sem açúcar, ela é tão boa, as vezes tão identificável e profunda.

Um ótimo livro.

thalitaab 25/04/2024

"Quem não é um acaso na vida?"
Minha primeira leitura da Clarice, foi bem leve e relaxante apesar de claro as reflexões cotidianas da escritora. Macabéa para mim foi uma estrela que não teve a oportunidade de brilhar por diversas razões, porém teve um sopro de felicidade consigo mesma. Essa personagem foi muito aconchegante para mim.
"Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos"

Lelis.feh 25/04/2024

Ah
Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos?
???????????????????????????????????????????????..

mica 25/04/2024

Atenção vou atualizar meu skoob
Um dos melhores livros q li de clarice, qnd é explicado no final o porquê do nome do livro, minha cabeça quase explodiu!!!! adoro Macabea

rodrigz 25/04/2024

Toda vez que começo a ler um livro muito célebre meu lado aquariano já começa a leitura querendo questionar se realmente é tudo que dizem ser, e
A Hora da Estrela é tudo isso e muito mais.

Pri 24/04/2024

Angustiante
Eu realmente fiquei bem triste com o livro ,li no começo achando que iria ser pura poesia mas o final se tornou com uma melancolia que vida triste dessa mulher