A Vampira de Sussex

Resenhas - A Vampira De Sussex E Outras Aventuras

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Julia.Lorens 19/08/2022

Emocionante.
É curioso o tipo de escrita de Doyle; o personagem principal é o famoso detetive Sherlock Holmes, mas todos os seus livros são narrados pelo ponto de vista de seu assistente, o detetive Watson. Acho que nem posso dizer que é narrado do ponto de vista dele, já que ele nem tem um ponto de vista. Como podemos ver, Watson apenas narra os fatos do acontecimento, ele raramente dá a sua opinião, a não ser que Shelock peça. Algumas vezes, Watson nem tem uma opinião formada, já que Shelock já o pediu para dizer o que acha e Watson conta que parou para pensar. Isso pode ser entendido como se Watson nao fosse um bom detetive, ou como se Watson não se metesse na linha de raciocínio do Sherlock, já que a relação deles é como patrão e empregado. Em minha opinião, (sim, darei minha opinião) Sherlock deixa claro que não gosta de ser interrompido quando está pensando, então Watson simplesmente não o interrompe. Isso nao significa que Watson seja um detetive ruim, mas que quem foi contratado para resolver o caso nao foi ele, e sim o Sherlock.

Agora vamos estender a nossa linha de raciocínio: se a história é narrada por Watson, como vamos saber do processo de desenvolvimento do caso?
Esse é o meu ponto. Nós não sabemos.
O caso aparece para Sherlock e não nos é narrado o processo em que Sherlock o resolve.
Acho interessante o jeito de escrita de Doyle: ele nos coloca no lugar do Sherlock, nos dá o caso, os acontecimentos, as testemunhas, as pistas, mas não nos dá tudo resolvido. Sherlock até solta uma informação aqui e ali, mas capítulos depois é que Sherlock levanta e grita: "EU RESOLVI!".
Afinal, qual seria a graça se Doyle nos desse a solução também?
É um jeito bem peculiar de escrita, já que pode gerar tipos diferentes de reações dos leitores. Pode gerar orgulho por ter resolvido o caso, ou constrangimento, por não ter resolvido. Além disso é meio decepcionante para o segundo tipo, já que nos últimos segundos é que Sherlock vai explicar como ele resolveu.
Algumas vezes nem é possível resolver o caso, como por exemplo em um dos casos deste livro, não sei se é o último ou o penúltimo pois já devolvi o livro à biblioteca, em que eu fiquei sem entender o caso até que Holmes mencionasse uma mulher moradora do bairro que se encaixa com a descrição do suspeito. Ou seja, algumas vezes Doyle escreve para nos contar, e não para testar o nosso QI.

DiasDaii14 06/07/2022

Primeiro livro que leio do Holmes, e gostei muito,unha história preferida foi a principal, da vampira. Vale a pena essa leitura, livro curtinho, bem fluido, ideal para sair da ressaca literária.

Camila 12/04/2022

Vários contos do Sherlock
Esse livro é composto de vários contos, e todos tem desfechos bem diferentes, o que torna a leitura mais interessante. Os contos que mais me chamaram a atenção foi o da vampira de sussex e o último que possui como peça chave uma mulher incrível

Richarlison0 31/01/2022

Nessa coletânea de contos, temos seis histórias de casos resolvidos pelo célebre detetive Sherlock Holmes, todas narradas e testemunhadas por seu parceiro Dr. John Watson. É o tipo de leitura que flui fácil e que nos sequestra a atenção. As habilidades do detetive, sobretudo sua sagacidade ao identificar pistas que o levem a solução dos casos mais intrigantes, são a marca da maioria dos contos. É possível presenciar um dos raríssimos momentos em que Holmes deixa de lado sua indiferença e frieza, características peculiares de sua personalidade, e demostra nutrir algum sentimento genuíno, no conto "Os três Garridebs". O tema amor aparece materializado, na sua versão mais passional, em contos como "A ponte de Thor", "O homem que rastejava" e "A vampira de Sussex". Dessa forma, a coleção acaba representando uma boa imagem do vigor das histórias do detetive.

