O Caminho do Poço das Lágrimas

O Caminho do Poço das Lágrimas André Vianco

Resenhas - O Caminho do Poço das Lágrimas

sol 30/09/2011

A D O R E I !!
Estoria emocionante, com um pouquinho de suspense ate se entender o que esta acontecendo, linda e muito bem escrita. Andre Vianco adoro seus livros!!!!!

sol 30/09/2011minha estante
Esqueci de dizer que as ilustracoes sao maravilhosas!!!

Mariana Reis 14/03/2011

Achei que a leitura do livro somente foi compensada no final.

Do meu ponto de vista, o autor quis passar a mensagem da importância da família, assim como alertar para o grande fato de que sempre cremos que o amanhã chegará...

Diana 13/02/2011

'Por uma trilha estranha vamos passar e nenhuma vez sua mão eu vou soltar.'
Talvez tudo como conhecemos esteja errado. É uma das ideia que esse livro passa, apesar de ao mesmo tempo ser uma ótima lição de moral. Acho que ninguém sabe o que se passava na cabeça de André Vianco quando escrevia esse livro (e me pergunto se ele o escreveu, talvez, em meio a algumas lágrimas).
'Bosco - o caçula - tem sede; Ingrid tem pressa; e Jonas, tem medo.' É exatamente isso que se segue pelo livro. Várias vezes pensei 'para com isso, vai em frente, não saiam desse caminho'. E bom, posso dizer que me arrependo um pouco de não ter lido esse livro quando o ganhei dois meses atrás.
Sabe quando você termina de ler um romance e fica nos seus pensamentos a história, meio que algo que você queria estar vivendo (não sei descrever o que realmente é a sensação)? O Caminho do Poço das Lágrimas esta com um efeito mais ou menos assim, 'cenas' ficam refletindo em meus pensamento e de um estranho jeito que me faz sentir como se eu estivesse compartilhando da felicidade que eles possuíram.

****

(Recomendado para aquela tarde de chuva com seus amigos longe).

Luigi R. 20/01/2011

O Caminho do Poço das Lágrimas, uma ficção impresindível.
Um dos livros mais profundamente fictícios que já li. Não sei como são as outras obras de Vianco, mas sei que essa me tocou.

A história começa com um abrir de olhos. Do pai dos garotos, Bosco, e sua irmã, Ingrid.

Jonas e sua família tem que cruzar um caminho de pedras de um monte do cores. O Caminho do Poço das Lágrimas, com a orientação de um velhinho chamado Caranguejeira, que os alertara a nunca sair do caminho de pedras.

A história é curta, tanto que eu li em menos de uma semana. Passando por vários perigos, dentro e fora do Caminho, Jonas, Igrid e Bosco vivem um experiência que muda para sempre o jeito de ser deles, principalmento o do pai. O garoto derrota um monstro que ele sabia vencer, mas no videogame! Também ele próprio conhece o Poço das Lágrimas, que é um canto onde, em todos os cantos da Terra, sse alguém chora, as suas lágrimas são imediatamente levadas para lá. E, em sua desesperada sede, bebe as lágrimas e chora as tristezas e as alegrias de todos no mundo.

Também passam para três casas, entretanto cada pessoa tinha que dormir em uma.

E, entre sofrimentos e esperanças, despedidas e partidas, é um livro que vale a pena ler e defrutar dele. Também é engraçado de se ver que, conforme o livro avança, parece etapas de um jogo de videogame, modelado numa história.

Não me arrependo de forma alguma de tê-lo lido, pois é uma aventura cativante que deixa o leitor colado até a última página.

CLEUSA 17/03/2011

Não era o que esperava... E nem era muito.
Sou grande fã de André Vianco. Mas apesar da "mensagem", não me absorveu. Em alguns treços, a leitura foi chata e maçante, apesar da "suposta" mensagem a ser passada. As ilutrações, apesar de lindas, não tem nada a ver e atrapalham a evolução da leitura e, por favor, ilustração é para livro de criança e este definifivamente não é livro para CRIANÇA. O André Vianco viajou legal e não de um jeito bom. Pelas resenhas que vi achei que teria uma grande surpresa no final e tudo foi muito previsivel...

