A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Arthur 02/05/2024

Incrível
Esse livro aqui me pegou de jeito.
Eu já sabia que queria ler ele a anos, mas sempre soube q ia esperar o momento certo, e ontem eu senti que era hora dele, e realmente me atingiu de todas as formas.
Fiquei em êxtase com os devaneios que a Clarice fez nesse livro, comecei chorando e terminei com os olhos vermelhos... não sei o pq mas mt dos pensamentos ali q ela fez, me peguei pensando nesses últimos tempo, são tantos trechos que a gente pode levar pra vida.
Enfim, perfeito.

lilisjoonie 02/05/2024

Que livro sensacional!
Claro! Que livro sensacional! A escrita é incrível, mesmo eu tendo um pouco de dificuldade no começo por não estar acostumada. Foi um pouco complicado o processo de leitura por conta da escrita, mas tirando isso, o livro se tornou um dos meus favoritos. Super recomendo!

Sofia136 02/05/2024

O fim?
Caramba, que livro bom!
Assim, o começo pode parecer meio ?aleatório?, pois tem um fluxo muito de grande pensamentos do autor da história, se você não prestar atenção vai parecer que não faz sentido, mas eu vi sentido.
A história em si da Macabeá é bem triste, vazia, mas ao mesmo tempo com significados que ficam da escolha e interpretação do leitor.
E o final?
Eu não vou comentar muito sobre ele, pois não quero dar spoiler, mas é bem significativo e se encaixa perfeitamente com Clarice.
Como eu disse, não achei que iria me afundar tanto na leitura dessa autora, tinha medo de sua escrita, mas por incrível que pareça não teve uma parte que não gostei ou não aproveitei da leitura.
Uma super indicação ??

Bê. 02/05/2024

Desamparo
Finalizando essa releitura após mais de 15 anos do meu contato inicial com esse livro, me recordo perfeitamente da sensação de desamparo e revolta que senti ao finalizar a obra pela primeira vez?
Dessa vez, a sensação de desamparo permaneceu mas a revolta se transfigurou em uma compreensão maior dos dilemas de propósito e valores de vida que só a vida adulta consegue nos fazer questionar?
Triste e profundo.
Não recomendo a leitura pra quem estiver com a saúde mental fragilizada?

taynaraaa 02/05/2024

Indiferença
Uma leitura linda e triste com a mesma intensidade. Acostumada a ler protagonistas, ler esse onde Macabéa, uma personagem que mal era a coadjuvante de sua própria vida, me deixou desnorteada. E o que me deixou assim foi que onde o esperado seria uma tristeza diante a situação que se encontrava não havia nada, Macabéa era incapaz de compreender o que vivia.

A solidão de Macabéa é, sem dúvida, o aspecto que mais me comoveu. Não pude deixar de pensar nas inúmeras mulheres que, assim como ela, deixam seus lares em busca de uma vida melhor, mas acabam condenadas a uma existência solitária, mesmo cercadas por outras pessoas.

A melancolia presente nas reflexões do narrador sobre a vida de Macabéa intensifica a angústia durante a leitura.

Essa foi minha primeira leitura da Clarice e estou encantada. É impressionante como um livro escrito há quase 50 anos continua tão atual.

amanda3565 01/05/2024

Eu nem consigo descrever o quanto esse livro me impactou, a simplicidade e inocência da protagonista são tocantes e chega a emocionar. Uma das sensações que esse livro me trouxe foi a vontade de cuidar dela e de lhe apresentar o mundo, explicar o que significa eletrônico, cultura, renda per capita e o que mais ela não sabe. Me partiu o coração ela não compreender essas coisas que para nós, são tão óbvias.
O fato de ter um pouco de Clarice no narrador e na protagonista torna a história especial e tocante, pois os dois são distintos, se posicionam em patamares diferentes no momento da narrativa, podendo até demonstrar a intensidade da vida de Clarisse.

O narrador que demonstra distância com Macabéa, a conhece tão bem, conhece toda a sua existência detalhe por detalhe, isso pode te deixar confuso no início da narrativa, mas depois se torna cativante.

Lerei esse livro em breve com toda a certeza.

?Quanto à moça, ela vive num limbo impessoal, sem alcançar o pior nem o melhor. Ela somente vive, inspirando e expirando, inspirando e expirando.?

Isabela 01/05/2024

É bem confuso se você não está acostumado com esse tipo de leitura; ela passa de forma bem rápida, mas o livro de faz refletir sobre a vida e seu papel antes da morte.

pietra 01/05/2024

A hora da Estrela (explosão)
Eu vejo que há o antes e o depois da cartomante em Maca.
Tão pobre e tão inocente ao ponto de crer que tudo é do jeito que é por ser e não questionar nada, ser ignorante e apenas existir.
E o depois, onde mostram para ela como sua vida é miserável, darem a ela um futuro e desejos. Um gringo de olhos verdes ou azuis ou pretos ou castanhos?
No final, a verdade esmaga, sabe-se que nada a aguardaria no futuro a não ser a morte.
Clarice traz problemas sociais a sua obra, te faz pensar que há tantas camadas na pobreza, onde ser triste é luxo, coisa de quem tem dinheiro, de alguém que tem uma possível estrutura. Onde a fome não te cala e a simplicidade do não saber te consome.
E novamente, simplesmente Clarice.
Gabriele487 01/05/2024minha estante
Depois dessa avaliação até criei um interesse em ler??

