A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

anaxavieer 13/05/2024

Sendo bem sincerona, eu não entendi quase nada desse livro, escrita difícil de entender, fiquei mt tempo sem ler e tive dificuldade com a leitura, eu só comecei a entender a história melhor depois da página 30 e poucos, o final é louco, gostei das críticas q clarice fez a sociedade. agora tenho q apresentar um trabalho sobre esse livro e não sei oq falar???????

Gharay 13/05/2024

Porque há o direito ao grito. Então eu grito.
Eu não sei o que dizer dessa história, sinceramente. É diferente. Uma escrita de fato incrível da Clarice

Nayara278 13/05/2024

Não sabia que esse tinha sido o último livro da Clarice quando o peguei para ler. Agora, parece irônico que tenha sido minha primeira leitura dela.

Inspirada por um olhar perdido na Feira de São Cristóvão (Rio de Janeiro), Clarice escreve sobre as muitas Macabéas que existem por aí. Essa jovem nordestina é descrita como uma mulher simples, sem muita reflexão sobre seu passado ou planos para o futuro, Macabéa tem dificuldades para questionar sua própria existência ou buscar por significado em sua vida. Sem falar que ela frequentemente se submete a situações de abuso e exploração pois não possui nenhuma ideia de autoestima ou até mesmo vontade própria... talvez o fato dela ter crescido em uma família pobre e desestruturada e não ter tido nem amigos próximos, tenha privado ela de desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesma e do mundo ao seu redor. Em determinado momento Clarice vai dizer que "Se ela soubesse que era uma pessoa poderia ter ambições." ou também que "...era uma menina que não tinha até agora aprendido a viver."

A primeira coisa que percebi ao ler esse livro foram as semelhanças entre Clarice e Macabéa. Talvez tenha sido só empatia e compaixão da autora pois a escrita de Clarice muitas vezes aborda as profundezas da experiência humana, assim como a história de Macabéa nos leva a refletir sobre questões existenciais. Mas além disso, acredito que a identificação com as origens nordestinas tenham influenciado mais a ela. Eu sei que a Clarice era uma mulher letrada e sofisticada mas ela também enfrentou desafios pessoais ao longo de sua vida. Ela teve uma infância marcada por dificuldades e desafios, especialmente após sua família ter imigrado para o Brasil fugindo da perseguição judaica na Ucrânia. Essas experiências de marginalização e imigração podem ter feito ela se identificar com a questão dos nordestinos no Brasil.

Agora, a ironia de ter um narrador masculino, Rodrigo, é notável. Considerando críticas anteriores sobre a falta de engajamento social em sua obra, Clarice escolheu um homem para contar a história, em um determinado momento ela até escreve (Rodrigo falando): "...aliás – descubro eu agora – eu também não faço a menor falta, e até o que escrevo um outro escreveria. Um outro escritor, sim, mas teria que ser homem porque escritora mulher pode lacrimejar piegas." Isso reflete os estereótipos que cercaram a escrita feminina da época, sugerindo que as mulheres eram frequentemente vistas como menos capazes de produzir trabalhos literários sérios ou intelectuais. O fato de Clarice ter sido uma mulher escritora em um período em que o mundo literário era dominado por homens bombardeou ela de críticas sobre seu estilo literário e até mesmo à sua própria personalidade. Mas isso não a impediu que deixasse um legado duradouro na literatura brasileira. "A Hora da Estrela" é parte essencial desse legado, representando o auge de sua habilidade artística e sua contribuição para o cânone literário do país.

maicon.frasson 12/05/2024

Pobre Macabea
Se você está procurando por uma leitura envolvente e reflexiva, eu recomendo 'A Hora da Estrela' de Clarice Lispector. O livro conta a história de Macabéa, uma jovem nordestina pobre e explora questões de identidade e solidão. Embora o estilo da autora de voltas e mais voltas (o que não me incomoda), a obra nos convida a refletir profundamente sobre a vida e a condição humana.
mars 13/05/2024minha estante
Amo esse livro!!

Kkreitu 12/05/2024

Estrela na manhã
Uma pessoa deslocada na cidade, rua, no país e até no pensamento não é algo legal de se ler, entendo que foi isso que clarisse quis passar, e acabou que não me desceu, achei a personagem simples -sinto que era pra demonstrar como a vida é simples- até demais. o livro é curto e mesmo assim demora 20 páginas pra a autora parar de se lamuriar sobre a história, prometeu que seria uma história não impressionante e acabou cumprindo com oque prometeu.
sempre quis ler algum livro da autora pra um descargo de consciência, mas tenho certeza que a forma de escrita dela não é pra mim, esse é o primeiro e último dela que leio.

Olisena. 12/05/2024

"sou datilógrafa e virgem, e gosto de coca-cola"
Estava querendo lê esse livro desde de 2022 por conta da clarice (autora) ser bastante conhecia e principalmente esse livro dela "a hora da estrela". as considerações que eu tenho são:
o começo do livro é MUITO chato, muito repetitivo, MUITO tedioso, cheio de termos difíceis, muita filosofia e essas coisas...o livro só começa a ficar bom a partir da página 30 e pouco. e aí sim, a história começa a ficar interessante, a gente conhece mais sobre a macabéa (nossa protagonista), a sua personalide, as suas experiências cotidianas, sua vida amorosa, etc.
num geral, o livro é bom, mas tem que ter paciência pra lê-lo.
3/3 ??