Narinha 09/06/2011minha estante
Sou obrigada a concordar com cada palavra. André me decepcionou um pouco dessa vez. :(

Bruno Leandro 13/07/2011

Onde vidas se separam...
O Caminho do Poço das Lágrimas é um livro singular. A história começa confusa, com uma família que aparece perdida no meio de uma estrada. Eles logo descobrem que estão no Caminho do Poço das Lágrimas, um lugar que pouco sabem, além do nome. No entanto, sem que o saibam, o fim do caminho lhes trará uma dor terrível, e uma separação indesejada.
Eu devo dizer que este livro, talvez pelas ilustrações, talvez pela maneira que o autor conta a história, me lembrou um conto japonês, onde tudo o que se pensa é invertido e onde o final nem sempre é o que esperamos. Ao mesmo tempo que trata de uma metáfora sobre a morte, este livro também fala de valores familiares, tempo perdido, arrependimentos... Há uma mistura de sentimentos e sensações que são explorados de forma fantástica pelo escritor. Vianco fez um trabalho muito bom, que foge de seu habitual, mas que não deixa de ser algo positivo, pois o autor explora outras possibilidades. Como não sou ainda um leitor de seus livros de vampiro, acho que posso ser mais isento e julgar o trabalho por si, sem julgá-lo ou comparar com outros trabalhos. E, se por um lado o livro é quase inocente, quase infantil, por outro nos trás revelações surpreendentes e uma grande lição de vida.

Fernanda 17/04/2011

Notas:
Capa: 10,00
Conteúdo: 8,00
Diagramação: 10,00

Não vou negar que o livro chama a atenção pela capa, que por sinal é linda, além de ser comentado por ser do estilo de "A Casa", então nada mais justo do que eu comprar e devorar!
A história é curta, bem amarrada e em 02 horas você lê!
O livro é recheado de ilustrações, sendo lúdico para crianças!

Bom, vamos à história!

A narrativa começa com Jonas e seus dois filhos, Bosco e Ingrid, perdidos em um local desconhecido, pois não lembram como chegaram ali e nem sabem onde o pai deixou o carro, já que acordaram e não estavam dentro dele.
Durante a história conhecemos o perfil do pai, Jonas que se fez ausente por trabalhar demais, em prol da educação e criação dos seus filhos, mas que ama a sua família e faz de um tudo para eles viverem bem.
A filha Ingrid, destemida e muito esperta, que ama o irmão e o pai e o caçula, Bosco, sempre bondoso, disposto a ajudar e que se descobre muito corajoso!

Incomodados com o local que estão, começam a andar, pois Bosco está morrendo de sede e logo encontram um senhor misterioso que os avisa a não abandonarem o caminho das pedras, de jeito nenhum.
Só que como nem tudo são flores, Ingrid do jeito que é curiosa foi a primeira a abandonar o caminho e seu pai correu, para tentar salvar a filha, resultando assim que os dois se perdem e o único que permanece no caminho é o caçula, Bosco.

Surge então seres fantásticos como monstros, fadas, zumbis, enfim vários perigos para a família, que somente querem voltar para a casa.

Jonas guarda um segredo triste, mas que não conta para os seus filhos, pois tem receio que estes fiquem machucados demais.

“O Caminho do Poço das Lágrimas” é uma lida história, que através da personagem "aranha" ajuda a entendermos a vida e também a morte, além de que nem tudo que é bonito é bom!

Descobri, que o autor, dedicou o livro a Miguel, seu falecido afilhado, o que nos leva a admirar ainda mais seu cuidado, caráter e modo peculiar de lidar com fatos da vida e retratar de forma bela, em seu livro.

O livro possui 200 páginas, as páginas são amarelas, detalhe que adoro, pois não cansa a vista e você devora rapidamente.
Espero que gostem e apreciem esse autor nacional!

Tell 05/12/2010

Emoção
Ao terminar esta obra de André Vianco eu fiquei bastante triste.
Eu me emocionei muito ao final do livro, pois o tema morte é bastante difícil para mim.

O livro trás muitas mensagens bonitas e algumas reflexões sobre a vida e o que fazemos dela.
Acredito que o livro mereceu o tratamento especial das ilustrações de Lese Pierre que enriqueceram a experiência de leitura. Porém, alguns temas precisariam de mais páginas, pois o livro é curto.

Gostei muito de alguns simbolismos do livro e acho que as pessoas precisam ler e entender cada um deles.
Recomendo o livro para as pessoas que queriam fazer algumas reflexões sobre a morte, a vida e o como devemos encarar a transição entre elas.

Ps: Este livro não merece a média de notas da comunidade do skoob, merece ao menos um 4,5.

