O Caminho do Poço das Lágrimas

O Caminho do Poço das Lágrimas André Vianco

Resenhas - O Caminho do Poço das Lágrimas

Mya 15/10/2016

" Uma história de ninar sinistra e com toques góticos, a lá Tim Burton e Neil Gaiman, essa é mais uma das várias histórias do aclamado escritor brasileiro André Vianco.
Por muitos, não é considerado umas das melhores histórias do autor, porém nesse caso sou obrigada a discordar."
Resenha completa no site da Armada de Escritores

site: http://www.armadadeescritores.com.br/2016/09/resenha-o-caminho-do-poco-das-lagrimas.html

Paulo 14/01/2016

um livro pra ler aleatoriamente
O livro chama atenção pela capa, linda, mas o conteúdo em si é bem chatinho, quando o Pai e os filhos estão num caminho para um tal de poço das lágrimas, várias coisas vão acontecendo, seres místicos aparecem na história, mas tem hora que é uma enrolação só, o final realmente é todo bonitinho, todo "vou chorar" mas eu particularmente não gostei, mas a escrita é bem elaborada.

Mel 16/12/2015

Leiam o livro até o final
Não vou mentir, o livro (quase inteiro) é chatinho, mas "suportável" ele começa fraco e não entendendo nada, mas ele é vai explicando, ele é um estilo meio garota exemplar ( mas bem menos complexo ) e no final vc gosta e percebe q foi legal, mas várias vezes eu pensei em desistir, mas odeio e n me arrependo... LEIA ATÉ O FINAL
MarceloT 22/10/2017minha estante
Exatamente isso

Gabis 20/11/2015

Uma fábula gótica moderna
Comprei o livro por saber quão bom é Andre Vianco, além do título e capa terem cumprido seu papel de me chamar atenção. Sabia que não estava no universo vampiro, mas não que era tão infantil. Talvez, esse seja o único ponto que decepcionou um pouco no início da leitura. Muitos avaliaram o livro como o pior do autor, o que motivou ainda mais minha leitura para saber se eu concordava - e ainda bem que minha opinião é outra. Não é o melhor livro da minha vida, porém, é óbvio: é uma fábula e, como tal, cumpre seu papel. De leitura rápida, o final surpreende e emociona, fala da morte de forma leve. É um livro que com certeza eu indico para crianças, e vou deixar guardado em uma estante. Aos que não gostaram do livro: vocês só não são o público, leiam para seus filhos :)

Rita Nunes 27/10/2015

Decepção
Eu gosto do André Vianco. Gosto mesmo. Mas acho que isso só fez aumentar a minha decepção com esse livro. Em primeiro lugar, desde o primeiro capítulo já dá pra saber qual é o mistério. Mas o pior são os personagens fracos, as cenas bobas, a falta de profundidade, a total impossibilidade de envolvimento do leitor. Não é nada recomendável.

Alice 23/09/2015

Não é meu tipo de livro
Jonas é um homem ocupado e com pouco tempo para os filhos, Bosco e Ingrid. Na tentativa de recuperar o tempo perdido, Jonas decide viajar c as crianças, mas o q seria um final de semana divertido em família, transforma-se em uma jornada aflitiva e misteriosa q pode unir ou separar de vez pai e filhos.