Luca.Lopes 20/01/2022

Sempre muito bom!
Sherlock Holmes nunca decepciona. Cada caso, por mais curto e rápido que seja, não deixa uma única ponta solta.

its_laarissa 18/01/2022

Algumas das aventuras de Sherlock Holmes
Este livro traz 6 pequenos mistérios desvendados por Sherlock Holmes de maneira direta e muito interessante, o que me deixou intrigada, pois não faltam detalhes, mas o livro não é nada cansativo.

Os mistérios não são os melhores do detetive (dei 2.5 estrelas para o que menos gostei, e 4.5 para o que mais gostei), mas vale a pena a leitura.

Agda 10/01/2022

Senhor Holmes é tãoo ??
Antes eu pensava que não era pra mim mas era porque não tava no clima
Depois que você entra em um caso é só curiosidade te matando

lys8 19/10/2021

gostei
primeiro livro do sherlok que eu leio, achava q ia ser bem chatinho mas até q não, o livro é curtinho e os contos são mto dboa

Elis 04/09/2021

Interessante
Sou fã de Sherlock. Suas estórias são interessante, de leitura fácil e rápida. O homem que rastejava foi a melhor .

Fernando1355 12/08/2021

Holmes
Como sempre são bons os contos, mas o autor joga sujo omite detalhes e personagens tornando muito improvável de se acertar o final. Quando as informações deveriam ser postas de maneira sutil para o leitor ter oportunidade.

Thiago Leôncio 30/07/2021

Coletânea de contos, as histórias são curtas e diretas. Leitura fluida e divertida, boa para passar o tempo.

Guinho 08/04/2021

PERFEITO PARA QUEM NÃO CONHECE SHERLOCK HOLMES OU ADORA UM CLÁSSICO ROMANCE POLICIAL!
Eu só conhecia Sherlock Holmes por intermédio das suas adaptações para o cinema e TV e para ser sincero, adoro como o mais famoso investigador inglês é retratado nelas: com aquele sarcasmo característico, a falta de traquejo social e a enorme perspicácia em solucionar os crimes. Entretanto, ainda não tinha desbravado as clássicas obras de Sir Arthur Conan Doyle, até finalizar A VAMPIRA DE SUSSEX E OUTRAS AVENTURAS que me fez continuar com a mesma opinião positiva sobre o personagem.
O livro em questão é de apenas 110 páginas. Nele, seis contos são narrados, principalmente pelo Dr. Watson, em que ele e o amigo tentam descobrir os casos mais misteriosos na Inglaterra. Apesar de curtos, eles são bem elaborados - exceto pelo que está no título da obra no qual há uma troca equivocada de personagens secundários - e embora possua pouca descrição, você consegue entender o contexto das pistas mostradas. Tanto que, para quem, assim como eu, tem facilidade em desvendar mistérios, durante a leitura, senti uma boa dificuldade dos casos gradualmente aumentando e isso é ótimo, pois senti um "gostinho de quero mais" a cada missão concluída.
Não vou falar mais coisas, uma vez que posso correr o risco de entrar em zona de spoiler, então vamos a minha pergunta: "recomendo ou não este livro?"
Claro que sim, sobretudo para aqueles que amam um clássico romance policial que te intriga do começo ao fim!
Venha desvendar mistérios mais insolucionáveis com Sherlock Holmes e o Dr. Watson! :)
Nota: 4,5
Quote: "Se no futuro os dois juntarem suas forças, como parece provável, o mundo financeiro vai descobrir que o Sr. Gibson aprendeu algumas coisas na escola da Tristeza, onde nossas lições mundanas são ensinadas."

Micaela 11/02/2021

Incrível
Comecei a ler faz um tempo mas perdi o interesse no primeiro conto, pois achei bem mais ou menos, porém os outros contos superaram minhas expectativas e como é um autor e um estilo de leitura que eu curto, li os resto rapidamente.

Vogel 23/01/2021

Várias histórias reunidas, contadas de forma que não se torna cansativa a leitura. Gostei, mas fazia tempo que eu não lia nada sobre Sherlock Holmes e vi que meu gosto mudou um pouquinho, ja não me empolga tanto como antigamente, mas isso sou eu, não posso culpar o livro. Recomendo pra quem gosta de histórias curtas com esse clima de investigação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5