Van Baldacim 18/09/2010

Mto bom!
O tema dessa vez não é vampiros, mas é mto bom!!! Adorei e recomendo pra todos que além do 'suspense' querem uma história a mais!

Geraldo 10/10/2010

Titulo 1
Eu gostei bastante do livro, mas o fim achei um pouco diferente do que eu pensei, talvez um pouco egoísta e ao mesmo tempo desprendido, porque o Jonas querendo ou não se "suicida" quando pede para a "Dona Aranha" matar ele e mandá-lo par reencontrar os filhos,eu achei que ele sacaneu a Lorena, que além de enterrar os filhos, perde o marido praticamente no mesmo dia, e ele ainda escreve uma carta para ela.....explicando, mas pô!!!! ele se matou sem dar satisfação,foi covardia com ela. Por outro lado o amor que ele tinha pelos filhos faz ele renunciar a vida para não deixá-los trilhar a nova condição deles sozinhos.Do ponto de vista literário,super romantico,mas,para mim quem se mata não se dá bem lá do outro lado,beleza, ela tinha um amor muito grande pelos filhos e tal,mas,se fosse na vida real, acho que seria diferente.
No geral foi um bom livro,adorei as ilustrações,mas ainda prefiro o Vianco nos Vampiros.

Júliah 11/04/2011

Triste... mas eu já estava prevendo então estava mais preparada para o que viria...

Júliah 15/04/2011minha estante
Esqueci de resumi-lo. Mas só uma palavra basta: PREVISÍVEL.

Raul Neris 12/08/2010

O Caminho do Poço de Lágrimas
Este é um livro muito introspectivo e reflexivo. Ele nos leva a refletir sobre a maneira que vivemos, sobre o que realmente é importante. O seu final torna-se um tanto previsível, mas sem perder a magia. Durante a leitura, simpáticos desenhos ilustram a narrativa. A ilustração da capa também é muito bonita.

O único ponto negativo que vejo é que ele é muito triste. Eu não gosto de livros tristes.

Amanda3913 11/08/2010

Kraken 26/10/2010

Aquela da Morte para Crianças

Hoje de manhã, navegando pelas costas de um lugar qualquer, encontrei algo que não esperava MESMO!
Era um lugar bem interessante: uma trilha formada de pedrinhas que criavam uma espécie de passarela... Que seguia até onde as lunetas alcançavam.
Paramos ali na encosta, mas não pudemos descer do navio.
Um homem misterioso surgiu, dizendo se chamar André Vianco, e nos alertou que aquele era que aquele era “O Caminho do Poço das Lágrimas” e que não podíamos traçá-lo... Ainda.
Explicou que o caminho fora criado por ele, mas teve a arquitetura e desenhos de um amigo chamado Lese Pierre.
Feliz, André nos apontou um trio que caminhava pelo caminho: Um homem, uma garota e um garoto.
Vianco contou, também, o porquê dele ter feito tal caminho:
“Eu tenho filhos, sabe? Mas, infelizmente, não somos imortais, então um parente nosso morreu. Com a passagem dele, tentei explicar para minhas filhas o que aconteceu, fazendo com que a morte não seja encarada como uma vilã, mas como algo natural ao qual todos estamos submetidos.”
Lindo.
Com uma explicação dessas, comecei a imaginar uma caveira com foice, olhos vermelhos, capa negra...
“Esqueça”, disse ele.
Então comecei a pensar em batalhas com guerreiros, vampiros, lobisomens...
“Esqueça!”
Então o quê?!
“Nesse caminho, a pessoa passa por várias provações. Muitas delas o deixarão com medo, outras lhe farão chorar, mas todas deixarão uma reflexão para que você pense nos mistérios.”
Tudo bem. Não foi exatamente isso que ele disso. Não foi exatamente dessa forma. Ele deixou palavras um tanto difíceis, que dificilmente uma criança (como imaginei serem as filhas do rapaz) entenderia na primeira vasculhada, espalhadas pelo discurso.
Mas... Agora que parei pra pensar nisso... Talvez essa seja uma forma de manter o clima de suspense e a nebulosidade que a morte nos trás.
Devo confessar que o trabalho feito por Pierre ficou impecavelmente admirável.
Com a arquitetura realizada, Lese Pierre deixou alguns detalhes que podem mudar completamente o sentido das coisas. Como pontos luminosos nos troncos das árvores, deixando a questão se podem ser olhos ou não.
Sem dúvida, uma obra grandiosa de artistas grandiosos.