renata1004 12/05/2024

Comprei pra ler antes do relançamento do filme e amei!!! impressionante o que clarice consegue fazer em menos de 100 páginas. a história de macabéa é tão simples mas ressoa tão fortemente.... encantada! já quero reler!!

min 12/05/2024

7ª resenha do ano!
Sinto que este livro me fez conhecer a alma de Clarice, em suas paginas sinto suas inseguranças, seus medos e suas perspectivas sobre a vida.
Este livro é escrito em forma de narração, e conta a história da pobre Macabéia, uma moça que de nada sabe, é pobre nas palavras e no jeito de ser, não se tem ao luxo de nada, e nem o do viver. Ela acha que sua vida foi transformada ao conhecer Olímpico, um cabra arretado, que tudo sabe e que um dia será alguém, sinha em ser deputado, fala tudo oq pensa a Maca e termina com ela, na justificativa que ela não tem sopro de vida, para fica com a amiga da garota, Glória que é tudo e tem tudo o que Macabéia nunca teria.
Sinto que nessas palavras vemos um presságio de Clarice, que seu tempo entre nós estava terminando, sinto sua verdade e sua necessidade de escrever. Este livro é mais do que uma história, é uma parte que da própria Clarice para nós.??

itsle 11/05/2024

A vida de Macabéa
Não sei exatamente o que pensar.
Não posso dizer que desgostei, mas também não posso falar que gostei. Estou nessa dualidade pra expressar o que acho.
Não sei se é por ser o primeiro livre de Clarice que veio, e não gostaria de desrespeitá-la, mas não consegui me habituar à leitura.
Metade do livro foi uma reclamação sobre o enredo, e quando chegou no enredo, havia pouco que se contar. Sei que, inclusive, este foi um dos motivos da reclamação.
A vida de Macabéa permeada de reflexões e simbolismos que ela própria desconhecia. Achei triste, angustiante, mas também me senti em paz porque ela não tinha consciência da situação em que vivia.
E logo quando ela se dá ao luxo de começar a sonhar, a história termina.
É uma história que deve ser lida por cada um e interpretada a seu modo de ver tudo.

tai do jk 11/05/2024

A hora da estrela
Eu n sabia oq esperar dessa leitura pq n sabia muito do que se tratava, mas gostei bastante.
No início eu n estava entendendo nada, na minha cabeça o narrador estava levemente alcoolizado, mas ao decorrer do livro foi ficando melhor e conseguir entender a história.
A Clarice mostra nesse livro como a vida fora da burguesia e classe alta é realmente difícil e cruel com quem permanece nela. A dificuldade da vida, de nada mudar, as condições e etc.
Eu criei um afeto grande pela protagonista, o fato de ela ser tão inocente, pura, com tantas dúvidas e questionamentos sobre a vida, achei ela linda.
Tantas dificuldades q ela tem q passar, mas mesmo assim permanece feliz e fala que ela é feliz, isso me fez refletir em como muitas das vezes a gente tem tudo e vive reclamando...
O final me pegou de surpresa, não imaginava que aquilo aconteceria.
É uma boa leitura e recomendo!

joycebeatrizz 11/05/2024

Obra da literatura brasileira!
Com sua prosa introspectiva e sensível, o livro nos leva a mergulhar nas reflexões de Macabéa, ela é uma jovem nordestina, órfã e solitária, que vive uma vida simples e monótona no Rio de Janeiro. Macabéa trabalha como datilógrafa e é descrita como uma personagem desajeitada, sem atrativos físicos e com uma personalidade apagada. Sua existência é marcada pela falta de autoconhecimento e pela ausência de sonhos ou ambições. No entanto, apesar de sua aparente insignificância, Macabéa representa a essência da condição humana, sua fragilidade, sua solidão e sua busca por identidade e significado na vida.

Beatriz2029 11/05/2024

Esse foi meu primeiro livro de Clarice! Confesso que não me prendeu muito não, principalmente que no início ela ficava falando que ia contar uma história muito trágica e etc., entendo que talvez fosse para criar um clima, ou uma sensibilização do leitor com a história, mas n tinha necessidade de passar metade do livro assim, foi algo que me fez quase desistir de ler, mas quando começa a história de Macabéa as coisas melhoram muito!

Realmente é uma personagem que você cria uma empatia muito grande e torce por ela. Infelizmente o final é como é, pois queremos o melhor para pobre protagonista. Clarice escreve de uma forma muito poética de como a ignorância as vezes pode ser uma bença.

Hellohell 11/05/2024

Esse livro estava na minha lista de 12 livros para 2024, e que grande acerto! Olhei as poucas páginas e julguei que seria uma leitura qualquer, assim, sem grandes reflexões... Tola eu, que não conhecia Clarice e sua grandiosidade para me conquistar nessas poucas páginas. Me identifiquei muito com a personagem, tanto com suas fragilidades, quanto por sua sede de viver e conhecer o mundo. E esse final? Não sei o que dizer, apenas chorar.

ariranha 11/05/2024

Macabeia
Assim como diversas resenhas escritas sobre este livro, venho ressaltar nesta, a humanidade da escrita de Clarisse.
Não é uma leitura fácil, por eu ter escutado o livro em audiobook, tive um bom entendimento. Se a história da personagem fosse uma cor seria cinza claro, representando a futilidade da vida de Macabeia e o vazio de sua existência. Vazio este que só nós sentimos ao ler sobre sua vida, a menina moça não se incomoda com isso.
Eu tô com muito sono então não terminarei a resenha hj, mas eu só direi mais uma palavra: Recomendo.