Tauan 21/09/2015

Foge do padrão
Essa é para mostrar que nem os grandes gênios são perfeitos.
É o livro de Vianco que eu menos gostei (na realidade o único que eu não gostei).
O livro conta a história de Jonas, um homem muito trabalhador e com pouco tempo para a família, que resolve levar os filhos para passear, a fim de recuperar um pouco do tempo perdido com eles (1º clichê). No entanto, em determinado momento da viagem, eles acordam em um campo verde (2º clichê), sem o carro, e com uma estrada de tijolos (3º clichê) delineada a frente, um caminho chamado de Caminho do Poço das Lágrimas (bem forçado né?!?). A dúvida é: precisamos mesmo segui-lo?
Em mais um clichê, ele obviamente saem do caminho e tornam ainda mais difícil essa jornada. A medida que eles andam, a cede de Bosco (o filho caçula) se intensifica, assim como apressa de Ingrid (a filha mais velha) e o medo de Jonas.
No caminho, muitos acontecimentos misteriosos parecem não querer deixar que eles cheguem ao seu destino. E à medida que eles progridem torna-se obvio o que aconteceu com eles, ma no fim eles descobre que era exatamente o contrário.
Sobre o livro, o autor diz: "A idéia para escrever O Caminho do Poço das Lágrimas nasceu de uma história de ninar que eu inventei para as minhas filhas. Durante muito tempo essa história ficou remoendo em minha mente, ela se apoderou de mim de uma maneira que eu precisei parar tudo para dar vida a ela.".
Este é o 13º livro do autor, embora eu o considere um número de sorte, parece que deu foi azar para Vianco.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Horroshow 15/09/2015

Amor e sensibilidade
Resenha por Renato Fonseca

Um verdadeiro tratado sobre o amor e a sensibilidade sem o ranço do excesso de melodrama, essa é a linha condutora da aventura de Jonas e seus filhos, Ingrid e Bosco, por uma estrada nada auspiciosa e muito reflexiva. Considero essa a obra mais profunda de André Vianco por três motivos: pela leveza com que o assunto é tratado, pela generosidade com que o público alvo é compreendido e principalmente pela sutileza com que a história se desenrola.

Jonas e seus filhos adormecem no carro durante a noite numa estrada deserta, e ao acordarem, se deparam com um longo campo verde. O carro desapareceu e o único caminho é um formado por pedras, que segue a perder de vista, apenas uma placa lhes informa: “Caminho do Poço das Lágrimas”. Este caminho longo e árduo é também repleto de reflexão, encantamento e grandes questões. Este livro é o 13º romance do escritor e as metáforas apresentadas levam a reflexões que englobam os assuntos mais complexos tratados com leveza, é possível se perguntar acerca da morte, da forma como vivemos e como devemos viver. O primeiro dos pontos, (o da leveza da narrativa) que acredito ser o ao lado da sutileza do autor, o mais interessante na obra, se revela nas conversas e situações compostas por temas de grande densidade mas que conseguem sobreviver tão sutilmente e com tanta simplicidade que parecem ter surgido naturalmente, como numa simples conversa entre amigos.

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/01/o-caminho-do-poco-das-lagrimas-andre.html

Teh 08/09/2015

Livro possuí ótimas ilustrações, de traço forte. O enredo do livro gira em torno de um acidente que envolve um pai e seus dois filhos, os quais seguem por uma estrada mágica, onde revivem suas memórias, e também passam por dificuldades.
Elih 11/09/2015minha estante
Boa dica. Vou ler !

charli3 05/09/2015

Tocante
Não conheci o André Vianco, mas me surpreendi quando li o livro. Ótimo enredo e a história é realmente tocante. Aconselho muito a leitura.

Gabi Moreira 19/06/2015

Decepcionante!
André Vianco é um excelente escritor, mas esse livro não consegui gostar, achei chato e sem sentido.

Vou continuar lendo os livros de vampiros e anjos, mas esse foi decepcionante.

Rascunho com Café 26/04/2015

Uma jornada sobre a morte e suas sutilezas
Sabe aquele livro que não te deixa em paz até você comprá-lo? Esse foi o caso de O Caminho do Poço das Lágrimas. Li a sinopse rapidamente, mas não me chamou tanto a atenção quanto a capa e as belas ilustrações de Lese Pierre.