Princesinha Dark 01/05/2024

Me tirou da ressaca literária
O livro é ótimo, ele te faz refletir sobre várias coisas da vida e até se identificar com a personagem em determinados momentos.

O final me deixou em completo choque e eu não vou negar o livro em si me fez fechar ele pra respirar durante muitos momentos então sim ele é um livro intenso.

Porém eu li em um dia e ele me arrancou pra fora da ressaca literária, então já entrou nos favoritos.

Clarice mulher você é incrível, saiba disso onde estiver.

Há e o único "defeito" digamos assim é que tem uma certa enrolação na história mas fora isso tudo é PERFEITO.

Yasmin 01/05/2024

A Hora da Estrela - Clarice Lispector
Cara... Comecei a ler o livro, não entendi nada com nada, e realmente não fazia sentido ver o narrador falar apenas sobre a vida miserável da nordestina.
Ele dizia q não sabia nada sobre ela, mas era apaixonada nela, conhecia cada parte da sua vida, todas as desavenças e desesperanças dela. Ele a conhecia muito melhor como ela mesma.
Pra mim o meio do livro parecia o início, eu ainda não estava entendendo do que ele se tratava ou seu sentido.
Foi nas últimas 20 páginas (a parte da cartomante) que entendi a mensagem dele.

Clarice queria apresentar que a vida podia ser vaga e vazia, e que nem todos tem propósitos, mas basta apenas um empurrãozinho para q eles criem esperança em si mesmos e na vida.
Enquanto ao nome do livro só entendi no final. Macabéa era apaixonada pela arte, por filmes, seu sonho era ser uma atriz, uma estrela, sua maior ídola era Marilyn Monroe, e tudo que o livro rodeio é sobre a vida dela, - como uma biografia narrada - como ela era em si miserável, apontando no final que a hora dela chegaria, independente do que ela passou no passado, e independente se ela morresse aquela era a hora dela, sendo isso que aconteceu...

Depois de ler, fui fazer pesquisas e entender os fundamentos da história. A quem vá dizer que a história é rasa e sem fundamentos, mas aquelas que vêem a beleza em tudo vão entender o porquê da escrita ter sido tão detalhista e minuciosa. Clarice expressa seu processo criativo - igual o narrador - ela escreve antes da sua morte, o que deixa o livro ainda mais interessante, pois ela demonstra a linha tênue entre a vida e a morte, porque ela já sabia que iria morrer, na qual deixa a experiência da leitura mais profunda e intensa.

Andrea.Soriano 01/05/2024

Primeiro livro dessa famosa escritora, a narrativa é diferente de tudo que já li,
fiquei encantada. Às vezes é cansativo mas não deixa de ser direto e bom.

artdecon0w 01/05/2024

Justificativa do 3,5
Pra mim seria 4 estrelas pq 3,5 é muito pouco só que 4 significa "muito bom" e eu acho que ele é apenas bom então coloquei 3,5

luas19 01/05/2024

?[...] Sou um monstro ou isso é ser uma pessoa??
?Esta história acontece em estado de emergência e de calamidade pública. Trata-se de livro inacabado porque lhe falta a resposta. Resposta esta que espero que alguém no mundo ma dê. Vós? É uma história em tecnicolor para ter algum luxo, por Deus, que eu também preciso. Amém para nós todos.?

Uau, UAU apenas. Alguns anos atrás, uma antiga professora minha mencionou A hora da estrela (e acabou até contando o final, o que fez que ele não me surpreende-se nem um pouco) e acho que isso me marcou porque nunca esqueci.
A história fala, grande parte do tempo, de Rodrigo S.M. (o escritor) e de Macabéa, a protagonista. Acaba sendo autobiográfico porque encarei o escritor Rodrigo como se a Clarice estivesse se inserindo na história sem realmente inserir ela mesma (não sei se isso parece confuso). O tom é melancólico, o que me fez não ler tão rápido como costumo porque parecia que eu estava lendo um diário ao invés de um livro fictício, ainda mais em trechos como ?Estou absolutamente cansado de literatura; só a mudez me faz companhia. Se ainda escrevo é porque nada mais tenho a fazer no mundo enquanto espero a morte.?

Não sei como me aprofundar muito em resenhas sem dar spoiler kkkk, só não queria deixar passar em branco algo que começou comigo ouvindo o audiobook enquanto fazia uma macarronada e me fez ter que ler.