As vinhas da ira John Steinbeck

Resenhas - As Vinhas da Ira

Adda Ravana 25/11/2020

As vinhas da ira
Excepcional! As vinhas da ira trata de uma família que foge do sofrimento causado pela fome, seca, desempenho e outros. Ao desenrolar da história ocorre morte, desavenças e desigualdade social. Foi uma leitura enriquecedora.

Priscila.Freitas 29/11/2020

Um grande livro, uma história realmente emocionante com personagens marcantes. Merece a leitura.

Gabi 03/12/2020

Angústia desnuda
A escrita de Steinbeck é o ponto alvo desse livro. Os capítulos extremamente descritivos, que precedem os capítulos em que de fato se conta a história da família Joad, além de contextualizar o leitor, promovem intensa sensação de agonia. É como se eu estivesse ali, naquela Califórnia cruel, com fome, frio, sede e sem perspectivas para o futuro. Personagens hora irritantes, hora brilhantes. Muito bom!

Valéria 12/12/2020

As vinhas da ira
Terminei o livro com uma vontade imensa de voltar para a primeira página. Maravilhoso!

Thauane.Gonzaga 17/12/2020

Melhor livro que li em 2020!
Talvez na vida... história profunda e marcante sobre uma família enfrentando todos tipos de percalços em busca de uma vida melhor. Tem analogias fantásticas e uma personagem em especial que é incrível. Recomendo a leitura!

Dayane.Franca 19/12/2020

É um clássico dos mais diferentes que já li
O livro traz a vida difícil dos meeiros tentando encontrar um futuro na Califórnia. A história é triste, sofrida, mas bem reflexiva. Ótima experiência

Luciana 21/12/2020

Como sobreviver na sociedade capitalista?
O livro aborda o êxodo de milhares de famílias que foram expulsas de suas terras durante a grande depressão nos Estados Unidos. Elas rumam para a Califórnia, onde a promessa é de trabalho abundante e uma vida melhor. Infelizmente não é isso o que encontram.
Por meio dos relatos da luta pela sobrevivência das personagens, o autor capta os problemas estruturais da sociedade capitalista. O tempo passou, mas os problemas permanecem ou se intensificam; o livro continua atual.
Obra primorosa!!

Yasmin Ramos 26/12/2020

Estarrecedor, emocionante e frágil
Um livro estarrecedor, emocionante e frágil. Confesso que nunca havia chorado em um livro antes (pelo menos não que eu me lembre). Me emociono bastante, sem dúvidas, mas o final de "As Vinhas da Ira" fizeram lágrimas saírem dos meus olhos.

A história foi escrita por Steinbeck em 1929, em plena depressão econômica nos EUA. O cenário é de muita escassez, seca e poeira. Mas também de uma constante esperança de que tudo vai melhorar, que um dia será possível viver bem.

Acompanhamos a trajetória da família dos Joad, que tiveram de deixar sua terra para buscar o sonho de uma vida melhor na Califórnia. Os tratores pareciam ser os culpados de os retirar de casa, mas o problema estava muito mais afundo.

Folhetos que prometiam trabalho no sul fizeram com que toda a família, pai, mãe, filhos pequenos, filhos maiores, filha grávida, tio, avós e um ex-pregador montassem em um caminhão em direção ao inesperado.

O livro tem uma escrita singela, é uma crítica poética à situação daqueles que buscavam apenas uma vida digna, em meio às mazelas criadas pela exploração exacerbada do capitalismo. Parece estar tão distante de nossa realidade a necessidade daquelas pessoas, que se satisfaziam com tão pouco, e na maioria do tempo nem o pouco tinham.

"As Vinhas da Ira", de John Steinbeck, é um clássico inexplicável de tão tocante. É impossível não deixar marcas no espírito de seus leitores, assim como deixou em mim.

Denise.Marreiros 07/01/2021

Agonizante! Um clássico diferente, mas cheio de ensinamentos sobre uma família tentando sobreviver ao capitalismo enquanto se mantém unida.
O livro é cheio de momentos triste banhados pelo amor maternal que tudo compreende e que ilumina a escuridão de seus entes queridos. É possível fazer um paralelo com o êxodo vivido pelos nordestinos em nosso país, mas o livro é bastante cruel com relação as consequências das escolhas feitas pelos protagonistas.
Esse é um daqueles livros que ao terminar é impossível esquecer, não é só mais uma história, é uma história possível.

Lirieudo 10/01/2021

Livro doloroso. Uma realidade muito difícil e que dialoga constantemente com o leitor. O livro parecia infinito até a metade, mas do meio ao final a narrativa me prendeu e me marcou bastante a trajetória de vida dos Joad. O final do livro não sei se pode ser chamado nem de final, mas é espetacular.

marcuswco 10/01/2021

Gostei bastante da escrita do autor. Para quem valoriza mais a narrativa, ou mesmo para quem prefere roteiro, essa história é capaz de agradar os dois públicos. Por ser um livro comprido, acabei me prendendo aos personagens e sofrendo com eles e sempre torcendo para serem bem sucedidos. O final me deixou um vazio que incomodou. Será que tem continuação?

Lucas1429 14/01/2021

Emocionante.
Acompanhar a trajetória da família Joad, com suas esperanças, perdas frustrações, e de toda aquela gente, é triste, cruel, que muitas vezes você se sente desolado em alguns momentos. Mas ao mesmo tempo você pega um carinho tão grande, que você até se sente parte daquela família, torce, ri, chora. Uma obra arrebatadora.

Dani.Landim 25/01/2021

É a miséria que provoca todos os males!
As vinhas da ira representa o confronto entre indivíduo e sociedade, através da epopeia da família Joad, expulsa pela seca dos campos de algodão de Oklahoma, para tentar a sobrevivência como boias-frias nas plantações de frutas do Vale de Salinas, na Califórnia. Ao mesmo tempo em que denuncia os dramas e flagelos de um país debilitado pela Grande Depressão dos anos 30, Steinbeck defende o conceito de que o indivíduo isolado nada vale, e a sobrevivência só é possível quando existe solidariedade entre os semelhantes.

O livro ainda leva a reflexão sobre alguns temas importantes, como:

- A migração forçada;
- Xenofobia;
- O poder invisível dos bancos;
- A substituição do homem pela máquina;
- A importância da reforma agrária;
- A Crueldade da fome e da miséria;
- A importância da solidariedade e da união familiar.

Aline.afr 25/01/2021

Retrato de realidades passadas, presentes e futuras
Não sei bem o que dizer sobre essa obra que me impactou tão profundamente. Duro de se ler, mas extremamente necessário. Talvez arte seja isso: contar uma estória imortal, retratar eventos de uma época que vão nos assombrar por gerações por sua atualidade/atemporalidade.
Doloroso, visceral. Livro genial que vai ficar comigo por muito tempo. Se tornou tornou um dos meus livros favoritos.