A escrita do autor brasileiro é mais voltada para o terror e histórias sobrenaturais, só que seu décimo terceiro livro não possui seus característicos vampiros e sim uma família normal que passa por momentos angustiantes. Quem não conhece o estilo de Vianco pode se interessar pela história logo de cara, mas os fãs mais antigos acharam o romance estranho. Talvez pela simplicidade da escrita, talvez pelo final ou pela falta de elementos vampirescos. Particularmente, minha experiência com o livro foi interessante.

Em vários momentos, a obra nos remete a aspectos de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, Caroline, de Neil Gaiman e até a sobriedade de Tim Burton. Grande parte disso se deu através das ilustrações ora bonitinhas, ora sinistras. A diagramação do livro foi cuidadosamente trabalhada e isso fez toda a diferença no resultado final, pois em diversas situações me vi naquela cena com eles e senti todo o drama do momento.

O suspense e o terror, especialidade do escritor, dão as caras na história logo no início, quando Jonas e seus dois filhos, Ingrid e Bosco, acordam no meio do mato sem carro, telefone, comida ou água por perto. Os três viajavam para passar um momento juntos, já que o pai quase nunca está presente para as crianças. Após várias especulações e reclamações, eles decidem procurar o carro ou alguma ajuda.

A tensão inicia no instante em que encontram um senhor idoso muito estranho e com conselhos mais estranhos ainda. Segundo ele, para chegarem ao seu destino final são e salvos, o trio teria deveria caminhar por um caminho de pedras, sem desviar do caminho em hipótese alguma. Já imaginam o que aconteceu em seguida, não?

Os cenários do livro durante essa caminhada são bem construídos e trazem consigo um aspecto dark, assim como as aparições de outros personagens ao longo da narrativa. Considero O Caminho do Poço das Lágrimas como um livro infanto-juvenil, portanto, conta com um enredo ágil e uma escrita bem simples, porém pouco confusa. Acredito que faltou um pouco mais de aprofundamento do autor em situações importantes.

É uma obra reflexiva que aborda a morte, a vida e as consequências de nossos atos. Apesar do final não ter agradado todos - nem vale a pena mencionar, para não estragar a surpresa-, a leitura é totalmente válida, até para conhecer melhor outras vertentes da literatura nacional.

site: www.rascunhocomcafe.com

Luciano Luíz 11/08/2014

O CAMINHO DO POÇO DAS LÁGRIMAS é um livro que poderia ser bom.
Porém, seu final, estraga o restante...

ANDRÉ VIANCO sempre tem boas ideias.
Só que na hora de passar para o papel, o autor não tem talento suficiente.
Sua narrativa pobre, aqui é ainda mais simples.

É um livro para quem gosta da simplicidade.
Mas nada tem de interessante.

As ilustrações internas, também deixam a desejar, assim como a capa.

Só se você for um fã ardoroso para ter na coleção.
Caso contrário...

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Jakline 27/06/2014

Emocionante
Quando comprei esse livro, junto com a coleção do André Vianco, não dei muito crédito para ele, parecia algo mais infantil por conter vários desenhos dos personagens, completamente diferente das histórias de vampiro características desse autor. Tanto que foi o último que li.
A história em si retrata a fatídica volta de uma viagem que o pai Jonas e seus filhos Bosco e Ingrid fazem. Tudo começa a ficar mais interessante quando, depois de um cochilo na beira da estrada, Jonas acorda e percebe que seu carro não quer funcionar e logo mais a frente ele encontra uma placa de um caminho, o mesmo que da nome ao livro e é aconselhado a seguir por ele, sem nunca deixar a estrada, correndo o risco assim de se perderem um do outro.
No decorrer das páginas nos deparamos com uma trama envolvente e emocionante, onde o amor dos três será testado, onde a confiança será quebrada e reestruturada, onde a união entre a família será forçada até mostrar que existe um laço inquebrável entre eles.
O final é o que mais surpreende, deixando todos com um nó na garganta e o coração na mão, trazendo consigo a certeza de que o André Vianco é um dos melhores escritores nacionais e sabe como prender os leitores em cada página de seus livros.